Erros no portal Globo.com
O portal G1 ou globo.com tem uma equipe super bem estruturada. Mantendo diversos sites e portais, pode-se dizer que alguns erros de usabilidade podem passar despercebidos. Alterações em formatos pré definidos devem ser cuidadosamente avaliados antes de serem aplicados, como aplicação de testes A/B. Ou até mesmo ter algum feedback dos usuários para fazer uma avaliação dessas alterações. Vou citar erros no qual deve afetar uma pequena parte dos usuários, mas com certeza é um inconveniente quando ocorre.
Continue lendo
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente
Comentários precisam de um número de celular
Ao clicar no campo de um comentário, vc pode interagir fazendo login com os dados de usuários da globo.com ou utilizar os dados do facebook para efetuar o login. Depois que vc utiliza o facebook para efetuar o login no site, é solicitado um número de celular. Ai começa o drama, estou em uma área que não tem acesso a rede de celular. Então meu celular não recebe o código e com isso não consigo terminar o login na globo.com e automaticamente não consigo interagir na página com meu comentário. Pois só irá conseguir finalizar o registro após a inserção das informações enviadas para meu celular.
Sugestão de solução
Nessa tela o usuário poderia ter uma opção de mandar o código por email. Assim seria possível efetuar um comentário mesmo se estivesse fora de uma rede de celular.
Conclusão
A utilização de métodos no qual o usuário depende de outra tecnologia que não seja a internet deve ser avaliada. Antes de ser aplicada, pois pode ocorrer que o usuário não tenha essa opção disponível. A aplicação de uma ferramenta deve se preocupar com a acessibilidade de todos os usuários. Evitando constrangimento por parte do usuário “deficiente”. Analise feita em 06/04/2016
Vídeos com tela cheia (fullscreen) da globo.com
Ao clicar em full screen no player de vídeo da globo.com e mover o mouse sobre o vídeo. A tela fica escura deixando o vídeo bem escuro sem a possibilidade de visualização correta do vídeo. Esse recurso da globo.com ainda não consigo entender como especialistas em desenvolvimento aplica esse tipo de recurso. Quais os benefícios de deixar o vídeo “escuro” ao abaixar o volume do vídeo ou simplesmente avançar o vídeo. Enfim basta mexer o mouse e a tela fica escura. Sinceramente não veja benefício nenhum nessa aplicação em escurecer o vídeo. E em ambiente como a transmissão ao vivo, o player não tem as imagens dos botões padrões. De play, volume, são todos iguais no formato de losango. E ao clicar em tela cheia a tela simplesmente fica escura sem possibilidade de ver o conteúdo em transmissão.
Sugestão de solução
Remover essa camada escura que surgi sobre o vídeo ao mover o mouse.
Conclusão
Devemos tomar o cuidado com inovações, talvez o simples é inovador. Analise feita em 06/04/2016
Bugs e erros comuns nas páginas da Globo.com
Erros 403 or forbidden, podem ser analisados e visualizados na hora, através de logs de erros do servidor. Provavelmente todo o portal deve conter diversos erros. E fica difícil acompanhar todos eles e aplicar as correções dos possíveis bugs rapidamente.
Sugestão de solução
Acompanhar logs de erros e aplicar correções imediatamente. Notificar o usuário que a página pode estar com algum problema. Ou algum botão no site para que o usuário notifique do problema na página.
Conclusão
Aplicações web possuem diversos pontos de fragilidade, com isso erros ocorrem sem nenhum motivo aparente. Portanto acredito que se o usuário for notificado. O mesmo usuário tem opção de notificar o erro para os desenvolvedores. Isso poderia minimizar o problema e auxiliar nos ajustes do site. Análise feita em 06/04/2016