FB
Domínio Grátis

Como gerenciar contas de e-mail no cPanel?

por | 11/08/22 15:38 | cPanel, E-mails

O cPanel está entre as principais plataformas administrativas de hospedagem de sites. O sistema é bastante completo e funciona de fato como uma plataforma. Pois, além de gerenciar processos internos do site, como os arquivos, bancos de dados e procedimentos de segurança, o sistema também possibilita a instalação de vários outros programas relacionados, do mesmo modo, à administração do site. No Post de hoje, nós vamos entender como gerenciar contas de e-mail no cPanel. Falaremos sobre todo o processo de criação das contas, seus recursos, passaremos pelo armazenamento e, por fim, também trataremos de como acessá-las.

Como criar contas de e-mails?

É bem simples criar uma conta de e-mail, o vídeo abaixo apresenta uma forma de criar conta de e-mail na Link Nacional. Para criar uma conta de e-mail personalizada, exemplo: meuNome@minhaEmpresa.com.br, é necessário um domínio e um serviço de hospedagem de sites, saiba mais sobre planos para criar conta de e-mail.

Continue lendo

cPanel

Como criar contas de e-mail pela área do cliente?

É possível criar contas de e-mail pela área do cliente da Link Nacional, primeiramente faça o login, após logado clique na aba Serviços. Conforme imagem abaixo.

Após clicar sobre a opção de Serviços, irá acessar uma página com os planos contratados, na maioria das vezes terá apenas um serviço listado, na figura abaixo temos 3 serviços: 2 Ativos e 1 Cancelado, vale lembrar que o plano precisa estar Ativo para conseguir clicar. Clique no botão Ativo ou sobre o nome do plano do domínio para acessar os recursos do plano. Veja imagem abaixo.
Ao clicar no botão Ativo na listagem dos serviços contratados, irá acessar uma página com diversos atalhos rápidos, a primeira opção é para Criar contas de e-mail. Clique no atalho e crie o endereço de e-mail, conforme imagem abaixo.

Para mais recursos de e-mails, acesse o cPanel

Um dos recursos mais utilizados do cPanel é o gerenciador de contas de e-mail. Que é utilizado para criar contas de e-mail, alterar senhas e definir limites de espaço. A maioria dos planos de hospedagem da Link Nacional disponibilizam esse recurso no cPanel. A grande vantagem de ter esse recurso é a possibilidade de criar diversas contas de e-mail com endereço personalizado. Por exemplo: seunome@seudominio.com.br.

Para gerenciar as suas contas de e-mail é necessário efetuar o login no cPanel e depois buscar por contas de e-mail. Veja na figura:

Como criar contas de e-mail pelo cPanel?

Após seguir os passos acima você já está pronto para criar a sua conta de e-mail personalizada. Basta preencher o nome que será dado a conta de e-mail, definir uma senha e repetir essa senha. Preste atenção na força da senha e evite colocar o número do aniversário ou combinações muito fáceis.

Para quem optar por uma senha gerada automaticamente, clique em gerador de senha e terá uma senha com o máximo de segurança. Você também pode definir a “cota de correio”, isso significa que é possível definir um espaço em Mb para cada conta de e-mail. Ou defini-la como ilimitada. Pronto, basta clicar em criar conta.

Plano Apollo II R$3,60/mês*

Crie até 2 contas de e-mail com registro de domínio .com grátis, POP3, IMAP e Webmail. Setup instantâneo
*Pagamento apenas bianual (R$89,90)

Como gerenciar todas contas de e-mail?

Ainda dentro da ferramenta de e-mails, é possível visualizar uma lista de endereços de e-mails personalizados criados. Nessa listagem é possível: alterar senha, a cota utilizada (espaço em MB), configurar o cliente de e-mail e excluir o endereço. Todos esses recursos são de fácil utilização e com ícones intuitivos que auxiliam na busca pela ação desejada.

Todos esses recursos são de vital importância para o gerenciamento das contas de e-mail do domínio. Com um único domínio é possível criar diversas contas personalizadas e estipular o espaço que cada uma deve ter. Fique atento para contratar um plano de hospedagem de acordo com a sua necessidade. Se você ou a sua empresa precisam de muito espaço para as contas de e-mail, contrate um plano de hospedagem de acordo com sua necessidade.

Como aumentar o espaço de uma conta de e-mail?

O espaço de armazenamento das contas de e-mail é algo variável; ou seja, depende do plano solicitado. Planos de hospedagem mais robustos possuem mais espaços para armazenar as mensagens de e-mail. Em contrapartida, nos planos mais simples, essa capacidade é menor.

Dentro do cPanel, as contas de e-mail possuem um limite de armazenamento. Como falamos, esse limite é maior em planos maiores e menor em nos mais modestos. Outra informação importante sobre o espaço das contas de e-mail é que ele pode ser alterado: não é possível ultrapassar o limite da conta, mas, trabalhando com este limite, é permitido mudar a capacidade da conta. Se ela tem uma capacidade de armazenar 250 MB, você pode reduzi-la para 150 MB, 100 MB, por exemplo.

Por outro lado, se o que você precisa é de mais capacidade de armazenamento, então a solução é fazer a migração para outro plano de hospedagem, que ofereça essa vantagem.

Como alterar a senha do e-mail?

Para alterar a senha de um e-mail é bem simples acesse o cPanel, depois entre na ferramenta de e-mails. Na listagem dos endereços de e-mails clique na ação senha, conforme imagem abaixo e faça a alteração da senha. Para mais informações por favor acesse o tutorial de como alterar a senha de e-mail no cPanel.

Como excluir uma conta de e-mail no cPanel?

Para excluir uma conta de e-mail é bem simples, acesse o cPanel, entre em contas de e-mail, depois selecione a conta de e-mail a ser excluída e clique no botão Excluir, conforme imagem ao lado.

Como acessar o e-mail via webmail?

Para acessar a conta de e-mail via navegador como o Google Chrome ou Internet Explorer utilize o webmail digite o seguinte endereço no seu browser ou navegador: https://webmail.linknacional.com.br. Depois basta colocar o endereço de e-mail e a senha definida. Pronto você já pode enviar e receber e-mail via webmail.

O sistema de webmail disponibilizado para as contas de hospedagem e contas de e-mail profissional da Link Nacional se chama Roundcube. Esse sistema funciona como outros sistemas como Gmail, Hotmail ou Yahoo, mas com a vantagem de você gerenciar uma conta própria de um domínio personalizado.

Com isso, o seu endereço de e-mail não será mais @gmail ou @hotmail e sim @seudominio. Isso garante que a sua marca registrada ou domínio escolhido seja também a extensão do seu correio eletrônico. Essa personalização faz com que a empresa, profissional liberal ou prestador de serviços tenha mais credibilidade junto ao seu cliente. Que verá, logo em seu cartão de visita, o nome da empresa com um domínio próprio e também endereço de e-mail.

Criar conta de
e-mail profissional

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
3.7 3 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Captar recursos para ONGs
Captar recursos para ONGs
Como construir site para eventos?
Como criar sites para eventos?

Modelos de landing pages

Exemplos de landing page de sucesso

Por que investir em um site?

Por que ter um site: uma presença online é essencial?

A trajetória do bitcoin

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Tempestade solar 2024 é verdade?

Tempestade solar 2024 é verdade?

Últimas postagens

Como criar site para eventos?

Como criar site para eventos?

Anda se perguntando como criar site para eventos? Atualmente, com a crescente importância da presença online, ter um site dedicado ao seu evento é essencial...