O WordPress é uma das ferramentas mais populares para criação de sites, tanto casuais quanto profissionais. Porém, depois de desenvolver toda a estrutura, alguns podem querer migrar WordPress de domínio, encontrando outra forma de hospedagem.
Há muitas dúvidas sobre se isso é possível ou como seria realizado, o que deixa muitas pessoas sem saberem o que fazer. Para evitar que você tenha esse tipo de problema, vamos explicar o tema e dar um passo a passo. Acompanhe.
Por que migrar WordPress de domínio?
Um dos principais motivos para alterar o domínio de um site é torná-lo mais atrativo. Vários fatores, como qualidade do nome, reconhecimento da marca e SEO, podem ser levados em conta na sua elaboração. E, com as mudanças constantes do mercado, é natural que esses fatores também se alterem com o tempo. Se você precisa fazer um retrabalho na sua marca, então essa migração deve ser uma das tarefas envolvidas.
O que você vai ler
Migre seu site do Wix para WordPress
Faça upgrade para WordPress e libere todo o potencial do seu site
Qual é o procedimento?
Se você está interessado em migrar WordPress de domínio, então siga estes passos.
Faça um backup dos arquivos
O primeiro passo é ter uma cópia de todos os arquivos do site, seja no seu próprio computador ou em um servidor. Dessa forma, você poderá transpor os dados para o novo site. Para isso, basta ir até o sistema de hospedagem e clicar no ícone de backup.
Exporte seu banco de dados
Além dos arquivos do site, você também precisa do seu banco de dados, que pode ser baixado como um único arquivo .sql. O processo aqui também tende a ser simples. Basta ir no seu painel de banco de dados e selecionar a opção “exportar”.
Crie um novo banco de dados e importe as informações
Com os materiais em mãos, o próximo passo é ter um novo banco de dados que possa ser associado ao novo domínio. Depois de criar um novo espaço, você pode selecionar o arquivo .sql e fazer seu upload, integrando essas informações ao novo banco.
Edite as configurações de arquivo
Antes de colocar o site para funcionar, você precisa fazer algumas alterações no arquivo “wp-config.php”, que fica na pasta raiz de instalação do WP. Abra-o no bloco de notas e procure linhas com o marcador “DB”, abreviação de “Data Base”. Substitua dentro da parte em parênteses a parte escrita “nome_xxx” pelo nome correspondente no novo banco de dados, para que ele seja reconhecido pelo novo banco.
Importe os arquivos
Copie os arquivos de backup para a pasta em que será feita a instalação do WordPress, seja no computador local ou no servidor. Depois de feito o upload, resta apenas um passo.
Altere a URL
O último passo é vasculhar o banco de dados e substituir a URL antiga, que ainda deve estar em várias partes do código. Para isso, você precisa ativar o comando find and replace, utilizando o nome antigo como busca e o novo como objeto de substituição. Aqui você também pode inserir um domínio próprio, sem a extensão “wordpress” na URL.
Agora você entende um pouco melhor os passos certos para migrar WordPress de domínio. Porém, para conseguir realizar esse processo sem cometer erros, vale a pena buscar consultora profissional sobre o tema.
Se você está procurando essa ajuda, entre em contato com a companhia Link Nacional e veja como podemos facilitar a hospedagem do seu site.
Migre seu site do Wix para WordPress
Faça upgrade para WordPress e libere todo o potencial do seu site