Num estabelecimento comercial (uma loja ou um comércio) o caixa, ou seja, aquele local onde se realizam os pagamentos pelos produtos é uma das partes mais importantes do negócio. Afinal, tudo é feito para que este momento chegue: que o cliente escolha um produto e se dirija ao caixa a fim de comprá-lo. Tendo isso em consideração, fica fácil notar então que esta parte do processo de compra precisa funcionar da forma mais eficiente possível e, assim, evitar problemas que possam levar o cliente a desistir da compra.
O checkout transparente, nos negócios online, é um dos instrumentos usados para garantir que essa eficiência exista. Essa tecnologia otimiza e dá mais transparência ao processo de pagamento; e como consequência ajuda as lojas virtuais a venderem mais.
Este post tenta explicar de maneira simples e ao mesmo tempo com certa profundidade o conceito e o funcionamento desse recurso de pagamento. Ao longo do texto, há detalhamentos a respeito de como implementar o checkout transparente num e-commerce, quais são as melhores opções disponíveis e as principais vantagens que ele pode trazer. Portanto, continue nessa leitura para entender mais a fundo sobre o checkout transparente.
Continue lendo
O que você vai ler
- O que é o checkout transparente?
- Tipos de checkout
- Vantagens do checkout transparente
- Melhoria da experiência do usuário
- Redução do abandono de carrinho
- Maior conversão de vendas
- Redução de custos com gateways de pagamento
- Como implementar um checkout transparente?
- Segurança no checkout transparente
- Melhores checkouts transparentes
- Opções de checkout transparente gratuito
- Tendências e perspectivas para o checkout transparente
- Soluções para pagamentos

O que é o checkout transparente?
O checkout transparente é uma tecnologia oferecida por algumas instituições financeiras para otimizar os processos de pagamento pela internet. Ele pode ser usado tanto em lojas virtuais, como em sites de instituições que recebam doações online.
Neste tipo de checkout, o processo de pagamento acontece dentro do site da loja vendedora, sem a necessidade de redirecionar o cliente a uma página de pagamento externa. A ideia por trás dessa ferramenta tecnológica é melhorar a experiência de compra do usuário.
E essa melhora passa justamente por transformar o processo de pagamento em algo fluido; ou seja, fazer com que ele seja mais rápido, ocorra em menos tempo. Além disso, ele deve ser seguro e transparente para o cliente.
É dessa forma que a tecnologia do checkout transparente pretende otimizar o processo de compras nas lojas virtuais, evitando, assim, os contratempos que poderiam haver caso o cliente fosse direcionado a um outro domínio para concluir o seu pagamento.
Tipos de checkout
Para entender mais claramente como o checkout transparente torna mais eficiente as dinâmicas de pagamento online, cabe aqui compará-lo aos outros dois tipos de checkout, observando bem as diferenças entre eles:- Checkout tradicional:
Neste tipo de checkout, o usuário é redirecionado a uma página externa para realizar o pagamento. Geralmente essa página pertence à empresa que faz a mediação dos pagamentos.Nesta página, ele precisa preencher seus dados para concluir a compra. É uma experiência mais demorada para o usuário. - Checkout lightbox:
Trata-se na verdade de um Pop-up; uma pequena janela de outra página externa que abre-se no site da loja virtual. Nessa janela, o cliente pode preencher os dados (conforme o meio usado) e realizar o pagamento. O checkout lightbox garante uma experiência de pagamento um pouco mais fluida do que o checkout padrão. - Checkout transparente:
Como já explicado, o checkout transparente acontece na própria página de pagamento da loja virtual. Basta que o cliente preencha os dados e escolha o meio de pagamento e tudo ocorre de forma clara. No final, o cliente recebe, na própria página, uma confirmação da compra e da realização do pagamento.

Vantagens do checkout transparente
Ao compreender o conceito de checkout transparente e visualizar o seu funcionamento, é automática a dedução de que essa tecnologia oferece uma série de vantagens. Esse raciocínio é verdadeiro e esses ganhos aparecem tanto em relação ao cliente, como em relação aos vendedores, às lojas virtuais.
Para exemplificar isso melhor, confira abaixo uma lista com alguns dos benefícios que checkout transparente traz aos comerciantes online:
Melhoria da experiência do usuário
Quanto menos tempo durar o processo de pagamento, melhor. Essa afirmação é uma verdade experienciada por qualquer pessoa que tenha já feito uma compra online. E com o checkout transparente, as lojas virtuais podem proporcionar essa realidade aos seus clientes.

Pois, ao adotar esse recurso de pagamento online, o cliente realiza toda a sua compra dentro do site da loja virtual e paga o seu produto de forma rápida, fácil e transparente. Isso melhora a experiência do usuário e pode ajudar a aumentar as taxas de conversão.
Redução do abandono de carrinho
Como consequência do primeiro ponto, em que o processo de pagamento torna-se mais eficiente, a probabilidade de um cliente abandonar a compra por questões burocráticas ou insegurança do processamento é, obviamente, menor.
Maior conversão de vendas
O aumento das vendas faz parte do efeito dominó iniciado pelos dois tópicos anteriores. Isto é, a melhor experiência de compra ajuda na redução do abandono de carrinhos. Por conseguinte, menos carrinhos abandonados significam mais pessoas concluindo o processo de compras.

Redução de custos com gateways de pagamento
Como o processo de pagamento é realizado diretamente no site do vendedor, ele pode escolher um gateway de pagamento mais simples e barato, sem a necessidade de recursos adicionais para realizar a integração. Isso pode ajudar a reduzir os custos operacionais da loja virtual e a aumentar a rentabilidade do negócio.

Como implementar um checkout transparente?
A implementação do checkout transparente pode variar de acordo com a plataforma de pagamento utilizada pelo vendedor. De maneira geral, o processo envolve as seguintes etapas:- Escolher uma plataforma de pagamento que ofereça a funcionalidade de checkout transparente;
- Realizar a integração da plataforma de pagamento com o site da loja virtual. Isso pode envolver a instalação de um plugin ou a configuração de uma API;
- Configurar as opções de pagamento (cartão de crédito, débito, boleto, transferência bancária, PIX) na plataforma de pagamento e verificar as taxas de processamento.
- Personalizar o checkout transparente de acordo com as necessidades da loja virtual: criação de formulários de pagamentos, adição de campos para capturar informações do cliente, etc;
- Realizar testes para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente.
É importante lembrar que a implementação do checkout transparente pode ser um processo complexo, que exige conhecimentos técnicos específicos.
Por isso, é recomendável contar com o auxílio de alguém competente para a realização desta tarefa; seja o próprio suporte da plataforma, seja alguma empresa especialista neste tipo de serviço. A Link Nacional pode ajudar nesse processo, entre em contato.

Segurança no checkout transparente
A tecnologia do checkout transparente para além de acelerar o processo de compra, como já foi explicado, torna-o também mais seguro. Isso acontece por muitos motivos, entre eles está o fato de o usuário permanecer no site do e-commerce, sem ser direcionado a outras páginas. Isso é um remédio, por exemplo, contra os ataques do tipo phishing.Além disso, se o cliente vai pagar com o seu cartão, o preenchimento dos dados do cartão acontece diretamente no site do vendedor. Não há redirecionamento a uma segunda página; e isso aumenta a segurança da transação.No entanto, é importante lembrar que, mesmo com o uso do checkout transparente, ainda é fundamental continuar com boas práticas de segurança para evitar fraudes e garantir a proteção dos dados dos clientes.Por isso, a seguir estão listadas algumas dessas práticas de segurança a fim de exemplificar os principais cuidados a serem tomados:Verificar regularmente as transações realizadas na loja virtual e identificar possíveis padrões de fraude;
Adotar um sistema de autenticação forte para evitar o acesso não autorizado a contas de usuário;
Melhores checkouts transparentes
Algumas das plataformas de pagamento que oferecem a funcionalidade de checkout transparente são: PagSeguro, Mercado Pago, PayPal, Stripe e a Cielo.
Esta última (a Cielo) oferece um sistema de checkout transparente através da sua API, chamada Cielo e-commerce API. Este sistema pode ser facilmente integrado ao WooCoommerce em que se encontra a loja virtual e, a partir de então, basta ao lojista realizar o cadastro das opções de pagamento para e-commerce.
Essas são algumas das plataformas mais populares, mas existem outras opções disponíveis no mercado. É importante avaliar as diferentes opções de acordo com as necessidades da loja virtual e escolher uma plataforma que ofereça a funcionalidade de checkout transparente, além de preços competitivos e de uma taxa de processamento adequada.
Opções de checkout transparente gratuito
Algumas das plataformas que oferecem opções de checkout transparente gratuitas são:
WooCommerce:
É uma plataforma de e-commerce para sites WordPress que oferece uma opção de checkout transparente nativa, sem cobrar taxas adicionais.

OpenCart:
Semelhante ao WooCommerce, esta plataforma de e-commerce também tem o seu próprio recurso de checkout transparente e não cobra taxas.

PayPal:
Oferece essa ferramenta de pagamento sem cobrar taxas adicionais. Contudo, há cobranças de taxas pelas vendas realizadas.

Magento:
Oferece a opção de checkout transparente por meio da integração com o PayPal. A opção vem inclusa na versão Community da plataforma, que é gratuita.
É importante avaliar outras características das plataformas, como a segurança oferecida e a qualidade do suporte ao cliente, antes de escolher a opção mais adequada para a loja virtual.
Tendências e perspectivas para o checkout transparente
Dadas todas as vantagens que o checkout transparente oferece, é natural que ele ganhe cada vez mais espaço no mercado de comércio eletrônico. E é justamente isso que vem acontecendo.
Pois, obviamente, tornar o processo de pagamento mais seguro e otimizado beneficia tanto o cliente como o vendedor online, o proprietário da loja virtual. Por isso, a tecnologia do checkout transparente começou a ser usada já há alguns anos e a expectativa é que ela se torne ainda mais popular daqui para frente, impulsionada pelo aumento do comércio eletrônico e pela crescente preocupação dos consumidores com a segurança das transações online.
Outra tendência relacionada ao checkout transparente é a integração com outras tecnologias, como a biometria e a inteligência artificial. Essas tecnologias podem ser utilizadas para aumentar ainda mais a segurança das transações e melhorar a experiência do usuário durante o processo de pagamento.
Soluções para pagamentos
Venha conhecer as nossas soluções para pagamentos! A Link Nacional é especialista no desenvolvimento das mais diferentes tecnologias de pagamento, que contam, entre outras ferramentas, com o recurso do checkout transparente. Portanto, se o seu site precisa de boas opções de pagamento para melhorar a experiência dos usuários, conte com as nossas soluções. Clique no banner abaixo e entenda melhor a respeito das soluções que temos para o seu negócio.