Agora, em 2022, mesmo após a pandemia, o comércio online continua em expansão. Segundo uma pesquisa da Cupom Válido, as vendas online no Brasil cresceram 20,73% neste ano. Diante desse contexto, é possível dizer que as vendas online são uma ótima oportunidade de renda e crescimento para os empreendedores. Pensando nisso, preparamos este post, que ensina como vender online e traz todas as informações necessárias para que você possa comercializar seus produtos ou serviços na internet. Acompanhe!
Como funcionam as vendas online
Se você ainda tem dúvidas de como funcionam as vendas online, chegou a hora de tirá-las. O processo de vendas na internet é bem simples, os produtos são expostos na internet por meio de um site, redes sociais ou marketplace. Assim os consumidores podem comprar o que desejam sem a necessidade de nenhum contato físico com os colaboradores da empresa. As vantagens desse tipo de comércio são:
- Custos menores, já que não é preciso pagar aluguel de um espaço físico;
- Negócio aberto 24h, seus clientes podem comprar de madrugada, aos finais de semana e feriados;
- Não há limitação geográfica, você pode fazer vendas para o mundo inteiro.
Continue lendo
O que você vai ler
- Como funcionam as vendas online
- Onde vender online?
- Formatos de vendas online
- Como escolher o que vender pela internet?
- O que vender online?
- Roupas
- Sapatos
- Celulares e notebooks
- Livros
- Produtos para o cabelo
- Perfumes
- Infoprodutos
- Quais são os requisitos legais para vender pela internet no Brasil?
- Como começar a vender online?
- Como fidelizar clientes no pós-venda?
- Principais métricas de vendas para acompanhar
- Qual plataforma usar?
- Dicas para integrar vendas online à loja física
- Soluções para Criar Loja
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Onde vender online?
Além dos sites, na internet existem diversas plataformas em que é possível ter uma loja online. Confira abaixo quais são:
Redes sociais
Com o aumento de vendas online e o crescimento de e-commerces, muitas das redes sociais decidiram incluir em suas plataformas um espaço para exposição e comércio de produtos. É o caso do Instagram que possui a aba de Instagram Shopping e o Facebook com o seu Marketplace.
O Instagram Shopping é um recurso que permite inserir link de produtos em fotos que irão aparecer no feed. Na prática, as fotos aparecem com uma tag, que identifica o produto e seu preço.
Para os comerciantes que não têm site, também é possível colocar um botão checkout, sem ir para nenhuma outra página. Desta forma, a compra pode ser finalizada no próprio Instagram.
O Marketplace do Facebook funciona de maneira parecida com o Instagram Shopping. Trata-se de uma aba da rede social, na qual são expostos diversos produtos com descrição e preço. A única diferença é que no Facebook não é preciso colocar links, apenas as fotos e descrições dos produtos.
Marketplace
Fora o Marketplace do Facebook, que é dentro de uma rede social, também existem outros como o Mercado Livre, Shoppe, Americanas, etc. Essa forma de comércio é uma espécie de shopping online, só que ao invés da estrutura física, existem sites e aplicativos com diversas lojas e produtos para serem comercializados.
Estas plataformas possibilitam mais visibilidade para a loja, porém costumam cobrar taxas sobre os valores das vendas. Por isso, caso você decida vender em alguma delas, é preciso se planejar.
Segundo dados da Conversion, agência de SEO, os marketplaces com mais audiência no Brasil são: Mercado Livre, Shoppe e Amazon.
Loja virtual
Loja virtual nada mais é do que um site, desenvolvido para expor produtos ou serviços, no qual o pagamento é feito de forma remota por meio de sistemas de pagamentos online.
A diferença entre um site e as demais plataformas citadas anteriormente é que com ele é oferecida uma experiência completa para os consumidores: layout atrativo, opções de pagamento e envio, blog, etc.
Por meio de uma loja virtual é possível fazer o gerenciamento completo da empresa, ofertar taxas de pagamentos menores, oferecer aos clientes fretes personalizados (através de transportadoras). Portanto, a loja virtual é mais flexível, pois tem acesso a todos os recursos: ferramentas administrativas e design da empresa.
App para e-commerce
Além dos sites, outra ótima alternativa para e-commerces são os aplicativos, pois eles ajudam a estreitar laços com o consumidor. Esse estreitar da relação (entre as lojas virtuais e os seus consumidores) acontece precisamente, porque os apps são mais acessíveis; já que eles estão nos smartphones, na palma das pessoas, a apenas um toque de serem abertos.
Chat commerce
Por último, as plataformas de mensagens como WhatsApp, Messenger e Instagram Direct também podem ser ótimos canais de vendas. Por meio delas é possível tirar dúvidas específicas dos clientes, mandar avisos de promoções, etc. O WhatsApp Business oferece até mesmo a opção de criar um catálogo e de pagamento por pix na própria ferramenta.
Formatos de vendas online
Ao pensar em vendas, a maioria de nós lembramos do método tradicional de um comércio, no qual um empreendedor compra em atacado alguns produtos e depois revende no varejo. No entanto, na internet, há outros modelos de vendas tão rentáveis quanto esse, veja quais são:
Afiliados
Nesse formato, um produtor de conteúdo lança um infoproduto como e-book, curso, mentoria, podcast, etc. E os afiliados são responsáveis por divulgar o produto e promover sua venda em suas redes de contato.
Quando uma compra é realizada, o afiliado recebe uma comissão pela venda.
Atualmente, muitas pessoas que trabalham com essa modalidade possuem um blog sobre o nicho do infoproduto e divulgam seus links nele.
Dropshipping
É um modelo de vendas em que não é necessário ter estoque. O lojista promove as vendas, recebe o pedido e repassa o pedido aos seus fornecedores, que possuem o estoque dos produtos e fazem o envio para o cliente. Desta forma, o varejista atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor.
Esse é um modelo de negócio que está em alta, pois oferece diversas vantagens como:
Capital inicial baixo
Riscos menores
Home office
Um bom exemplo de uma loja de dropshipping bem sucedida é a LeoGary.com, trata-se de uma loja de roupas masculinas que já chegou a faturar 800 mil dólares.
Venda por assinatura
Assim como várias pessoas pagam mensalmente por um serviço de streaming, como a Netflix, por exemplo. Há também pessoas que vendem assinaturas de outros produtos e serviços, por mês, trata-se da venda por assinatura. É um modelo de negócio excelente para quem vende itens que precisam ser reabastecidos com frequência, como ração, hortifruti, etc.
Como escolher o que vender pela internet?
Após saber quais são os tipos de vendas e em quais plataformas é possível vender online, o próximo passo é compreender como escolher os produtos de um e-commerce. Para ajudar nessa missão, nós separamos algumas dicas, confira:
Escolha um nicho específico
Tenha familiaridade com os produtos
Observe a concorrência
O que vender online?
Segundo dados do Nuvem Commerce 2022, o segmento de vestuário e tecnologia são os que mais vendem na internet. Confira a seguir quais são os produtos mais vendidos na internet neste ano, aproveite e se inspire:
Roupas
O segmento de moda e vestuário lidera o ranking de vendas com 41,10%. Uma dica para quem quer fazer parte deste nicho é definir muito bem seu público-alvo.
Sapatos
Logo em seguida, aparece na lista dos mais vendidos os sapatos. Para quem deseja trabalhar com esse nicho, no início é recomendado focar apenas em um público como o feminino, por exemplo. Assim, é possível sentir a aceitação dos clientes e ir expandindo com o tempo.
Celulares e notebooks
Com a pandemia, o consumo de produtos tecnológicos aumentou consideravelmente, isso porque muitas empresas e funcionários aderiram ao trabalho remoto.
Sendo assim, vender produtos como notebooks e celulares é uma ótima opção. Entretanto, é um investimento alto, por isso fazer dropshipping é uma alternativa válida.
Livros
Produtos para o cabelo
Uma dica é ter bons fornecedores, que aceitem compras pequenas, pois no início é bom ir com calma e ir conhecendo as necessidades dos clientes gradualmente.
Perfumes
Nesse segmento, ter uma franquia é uma excelente escolha, já que abrir uma perfumaria do zero necessita de um investimento muito alto.
Infoprodutos
Investir em infoprodutos traz credibilidade ao negócio que passa a ser visto como especialista em um assunto. Além disso, com o apoio e divulgação dos afiliados os lucros tendem a serem maiores.
Quais são os requisitos legais para vender pela internet no Brasil?
Conforme a Lei do E-commerce (Decreto nº 7.962/2013) que foi sancionada em 2013, com o objetivo de regulamentar o Código de Defesa do Consumidor na internet, antes de começar um empreendimento online é necessário suprir alguns requisitos. Veja quais são:
- No site devem conter a razão social ou nome completo da loja, assim como o CPF ou CNPJ no rodapé do site;
- O e-commerce também deve informar o endereço físico e eletrônico;
- Os produtos devem ser apresentados com informações claras e precisas, inclusive caso ofereçam algum risco à saúde;
- Depois do checkout, deve ser oferecido a confirmação de realização da compra;
- O empreendimento também deve proporcionar atendimento ao cliente de qualidade;
- É necessário possuir ferramentas que promovam a segurança de dados, referentes a informações pessoais e de pagamento do cliente;
- Por último, deve-se respeitar os direitos e deveres previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, como o direito de arrependimento.
Além disso, vale ressaltar que uma loja online não se diferencia de uma loja física no quesito tributário. Portanto, o ICMS deve ser recolhido tanto para o Estado de origem quanto para o Estado de destino da mercadoria.
LGPD para e-commerce
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada em 2018 e entrou em vigor em 2020. A legislação tem como objetivo regulamentar o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários utilizados por empresas públicas ou privadas. Desta forma, além de seguir as normas que norteiam o funcionamento de um e-commerce, uma loja virtual também precisa se enquadrar na LGPD.
Entre as principais definições da LGPD está a proibição do uso indiscriminado de dados cadastrais, principalmente com informações sensíveis como religião, raça, etnia, opção sexual, opinião política, entre outras. Sendo assim, toda vez que uma empresa disponibilizar um cadastro deverá especificar a finalidade das informações que serão dispostas pelos clientes.
Como começar a vender online?
Abrir qualquer empreendimento, sem dúvidas, requer muito planejamento e preparação. É preciso pensar em fornecedores, marketing, logística, plataforma e por aí vai.
Muitas vezes é complicado separar todos esses afazeres por ordem de importância, por isso, para ajudar, separamos os pontos principais a se considerar na hora de iniciar um projeto de comércio pela internet. Acompanhe:
- Escolha o segmento do seu negócio: para fazer isso é necessário analisar as tendências de consumo, relevância do seu produto ou serviço e compreender como se diferenciar dos demais;
- Identifique seu público: esta etapa consiste em entender qual público-alvo o seu produto ou serviço atende. A partir disso, é preciso entender quais são as necessidades desse nicho: o que eles consomem, com qual e frequência e quanto costumam pagar pelo seu produto ou serviço;
- Escolha seus canais de vendas: canais de vendas podem ser redes sociais, marketplaces, plataformas de e-commerce, etc. É importante que seu público esteja presente nas mídias em que você escolher. Caso você decida por um e-commerce, priorize plataformas com temas responsivos, pageviews ilimitadas, servidor estável e que sejam integradas ao Facebook Store e Instagram Shopping;
- Defina seus fornecedores: ao decidir seus fornecedores, busque empresas alinhadas aos seus princípios;
- Analise a concorrência e precifique corretamente: veja quais são os pontos fracos dos seus concorrentes, examine seus custos e despesas, identifique quais são os preços sazonais e precifique corretamente seus produtos ou serviços.
- Defina quais serão os meios de pagamento: analise diferentes métodos de pagamento e veja se eles têm mecanismo antifraude, quais são as taxas de transação e qual é política de saque;
- Selecione os meios de envio: defina como será sua logística e qual modelo se adapta melhor ao negócio. Você pode escolher entre: correios, transportadoras e meios personalizados como motoboy próprio, por exemplo;
- Planeje sua estratégia de marketing: após definir como irá funcionar o seu negócio, pense em diferentes formas de divulgá-lo ao seu público. Para isso é possível usar as redes sociais, técnicas de SEO, etc.
Como fidelizar clientes no pós-venda?
As fases de uma venda online são: atrair visitantes, converter visitas em vendas e fidelizar clientes.
O primeiro passo é atrair visitas, assim como acontece em uma loja física, que expõe sua vitrine da melhor forma para atrair possíveis clientes, um e-commerce também deve ter estratégias para que as pessoas cheguem até seu site. Para isso, podem ser utilizados recursos de marketing digital, SEO, tráfego pago, etc.
Por fim, após realizar uma venda, é importante manter uma comunicação com o cliente. Ela pode ser por sistemas de e-mail marketing, mensagens, notificações, etc.
Principais métricas de vendas para acompanhar
Analisar os resultados de uma empresa periodicamente é essencial para o seu desempenho, e isso não seria diferente em um comércio eletrônico.
Nesse sentido, para manter um e-commerce é preciso acompanhar o fluxo de caixa e manter um histórico de dados, para identificar sazonalidades e entender se os indicadores estão melhorando. Além disso, também existem outras métricas que são importantes, veja quais são:
- Taxa de conversão: esse dado refere-se ao percentual de visitantes que efetivou uma compra e se tornou cliente. Essa métrica ajuda a entender se o e-commerce tem sucesso na etapa de converter vendas;
- Ticket médio: trata-se do valor que os clientes gastam em média na sua página. Para saber o ticket basta dividir o faturamento total pelo número de pedidos em um período pré-determinado. Acompanhar essa métrica ajuda a ter mais previsibilidade em relação aos ganhos do empreendimento;
- Custo de aquisição de clientes (CAC): essa métrica revela o valor médio, gasto para conquistar um cliente na sua loja virtual. É utilizado para identificar quais estratégias de marketing digital estão trazendo resultados;
- Taxa de abandono do carrinho: essa taxa mostra o percentual de visitantes que deixaram algum produto na cesta sem comprá-lo. Acompanhar esse dado auxilia a compreender como otimizar o processo de checkout na loja.
Qual plataforma usar?
Agora que você já sabe todos os passos para vender online, pode ser que esteja se perguntando qual plataforma usar. Para auxiliar separamos algumas opções, acompanhe!
Como vender online pelo Instagram?
Para vender no Instagram Shopping, é preciso seguir os seguintes passos:
- Tenha uma conta comercial no Instagram;
- Conecte o perfil do Instagram a uma página no Facebook;
- Certifique-se de ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
- No Gerenciador de Negócios, cadastre seu catálogo de produtos. Você pode adicionar os produtos manualmente, ou caso a plataforma do seu e-commerce seja parceira do Facebook, é possível fazer isso automaticamente, inserindo apenas um link. No entanto, é preciso conferir com a plataforma como realizar o procedimento;
- Após cadastrar a conta no Facebook, é hora de enviá-la para análise do Instagram. Para isso acesse as configurações do perfil no Instagram, cadastre-se no recurso Compras e aguarde a análise da plataforma;
- Normalmente, a análise leva alguns dias e a empresa pode enviar uma solicitação de mais informações a respeito da sua loja;
- Com a conta aprovada, o último passo é acessar novamente as configurações do seu perfil, selecionar Empresas e Compras, escolher o catálogo de produtos que você deseja conectar à conta e finalmente concluir o processo.
Como vender online na Magalu?
A Magalu é um marketplace amplamente conhecido, além disso, abrir uma loja na plataforma é bem simples e leva pouco tempo, veja só:
- Para se cadastrar na Magalu, é preciso acessar a página Magalu Marketplace e clicar na opção Cadastrar a minha loja;
- Depois disso, você terá duas opções para continuar a inscrição: com integradora ou de forma manual;
- Caso você possua já possua um hub de integração, ou seja, uma tecnologia que conecta de forma automática o catálogo da sua loja a outras plataformas, você será redirecionado para uma nova página. Nela, será necessário informar quais são os dados da loja, do dono, do financeiro e qual hub está sendo usado;
- Agora, caso você opte pela forma manual, o processo é um pouco diferente. Você terá que informar as dimensões dos seus produtos e depois disso será redirecionado para uma página na qual deverá informar: nome, e-mail e celular. Por fim, deverá clicar em Enviar;
Como vender com uma loja virtual?
Depois de opções como vendas pelas redes sociais e vendas por Marketplaces, por último há a opção de vendas por uma loja virtual. Na Link Nacional, você pode criar um site completo para o seu e-commerce.
Como citamos anteriormente, uma loja virtual tem muitos benefícios como fretes personalizados, layout responsivo, interação com outros sistemas, etc. Ao criar uma loja com a Link, você terá isso e muito mais. Por meio do plugin Woocommerce, é possível disponibilizar os seguintes recursos:
Configuração do frete
Layout personalizado
Relatórios de vendas
Inserção de métodos de pagamento
Integração de marketplaces
- Faça o pedido: entre contato com o atendimento da Link e solicite um Plano Criar Site;
- Efetue o pagamento: o pagamento pode ser realizado por boleto bancário, cartão de crédito, débito ou transferência online, PayPal, Pix e PagSeguro em até 12x;
- Aguarde o contato: após realizar o pagamento, a equipe da Link entrará em contato por e-mail ou WhatsApp para solicitar informações como: referências para criar a loja virtual, produtos, preços, categorias, formas de pagamento, sistema de entrega, logotipo, textos e imagens.
Dicas para integrar vendas online à loja física
Com avanço da tecnologia e aumento de pessoas conectadas a internet é muito importante construir uma presença digital, mesmo que a loja física esteja bem estruturada. Caso você esteja nessa situação, com uma loja física e querendo implementar um canal digital, aqui vão algumas dicas:
Seja omnichannel
Ser omnichannel significa criar uma conexão entre todos os canais do comércio físico e eletrônico. Na prática, esse trabalho é realizado criando estratégias de marketing que agreguem os dois locais de venda.
Tenha apenas um software
Normalmente, as empresas usam o software ERP (Enterprise Resource Planning) para gerir demandas como estoque, faturamento, pagamento, cadastro de produtos, logística, fornecedores, etc. Ao abrir uma loja virtual, é importante se certificar de que a plataforma utilizada para isso permita a integração de um sistema ERP. Desta forma, a loja física e a virtual tornam-se uma só, ao cadastrar um produto no sistema, ele estará inscrito tanto na loja física como na virtual.
Treine os colaboradores
Soluções para Criar Loja
A Link Nacional pode ajudar a criar e estruturar o seu negócio. Nós contamos com uma equipe especializada em desenvolvimento de sites, principalmente de lojas. Nosso plano de criação de lojas oferece recursos como configuração do frete, inserção de métodos de pagamento, layout personalizado, entre outros. Para saber mais sobre nossas soluções, clique no banner abaixo!