Relações com investidores: como criar site de RI

Relações com investidores: como criar site de RI

A sua empresa já criou o site de RI? As relações com investidores configuram um novo modelo de negócio adotado em várias organizações. O site de RI é um canal aberto para que os clientes possam sanar suas dúvidas, buscando se inteirar sobre os aspectos que influenciam a decisão em investir. Saiba como criar seu site de RI com a Link Nacional!

O que são as relações com investidores?

As relações com investidores envolvem a aplicação de metodologias e práticas que promovem o intercâmbio de informações e técnicas entre diferentes setores das empresas, como por exemplo: Contabilidade, Marketing e Jurídico. Dessa forma, tanto a administração da empresa quanto os acionistas e os agentes financeiros se mantêm em contato, o que propicia maior fluxo informacional no atendimento dos interesses das empresas e dos seus parceiros.

Como funciona?

Graças ao surgimento da demanda de alternativas de financiamento por parte das empresas, o ramo de relações com investidores vem se desenvolvendo e contribuindo para fortalecer o mercado de capitais nacional. Nesse sentido, o sistema opera com foco na cultura de aperfeiçoamento das práticas empresariais internas, assim como na satisfação das demandas do mercado. O objetivo é construir uma estrutura de trabalho que possibilite às companhias a geração de recursos financeiros por meio da abertura de capital, gerando maior confiança para o enfrentamento das oscilações do mercado.

Qual o público alvo?

O público-alvo das relações com investidores são os agentes do mercado internacional, os consumidores e parceiros das empresas. Além disso, os investidores, seja individual ou grandes instituições, são os principais clientes para os quais as atividades da RI se orientam.

Por que as empresas estão investindo em relações com investidores?

Em tempos de mudanças rápidas nos contextos econômicos, as empresas precisam buscar alternativas para sobreviver em mercados cada vez mais dinâmicos. As relações com investidores é uma estratégia que visa fomentar não só o crescimento da empresa internamente, mas também a sua valorização externa, como diferencial competitivo.

Se uma empresa está iniciando agora no setor de RI, deve estabelecer um planejamento capaz de suprir o seu ingresso no mercado de capitais. Mesmo para aquelas que já se encontram em atividade, é necessário fazer a reavaliação das estratégias adotadas, com base na análise de dados, no desenvolvimento tecnológico e na tomada de decisões mais assertiva.

Qual a importância de se fazer um site para relações com investidores?

As relações com investidores demandam um alto volume de informações a serem disponibilizadas aos potenciais investidores. Para decidir a respeito de novos investimentos, os clientes vão avaliar quesitos sobre a empresa, tais como a sua saúde financeira e o seu posicionamento no mercado. Por isso é importante que a empresa possua diferentes canais de comunicação com os investidores.

Ter um site específico para o setor de RI é fundamental para atrair novos investimentos, já que é um dos canais de marketing mais utilizados pelas empresas atualmente. Por meio do site, potenciais investidores podem analisar a viabilidade do negócio sem ter que recorrer a inúmeras páginas na Internet. Em um só lugar, vão encontrar os dados necessários para avaliar as propostas das empresas.

Exemplos de sites de RI

As grandes empresas que já criaram o seu site de RI deram um passo à frente e já colhem os frutos de ter um canal específico para os seus investidores. Ou seja, para uma grande empresa, principalmente as que negociam os seus ativos na bolsa de valores, é fundamental ter um site de RI para atrair e informar os seus investidores.

Principais áreas de um site de RI

No site de relações com investidores, as empresas apresentam a sua visão de mercado, bem como os relatórios, as ações disponíveis e calendário de eventos. Confira outras áreas a seguir:

Sobre a empresa

Neste campo, a empresa conta a sua história, os desafios que já enfrentou e como se transformou ao longo dos anos. Aborda também os pilares da sua atuação no mercado, sua visão, missão e valores.

Gráficos e informações

Aqui a empresa mostra os dados relativos aos seus resultados, para que possam ser analisados pelos potenciais investidores. Por meio de gráficos, relatórios e planilhas, é possível fazer um raio-x sobre o fluxo financeiro da empresa, assim como identificar lacunas ou problemas de gestão que podem comprometer o futuro do negócio.

Informações aos acionistas

No tópico informações aos acionistas, a empresa disponibiliza dados relevantes ao mercado, entre eles as atas e editais, os saldos da empresa e as suas ações. Neste campo, é possível despertar o interesse do investidor, já que são tratadas informações mais diretamente ligadas aos seus objetivos. Sendo assim, esta área deve ser mantida em constante atualização, para evitar perdas.

Governança e sustentabilidade

No site de RI, a área de governança e sustentabilidade vai tratar sobre as ações sustentáveis assumidas pela empresa, enfatizando a consciência ambiental e o consumo consciente de recursos. Também se apresentam a composição organizacional da empresa, sua formação societária e os conselhos. Além disso, são demonstrados os estatutos e códigos de conduta, para que os investidores possam ter uma visão mais aprofundada sobre a orientação do seu corpo diretivo.

Informações financeiras

As informações financeiras são um dos pontos mais importantes em relações com investidores. Para construir uma relação de credibilidade com o público, a empresa deve oferecer seus dados com transparência, de forma a sanar as dúvidas e reduzir as incertezas dos potenciais investidores. Relatórios, análises de viabilidade e apurações contábeis são alguns dos instrumentos que podem ser apresentados para os clientes, com o fim de auxiliar na decisão em investir.

Resultados

Os resultados que a empresa atingiu, em especial nos últimos 12 meses, representam um forte argumento para atrair investimentos. Em caso de superávit financeiro, os investidores são estimulados a adquirir as ações da companhia, que vão gerar retornos bastante satisfatórios. Assim, o site deve ter uma aba voltada para esta categoria, já que se mostra essencial para o fechamento de mais parcerias.

Como criar site para relações com investidores?

Para criar o melhor site de relações com investidores, conte com a expertise de uma equipe com larga experiência em sites de RI. A Link Nacional construiu uma trajetória de sucesso e hoje é a maior especialista em criação de sites do setor. Confira nossos planos e contrate um serviço que agrega ampla bagagem ao que há de mais avançado em tecnologia!

Qual a melhor plataforma para criar site de RI?

Quando o assunto é plataforma para criação de site voltado a relações com investidores, o WordPress desponta como o mais moderno e intuitivo sistema de gestão de conteúdo. Com interface ultra funcional e ágil, seu site de RI vai contar com as melhores ferramentas para oferecer a qualidade em navegação que seus clientes merecem. Além disso, é possível criar o site de RI como subdomínio do site institucional, organizando melhor as seções da sua página na web.

WordPress

Como funciona o acesso restrito de um site para relações com investidores?

O acesso restrito a um site de relações com investidores é voltado tanto para os membros da organização quanto os parceiros e investidores. Ele permite a manutenção do sigilo e da organização das informações, além das seguintes vantagens:

Login

Acesso via login e senha, com mais segurança;

Conteúdo exclusivo

Disponibiliza conteúdos exclusivos de interesse dos investidores;

Informações contábeis

Apresenta informações contábeis, tais como balancetes e resultados por período;

Oportunidades de investimento

Oferece oportunidades de investimento para quem já é parceiro e pretende aumentar a carteira de investimentos.

O acesso restrito é um diferencial da empresa junto ao mercado, em que são apresentadas informações mais aprofundadas sobre o andamento do desempenho da organização, atraindo assim novos aportes de capital.
Comissão de Valores Mobiliários

Relações com investidores e CVM

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM é uma entidade governamental, responsável pela fiscalização do mercado de valores mobiliários, que inclui tanto as ações negociadas na Bolsa de Valores quanto os fundos de investimento. Por isso seu papel tem estreita relação com as relações com investidores. Com o intuito de proteger o cidadão investidor, por meio da disciplina do mercado, a CVM age em prol do cumprimento das regras que orientam as transações financeiras efetivadas no território nacional.

Qual é o papel da CVM?

O papel da CVM, além de regular o mercado de ações e outros investimentos, é possibilitar o acesso às informações do mercado financeiro pelos investidores. Para garantir a autonomia das funções da CVM, o governo federal, por meio da Lei nº 10.411/02, estabeleceu a vinculação da autarquia ao Ministério da Fazenda, porém com independência para gerir seus recursos e manter seu funcionamento. Devido a esta norma, a CVM consegue exercer sua ação fiscalizadora com plenos poderes, de modo a proteger cidadãos e empresas contra atividades ilícitas.

Site de acordo com as regras da CVM

A CVM, como entidade de fiscalização, também deve elaborar as regras que definem o mercado de investimentos, para que os envolvidos possam se adequar às suas recomendações. Na criação do site para relações com investidores, é obrigatória a disponibilidade dos documentos emitidos pela CVM. Sua finalidade é permitir a quem investe o acesso às informações que interferem em transações financeiras sujeitas a risco. Algumas empresas criam uma página destinada ao arquivo das instruções já emitidas pela entidade, outras inserem os normativos em seções específicas, como leis e decretos.

Soluções para sites de relações com investidores

Se a sua empresa pretende entrar no mercado de capitais com o pé direito, precisa conhecer as soluções da Link Nacional para sites de relações com investidores. Com uma equipe altamente especializada e ampla experiência na criação de sites de RI, a Link Nacional vai deixar o seu site totalmente preparado para obter sucesso nas operações com investidores. Com foco em cada detalhe, nossa equipe vai criar seu site de RI com o que há de mais avançado em tecnologia no mercado digital. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!

Nós temos a solução!