Continue lendo
O que você vai ler
- O que é uma atualização OTA?
- Atualizações OTA e os carros conectados
- Como funcionam as atualizações OTA no setor automotivo?
- Quais as vantagens das atualizações OTA para os motoristas?
- Quais os desafios da segurança automotiva na era over-the-air?
- OnStar: primórdio do sistema over-the-air automotivo
- Soluções para sistemas web
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente
O que é uma atualização OTA?
A atualização via OTA ou Over-the-air, literalmente “via a ar”, refere-se à capacidade de entregar ao cliente as atualizações remotas do software sem o uso de computador ou ter que fazê-lo de forma presencial. Esse tipo de atualização é bastante comum nos Smartphones e nas plataformas de TV digitais. Agora, ela começou a ser adotada também no setor automotivo com as novas modalidades de carros conectados.Atualizações OTA e os carros conectados
A indústria automobilística passou por grandes transformações desde a última década. Os carros convergiram rapidamente de máquinas mecânicas para máquinas eletrônicas conectadas a um ambiente digital. Isso é caracterizado pela tendência de eletrificação, condução autônoma, além da forte preocupação com questões ambientais. Essa nova experiência está sendo batizada de “Veículo 4.0”.O que são carros conectados?
Criar um automóvel nos dias atuais impõe muitos desafios aos fabricantes, já que requer alto volume de investimento em dinheiro, grande capacidade técnica para a produção em massa, além de parceiros para enfrentar os desafios da engenharia de software automotivo.Os carros conectados são o resultado de um trabalho em conjunto, onde de um lado o fabricante cuida do projeto visual e da linha de produção. Enquanto recursos e funções são desenvolvidos por empresas de TI, que fornecem todo o ecossistema digital por meio de software ou hardware.
Os carros conectados são o resultado de um trabalho em conjunto, onde de um lado o fabricante cuida do projeto visual e da linha de produção. Enquanto recursos e funções são desenvolvidos por empresas de TI, que fornecem todo o ecossistema digital por meio de software ou hardware.
Esse automóvel conectado criou novas oportunidades para os fabricantes se diferenciarem no mercado, oferecendo aos seus clientes novos recursos de condução com fidelidade à marca, novos modelos de negócios; tudo ativado principalmente por software. Os carros topo de linha da atualidade já possuem milhões de linhas de código de programas, que podem ser distribuídos entre mais de 100 unidades de controle eletrônico (ECUs) suportadas por vários sensores, câmeras, radares e dispositivos LIDAR.
Como funcionam as atualizações OTA no setor automotivo?
À medida que a conectividade de rede se torna presente em nosso dia a dia, o OTA é a escolha natural para modernizações de veículos. Para que o cliente tenha acesso às mais recentes atualizações disponíveis pelos fabricantes, são emitidas mensagens de textos contendo todas as novidades e recursos.A atualização é disponibilizada na nuvem, onde é ordenada, baixada e verificada pelo dispositivo de destino por meio de uma conexão via wi-fi, rede móvel ou até mesmo por Bluetooth. Depois de verificado, o dispositivo aciona um alerta e solicita ao proprietário que promova ou recuse a atualização. Depois de confirmar a aprovação, manual ou automaticamente, o sistema instala a atualização e envia informações de novos recursos e/ou correções de falhas.
Alguns fabricantes já estão oferecendo aos seus compradores os desbloqueios e atualizações por meio de atualizações de software. A Tesla foi a primeira montadora a implementar tal recurso. O fabricante de carros elétricos californiano começou a monetizar atualizações OTA em 2019, quando ofereceu aos proprietários do Modelo 3 um aumento de aceleração – de 4,6s para 4,1s – por 3 mil dólares.
Quais as vantagens das atualizações OTA para os motoristas?
As atualizações via OTA melhoram a experiência de dirigir e deixam os automóveis mais seguros. As vantagens proporcionadas por essa atualização podem ser agrupadas em duas categorias principais: infoentretenimento e controle de direção.
Entre os benefícios que as atualizações de infoentretenimento oferecem, podem ser citados para fins de exemplificação:
Adição de novas rotas e locais no mapa
Novos recursos de áudio
Otimização das interfaces do usuário
Serviços de streaming e aplicativos
Já as atualizações de controle de direção afetam diretamente a capacidade de um veículo operar com segurança e eficiência. Através delas, os fabricantes aprimoram a segurança veicular. Essas atualizações geralmente incluem vantagens como:
Aprimoramentos ou correções nos motores, suspensão, freios
Sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS)
Aprimoramentos no carregamento e na autonomia de veículos elétricos
Melhorar o alcance e a velocidade de carregamento de veículos movidos a bateria
Quais os desafios da segurança automotiva na era over-the-air?
Atualizações over-the-air automotivas apesar de seguras, não estão 100% imunes às várias ameaças de ataques hackers, como falsificação, adulteração e vazamento de informações. Essas ameaças podem ser mitigadas com a criptografia de atualizações de software; usando um certificado assinado contendo a chave de entidade solicitante da atualização.
Após cada atualização do sistema, entra em ação uma camada de proteção antimalware, como listas brancas e proteção na memória. Elas garantem que os sistemas de atualização de software compatíveis limpem todos os recursos compartilhados de dados confidenciais e as chaves que foram temporariamente armazenados durante as atualizações de programa.
OnStar: primórdio do sistema over-the-air automotivo
A General Motors foi a primeira fabricante a oferecer carros com recursos de conectividade no mercado com o sistema OnStar, em 1996. O sistema OnStar estava disponível primeiramente em sua marca de luxo, a Cadillac, sendo ofertado nos modelos DeVille, Sevilha e Eldorado.O OnStar surgiu da colaboração entre GM, Electronic Data Systems e Hughes Electronics Corporation. Cada uma das empresas colaborou em uma área específica de sua especialização: a GM trouxe design e integração de veículos e um sistema de distribuição de milhões de veículos. A EDS ofereceu muito do desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de informações e tecnologias de atendimento ao cliente. Enquanto a Hu e tecnologia de satélite e eletrônica automotiva.ghes contribuiu com comunicaçõesO objetivo principal era garantir a segurança ao motorista e a possibilidade de obtenção de uma ajuda de emergência, quando um veículo estivesse envolvido em um acidente. Pois quanto mais cedo a ajuda médica chegar, maior a probabilidade de os motoristas e passageiros sobreviverem. Assim, uma chamada de telefone celular seria roteada para um call center; a partir daí o socorro médico seria enviado.
Vantagens do sistema OnStar
Uma das soluções que mais trouxeram êxito ao sistema foi permitir ao OnStar reduzir remotamente a velocidade do veículo roubado. Esse serviço tem como intuito reduzir o risco de danos à propriedade, ferimentos graves ou mortes resultantes de perseguições em alta velocidade de veículos roubados. Outro recurso implantado é a Ignição Remota, que permite ao OnStar desativar remotamente a ignição para que, quando o veículo roubado for desligado, não possa ser reiniciado.
Vários serviços oferecidos pelo sistema OnStar são liberados mediante a um plano de assinatura que o cliente pode ou não optar no momento da compra. No Brasil o OnStar está disponível nos veículos da marca Chevrolet desde setembro de 2015.
Soluções para sistemas Web
Depois de entender sobre as atualizações OTA e sua integração no setor automotivo, aproveite também para conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções. A Link Nacional é uma companhia especializada em WordPress, prestando serviços como criação e hospedagem de sites, sistemas para doações online e registro de domínios. Conte com as nossas soluções. Clique no banner abaixo e venha conhecer as nossas soluções para sistemas Web.
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente