De lá para cá, nem mesmo os programadores e cientistas mais “pra frentex” e de vanguarda previam o grande salto da humanidade: a possibilidade de se escolher (quase) todos os títulos de cinema pela web e sem sair de casa. Nos dias de hoje, tantas décadas depois, já não dá mais para imaginar a nossa vida sem um filminho básico e, se possível for, no conforto do lar.
Continue lendo

Filmes sob demanda
Não há dúvidas de que a internet democratizou o acesso à informação e tornou as experiências do nosso dia a dia exponencialmente mais fáceis e agradáveis. Hoje, é possível ter autonomia para decidir quando assistir ao seu programa favorito, sem se prender à grade de programação fechada dos canais abertos televisivos. Essa liberdade de escolha tem um nome: Video On Demand (VOD), sigla traduzida no Brasil para vídeo sob demanda, e que ganhou os holofotes com a difusão de plataformas que ajudam o usuário a personalizar a sua experiência de conteúdo audiovisual.
O Youtube e o Vimeo, alguns dos sites mais populares com conteúdos voltados à experiência do usuário, amplificam essa experiência não apenas com o acesso a vídeos, filmes e documentários, mas também com transmissões ao vivo pela web.
Prepare a pipoca na panela e deixe o milho arrebentar enquanto a gente te ajuda a melhor entender como esse maravilhoso universo funciona. Aí, é só escolher e se entreter!
As três principais plataformas de streaming
Netflix
Quando se fala em plataforma streaming, o nome referência que nos salta aos olhos é a Netflix. Fundada em 1997 no reduto do Valley, na Califórnia, a empresa nasceu no formato de videolocadora de DVDs, algo bem diferente do que hoje estamos habituados e de um jeito todo personalizado: você escolhia o título do filme pelo site, recebia em casa o DVD e, esgotado o prazo para devolução, devolvia-se o produto. Simples, rápido e confortável para quem curtia esse formato.

Outra grande sacada do streaming e que novamente se difere do formato convencional da TV aberta: disponibiliza temporadas inteiras das séries – prática de fidelização muito mais lucrativa do que lançar um episódio por semana e fazer pausas durante as temporadas para se manter a audiência.
Essa plataforma tão popular tem apenas uma (pequena) desvantagem: é preciso pagar uma mensalidade para se assistir aos mais diversos temas de filmes, séries, desenhos, documentários etc.

My Family Cinema
O My Family Cinema vem se destacando entre os sites de filmes online por possuir a maior base de dados da Internet e recursos como sincronização inteligente e reprodução sem interrupções. Apesar de não ser um serviço gratuito, ele possui uma mensalidade com valor cerca de 50% mais baixo do que o NetFlix, por exemplo.
Para utilizar o My Family Cinema é necessário baixar o APP no seu dispositivo e está disponível nos principais dispositivos do mercado como celulares, Smart TV, TV Box e outros.
O seu principal diferencial é poder baixar os seus filmes armazenados na nuvem para o MFC e ter tudo organizado por categoria, diretor, tema e outros.
Como assistir a filmes online grátis
Se você é um cinéfilo incurável, daqueles que não passam um só dia sem assistir às produções favoritas, mas que não quer, ou não pode, desembolsar nada a mais por isso, há boas opções disponíveis.
Para assisti-los gratuitamente, basta ter acesso a uma rede de internet de qualidade, que dê conta do recado, já que, normalmente, mesmo que não seja necessário baixar o conteúdo, os dados são bem pesados.
Das opções gratuitas para filmes e séries, sem precisar baixá-los para o seu computador, a mais popular continuam sendo o YouTube. O YouTube, notoriamente mais conhecido, não traz um critério muito específico para a seleção dos seus títulos, uma vez que são os usuários que os disponibilizam. Então, recorra à sorte e procure pelo seu filminho.
Nessa experiência de assistir a filmes online, há um universo paralelo que precisa ser conhecido, e a equipe da Link Nacional vai te ajudar nessa. Separamos alguns dos principais, sem pirataria e tudo nos conformes, claro:
Vudu Movies on Us
Catálogo bem diversificado.
Pluto TV
Especializadíssimo em transmissão ao vivo, desde canais gastronômicos a esportivos, mas também com ampla variedade de filmes. Ainda não está disponível no Brasil.
World Cinema Foundation e Classic Cinema Online
Ambos são especializados em filmes antigos, mas o primeiro deles tem um detalhe especial e que precisa ser mencionado: idealizado em 2007 por Martin Scorsese e outros cineastas, o Foundation é um projeto bem interessante e que busca ampliar, de forma ainda mais democrática, o acesso a filmes restaurados, em sua maioria, antigos.
Libreflix
Plataforma aberta e colaborativa, com produções audiovisuais independentes, fora do circuito mainstreaming e bem interessante.
Sesc Digital Beta
Semanalmente, a curadoria do CineSesc disponibiliza quatro novos títulos, nas mais diversas propostas.

Como assistir a filmes pagos
1. YouTube
É super simples, mas como nem todas as opções são gratuitas, é preciso alugar os títulos – podendo ser feito por meio de compartilhamento de vídeos.
Para os usuários que queiram alugar, acesse a página dedicada aos filmes disponíveis para aluguel aqui no Brasil e escolha o título. A partir da sua opção, você terá acesso à sinopse, classificação etária e valores para compra e aluguel do filme.
Seja para comprar ou para alugar, o usuário será redirecionado para o pagamento via Google Wallet (caso você ainda não tenha uma conta, uma nova janela será aberta para realizar o cadastro por ali mesmo). Cartão de crédito na mão e pronto!
Detalhe importante: os vídeos comprados ou alugados no YouTube ficam disponíveis e organizados em uma página chamada “Compras“. Basta acessá-la para assistir àquele que desejar.
2. Amazon Prime e Telecine Play
Para ambas, é necessário cadastro e pagamento de uma assinatura. O app da Amazon, disponível na loja da Google Play, tenta concorrer frontalmente com a Netflix, com produções exclusivas e títulos bem fora da curva. O Telecine Play é uma aposta da Rede Globo de Televisão no universo streaming, e o diferencial é um catálogo de produções originais com assinatura brasileira e, claro, do plim-plim.
3. MUBI e Filmmelier
São duas plataformas recentes, dedicadas a longas-metragens de fino trato. Outro diferencial: você economiza tempo na escolha do título, já que as sugestões são feitas por cinéfilos e/ou profissionais do cinema.
É possível assistir a filmes pelo Google?
Sim! É tão possível que basta escolher a opção comprar ou alugar – detalhe: é preciso ter acesso ao Google Play Filmes. Cumprindo esse requisito, você tem 3 opções: assistir instantaneamente, fazer o download no smartphone ou tablet Android, ou recorrer a qualquer HDTV usando o Chromecast.
