Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Google Doodles: o que é, qual o significado e como jogar

por | Atualizado em 27 de outubro de 2020 | Notícias

De tão interessantes, criativos e didáticos que são, os Google Doodles tornaram-se objeto de curiosidade diária de muita gente, para alguns quase um ritual: antes mesmo de se ler as notícias, é preciso dar uma espiadinha no Google e conferir a surpresa que ele traz. É o mundo de hoje visto pelo logotipo mais famoso do planeta.

Muita coisa interessante e criativa pode ser feita quando se está distraído com uma caneta nas mãos e um pedaço de papel dando sopa. Quer um exemplo? Bob Dylan, Michael Jackson e John Lennon rascunharam hits imortais enquanto estavam de boas. Ou até mesmo você, que durante uma reunião ou um telefonema se deparou com uma criação e tanto!

Letra de música, desenho ou esboço, qualquer rabisco feito à mão e que venha à nossa mente por acaso, num momento de pura distração, pode até parecer algo abstrato, mas é também um Doodle. Quem diria que essas representações, muitas vezes abstratas e aparentemente sem sentido de figuras caricaturais, hoje simbolizam uma das sacadas mais inteligentes da web?

O que você vai ver

O que é Google Doodles?

Como surgiu a ideia?

Google Doodles Games

Como jogar?

Quais são os jogos?

Como mandar uma sugestão de Doodles para o Google?

Como descobrir o significado do Google Doodles de hoje?

Quais os Doodles mais famosos?

Doodles que homenagearam o Brasil

Qual o Google Doodles você mais gostou?

Ilustração do Astronauta anunciando o plano site pronto

Doodle é uma palavra de origem inglesa e, na língua portuguesa, foi traduzida para rabisco. Mas rabisco (ou sarrabisco), na verdade, vem do latim, rapum, que significa cauda ou rabo em alusão ao formato dos desenhos, que lembram, por sua vez, uma cauda longa e fina de animal. Como as palavras variam ao longo do tempo, a partir de 1930, doodle passou a significar perder tempo ou ser preguiçoso, e hoje significa arte visual e entretenimento com marca registrada.

E convenhamos: até onde vai o Google? A marca já nem é mais sinônimo apenas de busca. A gente já anuncia na página, confere estatísticas de venda, se localiza nos mapas… Quer uma resposta simples, daquelas pá-bum? O Google veio para fazer história.

Google Doodles

O que é Google Doodles?

Como surgiu a ideia

A ideia surgiu, só para variar um pouquinho, na Califórnia. Os donos da sacada são os próprios CEOs do Google, Larry Page e Sergey Brin, que, em 1998, antes mesmo de criarem a empresa, já idealizavam uma logomarca que pudesse dialogar com referências tipográficas e visuais pré-existentes. Nada de plágio! Apenas desenhos que marcassem alguma informação importante tanto para a empresa como para os usuários a partir do “molde” da palavra Google.

Hoje, diferentemente de um doodle rabiscado em jeito preguiçoso, a empresa conta com uma imensa e complexa equipe de criação, formada por ilustradores talentosíssimos e de alto gabarito, engenheiros e pesquisadores, os chamados doodlers, para o desenvolvimento de ilustrações marcantes.

Para muitos, os doodles são a razão de existir da página de abertura do Google. Por meio de uma releitura visual da logomarca da empresa, as propostas, cada vez mais inovadoras, criativas e visualmente atrativas, hoje também desempenham um caráter educativo e bem desconstrutivo, com motions, vídeos mais complexos (como as homenagens a John Lennon e Charles Chaplin) e imagens estáticas.

Mas engana-se quem pensa que as informações se restringem à uma mera marcação no calendário, como eventos, feriados, datas e aniversários de figuras fundamentais (muitas vezes desconhecidas) para a história local ou em âmbito internacional. Ao resgatar essa memória identitária, o doodle hoje ajuda a azeitar o seu motor de busca a partir de engrenagens essenciais para se (re)pensar e (re)visitar a história da humanidade.

Google Doodles Games

Como jogar?

Não é que o doodle virou joguinho também? E durante a quarentena imposta pela necessidade de controle da disseminação da covid-19, a iniciativa ganhou adeptos e ajudou a entreter muita gente. Como customizar é o lema dos doodles, os jogos são exclusivos e são executados dentro do próprio navegador.

Quais são os jogos

Os games dos doodles são um passatempo e não são tão complexos; é como se jogássemos aqueles mais antiguinhos, que bombaram na década de 80. Confira os mais famosos:

  • Atari Breakout
  • Pac Man
  • Snake
  • T-Rex Run (Jogo do dinossauro do Google)
  • Tic-Tac-Toe (O Jogo da Velha)
Google Doodles Atari

Como mandar uma sugestão de Doodles para o Google?

São tantos os entusiastas e aficionados pelos doodles ao redor do mundo que a equipe de criação desse “departamento” abriu as portas para as ideias dos usuários. Imagine só a quantidade de dicas, informações e sugestões que os doodlers recebem diariamente!

Mas não se acanhe, não. Se você tem uma ideia para estampar a página inicial do motor de buscas mais acessado no mundo, envie um e-mail para doodleproposals@google.com.

Como descobrir o significado do Google Doodles de hoje?

Para muitos, a curiosidade arqueológica é tamanha que não basta esperar pela “manchete do dia” na página de abertura do Google, não. Tem que fuçar. Para esses entusiastas mais ansiosos e nada distraídos, o Google disponibilizou uma página especial com as homenagens e referências históricas da data de hoje ao redor do mundo, além de destaques, e uma revisitação na História sobre o dia de hoje. Dá uma olhadinha: https://www.google.com/doodles.

Quais os Doodles mais famosos?

O primeiro esboço do Doodle que hoje conhecemos tornou-se um hit imortal como foi o rabisco de “Beat it” do Michael Jackson. No final da década de 1990, Page e Brin pensaram em fazer alguma alusão, no próprio logotipo do Google, ao Burning Man, um dos mais emblemáticos festivais contracultura dos Estados Unidos.

De lá para cá, já foram mais de (pasmem!) 4 mil doodles desenvolvidos em todo o mundo. Nessa quantidade fordista de criações, algumas entraram para a história. A equipe da Link Nacional teve dificuldade em separar as mais marcantes (depois nos digam o que acharam):

1. Uma emocionante animação recriou a clássica “Imagine” para lembrar o aniversário do beatle imortal John Lennon, em 09 de outubro de 2011.
2. Homenagem ao band líder do Queen, Freddie Mercury, que completaria 65 anos de idade em 2011.
3. Homenagem ao criador da guitarra elétrica.
Doodle Les Paul
4. A botânica e exploradora Jeanne Baret, primeira mulher a navegar o mundo, durante uma exploração francesa, em 1766, DATA DE PUBLICAÇÃO.
Jeanne Baret
5. O gênio imortal da música, o francês Claude Debussy, foi homenageado em agosto de 2013, com a composição “Clair de Lune”. Um doodle tãooo romântico para lembrar o 151º aniversário de Debussy!

Doodles que homenagearam o Brasil

Os brasileiros levam a fama de seres mais criativos do planeta não à toa. Por aqui, criações incríveis foram desenvolvidas, muitas delas fazendo referência a algumas palavras-chave nossa, como a natureza exuberante e o futebol.

O doodle do Dia da Independência do Brasil, em 07 de setembro de 2015, foi a bandeira nacional, a diversidade de fauna e flora brasileiras:
Doodle Independência do Brasil 2015
Copa de 2014
Doodle Copa do Mundo de 2014
Se a tipografia é a cara da linguagem, como afirma a designer e educadora Ellen Lupton, o doodle tornou-se um jeito de se ver o nosso tempo. Essa nova forma de se dizer as coisas, para tanta gente e em tantos lugares, tem traduzido a leitura de mundo numa perspectiva que talvez não nos demos conta, mas que é atemporal e universal, e que atravessa a humanidade desde sempre: letras, formas e cores que juntas nos contam uma boa história todos os dias.

Qual o Google Doodles você mais gostou?

Agora que você já sabe tudo sobre os doodles, com certeza já deve ter se lembrado de algum que marcou a sua vida ou te chamou atenção entre uma “googlada” e outra. A equipe da Link Nacional gostaria que você compartilhasse conosco qual é o seu favorito e porque ele marcou a sua vida. Escreva nos comentários e compartilhe conosco essa sua experiência!

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Link Nacional é confiável?

Link Nacional é confiável?

Você já ouviu falar na Link Nacional, mas ainda tem dúvidas se o serviço é confiável? Preparamos este post especialmente para você, mostrando toda a nossa expertise no mercado.

ler mais
WhatsApp chat