Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Como editar campos e formulários no Classipress do WordPress

por | Atualizado em 31 de março de 2021 | Notícias

O ClassiPress na sua versão 4.x trouxe muitas novidades e implementações em relação às versões anteriores. Uma delas é poder editar e criar campos e formulários personalizados diretamente pelo painel administrativo do WordPress. Essa novidade permite inserir novos campos ao seu formulário, como “telefone” e “CPF”, por exemplo, também permite atribuir um formulário para categorias específicas.

Essa possibilidade de personalização permite criar novos campos personalizados de acordo com a categoria desejada. Portanto, se você precisar captar uma informação específica de uma categoria, basta adicionar o campo ao seu formulário.

Abaixo vamos mostrar como localizar os campos personalizados e os formulários no menu; criar campos personalizados; criar formulários personalizados; adicionar campos ao formulários e mostrar como atribuir uma categoria a um formulário personalizado.

Continue lendo

ClassiPress: adicionar campos e formulários personalizados

Localizar formulários e campos personalizados no ClassiPress

Você que já usa o sistema de classificados do ClassiPress, já deve estar acostumado com o painel administrativo do WordPress e o seu menu de navegação. Então para localizar os itens formulários, campos personalizados e categorias de anúncios basta ir até o menu do lado esquerdo e procurar pelo item “anúncios“. Ao clicar sobre ele abrirá uma janela com todas as opções que procuramos, assim como na figura ao lado.

ClassiPress: localizar formulários e campos personalizados

Criação de campos personalizados

Os campos personalizados são utilizados para capturar alguma informação adicional ao formulário padrão. Por exemplo: no formulário padrão não possui o campo “CPF”, então você pode criar um campo personalizado com o nome CPF para obter essa informação de seus anunciantes.

Para criar um campo personalizado é importante percorrer as etapas abaixo:

  1. Após entrar no item campos personalizados clique no botão “adicionar novo”;
  2. Dê ao seu novo campo personalizado um nome e uma descrição;
  3. Adicione uma dica de ferramenta de campo, isso permite que o usuário tenha mais informações sobre esse campo;
  4. Escolha o tipo de campo que pode ser texto, drop-down, rádio, caixa de seleção e outros;
  5. Para concluir clique no botão “criar novo campo”.
ClassiPress: novo campo personalizado

Criação de formulários

Depois de criar campos personalizados, chegou a hora de inseri-los no seu formulário. Lembrando que o ClassiPress já vem com um formulário de registro de anunciantes padrão e que se não houver uma necessidade de personalização, pode ser utilizado sem alterações.

Você pode personalizar tanto os campos como o layout do formulário. É possível alterar a disposição dos campos, incluir e excluir de acordo com a sua necessidade.

Veja o passo a  passo de como criar um formulário:

  1. Clique no botão “adicionar novo” para criar um novo formulário;
  2. Dê um nome ao formulário;
  3. Insira uma descrição
  4. Selecione as categorias em que esse formulário se aplica. Um formulário pode se aplicar a diversas categorias, mas uma categoria só pode ser atribuída a somente um formulário. Caso a categoria não seja atribuída a nenhum formulário, ela utilizará o formulário padrão;
  5. Clique no botão criar formulário para conlcuir.
ClassiPress: adicionar novo formulário

Adicionar campos adicionais aos formulários

Agora chegou a hora de adicionar o seu campo personalizado ao formulário. Para isso basta seguir os passos abaixo: 

Editar layout de formulário
  1. Na página layouts de formulários, clique no botão “editar layout do formulário”. Nessa opção você poderá inserir o campo personalizado e alterar a posição dos campos do formulário;
  2. Veja que nessa etapa terá 2 colunas. Do lado esquerdo é a aparência do seu formulário e do lado direito os campos disponíveis;
  3. Selecione o campo que você acabou de criar e depois clique em “adicionar campos ao layout de formulário”;
  4. Você pode organizar os campos, torná-los obrigatórios e selecionar os que terão busca avançada;
  5. Assim que terminar clique no botão salvar alterações.
Classipress: editar layout de formulário

Adicionar categorias aos formulários

 Agora vamos mostrar como adicionar categorias aos formulários criados. Lembre-se que um formulário pode conter diversas categorias, mas uma categoria só pode pertencer a um formulário e as categorias que não forem atribuídas a nenhum formulário usarão o formulário padrão.

Editar propriedades do formulário
  1. O primeiro passo é clicar no ícone “editar propriedades do formulário”;
  2. Vá até categorias disponíveis;
  3. Selecione as categorias que desejar;
  4. Selecione o status como ativo;
  5. Clique em salvar alterações.
Editar categorias formulários

Possíveis correções na inserção de categorias no formulário

Se você chegou até aqui deve ter notado algumas dificuldades, ou mesmo, algum bug no sistema do ClassiPress na inserção de categorias no formulário. Uma dificuldade que encontramos foi na seleção de categorias em massa, ou seja, não é possível selecionar as categorias de uma só vez e sim selecionar uma de cada vez, clicando uma a uma.

Uma outra questão é a inserção automática de categorias. Não é possível inserir uma categoria de forma automática, por isso, toda vez que você inserir uma categoria, você terá que ir novamente a opção editar propriedades do formulário e assinalar a nova categoria.

E a última observação é quando se precisa inserir uma categoria é necessário selecionar todas as categorias novamente. Provavelmente esse é um bug do sistema que deve e pode ser corrigido nas próximas versões. Então fique atento, se você inserir uma nova categoria também terá que selecionar todas as outras novamente.

Nós criamos seu site
Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 1 vote
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

Veja como criar um blog no WordPress em poucos passos e de forma fácil e rápida. Também é possível criar um blog no WordPress grátis.

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Tanto o carro 0km quanto o seminovo podem ter vantagens e desvantagens; confira neste conteúdo! Hoje em dia, a compra de um veículo é considerada uma das etapas mais importantes na vida das pessoas. Sejam eles carros seminovos ou novos, a escolha de um bem como esse...