FB
Domínio Grátis

Como personalizar o cabeçalho e o rodapé no Divi

por | 03/01/23 14:38 | Criar site, Tutorial, WordPress

O Divi é, talvez, o principal construtor e editor de páginas web do mercado. É um programa muito poderoso, com centenas de templates já prontos e outros tantos recursos de Design. Apesar de toda essa estrutura completa e, aparentemente, complexa, utilizá-lo é bastante simples. O Divi é um software feito, por assim dizer, para todos os públicos: os profissionais, que se aproveitam de toda sua praticidade e riqueza de ferramentas para produzir mais e melhor; e os iniciantes, que se dão bem com a sua forma simples de trabalhar. Como modo de demonstrar um pouco dessa praticidade, nesta página vamos falar sobre as formas de se personalizar cabeçalho e rodapé no Divi. Através de pequenos tutoriais e imagens ilustrativas, preparamos um conteúdo valiosíssimo e super prático para você que precisa conhecer melhor este programa do WordPress.

Continue lendo

Nós criamos

seu site

Como personalizar o cabeçalho e o rodapé no Divi

Como personalizar o cabeçalho de um site no Divi?

A personalização do cabeçalho no Divi é feita com o Theme Builder, que é o seu construtor e editor de temas. O Theme Builder divide as estruturas das páginas em seções, dentro delas existem as linhas e dentro das linhas estão os módulos.

Entre as vantagens que essas ferramentas do Theme Builder oferecem, existe, por exemplo, a de poder definir estruturas padronizadas para certas páginas de um site.
Então, se você quer definir um certo modelo de cabeçalho apenas para as páginas do seu blog, com o Theme Builder isso é possível.

Conheça agora um pouco mais sobre as estruturas do Divi e sobre algumas ferramentas de personalização que elas possuem:

Configurações da seção

Se você vai editar o cabeçalho do seu site, necessariamente você trabalhará na seção que delimita a região do cabeçalho. No Divi, as seções são personalizáveis; por isso, selecionamos aqui alguns elementos que você pode usar para editar a região do cabeçalho do seu site; vamos a eles:

Dimensionamento

No dimensionamento, trabalha-se com os seguintes elementos para a edição do cabeçalho:

  • Largura
  • Largura máxima
  • Alinhamento do Texto
  • Altura
Dimensionamento

Espaçamento

A opção de espaçamento é onde se configura a margem e o preenchimento do cabeçalho (superior e inferior, à esquerda e à direita).

Espaçamento

Bordas

Nas opções de borda, é possível escolher entre Estilo de borda, Largura e Cor

Bordas

Linhas

As linhas são outras divisões adicionadas dentro da seção. O cabeçalho de uma página pode conter uma ou várias linhas. Veja alguns dos elementos de uma linha que podem ser personalizados.

Adicionar novas linhas

As linhas são delimitações de áreas dentro da seção. Elas podem ocupar todo o espaço da seção ou dividi-la em duas, três ou mais partes. Confira na imagem abaixo.

Adicionar nova linha

Plano de fundo

Também é possível alterar a cor de fundo área das linhas. Para isso, basta clicar em:

  • Seção conteúdo;
  • Em seguida, na opção plano de fundo.

Dimensionamento

Assim como se pode alterar o dimensionamento, também é possível a mesma mudança nas linhas. Basta acessar a seção Design e clicar em Dimensionamento. Dentro dessa seção, é possível configurar:

  • Alinhamento;
  • Largura máxima e mínima;
  • Altura das colunas.

Módulos

Nos módulos encontramos as estruturas mais manipuláveis de um página ou de um site: botões, barras, campos de pesquisas, etc. Para a personalização do cabeçalho, citaremos aqui os módulos que mais comumente estão envolvidos nesse processo.

Imagem

Com o módulo Imagem é possível, por exemplo, adicionar a logo do site no cabeçalho. Por ele faz se o upload de uma imagem que depois ainda pode ser editada no seu alinhamento, espaçamento, links bordas, etc. Confira a imagem abaixo.

Configurações do módulo Imagem

Campo de pesquisa

O módulo de Pesquisa também é bastante comum em cabeçalhos e pode-se editar o seu texto, o formato das suas bordas, seu plano de fundo, tamanho, etc.

Configurações do módulo Pesquisa

Como personalizar o rodapé de um site no Divi?

Tudo que foi falado na seção mais acima, quando tratamos da personalização do cabeçalho de uma página, vale para o rodapé. Em todo caso, vamos retomar, em resumo, o que foi dito, adaptando para esta parte da página.

Você ao entrar no Theme Builder pode escolher criar um rodapé para as páginas do seu site, que será um rodapé global. Ao clicar em criar um rodapé global as próximas etapas são:

  1. Optar entre construir desde o zero
  2. Usar um dos modelos da biblioteca do Divi.
Construíndo a partir do nada ou se valendo dos modelos, o rodapé das páginas do site terá esta estrutura:
  • Uma seção grande, que é a própria área destinada ao rodapé;
  • Dentro dela linhas, que são seções menores e podem dividir a maior em várias partes;
  • Dentro das linhas, adiciona-se os módulos, que são as estruturas já prontas – ícones das redes sociais, menus, textos, barras, botões e assim por diante.
Lembramos ainda que os módulos podem ser personalizados e que o Divi tem um biblioteca com muitos outros módulos aos quais pode-se recorrer.

Como criar um cabeçalho ou rodapé no Divi de maneira global?

Para se criar um cabeçalho ou rodapé no Divi, deve-se utilizar o Theme Builder. O caminho que deve ser percorrido a fim de realizar este procedimento está descrito nos passos abaixo:

  1. Primeiro entre no painel administrativo do WordPress;
  2. Dentro dele, na barra lateral, clique no Divi;
  3. Ainda na barra lateral e dentro de Divi, clique no ítem Theme Builder;
  4. No centro da tela vai aparecer uma seção chamada Divi Theme Builder e nela você pode escolher entre adicionar um cabeçalho global, um organismo global, um rodapé global.
Este, então, é o caminho para se criar uma das estruturas de uma página de forma global. Depois, ao clicar em qualquer dessas opções, o Divi oferece duas maneiras de construir a estrutura: através de um dos modelos da sua biblioteca (os templates) ou da criação individual, ou seja, a partir do zero, utilizando as ferramentas do editor.

Quais as vantagens de utilizar o Divi?

Já citamos aqui a facilidade que há em trabalhar com o Divi e apresentamos algumas ferramentas que tornam isso possível. No entanto, falta ainda mencionar mais diretamente algumas vantagens que fazem o sucesso desse construtor de páginas. Portanto, vamos a elas:

P

Centenas de módulos

As estruturas que formam a página já vêm prontas no Divi e organizadas em módulos (texto, menus, botões, imagens, etc); e são manipulados facilmente com o uso do mouse.

Centenas de modelos prontos

Com o Divi, não é necessário construir as páginas do zero; pois sua biblioteca de modelos traz centenas de templates prontos que facilitam mais ainda o trabalho.

l

Variedade de opções de edição

No Divi, cada estrutura que compõe a página pode ser editada. São inúmeras ferramentas de design que podem combinar-se entre si e formar o layout total do cabeçalho, do rodapé ou, mesmo, da página inteira.

Páginas responsivas

No momento mesmo em que se edita ou constrói as páginas, é possível controlar sua formatação em diferentes dispositivos (computador, tablet, smartphone) .

Criação e edição das páginas de formas visual

No Divi, você trabalha como se estivesse desenhando sua própria página, ou uma parte dela (cabeçalho ou rodapé). Não se trabalha com linguagens de programação; apenas com o mouse, você cria seções, linhas, adiciona módulos e, assim, cria todo o design da página.

Então, em resumo, as vantagens principais que este construtor de páginas do WordPress possui são: infinitas possibilidades de personalização através da utilização e combinação dos módulos, a possibilidade de se valer de centenas de templates já prontos, além, claro, da sua facilidade de manipulação, já que todo o trabalho é realizado com o mouse.

Como adquirir uma licença gratuita do Divi?

Há duas maneiras de se utilizar o Divi gratuitamente. A primeira delas é por meio de uma conta de hospedagem grátis. A Link Nacional oferece um plano de hospedagem gratuito, válido por 12 meses. Basta solicitá-lo, registrar (também gratuitamente) um domínio, caso ainda não o tenha, instalar o WordPress e, a partir daí, utilizar a licença do Divi que vem junto ao plano.

A segunda forma de adquirir uma licença do Divi gratuitamente é através dos nossos planos de hospedagem. Você não precisa comprar a licença Divi; isso não é necessário. Pois, uma vez que você solicite um dos nossos planos de hospedagem de site, você já recebe o acesso ao Divi, sem pagar mais nada.

Divi Theme

Soluções para personalizar cabeçalho e rodapé no Divi

Agora que você já conhece o poder do Divi, é hora de entender como usá-lo no site da sua organização: se você precisa criar o site da sua empresa ou instituição do terceiro setor e quer fazer isso com o Divi, nós temos a solução.

Somos uma companhia especializada em desenvolvimento de sistemas web; e no nosso portfólio, você encontra uma amostra das centenas de instituições que já recorreram aos nossos serviços para a criação dos seus sites. Portanto, se você procura meios de personalizar, ou mesmo criar, o site da sua instituição usando o Divi, conheça um pouco das soluções que oferecemos.

Nós criamos

seu site

Ficha técnica:

Designer: Bruno Gonzalez
Editor: Bruno Ribeiro de Oliveira
Produtora de conteúdo: Link Nacional

Licença de uso: Os conteúdos da Link Nacional são protegidos pela licença de uso.

Redação: Pablo Gomes
Redator e produtor de conteúdo, escrevendo e editando textos sobre ferramentas, sistemas web, para o blog e para as redes sociais. Também ajuda a preparar os vídeos postados no canal da Link Nacional no YouTube.
5 1 vote
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Sistema de doação: entenda como receber doação online

Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Últimas postagens