Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Banco de imagens gratuitos

por | Atualizado em 24 de agosto de 2021 | Notícias

Uma boa imagem vale mais do que mil palavras? Muitas vezes, sim. Se você trabalha com essa possibilidade para potencializar o seu Marketing Digital, saiba como recorrer a um bom banco de imagens gratuito.

Qual é o melhor banco de imagens gratuito?

Antes de se decidir pela imagem a ser utilizada na sua peça, na sua estratégia de marketing ou até mesmo no seu filtro do Insta, é importante saber se ela está com boa resolução, disponível e, melhor ainda, gratuita. Confirmando então essas informações, é só começar a trabalhar.

A equipe de edição de imagens da Link Nacional tem expertise para garantir que um bom material visual pode ser um grande aliado para o seu marketing digital, já que atrai leitores, gera leads, compartilhamentos e engajamentos.

Por isso, se está nos seus planos recorrer a um banco de imagens diversificado, com temas atualizados e imagens potentes em termos de resolução, paleta e colorimetria, for free, considere o melhor, o top das galáxias, FreePik.

Continue lendo

Pessoa usando bancos de imagens gratuitos

Como pegar uma imagem sem direitos autorais?

E não é que o Google pode ser essa saída para muita gente? Seja para fins comerciais ou de uso pessoal, lá estão centenas de milhares de opções gratuitas e livres de direitos autorais.

Uma vez que o uso de imagens sem autorização é proibido por lei, tenha sempre muita atenção a esse recurso a partir de fontes confiáveis. Uma alternativa bem interessante, neste caso, é recorrer à licença Creative Commons, na qual há pouca ou nenhuma restrição.

No motor de busca Google, ao clicar em imagens, atente-se sempre ao terceiro ícone central, o “Direitos de uso”. Nas opções de filtragem disponíveis, há quatro opções bem didáticas marcadas para reutilização.

Para finalizar, clique sobre a imagem e busque pelos detalhes. Para acessar a página da foto, clique em “visitar” a foto, e, em seguida, basta salvar a imagem no seu computador clicando com o botão direito sobre ela. Super simples!

Confira os 10 melhores bancos de imagens grátis

1º FreePik

O site é bastante prático e já conta com mais de um milhão e meio de imagens e fotografias gratuitas – não à toa, destacamos essa referência linhas acima. Além de fotos, conta com vetores grátis para quem quer se aventurar em programas gráficos como, por exemplo, o Illustrator da Adobe.

Ao clicar em uma imagem, já é possível ter acesso ao tipo de licença e à procedência da imagem. É só baixar a imagem que desejar.

FreePik

2º Unsplash

Esse site é bem conceitual e possui muitas fotos free.

Mas, fica a dica: apesar de as imagens serem gratuitas, dê a referência, sempre que possível, ao utilizá-las nos seus projetos.

Unsplash

3º Freeimages

O Freeimages foi lançado em fevereiro de 2001 como uma alternativa para fotografia de stock caro, mas com um diferencial: um site onde as pessoas criativas pudessem trocar suas fotos por inspiração ou trabalho.

A evolução do site foi tão expressiva que hoje possui mais de 2.500.000 usuários cadastrados e cerca de 400.000 fotos on-line.

Como usuário, você obtém acesso a centenas de milhares de fotos e gráficos de alta qualidade, escolhidos a dedo, todos gratuitos. Já como um contribuinte, obtém uma exposição sem precedentes para o seu trabalho.

Freeimages

4º Im creator

Uma coleção de recursos gratuitos de web design para fins comerciais e que visa a construção de sites como uma experiência simples e agradável, acessível para todos.

Im Creator

5º RGB Stock

Idealizado e desenvolvido por fotógrafos e ilustradores, esse banco de imagens traz uma grande quantidade de fotos em altíssima resolução. Nele, é possível buscar as imagens por “palavras-chave” e também por categorias.

RGB Stock

6º FreeDigitalPhotos

Cuidadosamente desenvolvido para oferecer uma experiência bem plural de temas em sua galeria de imagens, que é totalmente livre de direitos autorais, diga-se de passagem. Grande parte das imagens é produzida por fotógrafos, ilustradores e designers.

FreeDigitalPhotos

7º Envato elements

Um dos queridíssimos dos designers, oferece mais de 53 milhões de ativos digitais numa qualidade incrível e de botar inveja em muitos outros bancos. Os dois anos de download gratuitos garantem, além das imagens, templates e mockups. Ah! O WordPress está incluso.

Envato

8º Morguefile

Idealizado e desenvolvido por profissionais especializados na área de criação, o site permite uma navegação que vai além do acesso gratuito à imagens de qualidade: há tutoriais de foto, notícias e atualizações sobre as áreas envolvidas etc.

Morguefile

9º Wikimedia Commons

O nome não engana tampouco a template. Esse banco construído de forma comunitária, se apresenta e atua como um Wikipedia de banco de imagens, ou seja, disponibiliza muitos mais do que a imagem em si: uma enciclopédia virtual de informações e descrições.

Wikimedia Commons

10º Wellcome Collection

E por último, porém não menos importante, está essa sacada incrível dos idealizadores: oferecer aos usuários, gratuitamente, um museu de artes visuais. Arte contemporânea, registros históricos e de “experiências humanas”, como eles mesmos explicam estão disponíveis aos usuários.

Wellcome Collection

Como contratar um banco de imagens

No processo criativo de marketing digital, se o job pede uma imagem que faça toda a diferença, nem sempre um Google ou Freepik dá conta do negócio. Nesse caso, é preciso considerar a contratação ou de um fotógrafo ou de um banco de imagens.

A primeira opção, por mais que envolva talento e sensibilidade do profissional, traz custos altíssimos, como, por exemplo, deslocamento de equipe, além de imprevisto de todas as ordens. Já a segunda é mais abrangente e possibilita vários truques interessantes.

A Fotolia (agora da Adobe Stock), por exemplo, oferece imagens de altíssima qualidade e temas exclusivíssimos, além de fundos, vetores e também vídeos. Ou seja, paga-se por um serviço e tem-se em mãos uma gama de ferramentas para o seu job brilhar!

Antes de se contratar um bom banco de imagens, faça uma pesquisa afinada e atente-se para as suas reais necessidades. Muitas vezes, há funcionalidades embutidas no pacote que jamais serão usadas por você ou pela sua equipe.

#FicaADica: Fale sobre com profissionais experientes ou entre em contato com a Link Nacional para esclarecer dúvidas.
Decidiu-se pelo melhor banco? Cadastre-se no site oficial da marca e comece a usar.

Conclusão

Uma das decisões mais cruciais para um job transformar-se em trending topics no Google é a de recorrer ou não a conteúdos visuais.

Quem trabalha na área sabe que as imagens podem fazer toda a diferença numa estratégia de marketing, não há o que negar. Por isso, ter sempre à mão um bom banco de imagens pode ser o pulo do gato na corrida pela consolidação da sua marca.

Nós temos a solução!
Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
0 0 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
João Eudes de Oliveira
João Eudes de Oliveira
9 de novembro de 2017 06:45

Muito show estes site de imagens, para quem está começando neste mundo digital é uma excelente dica irei recomendar e compartilhar com a galera valeu mesmo.

Muito obrigado!

Últimas postagens

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Os analfabytes são os analfabetos digitais que estão à margem da evolução tecnológica, dos benefícios da internet, da cibercultura e do ciberespaço.