FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Banco de imagens gratuitos

por | 21/01/22 14:18 | Notícias

Uma boa imagem vale mais do que mil palavras? Muitas vezes, sim. Se você trabalha com essa possibilidade para potencializar o seu Marketing Digital, saiba como recorrer a um bom banco de imagens gratuito.

Qual é o melhor banco de imagens gratuito?

Antes de se decidir pela imagem a ser utilizada na sua peça, na sua estratégia de marketing ou até mesmo no seu filtro do Insta, é importante saber se ela está com boa resolução, disponível e, melhor ainda, gratuita. Confirmando então essas informações, é só começar a trabalhar.

A equipe de edição de imagens da Link Nacional tem expertise para garantir que um bom material visual pode ser um grande aliado para o seu marketing digital, já que atrai leitores, gera leads, compartilhamentos e engajamentos.

Por isso, se está nos seus planos recorrer a um banco de imagens diversificado, com temas atualizados e imagens potentes em termos de resolução, paleta e colorimetria, for free, considere o melhor, o top das galáxias, FreePik.

Continue lendo

Pessoa usando bancos de imagens gratuitos

Como pegar uma imagem sem direitos autorais?

E não é que o Google pode ser essa saída para muita gente? Seja para fins comerciais ou de uso pessoal, lá estão centenas de milhares de opções gratuitas e livres de direitos autorais.

Uma vez que o uso de imagens sem autorização é proibido por lei, tenha sempre muita atenção a esse recurso a partir de fontes confiáveis. Uma alternativa bem interessante, neste caso, é recorrer à licença Creative Commons, na qual há pouca ou nenhuma restrição.

No motor de busca Google, ao clicar em imagens, atente-se sempre ao terceiro ícone central, o “Direitos de uso”. Nas opções de filtragem disponíveis, há quatro opções bem didáticas marcadas para reutilização.

Para finalizar, clique sobre a imagem e busque pelos detalhes. Para acessar a página da foto, clique em “visitar” a foto, e, em seguida, basta salvar a imagem no seu computador clicando com o botão direito sobre ela. Super simples!

Confira os 10 melhores bancos de imagens grátis

1º FreePik

O site é bastante prático e já conta com mais de um milhão e meio de imagens e fotografias gratuitas – não à toa, destacamos essa referência linhas acima. Além de fotos, conta com vetores grátis para quem quer se aventurar em programas gráficos como, por exemplo, o Illustrator da Adobe.

Ao clicar em uma imagem, já é possível ter acesso ao tipo de licença e à procedência da imagem. É só baixar a imagem que desejar.

FreePik

2º Unsplash

Esse site é bem conceitual e possui muitas fotos free.

Mas, fica a dica: apesar de as imagens serem gratuitas, dê a referência, sempre que possível, ao utilizá-las nos seus projetos.

Unsplash

3º Freeimages

O Freeimages foi lançado em fevereiro de 2001 como uma alternativa para fotografia de stock caro, mas com um diferencial: um site onde as pessoas criativas pudessem trocar suas fotos por inspiração ou trabalho.

A evolução do site foi tão expressiva que hoje possui mais de 2.500.000 usuários cadastrados e cerca de 400.000 fotos on-line.

Como usuário, você obtém acesso a centenas de milhares de fotos e gráficos de alta qualidade, escolhidos a dedo, todos gratuitos. Já como um contribuinte, obtém uma exposição sem precedentes para o seu trabalho.

Freeimages

4º Im creator

Uma coleção de recursos gratuitos de web design para fins comerciais e que visa a construção de sites como uma experiência simples e agradável, acessível para todos.

Im Creator

5º RGB Stock

Idealizado e desenvolvido por fotógrafos e ilustradores, esse banco de imagens traz uma grande quantidade de fotos em altíssima resolução. Nele, é possível buscar as imagens por “palavras-chave” e também por categorias.

RGB Stock

6º FreeDigitalPhotos

Cuidadosamente desenvolvido para oferecer uma experiência bem plural de temas em sua galeria de imagens, que é totalmente livre de direitos autorais, diga-se de passagem. Grande parte das imagens é produzida por fotógrafos, ilustradores e designers.

FreeDigitalPhotos

7º Envato elements

Um dos queridíssimos dos designers, oferece mais de 53 milhões de ativos digitais numa qualidade incrível e de botar inveja em muitos outros bancos. Os dois anos de download gratuitos garantem, além das imagens, templates e mockups. Ah! O WordPress está incluso.

Envato

8º Morguefile

Idealizado e desenvolvido por profissionais especializados na área de criação, o site permite uma navegação que vai além do acesso gratuito à imagens de qualidade: há tutoriais de foto, notícias e atualizações sobre as áreas envolvidas etc.

Morguefile

9º Wikimedia Commons

O nome não engana tampouco a template. Esse banco construído de forma comunitária, se apresenta e atua como um Wikipedia de banco de imagens, ou seja, disponibiliza muitos mais do que a imagem em si: uma enciclopédia virtual de informações e descrições.

Wikimedia Commons

10º Wellcome Collection

E por último, porém não menos importante, está essa sacada incrível dos idealizadores: oferecer aos usuários, gratuitamente, um museu de artes visuais. Arte contemporânea, registros históricos e de “experiências humanas”, como eles mesmos explicam estão disponíveis aos usuários.

Wellcome Collection

Como contratar um banco de imagens

No processo criativo de marketing digital, se o job pede uma imagem que faça toda a diferença, nem sempre um Google ou Freepik dá conta do negócio. Nesse caso, é preciso considerar a contratação ou de um fotógrafo ou de um banco de imagens.

A primeira opção, por mais que envolva talento e sensibilidade do profissional, traz custos altíssimos, como, por exemplo, deslocamento de equipe, além de imprevisto de todas as ordens. Já a segunda é mais abrangente e possibilita vários truques interessantes.

A Fotolia (agora da Adobe Stock), por exemplo, oferece imagens de altíssima qualidade e temas exclusivíssimos, além de fundos, vetores e também vídeos. Ou seja, paga-se por um serviço e tem-se em mãos uma gama de ferramentas para o seu job brilhar!

Antes de se contratar um bom banco de imagens, faça uma pesquisa afinada e atente-se para as suas reais necessidades. Muitas vezes, há funcionalidades embutidas no pacote que jamais serão usadas por você ou pela sua equipe.

#FicaADica: Fale sobre com profissionais experientes ou entre em contato com a Link Nacional para esclarecer dúvidas.
Decidiu-se pelo melhor banco? Cadastre-se no site oficial da marca e comece a usar.

Conclusão

Uma das decisões mais cruciais para um job transformar-se em trending topics no Google é a de recorrer ou não a conteúdos visuais.

Quem trabalha na área sabe que as imagens podem fazer toda a diferença numa estratégia de marketing, não há o que negar. Por isso, ter sempre à mão um bom banco de imagens pode ser o pulo do gato na corrida pela consolidação da sua marca.

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
0 0 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
João Eudes de Oliveira
João Eudes de Oliveira
9 de novembro de 2017 06:45

Muito show estes site de imagens, para quem está começando neste mundo digital é uma excelente dica irei recomendar e compartilhar com a galera valeu mesmo.

Muito obrigado!

Sistema de doação: entenda como receber doação online

Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Últimas postagens