FB
Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

Página WordPress: aprenda como salvar e recuperar

por | 20/03/24 10:02 | WordPress, Criar site

O WordPress é uma plataforma popular para criação de sites e blogs, que oferece diversas funcionalidades e facilidades para os usuários. Uma das principais vantagens da ferramenta é a possibilidade de criação de páginas personalizadas, que podem ser utilizadas para diversas finalidades, como apresentação de produtos e serviços, criação de landing pages, criação de portfólios, entre outras.

Neste texto, vamos explorar em mais detalhes o que são e como criar páginas no WordPress, além de mostrarmos como recuperá-las e duplicá-las. Acompanhe!

Continue lendo

Página WordPress: aprenda como salvar e recuperar

O que é uma página WordPress?

Páginas WordPress são páginas de sites criadas dentro do CMS WordPress. O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito e de código aberto que permite aos usuários criar e gerenciar sites com facilidade, mesmo sem conhecimento avançado em programação.

O WordPress oferece tudo que uma página web precisa: recursos para a criação de texto, adição imagens, de vídeos e outros tipos de conteúdo.

Além disso, há uma ampla variedade de temas com modelos de layout muito fáceis de editar e personalizar. Os inúmeros temas disponíveis para sites em WordPress são usados em todo o mundo na criação de sites de blogs, lojas online, sites corporativos, portfólios, entre outros.

Qual é a diferença entre uma página e um post?

A distinção entre páginas e posts é bem simples de se perceber e de explicá-la.

Para demonstrá-la de uma maneira didática, imagine um site como sendo uma empresa. As páginas representam os vários setores desta empresa.

A página inicial do site é como que a entrada dessa empresa (e por isso o seu endereço é composto apenas pelo domínio) e a partir dela tem-se acesso aos departamentos com suas divisões e subdivisões.

Os “departamentos” são as outras páginas que podem ter páginas “filhas” e assim sucessivamente. O blog é uma dessas páginas.

O endereço dessas demais páginas é formado pelo endereço principal do site + uma palavra-chave relacionada a esta mesma página. Isso indica que ela pertence àquele domínio

Entenda melhor através da ilustração abaixo:

Endereço principal (página principal): https://www.linknacional.com.br

Endereço secundário (página blog): https://www.linknacional.com.br/blog

Os posts são estruturas próprias do blog com um formato de conteúdo diferente do das páginas. Eles formam a figura de ramos que partem de um tronco comum, que é a página blog.

Endereço de um post: https://www.linknacional.com.br/blog/post

PÁGINAS

Servem para vender os produtos ou serviços;
São usadas como canais de contato com os usuários;
Apresentam a empresa, a instituição.

POSTS

Eles têm a finalidade de informar, de ensinar algo;
Os posts são conteúdos criados sobre temas específicos
São ramos que partem de um troco em comum, o blog
WordPress

Como criar e salvar uma página no WordPress?

Para criar uma página, antes de tudo, é preciso que seu site possua um tema. Isso porque ele é responsável por definir o design, o estilo das fontes, as cores, a disposição dos elementos e a forma como as páginas são organizadas e apresentadas no site.

Portanto, um tema WordPress nada mais é do que um conjunto de arquivos e recursos que determinam a aparência e o layout do site. O tema pode ser adquirido no próprio WordPress, pois a plataforma já vem com vários temas pré-instalados, ou também pode ser instalado por meio de outras plataformas, como o Divi e o Elementor, por exemplo.

Para definir um novo tema, basta acessar o painel administrativo do WordPress, ir ao menu Aparência, clicar em Temas, selecionar um dos layouts disponíveis e por fim clicar no botão Ativar.

Agora, que o site já possui um tema, vamos à criação de páginas, para criá-la siga os passos abaixo:

01: No painel de controle, clique em Páginas e depois em Adicionar Nova

Nova página

02: Insira um título para a página e comece a adicionar conteúdo, como texto, imagens e vídeos;
03: Use as ferramentas do editor de texto para formatar o conteúdo da página;
04: Quando terminar de adicionar conteúdo à página, clique em Publicar no canto superior direito da tela. Se você não deseja publicar a página imediatamente, pode clicar em Salvar como Rascunho

Página de edição do blog

Como recuperar uma página no WordPress?

Além de compreender como criar e salvar uma página no WordPress, também é fundamental aprender como recuperar uma página. Afinal, quem nunca deletou algo por engano e depois ficou desesperado?

A boa notícia é que o WordPress oferece uma possibilidade para recuperar páginas acidentalmente removidas, veja como fazer:

  • No menu lateral esquerdo, clique em Páginas > Todas as páginas;
  • Na tela seguinte, clique em Lixos no menu superior;
  • Por fim, visualize a página que deseja recuperar, passe o mouse sobre ela e clique em Restaurar.
Além de recuperar páginas, na lixeira também é possível excluir permanentemente os conteúdos, editá-los e cloná-los. Veja no vídeo abaixo como fazer isso e aproveite também para conferir como reproduzir o tutorial descrito acima com o auxílio de imagens.
Existe também outra forma de recuperar uma página, ela se dá por meio do recurso Revisões do WordPress. Esse recurso é uma funcionalidade que permite acompanhar e restaurar versões anteriores de posts e páginas.

Quando você está trabalhando em um post ou página, o WordPress automaticamente salva versões de rascunho à medida que você faz alterações. Isso significa que você pode revisar ou voltar a uma versão anterior, se necessário. Para fazer isso siga este tutorial:

  • No menu lateral do WordPress, clique em Páginas e depois em Todas as páginas;
  • Localize a página que você deseja restaurar na lista exibida, passe o cursor do mouse sobre o título da página e clique em Editar para abrir a página no editor;
  • No editor de página, clique no botão Revisões. Isso abrirá o histórico de revisões da página;
  • Você verá uma lista de revisões disponíveis para a página. Cada revisão terá uma data e horário associados a ela;
  • Clique na revisão desejada para visualizá-la. Se a revisão selecionada for a que você deseja restaurar, clique no botão Restaurar para retornar àquela versão da página;
  • O WordPress irá confirmar se você deseja restaurar a revisão. Clique em Restaurar a revisão para confirmar a ação.
Tutorial revisões WordPress

Como evitar a perda de páginas no WordPress?

Assim como as páginas podem ser excluídas por falhas humanas, elas também podem ser removidas por conta de problemas técnicos como falhas no hardware, erros no servidor, erros nos códigos de programação e ataques cibernéticos.

Neste contexto, existem algumas medidas que servem de prevenção contra esses problemas. Primeiramente, é necessário realizar backup do site regularmente para garantir que haja possibilidade de restauração caso algo dê errado. Além disso, é importante usar um tema confiável, como o Divi, e mantê-lo atualizado para que ele funcione corretamente e se mantenha protegido contra vulnerabilidades de segurança.

Outros aspectos para prestar atenção são: atualização do WordPress e uso de plugins.
Mantenha o WordPress atualizado sempre que uma nova atualização estiver disponível, pois isso deixará seu site protegido contra vulnerabilidades conhecidas e permitirá que você tenha acesso aos recursos mais recentes.

Por último, evite usar plugins não confiáveis ​​ou desatualizados, pois eles podem causar problemas em seu site e torná-lo vulnerável a ataques.

Como duplicar uma página no WordPress

Além da recuperação de páginas no WordPress, muitas pessoas também encontram dificuldades na duplicação de conteúdos, pois originalmente a plataforma não oferece essa opção. Para ajudar, preparamos um tutorial, veja:

  1. No menu lateral, clique em Plugins > Adicionar novo. Na tela seguinte, no campo de pesquisa, digite Duplicate posts;
  2. Instale este plugin:
  3. Após a instalação, não se esqueça de apertar o botão Ativar;
  4. Pronto! Com o plugin ativado, ao ir à seção de páginas e passar o mouse sobre cada página irá aparecer a opção Clonar, basta clicar nela, que o conteúdo será duplicado.
Yoast duplicate plugin
Botão clonar no blog

Ferramentas para WordPress

O WordPress por si só é uma plataforma que auxilia muito na criação de sites e oferece várias possibilidades. Além disso, é possível integrá-lo a diversas ferramentas, que servem para automatizar diversas demandas e também auxiliar no desenvolvimento das páginas.

Como dito anteriormente, há ferramentas que disponibilizam temas e layouts pré-prontos, algumas delas são: Elementor, Divi, Beaver Builder, Gutenberg e Visual Composer.

Existem também plugins que servem para funções complementares às das páginas de um site, como otimização para SEO, segurança e backup. Aqui estão algumas das principais ferramentas para WordPress:

Jetpack

Jetpack

Oferece uma variedade de recursos, como estatísticas do site, compartilhamento de redes sociais, otimização de SEO e proteção contra-ataques de força bruta;

Akismet

Akismet

Plugin antispam que ajuda a proteger o site contra comentários de spam e formulários de contato. Ele usa uma tecnologia de filtragem avançada para detectar e bloquear spam automaticamente;

WPForms

WPForms

Permite criar formulários de contato personalizados, pesquisas e formulários de inscrição. Ele oferece recursos avançados, como integração com serviços de e-mail marketing e formulários condicionais;

Updraftplus

UpdraftPlus

É um plugin de backup que oferece a possibilidade de criar backups completos do site e salvá-los em um local seguro. Ele também oferece recursos de restauração de backup para recuperar o site em caso de falha;

Sucuri Security

Sucuri Security

Trata-se de uma ferramenta de segurança do WordPress que ajuda a proteger o site contra-ataques de hackers, malwares e outros tipos de ameaças de segurança. Ele oferece recursos como monitoramento de segurança em tempo real, firewall de aplicativos da web e remoção de malware;

WP Rocket

WP Rocket

Plugin de cache do WordPress que auxilia a melhorar o desempenho do site, reduzindo o tempo de carregamento das páginas. Ele oferece recursos avançados, como otimização de banco de dados, compactação de HTML e CSS e integração com CDN.

WordPress é seguro?

Sim, o WordPress é uma ferramenta segura, amplamente utilizada na construção de diversos sites. A plataforma é atualizada regularmente para corrigir problemas de segurança conhecidos.

No entanto, a segurança de um site depende de outros fatores, além do WordPress, como a qualidade do código do tema e plugins utilizados, a configuração do servidor, a manutenção do site e a atenção dada à segurança pelo administrador do site.

Portanto, para ter um site seguro e páginas funcionando sem nenhum problema, é preciso: manter o WordPress, temas e plugins atualizados; utilizar senhas fortes e alterá-las regularmente; fazer backups regularmente e utilizar uma hospedagem segura e confiável para o seu site WordPress.

Soluções para a criação de sites

A Link Nacional é especialista na criação de sites WordPress. Com um olhar inovador e uma equipe de profissionais qualificados, a companhia desenvolve os melhores websites para diferentes modelos de negócios: desde sites comuns a sites para o recebimento de doações. Clique no banner abaixo para saber mais sobre o nosso serviço.

Nós criamos o seu site

Invista em um site para conquistar o seu espaço na internet

Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
5 1 vote
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Como migrar site de hospedagem

Como migrar site de hospedagem
Captar recursos para ONGs
Captar recursos para ONGs
Como construir site para eventos?
Como criar sites para eventos?

Modelos de landing pages

Exemplos de landing page de sucesso

Por que investir em um site?

Por que ter um site: uma presença online é essencial?

A trajetória do bitcoin

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Últimas postagens

Como transferir hospedagem de sites?

Como transferir hospedagem de sites?

Está insatisfeito com sua hospedagem de sites atual? É hora de considerar uma migração! Transferir hospedagem de sites pode parecer assustador, mas, com as...

Como criar site para eventos?

Como criar site para eventos?

Anda se perguntando como criar site para eventos? Atualmente, com a crescente importância da presença online, ter um site dedicado ao seu evento é essencial...