O plugin para editar o site em WordPress Live Composer é um plugin muito bom para conseguir montar layouts e manter sites em WordPress. A Link Nacional testou a ferramenta, leia mais sobre esse plugin.

No vídeo abaixo, ao assistir fica impressionado com os recursos disponíveis da ferramenta.

O Plugin é gratuito, basta acessar o site do Live Composer e fazer o download do plugin. Dentro da área administrativa do WordPress também é possível instalar o plugin, acesse o link de adicionar novo plugin e procure pelo plugin “Live Composer”.

Após instalado o plugin e ativado será necessário instalar um tema, o Live Composer oferece alguns templates gratuitos e pagos no link:
https://livecomposerplugin.com/themes/

Para instalar o tema é necessário fazer o download do tema e depois dentro do administrativo do WordPress na aba Aparência, em tema e adicione um novo tema informando o arquivo do novo tema que fez o download anteriormente.

 

Alguns cuidados

Tanto o Blank template quanto o Orao Creative são templates bem básicos e a dificuldade inicia já com a incompatibilidade com alguns plugins. Alguns plugins instalados no WordPress ocasionou conflito com o tema e o “Live Composer”. Sem nenhum aviso sobre o conflito dos plugins, foi necessário um tempo até descobrir que eram os plugins que estavam em conflito e quais eram.

Resolvido o problema do plugin, a edição começou a fluir, apesar de ocorrer um erro de SSL, como o blog esta debaixo de criptografia no protocolo https, um link de font dentro do CSS, avisa no Developers Tools do navegador Chrome um erro de carregamento. Isso não influenciou em nada e continuamos com os testes.

Para quem tem conhecimento de desenvolvimento web, a facilidade para o aprendizado de utilização da ferramenta é rápida. Logo é possível fazer os primeiros ajustes e criar algo bacana.

Com os recursos do Live Composer é possível montar todo o site, porém demanda de um plano de hospedagem decente. Aparentemente consome basta recursos da máquina e rede. Se o seu servidor é gratuito, compartilhado ou possui uma net meia boca, a ferramenta se torna um pouco lenta.

No vídeo acima a edição flui de uma forma na qual não ocorreu em nossos testes.

Conclusão

Enfim, depois de tudo rodado nossa conclusão sobre a ferramente é não utiliza-la, pois além de ter poucas opções de temas gratuitos e pagos disponíveis ele é lenta quando se trabalha de forma online.

Com os milhares de temas do WordPress a utilização da ferramenta seria como refazer a roda. Se já tem conhecimento em HTML, CSS e experiência com WordPress irá perceber que o plugin Live Composer não tem o mesmo empenho de um template grátis do WordPress.

Vale a pena o teste, pois acredito que em alguns cenários talvez seja possível a aplicação da ferramenta.

WhatsApp chat