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GLPI Software livre de chamados técnicos de suporte para seu negócio

por | Atualizado em 28 de junho de 2021 | Notícias

GLPI + inventário + chamado técnico

Visão geral GLPI é o Resource-Information Manager com uma interface funcional para a administração via web.

O software pode ser utilizado para abrir chamados técnicos e construir um banco de dados de inventário, para múltiplas funcionalidades do seu negócio, seja computador, software ou impressoras. Suas funções aprimoradas facilitam a vida diária dos gerentes, já que possui um tracking-system com notificações. Além disso, disponibiliza métodos para construir um banco de dados com informações básicas sobre a sua rede de topologia.

A Link Nacional leva você ao universo GLPI, uma suíte completa de código fonte aberto desenvolvida pela empresa francesa TECLIB. A sigla vem do francês Gestionnaire Libre de Parc Informatique, traduzido em português como Gestor de Equipamentos de TI de Código Aberto.

Graças ao trabalho conjunto de centenas de voluntários da comunidade GLPI, atualmente não é apenas o setor de Tecnologia da Informação que se beneficia dos poderes deste software livre, como também agências de marketing, profissionais liberais, administradores e gestores de RH. Se o que você precisa é atingir a melhoria na gestão do suporte técnico do seu negócio, o GLPI tem muito mais a oferecer!

A genialidade de Nikola Tesla permitiu o aprimoramento da corrente alternada, uma forma mais eficiente para a transmissão de corrente elétrica em longas distâncias. Suas vantagens incluem menor custo e maior ganho em produtividade, o que propiciou ao homem do século XXI a possibilidade de inovar também nos sistemas que dependem da corrente alternada para o pleno funcionamento. O GLPI é um exemplo de tecnologia que só foi possível graças à inventividade de Tesla!

Confira agora as novidades em GLPI que a Link Nacional preparou para você!

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GLPI Software livre de chamados técnicos de suporte para seu negócio

O que é GLPI?

Gerenciar as operações em TI nunca foi tão fácil, graças ao GLPI, ferramenta de software ITSM que permite não só o planejamento e gerenciamento do TI da sua empresa, como também a busca pela solução de problemas de maneira ágil. Com o GLPI, você vai obter a melhor experiência, comprovando as melhorias tanto nas solicitações de serviço como no enfrentamento de incidentes. Além disso, você tem à disposição uma base estruturada em melhores práticas, sendo a mais bem-aceita para gerenciamento de serviços na atualidade. É a ferramenta ideal para quem procura aliar praticidade, segurança e confiabilidade na implementação de controle das atividades com mais fluidez.

Como instalar o GPLI?

Para instalar o GLPI, você pode utilizar o Softaculous, um instalador do cPanel que agiliza o processo de instalação de novas aplicações. Confira a seguir:

Login no cPanel
1. Faça o login no cPanel
Clique em qualquer opção abaixo da aba Categorias
2. No Softaculous Apps Installer, clique em qualquer opção abaixo da aba Categorias. A página do Softaculous instalador vai se abrir
Digite “glpi” no campo para pesquisa
3. Digite “glpi” no campo para pesquisa e pressione enter
Clique em instalar
4. Clique em instalar, a página de instalação vai ser aberta
Selecione o protocolo nas opções da lista Selecionar Protocolo
5. Selecione o protocolo nas opções da lista Selecionar Protocolo
Selecione o domínio na lista Selecionar Domínio, ou aceite o domínio padrão
6. Selecione o domínio na lista Selecionar Domínio, ou aceite o domínio padrão
Selecione o diretório em que você quer instalar o programa, ou aceite o diretório padrão
7. Selecione o diretório em que você quer instalar o programa, ou aceite o diretório padrão
Digite o nome de usuário do administrador e a senha
8. Digite o nome de usuário do administrador e a senha
Escolha o idioma padrão
9. Na caixa de seleção Selecionar Idioma, escolha o idioma padrão
Clique no ícone de + para abrir as Opções Avançadas
10. Clique no ícone de + para abrir as Opções Avançadas
Digite o nome da base de dados ou aceite o nome padrão
11. Se você não quiser receber as notificações de atualização por e-mail, clique na caixa Desabilitar Notificações de Atualização por E-mail
Clique na caixa Desabilitar Notificações de Atualização por E-mail
12. Na caixa de seleção Arquivos de Backup, você seleciona a pasta de arquivamento de backups
Selecione a pasta de arquivamento de backups
13. Na caixa de seleção Backups Automáticos, você seleciona os períodos em que Softaculous efetua os backups periódicos do seu sistema.
Selecione os períodos em que Softaculous efetua os backups periódicos do seu sistema
14. Na caixa de seleção Backups Automáticos, você seleciona os períodos em que Softaculous efetua os backups periódicos do seu sistema.
Selecione com qual frequência Softaculous substitui a pasta de backup antigo com a nova pasta
15. Na caixa de seleção Rotatividade de Backup, você seleciona com qual frequência Softaculous substitui a pasta de backup antigo com a nova pasta
Digite um endereço de e-mail no campo E-mail para detalhes de instalação
16. Para receber as informações de configuração depois que a instalação estiver concluída, digite um endereço de e-mail no campo E-mail para detalhes de instalação
Reveja as opções e configurações de instalação e clique em instalar
17. Reveja as opções e configurações de instalação e clique em instalar. Quando a instalação estiver concluída, Softaculous fornece as informações sobre as configurações do aplicativo
Agora o seu sistema está pronto para entrar em operação!

Como abrir chamado técnico no GLPI?

Confira a seguir o processo para abrir seu chamado técnico no GLPI:

  • Para acessar o sistema, efetue login inserindo as credenciais solicitadas
  • O sistema abre uma tela que apresenta tanto os chamados em aberto e solucionados quanto aqueles em situação de atendimento. Aí também é possível selecionar a opção abrir um novo chamado
  • Ao clicar no ícone “Cria um Chamado”, o sistema abre a tela para o preenchimento dos dados relacionados à demanda
  • Preencha os campos solicitados: Tipo, Categoria, Urgência, Ações tomadas, Localização, Observadores, Título e Descrição. Você pode inserir algum anexo, se houver
  • Após completar os campos, basta clicar no botão “Enviar mensagem”. Aguarde a tela de confirmação de abertura do chamado
Agora seu chamado já aparece na lista do sistema!

Conheça o GLPI

Saiba mais sobre o GLPI e confira os recursos poderosos da ferramenta:

Criação de central de serviços

O GLPI é a ferramenta que faltava para você criar sua central de serviços, com a qual você centraliza o gerenciamento de incidentes, bem como as requisições e a gestão de projetos. Tudo em plataforma única, o que facilita o mapeamento de prioridades e agiliza o trabalho em equipe. Além disso, o sistema de help desk é uma mão na roda na solução de problemas. Sua empresa vai produzir mais com mais eficiência em menos tempo!

Painel de controle completo

Com tanta praticidade, o GLPI não poderia deixar de oferecer a melhor estrutura para garantir a melhor performance. Por isso o painel de controle da ferramenta é, além de completo, extremamente intuitivo, auxiliando na rápida localização de comandos e otimizando a operação da plataforma. Sua equipe não vai ter de quebrar a cabeça para concluir suas tarefas!

Base de conhecimento

Como não poderia deixar de ser, o GLPI possui uma base de conhecimento hierárquica, que permite escrever artigos com editor integrado, além de gerenciar traduções e revisões de artigos. Você ainda pode validar seus artigos e restringir o acesso a determinados participantes. Os usuários finais contam com o apoio da FAQ, que funciona como um subconjunto da base de conhecimento. Informação na palma da sua mão em qualquer hora e em qualquer lugar!

Gerenciamento de projetos

Em uma plataforma tão completa, o gerenciamento de projetos precisa acompanhar o fluxo intenso das operações. Dessa forma, o GLPI também oferece uma estrutura devidamente preparada tanto para o acompanhamento, como para a gestão e a alteração de processos. Tudo com a confiabilidade que o seu negócio precisa!

Inventário eletrônico

O GLPI inova ao oferecer o inventário automatizado, que detecta qual software requer atualização, ou se algum hardware precisa ser renovado. O inventário também possibilita a otimização do gerenciamento de ativos, bem como das respectivas licenças. Você não precisa mais se preocupar com a manutenção do sistema sempre atualizado!

Relatórios

O GLPI coloca à sua disposição relatórios que otimizam a sua gestão, tornando a rotina de trabalho mais produtiva. A partir dos relatórios, podemos obter uma visão macro do atendimento, dos fluxos de trabalho e da intensidade dos chamados, que auxiliam na tomada de decisões em momentos de maior demanda. Em tempos de inovação em tecnologia, as engrenagens precisam acompanhar o mesmo ritmo para que tudo funcione em harmonia e praticidade!

Características gerais do sistema

  • Gestão de multi-entidades (multi-parque, multi-estrutura), gestão de multi-usuários.
  • Sistema de autenticação múltipla (local, LDAP, AD, POP / IMAP, CAS, x509) e vários servidores, gestão multilíngue (45 idiomas, inclusive português do Brasil).
  • Sistema de permissões, perfis e paginação, módulose, vários critérios de pesquisas, opção de pesquisa favorita, recurso de notas pessoais e compartilhadas, sistema de publicação via RSS.
  • Configurabilidade de campos de exibição em listas.
  • Sistema de exportação em PDF, CSV, SLK (planilha), PNG e SVG.
  • Saving módulo / restauração do banco de dados para o formato SQL.
  • Exportação do banco de dados para o formato XML.
  • Sistema de notificações sobre eventos (estoque de consumíveis, termo de contratos e licenças), personalizável e por entidade.
  • Backup e Restauração de banco de dados no formato SQL.
  • Recursos de eventos como consumíveis de ações, termino de contratos e licenças.
  • Ações automáticas personalizável.
  • Codificação em UTF8.

Inventário

  • Importa inventários de servidores OCS dados, NG Inventory com o plugin NG OCS Inventory.
  • Importação de agentes de dados de inventário FusionInventory através do plug-in FusionInventory.
  • Número de inventário de computadores com gerenciamento de periféricos internos, gestão de espaço em disco e TCO monitores de inventário ativos com ligação para computador rede de gestão do parque de inventário de hardware com gerenciamento de conexões de periféricos (IP, endereço MAC, redes tomadas, VLANs).
  • Frota de inventário de impressoras com computadores com administração e gestão dos consumíveis associados com gerenciamento de energia e dos limiares de alerta conexão.
  • Dispositivos externos parque Inventory (tabela scanners, gráficos) com parque de telefones de computador de gerenciamento de conexão de inventário, com o gerenciamento de conexão de inventário e computador de gerenciamento de ativos de software e licenças (adquirida, adquirir, locais, oem) e datas de expiração de alocação de equipamentos por área geográfica (sala, chão) hierarquicamente.
  • Gerencia modelos de entrada para todos os itens de inventário para simplificar a inserção de material configurações de arquivamento idêntica fora da gestão de estoques de informação financeira e administrativa (compra, garantia e extensão, de amortecimento).
  • Gestão de estados diferentes para equipamentos (reparação, stock) gestão de periféricos. Monitores genéricos que podem ser associados com vários computadores. Links externos para outras mudanças aplicativos de gerenciamento de log em itens de estoque.

ITIL Service Desk  – Chamados Técnicos

Gestão de solicitações e incidentes (tickets ou chamados) com ou sem gerenciamento de inventário. Mudanças de gerenciamento de problemas e projetos com Gantt gestão de gráficos de chamados recorrentes para manutenção regular. Abrindo chamado técnico via interface WEB ou por e-mail. Regras de negócios de cobrança para a abertura de um chamado (configurável por entidade). Gestão de SLA (acordos de nível de serviço) e escalações pela entidade.

Estatística

  • Relatórios estatísticos personalizáveis ​​com gráficos em PNG, SVG ou de exportação CSV.
  • Global pelo técnico ou empresa, por equipamentos, localização e tipo Per User, por categoria, por prioridade

Usuário final

  • Interface de usuário final para a abertura de chamados com possibilidade de anexar documentos (self-service).
  • Possibilidade de enviar e-mail de acompanhamento para o processamento de chamados.
  • Revisão histórica dos chamados.
  • Capacidade de adicionar comentários aos chamados por interface web ou por e-mail.
  • Pesquisa de satisfação

Técnicos

  • Gestão de emergências, o impacto das categorias prioritárias dos chamados.
  • Modelos de chamados com campos de gestão necessários, links predefinidos e ocultos entre chamados de rastreamento e hisorico dos chamados.
  • Notificações dos eventos por e-mail (configurável e personalizável).
  • Chamados de atribuição de validação de chamados para um ou mais usuários
  • Alterar o usuário e o chamado para o equipamento relevante.
  • Abertura / resolução / aprovação / Vedação de definição de modelos de solução e soluções com ligações a base de conhecimento da atribuição de um tratamento em tempo real a atribuição de um custo de processamento
  • Ver chamados para ser processado pelo técnico.
  • Técnicos verificam a disponibilidade antes de atribuir tarefas.
  • Visualizando o histórico de chamados para um determinado material com horários de intervenção.

Gestão

  • Gestão de Negócios (fabricantes, fornecedores, transportadores, prestadores de serviços). Contratos de gestão associados (empréstimo, aluguel, leasing, seguros, manutenção e entrega) a documentos. Relacionados com a gestão de itens de estoque, contratos.
  • Gestão autorizada.
  • Tipos de documento para gestão de orçamentos.

Reserva

  • Gestão de Reserva para equipamentos de inventário atribuído ao parque, interface de usuário pronto (civil) para as reservas.

Base de conhecimento

  • Gerenciando conteúdo por hierarquia no formato de um FAQ
  • Conteúdo público por objetivos (entidades, perfis, ou usuários)

Relatórios

  • Geração de relatórios sobre hardware.
  • Por tipo de material por contratos associados com informações comerciais.
  • Geral da rede.

Aspectos técnicos

O GLPI utilizar as principais tecnologias:

  • PHP
  • Banco de dados MySQL / MariaDB
  • Págins e HTML e estilos em CSS
  • SLK para gerar relatórios em PDF
  • Interface em AJAX

Dados de acesso do programa GLPI de demonstração:

Link para ver demonstração

Administrador
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Senha: normal

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Soluções em GLPI

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Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
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jair
jair
6 de abril de 2021 16:32

Dados de acesso do programa GLPI de demonstração:Link para ver demonstração do GLPI
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