FB
Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

Principais erros ao instalar plugins WordPress

por | 22/03/24 11:27 | WordPress

O WordPress é a mais conhecida e mais usada plataforma de gerenciamento de conteúdo da internet. E todo este sucesso se deve, entre outros fatores, ao fato de ser ele um sistema gratuito e de poderosa estrutura, onde se pode construir sites profissionais completos, ou seja, com todas as ferramentas necessárias à venda de um ou vários serviços e à produção de conteúdo.

Uma das mais famosas características do WordPress é a possibilidade de instalação fácil dos mais diferentes plugins criados para rodar nos sites da plataforma. Contudo, há situações de erros ao instalar plugins WordPress. Ou seja, é possível que o procedimento de adição desses programas nos sites possa apresentar problemas. Problemas esses que serão apresentados neste texto, que se propõe a falar sobre, a apresentá-los e mostrar suas possíveis soluções.

Continue lendo

O que você vai ler

Soluções WordPress

Do pequeno ao grande site, oferecemos as principais soluções para a plataforma no Brasil.

Principais erros ao instalar plugins WordPress

O que são plugins WordPress?

Plugin é o nome dado a programas (softwares) feitos para acrescentar aos sites capacidades novas. Por exemplo, se uma loja virtual, um e-commerce, precisa receber pagamentos via cartões de crédito, então o administrador do site pode instalar um programa que execute essa tarefa e, assim, dê aos clientes essa opção de pagamento.

O WordPress possui milhares de plugins. Praticamente qualquer desenvolvedor pode criar um desses programas, seja para download e instalação gratuitos, seja para fins comerciais.
Há também aqueles plugins, por assim dizer, nativos à própria plataforma. Esse é o caso, por exemplo, do GiveWP, que dá ao site a capacidade de receber doações através da internet. Existe também o WooCommerce, que estrutura o site de modo que ele funcione como uma loja virtual.

Plugins WordPress
Para usar qualquer um desses plugins no seu site, você precisa fazer antes a sua instalação. Durante esse processo, pode ser que você se depare com algum erro, que a impeça de ser concluída. Por isso, listamos aqui alguns desses erros mais comuns e explicamos algumas das formas de corrigi-los.

Principais erros ao instalar plugins WordPress

Continuando na mesma linha de raciocínio do tópico anterior, dizíamos que o procedimento de instalação de um plugin WordPress pode apresentar falhas. Isso não é algo comum, mas quando acontece, impossibilita a instalação das aplicações.

Erro
Por isso, resolvemos listar aqui os mais frequentes erros ao instalar plugins WordPress, aqueles que mais se repetem na instalação dos plugins WordPress. Assim, ao se deparar com um deles, você conseguirá identificá-lo e aplicar a melhor solução para o caso.

ionCube PHP Loader

O ionCube PHP Loader é um programa, uma extensão do ionCube. A função do ionCube PHP Loader é decodificar, é desfazer a criptografia dos programas feitos em linguagem PHP, para que eles possam ser executados e funcionar normalmente.

Ele é necessário quando os códigos (dos softwares feitos em PHP) são previamente criptografados por uma outra extensão do ionCube: o ionCube encoder. Esta serve para dar aos softwares uma camada a mais de proteção. Contudo, na hora de rodar (de executar) o programa PHP, é necessário que ele esteja decodificado, ou seja, com a criptografia desfeita. O responsável por essa tarefa é o ionCube PHP Loader, que decodifica a criptografia realizada e permite a execução do software.

PHP Encoder
A falha na instalação dos plugins WordPress acontece precisamente nas situações em que os programas são criptografados (usando o ionCube encoder) e o ionCube PHP Loader não está instalado para desfazer essa criptografia. Nesses casos, o painel WordPress apresenta a seguinte mensagem de erro:

“Site error: the ionCube PHP Loader needs to be installed. This is a widely used PHP extension for running ionCube protected PHP code, website security and malware blocking. Please visit get-loader.ioncube.com for install assistance.”

A tradução desta mensagem é essa:

“o ionCube PHP Loader precisa ser instalado. Esta é uma extensão PHP amplamente usada para executar código PHP protegido por ionCube, segurança de sites e bloqueio de malware. Visite get-loader.ioncube.com para obter assistência na instalação.”

Aqui na Link Nacional, a maioria de nossos plugins recebe a criptografia do ionCube encoder e, por isso, rodam também o ionCube PHP Loader. No entanto, se, ao tentar instalar um de nossos plugins WordPress, este erro vier a acontecer, entre em contato com a nossa equipe de suporte para a instalação da extensão ionCube PHP Loader.

A pasta de destino já existe

Um outro erro que você pode ter que enfrentar se manifesta através de uma mensagem cujo conteúdo diz que a pasta destino do plugin já existe; isto é, a pasta onde ficará guardado o arquivo em que foi escrito o código do plugin a ser instalado.
Em síntese, isso acontece quando, ao pesquisar por um determinado plugin dentro painel administrativo do WordPress e clicar no botão Instalar agora, você recebe a seguinte mensagem:

“Instalação falhou: a pasta de destino já existe.”

Quando este erro aparece é porque há realmente uma pasta do plugin a ser instalado entre as demais pastas de plugins do seu site. De modo que, se você acessar o painel de controle do seu site, entrar no gerenciador de arquivos e em seguida na pasta que amazena os plugins, você encontrará a pasta do plugin a ser instalado.

Nesse caso, toda a solução consiste basicamente em excluir esta pasta. Depois, tentar novamente instalar o plugin dentro do painel WordPress.

Para facilitar a compreensão do que deve ser feito, deixamos abaixo um vídeo do nosso canal que demonstra a solução em mais detalhes.

Versão do PHP

A versão da linguagem PHP, através da qual o WordPress funciona, também pode ser uma causa de erros na hora de instalar um plugin. Isso acontece porque essa linguagem de programação recebe, de tempos em tempos, novas atualizações, novas versões, que melhoram os sistemas e os deixam mais seguros.

Pois bem, o WordPress é um sistema feito em PHP, ou seja, a linguagem de programação através do qual ele funciona é o PHP. Isso implica que se o PHP recebe uma nova versão, o WordPress do seu site também precisa ser atualizado para esta nova versão, a fim de que você possa desfrutar dos benefícios que ela traz.

Olhando agora para os plugins WordPress, em geral eles são desenvolvidos para funcionar nas versões mais atuais do PHP. E é neste ponto que aparece o erro na hora de instalar um novo plugin no site: pois se o plugin que você deseja usar exige que o PHP do WordPress esteja em uma determinada versão (por exemplo na versão 8.1), mas a versão atual do PHP funcionando no seu WordPress é uma mais antiga (7.2), então fatalmente você receberá uma mensagem de erro e a instalação não acontecerá.

A solução deste erro passa por atualizar o PHP do seu WordPress, de preferência para a versão mais atual. Desse modo, a versão PHP do seu WordPress estará compatível com a versão exigida pelo plugin. E, assim, você poderá instalá-lo e usá-lo sem problemas.

Para realizar essa alteração na versão PHP do seu WordPress você tem duas alternativas: entrando em contato conosco e solicitando este procedimento ou você mesmo pode realizá-lo seguindo os passos do vídeo a seguir.

Soluções WordPress

Depois de aprender sobre os principais erros que podem aparecer ao tentar instalar um plugin WordPress, conheça as demais soluções que oferecemos para sites feitos nessa plataforma. Pois, somos especialistas em WordPress e, além do suporte para a correção de erros como esses de instalação dos plugins, também realizamos outros serviços: criação e hospedagem de sites, desenvolvimento de plugins, manutenção e muitos outros. Conte com as nossas soluções para WordPress!

Soluções para WordPress

Redação: Pablo Gomes
Redator e produtor de conteúdo, escrevendo e editando textos sobre ferramentas, sistemas web, para o blog e para as redes sociais. Também ajuda a preparar os vídeos postados no canal da Link Nacional no YouTube.
5 2 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

DirectAdmin ou cPanel?

DirectAdmin ou cPanel?

Estratégia de conteúdo

Estratégias de conteúdo: domine as técnicas para crescer

Como evitar Spam no WordPress

Saiba como evitar comentários spam no WordPress
Como acessar um site fora do ar
Saiba como recuperar um site que saiu do ar

Como recuperar Instagram

Como restaurar Instagram hackeado em poucos passos

Como migrar site de hospedagem

Como migrar site de hospedagem

Últimas postagens