Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Como adicionar Trabalhos Cron pelo Cpanel?

por | Atualizado em 4 de janeiro de 2018 | cPanel

Para que servem os trabalhos cron?

Os Trabalhos Cron ou Cron Jobs servem para automatizar comandos ou scripts em data e hora pré-definidos. Esse recurso permite que você execute automaticamente comandos como limpeza de cache, atualização do sistema, envio de e-mails e outros. Para automatizar Trabalhos Cron é necessário um conhecimento básico de comandos Linux e um suporte adequado do seu provedor de hospedagem. A Link Nacional disponibiliza planos de hospedagens que permitem a utilização desse recurso.

Para acessar o recurso Trabalhos Cron  é necessário fazer login no Cpanel. Depois procure pelo ícone do trabalhos Cron ou Cron Jobs ou digite na barra de busca. Veja na imagem abaixo:

Como configurar os Trabalhos Cron?

A primeira configuração a ser feita nos Trabalhos Cron é a de e-mail. Você deve definir um e-mail para receber informações de quando os Trabalhos Cron foram executados. Ou seja, toda hora que um script ou um comando for executado e gerar resultado você será informado por meio de um aviso de e-mail. Sempre na data e hora programados para aquela função. Caso não queira receber esse e-mail de aviso, você pode redirecionar a saída. Para isso utilize o comando “/dev/null” no campo do seu script. Exemplo: “mycommand >/dev/null 2>&1″.

Nessa fase de configuração você verá o e-mail atual, ou seja, o e-mail configurado como padrão. Caso queira modificar preencha o campo email com o endereço eletrônico que deseja. Depois clique em atualizar e-mail. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Como adicionar novos Trabalhos Cron?

Para adicionar um novo Trabalho Cron é necessário definir a periodicidade desse script ou comando. Caso ele seja executado apenas uma vez utilize a opção configurações comuns. Mas caso o seu script tenha que ser executado mais de uma vez, cheque as opções disponíveis. Existem opções para executá-lo uma vez por minuto, uma vez por hora, uma vez por dia e uma vez por ano. Caso queira personalizar o horário da execução preencha os campos minuto, hora, dia, mês e dia da semana. Lembrando que também é possível executar apenas nas segundas-feiras, ou na primeira quinzena do mês.

O último campo é destinado para o script ou o comando que devem ser executados no seu site. Caso tenha dúvida de como preencher esse campo contacte um desenvolvedor de sua confiança. Não execute os Trabalhos Cron se não dominar esse recurso ou o próprio script que será executado. Isso poderá acarretar em problemas de funcionamento no seu site ou até uma sobrecarga no servidor.

0 0 vote
Vote no Artigo

Comentários

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Instagram Reels: saiba tudo sobre o app

Instagram Reels: saiba tudo sobre o app

Faça a diferença nos seus 15 segundos de fama com o Instagram Reels Imagine só o que seria o Instagram Reels nos anos 1960 de John Lennon, quando o jovem inglês lacrou a sociedade contracultura de então ao confessar que os Beatles eram mais populares do que Jesus?  Do...

ler mais
Criar site com chat online: quais as vantagens e como fazer?

Criar site com chat online: quais as vantagens e como fazer?

Não há nenhum segredo para criar site com chat online. Você precisará apenas de um bom gerenciador de conteúdo, como o WordPress, e um serviço que ofereça as funcionalidades necessárias. Gestores geralmente procuram por esse tipo de solução para otimizar o trabalho...

ler mais
Descubra como criar site para advogado

Descubra como criar site para advogado

Se você chegou até este artigo enquanto procurava saber como criar site para advogado ou para o seu escritório de advocacia, certamente deve saber que, nos dias atuais, garantir a presença no meio online não é mais considerado como um diferencial competitivo, mas sim...

ler mais
Como criar um site de marketplace no WordPress?

Como criar um site de marketplace no WordPress?

As plataformas de marketplace são vistas por muitas pessoas como sistemas altamente complexos que requerem grandes estruturas de TI, o que não é verdade. Neste artigo, ensinamos como criar um site de marketplace no WordPress sem abrir mão da segurança e da qualidade....

ler mais

Compartilhar

Compartilhe com sua rede.

WhatsApp chat