Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Protocolo FTP: o que é e como transferir arquivos

por | Atualizado em 23 de junho de 2022 | Destaque, Hospedagem de sites, Tutorial

Se você já ouviu falar em protocolo FTP(File Transfer Protocol), mas ainda não usou, chegou a hora de saber mais sobre esta tecnologia, que facilita a vida de empresas, profissionais da área de tecnologia e usuários da internet em todo o mundo. O FTP é uma opção tanto para o envio quanto para o recebimento de arquivos pela web, além de ser útil para a criação ou mesmo a manutenção de sites. Também é uma excelente forma de compartilhar arquivos na internet, podendo ainda ser usada como backup na nuvem. Ele aceita qualquer tipo de arquivo que você queira transferir ou baixar, como por exemplo imagens e vídeos, conteúdos escritos e áudios.

O protocolo foi uma ideia desenvolvida pelo estudante Abhay Bhushan, em 1971. Alguns anos depois, foi criado o protocolo TCP/IP, que acabou se tornando o padrão para uploads e downloads na rede. Quando você acessa um site e faz o download de algum arquivo, está usando a lógica do protocolo FTP. Por meio do seu computador conectado à internet, você acessou um servidor, responsável pela hospedagem do site, e realizou uma operação de baixar um arquivo. A diferença é que o FTP permite que você faça outras operações na rede, como transferir e compartilhar arquivos com grande quantidade de dados. Tudo isso de forma segura e muito prática.

Por isso, quando for desenvolver um projeto com alta quantidade de dados, ou mesmo precisar de mais espaço para armazenar seus arquivos, considere o FTP como uma solução simples e muito eficaz. E é pensando em oferecer mais praticidade no seu dia a dia que a equipe da Link Nacional não para de trazer os melhores conteúdos em tecnologia e criação de sites até você. Confira nosso post e descubra como deixar suas operações com arquivos na web mais veloz e prática!

Continue lendo

Nós temos a solução

que você precisa
Protocolo FTP: o que é e como transferir arquivos

O que é protocolo FTP?

O protocolo FTP ou File Transfer Protocol é um protocolo utilizado para transferência de arquivos na web. O protocolo FTP é ideal para empresas que mantêm páginas na web, movimentando alto volume de informações para deixar a manutenção do site em dia. O FTP foi criado nos anos de 1970, pelo então estudante de engenharia elétrica Abhay Bhushan. De origem indiana, Bhushan se tornou cientista da computação e contribuiu com seu trabalho para a criação da arquitetura TCP/IP. No ano de 1972, por meio da especificação RFC 354, o protocolo FTP foi implementado para permitir a transferência de arquivos na rede Arpanet, um modelo de rede que deu início ao desenvolvimento da internet.

Ainda que seja possível armazenar os dados em um disco rígido, não é viável deixar todo o histórico do site em um único local, pois podem ocorrer falhas na máquina e até perdas do conteúdo. Também é uma alternativa interessante para usuários finais. Se você precisa enviar algum conteúdo a uma pessoa que está bem distante, pode fazer isso encaminhando um e-mail ou mesmo um arquivo em nuvem. Mas e se você precisa enviar dados enormes, de maneira constante, por muito tempo, vai ter de adotar uma solução que atenda à sua necessidade. É aí que o FTP entra em cena. A segurança oferecida pelo FTP, mais a facilidade para acessar e operar os dados fazem dele uma saída mais adequada para evitar os riscos de perder ou danificar alguns deles.

O que significa FTP?

O nome do protocolo FTP significa File Transfer Protocol, que em português quer dizer Protocolo de Transferência de Arquivos. O FTP funciona como um servidor, no qual você pode armazenar seus arquivos para acessar quando quiser. Ou ainda pode enviar e receber arquivos, pois o protocolo FTP garante que o processo ocorra com segurança tanto no envio como no recebimento das mensagens.

O que é protocolo FTPS?

O Protocolo FTPS segue a mesma lógica do protocolo FTP, com a diferença de que seu padrão de segurança é maior. Por meio do Secure Socket Layer – SSL, uma tecnologia que trabalha com a criptografia dos dados a serem transmitidos, o FTPS faz com que a mensagem seja codificada durante o processo de transmissão, tornando o seu envio mais seguro. Ao chegar ao seu destino, a mensagem retorna ao seu estado de leitura, para que o receptor possa ter acesso sem ter que descriptografar o arquivo. O protocolo FTP funciona com base na Transmission Control Protocol – TCP, tanto de modo ativo quanto passivo. Por meio dos canais de comandos e de dados, a comunicação entre o cliente e o servidor é estabelecida. Nos primórdios da internet, a rede era restrita, o que não demandava a preocupação com a segurança dos dados, como observamos atualmente.

O que é o protocolo SFTP?

Já o protocolo SFTP é outra modalidade de protocolo FTP que inclui uma proteção maior na segurança de transmissão. Mas em vez do SSL, usa a tecnologia Secure Shell – SSH. Neste sistema, em vez de criptografados, os dados são empacotados em SSH, o que permite aos usuários a definição de senhas pessoais para o acesso seguro aos pacotes. É como se você fosse acessar sua caixa de e-mails, que só é liberada depois que você efetua o login no sistema. Com uma senha, a transmissão dos arquivos em SSH se torna mais segura, sendo ideal para a transferência de conteúdos sigilosos, em que só quem possui a senha correta consegue acessar os dados empacotados.

Quais as diferenças entre os protocolos FTP, FTPS e SFTP

Além da definição de protocolo FTP, FTPS e SFTP, é importante saber que outras funcionalidades oferecem, pois podem ser muito úteis para o dia a dia de quem trabalha com armazenamento de grande quantidade de dados e precisa acessá-los de maneira rápida. Confira a seguir as diferenças entre cada um dos protocolos:

FTP

É uma opção para armazenamento de dados, sem comprometer o espaço em disco do computador. Pode ser também um meio de efetuar backups, sem correr o risco de perder dados importantes. Hoje, porém, o FTP se tornou ultrapassado, pois seus recursos de segurança já não atendem a todas as demandas dos usuários. Por isso aos poucos vem sendo substituído pelo FTPS ou pelo SFTP.
FTP: File Transfer Protocol
FTPS: File Transfer Protocol Secure

FTPS

Pode ser de tipo implícito, que criptografa todas as informações a serem transmitidas; ou explícito, em que o usuário define quais informações devem ser criptografadas. A segurança da conexão é garantida pelo uso da criptografia, o que impede a ação de programas maliciosos, impedindo que seus dados sejam interceptados.

SFTP

Neste protocolo a transferência dos dados é feita em um único canal, além de oferecer autenticação segura por meio de um nome de usuário e senha. Outra opção é a criação de chaves de criptografia, que podem ser privadas ou públicas. Dessa forma, os dados a serem transmitidos estarão seguros contra ataques e ameaças da rede.

SFTP: SSH File Transfer Protocol Secure

Como acessar o FTP via browser?

O protocolo FTP pode ser acessado a partir do browser, veja como é simples e rápido:

Digite ftp://número do ip na barra de navegação;

  1. Insira o nome de usuário;
  2. Insira a senha;
  3. Tecle enter
Com estes passos simples, seu FTP pode ser facilmente visualizado!

Como transferir arquivos via FTP?

Para transferir arquivos por meio do FTP, é fácil e rápido. Os arquivos permanecem em um local seguro na rede, gerenciado pelo servidor. O acesso pode ser feito a partir da conexão à internet, sendo possível transferir seus arquivos de forma prática, sem complicações. A diferença entre a transferência via FTP e outros meios de transmissão de dados é a presença do servidor, além da maior segurança e facilidade para lidar com arquivos muito pesados.

Como transferir arquivos via FTP?

Aplicativos para transferir arquivos via FTP

Existe uma variedade de aplicativos para transferência de arquivos por meio do protocolo FTP. Além de oferecer a facilidade no uso da interface, os aplicativos permitem a edição rápida e sem complicação dos seus arquivos. Veja algumas das opções mais usadas a seguir e escolha a sua!

FileZilla

O FileZilla é um dos mais populares programas para transferência de arquivos em protocolo FTP. E não é por acaso. Além da facilidade de uso, mesmo para usuários iniciantes, ele é super leve e permite a edição de arquivos de maneira remota, o que ajuda na hora de acessar seu FTP pela rede. Também conta com uma ferramenta para agilizar o acesso aos arquivos, com duas árvores de gerenciamento. O FileZilla funciona em código aberto, e sua flexibilidade de uso a partir de Windows ou Linux é o que faltava para que seja considerado um dos melhores aplicativos FTP do mercado.

Free FTP

A proposta do Free FTP é levar aos usuários transferências de arquivos em protocolo FTP mais rápidas. Seu diferencial já começa pela conexão ao sistema, por meio de um clique. Os downloads e uploads são mais simplificados, com a função arrastar e soltar tanto no seu servidor quanto no computador. No painel Atividade FTP, você visualiza o status das suas atividades, ou pode pausar e até mesmo cancelar suas transferências. O gerenciamento do seu site vai ficar ainda melhor com Free FTP.

Cyberduck

O Cyberduck é um servidor grátis para protocolo FTP e SFTP. Acessível pelos sistemas Mac e Windows, com ele você vai poder transferir e baixar seus arquivos com toda a segurança das conexões em SSL ou TLS. Ele ainda oferece suporte para criptografia, com chave pública e autenticação segura de dois fatores. O Cyberduck é o que há de mais prático e moderno em armazenamento em nuvem.

WinSCP

O WinSCP é um aplicativo de protocolo FTP que busca se atualizar constantemente. A última versão oferece, além de lista com os arquivos para transferência em segundo plano, suporte FTP para servidores VMS. A interface gráfica para o usuário é intuitiva e fácil de usar, e ainda conta com editor de texto integrado.

Transmit

O Transmit promete ser a geração do futuro para transferência de arquivos em protocolo FTP do macOS. Sua interface é poderosa e conta com uma ampla gama de serviços na nuvem, além dos tradicionais FTP e SFTP. Com o Transmit, os serviços de arrastar e soltar estão cada vez mais simplificados, tornando a experiência do usuário mais facilitada e veloz.

Como instalar um aplicativo de FTP

Para instalar um aplicativo de protocolo FTP, basta fazer o download do programa no site do seu produtor. Não se esqueça de observar o seu sistema operacional e de selecionar a versão mais atual do programa. Depois de concluído, clique sobre o arquivo executável e permita a instalação como administrador. Cada aplicativo tem um modo de instalação, por isso siga os passos de acordo com o programa que você escolheu. De uma forma geral, a instalação é bem rápida, não sendo difícil concluir esta operação.

Como configurar um aplicativo de FTP

Depois de instalar, é hora de configurar seu protocolo FTP. Acompanhe o passo a passo e veja como é simples e rápido:
  1. Abra o programa FTP
  2. Digite o endereço de FTP conforme o exemplo: ftp.nomedoseusite.com
  3. Digite o nome de usuário
  4. Digite a senha
  5. Digite uma das portas de acesso:
    • 21, se for FTP
    • 22, se for SFTP
  6. Clique em Conectar
  7. Clique ok
Pronto! Agora você já pode acessar suas pastas e transferir seus arquivos com segurança e praticidade!

Qual a porta padrão de FTP?

Por padrão, o protocolo FTP usa a porta 21, e o SFTP, a porta 22. O que acontece se eu configurar o FTP com a porta 22? Se você configurar o protocolo FTP na porta do SFTP, vai ocorrer um erro de conexão e uma mensagem é adicionada ao log de evento. Na hora de fazer sua configuração, não se esqueça deste detalhe.

Vantagens e desvantagens em transferir arquivos por FTP

As vantagens ou desvantagens em transferir arquivos via protocolo FTP dependem da sua necessidade real em baixar ou transferir arquivos que demandam maior espaço de armazenamento. Confira algumas dicas para saber se você deve ou não usar o FTP na sua rotina:

Vantagens:

  • transferência de grande quantidade de dados
  • arquivos ficam armazenados na internet
  • mpraticidade para mover e gerenciar arquivos
  • Rsalvamento automático dos processos executados
  • segurança e proteção de acesso (por meio da criptografia e logon)
  • backup online
  • maior espaço em disco

Desvantagens:

  • pode ser um pouco difícil de usar para quem ainda não tem familiaridade com a tecnologia FTP
  • Qé inviável se não for para armazenamento de arquivos muito grandes

Em linhas gerais, o protocolo FTP veio para trazer mais benefícios à vida dos usuários da rede, por meio de um modelo eficaz para manter seus arquivos sempre à mão e em segurança.

    Soluções para transferência de arquivos

    Se você achava que protocolo FTP era coisa de outro planeta, agora já sabe como pode ser uma excelente forma para baixar e compartilhar arquivos na web, sem pesar seu computador. Aqui na Link Nacional você vai encontrar as melhores soluções para transferência de arquivos, seja em FTP seja via gerenciador de arquivos do cPanel.
    Com especialistas de primeiro nível em tecnologia, a Link Nacional não perde as últimas novidades do universo digital. Tudo para oferecer serviços de hospedagem e configuração de sites para empresas de diferentes setores, de lojas virtuais a escolas EAD e Organizações da Sociedade Civil. Não perca tempo dando voltas por aí, venha para a Link Nacional e veja sua marca decolando na internet!

    Nós temos a solução

    que você precisa

    Ficha técnica:

    Designer: Bruno Gonzalez
    Editor: Bruno Ribeiro de Oliveira
    Produtora de conteúdo: Link Nacional

    Licença de uso:

    Os conteúdos da Link Nacional são protegidos pela licença de uso.

    Redação: Angélica Campos
    Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
    5 1 vote
    Vote no Artigo
    guest
    Por favor entre com seu nome completo
    Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
    Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Últimos Web Stories

    Últimas postagens

    Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

    Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

    Satoshi Nakamoto é um misterioso codinome do criador do Bitcoin, existem muitas especulações sobre a sua identidade, afinal, quem é Satoshi Nakamoto?