FB
Domínio Grátis

Como personalizar páginas do WordPress no Divi

por | 15/07/22 12:20 | Notícias, Criar site, WordPress

Ao planejar um site, um dos fatores fundamentais a ser considerado pelas empresas é a experiência do usuário (UX); pois dela depende o sucesso de muitos negócios, sobretudo os negócios digitais. Neste ponto, começamos a tratar do tema deste post; falaremos como personalizar páginas do WordPress no Divi. 

O termo personalizar, da forma que usaremos neste texto, se refere ao desenvolvimento de um layout harmônico e visualmente agradável a quem acessa as páginas; e também a inserção de conteúdos e a criação de recursos novos que facilitam a usabilidade. Tudo isso contribui com a satisfação daqueles que têm contato com o site e, assim, também ajuda a aumentar o fluxo de acessos.

Continue lendo

Hospedagem de Site

Cuidamos da infraestrutura para que você possa ficar tranquilo com seu negócio

Como personalizar páginas do WordPress no Divi

Como personalizar páginas do WordPress no Divi

O leque de opções para se customizar páginas de um site no WordPress, atualmente, é vasto. Entretanto, dado o dilema de desenvolver sites com layouts bonitos, modernos, eficientes e atrativos no menor tempo possível, algumas alternativas se tornam mais interessantes do que outras.

Isso porque até é possível, por exemplo, fazer esse trabalho indo direto ao código ou usando a tela de personalização do WordPress, chamado de “Gutemberg”. Essas são alternativas válidas. Entretanto, nenhum desses caminhos, hoje, é mais eficiente do que usar um construtor de páginas. E sobre eles, falaremos agora mais detalhadamente.

Construtores de páginas para WordPress

Os page builders são ferramentas facilitadoras. Eles possibilitam que as páginas de um sites sejam produzidas rapidamente por meio de uma interface bem mais agradável, ou seja, sem a necessidade de usar códigos.

Basicamente, com os construtores, qualquer pessoa pode construir um site do zero, com o layout e os recursos que desejar. Dentro do WordPress, há os plugins desses page builders, que podem ser instalados para a partir daí utilizar todas utilizar todas as facilidades que eles oferecem na criação das páginas.

A lista dos page builders disponíveis no WordPress é bastante extensa. Por isso, neste artigo focaremos em um desses construtores, o Divi Theme. Falaremos aqui um pouco sobre ele e a respeito de como usá-lo para personalizar as páginas, além de abordarmos algumas de suas principais funcionalidades.

O que é o Divi Theme?

O Divi pertence à empresa Elegant Themes e é um construtor de páginas facilmente instalável no WordPress. Na verdade, ele oferece pacotes de sites com o layout já preparado, deixando ao desenvolvedor apenas a responsabilidade de personalizar conforme a sua preferência.

Atualmente, o Divi possui vários pacotes de sites(templates) completos, sobre diferentes temas como, comércio, tecnologia, moda, beleza, saúde, etc. Basta então você escolher o pacote cujo tema mais lhe agrada, baixá-lo e em seguida começar personalizá-lo. Além disso, o Divi conta com 46 módulos de recursos possíveis para serem adicionados a uma página web. Os módulos podem servir para oferecer ferramentas importantes às páginas ou mesmo apenas como um componente a mais do estilo. São alguns exemplos de módulos:

Botão

Auditivo

Blog

U

Pesquisa

b

Menu de largura total

Opt-in de e-mails

Imagem

Controle deslizante

Você pode combinar os módulos Divi com qualquer tema e, assim, personalizar suas páginas, adicionando as ferramentas que elas necessitarem.

Demonstração gratuita do Divi Theme

Para quem quer fazer um teste 100% gratuito, a Link Nacional, por meio do site CriarSite.Online, disponibilizou uma demonstração para você conhecer e começar a mexer nas ferramentas do Divi. A demo permite que você crie páginas, escolha um template e comece a personalizar a sua página.

Como usar o Divi para customizar uma página?

Para começar a usar os recursos do Divi na customização das páginas, o primeiro passo é instalá-lo no WordPress. Antes é necessário pagar por uma das duas formas de assinaturas que a ferramenta oferece, depois, na seção Temas no WordPress você consegue instalá-lo e enfim começar a usar seus recursos.

*Para os clientes de Hospedagem da Link Nacional a licença do Divi é gratuita.

Ao abrir o Divi, você irá deparar-se com 3 opções: construir do zero, selecionar layout e clonar página existente. Explicaremos agora em mais detalhes as funções e os recursos de cada uma dessas opções.

Construir do zero

Ao escolher construir do zero, você recebe, por assim dizer, um modelo em branco e a partir dele, usando os recursos do Divi, você inicia a construção de todo o layout da sua página. Primeiro, você recebe uma seção e nela será convidado a adicionar linhas – ou caixas – onde ficarão os conteúdos da sua página: botões, formulários, barras laterais, abas, etc.

As seções são divisões da tela: você pode dividi-la, seja na vertical ou horizontal, ou escolher os modelos de seções. Há muitos modelos, uns que repartem a tela em pedaços maiores e menores, outros que o fazem em 3 ou 4 partes, etc. Em cada seção você vai adicionar linhas e trabalhar dentro delas. A escolha do modelo de seção deve acontecer conforme sua criatividade.

E assim também deve ser com as linhas. No Divi, uma linha funciona como uma caixa, que receberá os conteúdos propriamente ditos de uma página web; ou seja, formulários, barras, botões, menus, etc. E tal como colocado no início deste parágrafo, você pode personalizar a maneira de dispor as linhas dentro de uma mesma seção. Os modelos de linhas oferecem a possibilidade de dividir uma seção em duas, três ou mais colunas. Depois de bem estabelecidas as seções e, dentro delas, as linhas, é hora de começar a adicionar os elementos web, por isso trataremos agora dos módulos.

Com os módulos a sua página começa a tomar uma forma mais visível. Os módulos são os elementos mesmos das páginas web. Assim que você abre uma linha, aparece nela um botão com o símbolo + e em formato circular. Ao clicar nele aparecem vários módulos de componentes web os quais você pode usar para montar sua página. Listamos aqui apenas alguns exemplos para que você tenha a ideia da variedade que o Divi oferece:

Menu

Texto

Vídeo

Abas

Áudio

Formulário de contato

Esses são apenas alguns exemplos; há também uma biblioteca a partir da qual você pode encontrar novos modelos. E isso vale inclusive para as linhas e seções, ou seja para cada uma há também uma biblioteca. E essa manipulação livre de todos esses recursos é a primeira forma pela qual você consegue personalizar as páginas do seu site.

Selecionar layout

Caso você tenha achado muito trabalhoso ter que pensar, planejar e construir por si mesmo o layout, esta alternativa da qual trataremos agora certamente o conquistará. A opção Selecionar layout entrega exatamente aquilo que promete o seu título. Ao entrar nela você se depara com uma biblioteca de layouts, ou temas, já prontos. São mais de 800 layouts disponíveis para serem escolhidos conforme a sua preferência.

Esses temas para WordPress são, na verdade, pacotes. Em cada pacote há várias páginas para o seu site: Home, página de destino, Faq, sobre, páginas de contatos, e muitas outras. À esquerda da tela, há um campo “Pesquisar” – por onde você consegue filtrar o layout diretamente pelo nome, caso já o conheça.

Também do lado esquerdo, há uma seção Categorias com uma barra lateral, listando as categorias dos temas. Selecionando uma delas, aparecem para você os temas que pertencem a ela.

As categorias existentes na biblioteca são as seguintes:

Art & Design

Negócios

Community & Non-Profit

Elementos

Fashion & Beauty

Lifestyle

Uma vez que você escolheu o seu layout, basta então clicar em “Selecionar Layout” e começar a fazer as alterações necessárias. Aqui as possibilidades são infinitas, pois não se trata apenas de preencher os campos do modelo com as informações do seu negócio. Há a possibilidade de, em cada seção, adicionar novas linhas e em cada linha colocar novos módulos.

Dito de outro modo, isso quer dizer que, mesmo o tema sendo já predefinido, você tem a liberdade de melhorar o layout, criar novos recursos, botões, abas, menus, etc. E, assim, você tem uma segunda forma de personalizar as páginas do seu site.

Clonar página existente

A última opção permite que você faça a edição de uma página sua já criada no WordPress. Ou seja, nesse terceiro caminho você não vai começar uma nova página do zero, nem usar um dos templates já prontos. Na opção de clonar a página você consegue carregar uma página web com todo o seu conteúdo, que esteja no WordPress, publicada ou não, e editá-la no Divi conforme o seu desejo.

Ao entrar em Clonar página existente serão apresentadas todas as páginas que você possui na sua conta do WordPress. A partir daí, você escolhe uma, clica nela e, enfim, será possível modificá-la: criar ou apagar seção, linha, usar os módulos, incluir efeitos, etc.

Principais funcionalidades do Divi

Nesta seção abordaremos algumas das principais funcionalidades que o Divi apresenta. Na verdade, ele tem muitas funções e esse fato nos impossibilita aqui de falar sobre todas, uma a uma. Por isso, selecionamos aqui aquelas de maior destaque e procuramos comentar um pouco sobre suas utilidades na construção das páginas.

Criação de páginas responsivas

Com o Divi, desenvolver páginas responsivas é muito mais fácil. Isso porque ele disponibiliza uma ferramenta para a visualização do layout em diferentes telas no momento mesmo da construção. Ou seja, enquanto você cria a sua página, é possível verificar como ela fica ao ser aberta em um smartphone ou tablet e, a partir daí, realizar as alterações necessárias.

Desse modo, o desenvolvedor consegue ter maior controle sobre o processo, pois usando o próprio Divi ele consegue alterar as dimensões do layout para diferentes resoluções de tela. Assim, seu trabalho ganha em facilidade, agilidade e produz melhores resultados.

Transformar controles e efeitos

Essa opção se refere à possibilidade de manipulação dos elementos de página web. E esse manipulador de conteúdo não trata apenas de modificações simples, como mudança de cores ou alteração de tamanhos. Na verdade, no Divi, você consegue editar os elementos e dar a eles efeitos que, antes, só eram possíveis por meio de programas específicos; tais como o Photoshop e o Sketch.

Estilos extensíveis

Estilos extensíveis é o recurso com o qual você consegue adicionar um design já criado a outros elementos da página em edição, ou mesmo de outra página. Dito de outro modo, caso você goste do design de uma determinada imagem e queira estendê-lo a outras, no Divi, Isso é possível.

Divi ações rápidas

O Divi ações rápidas é uma ferramenta que funciona como uma espécie de motor de busca. Ou seja, ele serve para ajudar você a encontrar, seja no próprio construtor, seja no WordPress informações sobre configurações, vídeos com a execução de determinadas tarefas, etc. Sua função é facilitar a pesquisa e apresentar respostas úteis. Então, se você quer, por exemplo, saber sobre o funcionamento de um recurso ou busca descobrir como usar certa ferramenta, basta digitar no campo de pesquisa e ele apresentará rapidamente alguns vídeos de ajuda e outras formas de resposta.

Tipos de licenças para o Divi

Depois de apresentar todo esse universo de possibilidades com o qual você pode realizar construção personalizada do seu site, falta dizer como entrar nele. Pois bem, o Divi é um programa pago, comercializado pelo modelo de assinaturas, planos ou licenças.

Atualmente, há duas formas de assinaturas disponíveis: a anual e a vitalícia. Optando pelo primeiro plano, você pagará anualmente 89 dólares para usar sem limites. Já a segunda alternativa cobra uma única vez 249 dólares e, a partir de então, o acesso é ilimitado e vitalício.

Aliás, essa é a única diferença entre as duas licenças: uma o pagamento é anual, na outra acontece apenas uma vez. De resto, usando quaisquer dos planos, você obtém o Divi com centenas de pacotes de sites, auxílio de um time de suporte, uso ilimitado, além do acesso aos sistemas Extra, Monarch e Bloom.

Os clientes da Link Nacional podem usufruir de todos os recursos do Divi, inclusive os módulos premium, de forma gratuita, já que esta solução está inclusa em todos os planos de hospedagem da Link Nacional, inclusive no plano gratuito.

Soluções para customização de páginas WordPress

Por fim, se você chegou até aqui, é bem possível que esteja considerando construir um site utilizando-se de todos esses recursos mostrados ao longo do post. Caso você já possua um site, também é provável que agora você deseje alterar o layout, colocar alguma ferramenta, etc. Se for essa sua situação, mas, por outro lado, você esteja hesitando em fazer uma assinatura do Divi para realizar este serviço, conheça as soluções da Link Nacional e veja como é fácil contar com o Divi para fazer o seu site.

Somos uma companhia especializada na criação de sites e já atuamos a mais de uma década, prestando serviço a centenas de clientes na área de desenvolvimento web. Por isso, com certeza o ajudaremos. Então, entre em contato conosco, converse com um de nossos consultores e nós fazemos o site para você.

Hospedagem de Site

Cuidamos da infraestrutura para que você possa ficar tranquilo com seu negócio

Redação: Pablo Gomes
Redator e produtor de conteúdo, escrevendo e editando textos sobre ferramentas, sistemas web, para o blog e para as redes sociais. Também ajuda a preparar os vídeos postados no canal da Link Nacional no YouTube.
5 2 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Sistema de doação: entenda como receber doação online

Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Últimas postagens