FB
Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

Painel de hospedagem: conheça melhor esse sistema

por | 17/08/23 12:54 | Hospedagem de sites

Gerir uma hospedagem de sites é uma tarefa que envolve vários processos: é preciso conferir o tráfego do site, monitorar o servidor, gerenciar o banco de dados, gerenciar ferramentas de segurança, entre outras coisas. Para facilitar todas essas demandas, existe o painel de hospedagem, que é disponibilizado pelos provedores de hospedagem para auxiliar os usuários na administração de seus sites.

Neste artigo, explicaremos o que é um painel de controle, mostraremos quais são os modelos disponíveis no mercado e daremos algumas dicas para escolher uma boa interface. Acompanhe!

O que é painel de hospedagem?

Um painel de controle de hospedagem é um sistema cuja principal função é disponibilizar os recursos da hospedagem em uma interface gráfica. Normalmente, ao contratar um serviço de hospedagem, o painel vem incluso no pacote.

Geralmente, as empresas disponibilizam os seguintes recursos na interface gráfica: contas de e-mail, bancos de dados, estatísticas de tráfego, backups do site, etc. Além disso, os usuários também têm controle total sobre sua hospedagem e podem personalizá-la de acordo com suas necessidades específicas.

Por exemplo, é possível instalar aplicativos de terceiros, como gerenciadores de conteúdo e plataformas de comércio eletrônico, diretamente do painel de controle. Isso pode economizar tempo e dinheiro, pois não será necessário contratar um desenvolvedor ou especialista em tecnologia da informação (TI) para instalar e configurar esses aplicativos.

Continue lendo

Saiba o que é um painel de hospedagem e como usá-lo

Onde fica o painel de hospedagem?

O painel de controle pode ser acessado por meio de um link específico fornecido pelo provedor. Esse link é, geralmente, enviado por e-mail após a contratação do serviço de hospedagem ou pode ser encontrado na seção da Área do cliente do site do provedor. O acesso ao painel de controle geralmente requer o uso de credenciais de login fornecidas pelo provedor de hospedagem.

Para que servem os painéis de controle de hospedagem?

Como dito anteriormente, um painel de controle serve para gerenciar os recursos de uma hospedagem. Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação aos recursos e ao que é possível administrar em um painel, abaixo é possível conferir uma explicação detalhada sobre as funcionalidades da interface de uma hospedagem, confira:

  • Gerenciamento de contas de e-mail: após criar as contas de e-mail, é possível gerenciá-las no painel de controle, no qual o usuário pode configurar ações como o redirecionamento de mensagens, criação de filtros de spam e definição de respostas automáticas;
  • Gerenciamento de domínio: é possível fazer o registro de novos domínios, realizar configuração dos DNS (Domain Name System, ou em português, Sistemas de Nomes de Domínios), adicionar subdomínios e gerenciar redirecionamentos de URL;
  • Ferramentas de segurança: painéis de controle costumam oferecer diversas ferramentas de segurança, como antivírus, proteção contra spam, firewall, detecção de malware, entre outros. Essas ferramentas ajudam a garantir a integridade e a proteção dos dados dos usuários, além de prevenir ataques cibernéticos e manter o site funcionando de forma segura e estável;
  • Banco de dados: geralmente, é usado para armazenar informações de usuários, conteúdo de páginas, dados de produtos, etc. No painel de controle, é possível criar, modificar e excluir bancos de dados, além de criar usuários e atribuir permissões para acessar e gerenciar esses dados. Ademais, também há ferramentas para gerenciar tabelas dentro do banco de dados;
  • Estatísticas de tráfego: os painéis costumam disponibilizar relatórios e informações sobre o tráfego do site, incluindo o número de visitantes, páginas visitadas, tempo médio de permanência no site, origem do tráfego, entre outros. Alguns painéis também oferecem a possibilidade de visualizar gráficos e relatórios personalizados;
  • Backups do site: é possível realizar backups do site para garantir a segurança e evitar a perda de dados importantes. Os backups são cópias dos arquivos e bancos de dados do site, que podem ser usados para restaurar as páginas em caso de problemas, como falhas no servidor ou ataques de hackers.

Tipos de painel de hospedagem

No mercado de hospedagem existem diferentes tipos de painéis de controle. Cada painel tem suas próprias características e funcionalidades exclusivas, mas todos eles visam facilitar a gestão e a administração de uma hospedagem.

Alguns painéis são projetados para serem mais fáceis de usar para iniciantes, enquanto outros são mais avançados e oferecem mais recursos para usuários experientes. A escolha de qual interface usar depende das necessidades individuais de cada usuário e do tipo de hospedagem que está sendo gerenciada.

Alguns dos painéis de controle mais populares são o cPanel, Plesk, DirectAdmin e CyberPanel, veja abaixo as principais características de cada um deles:

Link Nacional cPanel

cPanel

O cPanel é um painel de controle disponível apenas para o Linux OS, sendo uma das ferramentas mais populares do mercado. Ele é conhecido por sua interface intuitiva e fácil de usar, o que o torna uma escolha popular entre usuários iniciantes e usuários experientes. Pois, além da interface para a hospedagem, ele também possui uma interface de gerenciamento de servidor pelo WHM (Web Host Manager/Gerenciador de Hospedagem). Esses ambientes trabalham juntos, portanto é possível gerenciar o site em qualquer um deles.

Na sua página inicial já são mostradas todas as funções do painel de controle, o que torna a experiência do usuário muito mais leve e descomplicada. Além disso, todos os recursos possuem uma descrição sobre sua utilidade e com apenas alguns cliques é possível configurar diversos aspectos do site.

As principais funções oferecidas pelo cPanel são:

Estatísticas do site.
Monitoramento de desempenho do servidor;
Criação e automação de backups;
Gerenciamento de arquivos e banco de dados;
Segurança: bloqueadores de IP, proteção anti-leech e diretórios protegidos por senhas;

Configurações de domínio personalizado, registro de domínio e migração de domínios;

Instalação de aplicativos terciários e ferramentas para estender as funcionalidades;
Criação e gerenciamento de e-mail;

Gerenciador de usuários e criação de usuários FTP;

Plesk Panel

Plesk

Outro painel de controle bastante popular, principalmente na Europa, é o Plesk. Um dos motivos disso, é o fato da interface ser disponível tanto para o Windows quanto para o Linux, afinal não existem muitos painéis disponíveis para o Windows.

Alguns dos recursos que o Plesk oferece são:

Suporte para vários sites;
Gerenciamento de e-mail;
Diferentes níveis de login;
Gerenciamento de domínios.
Segurança: autenticação de dois fatores, criptografia SSL, proteção contra-ataques DDoS e detecção de malware;

Gerenciamento de múltiplas plataformas;

DirectAdmin

DirectAdmin

O DirectAdmin é um painel de controle cuja principal característica é sua simplicidade. Disponível para Linux e sistemas BSD, sua interface é bastante amigável e fácil de usar, com todas as suas opções categorizadas no menu no topo.

Com uma interface fácil, rápida e estável, assim como o Plesk, ele também oferece diferentes níveis de login. Desta forma, pode ser acessado por outras pessoas, além do administrador do site. Ademais, o DirectAdmin também possui os seguintes recursos:

Gestão de domínios;
Gestão de subdomínios;
Gestão de zonas DNS;
Gestão de contas FTP;
Gestão e manutenção de bases de dados;

Criação e gestão de contas de e-mail;

Criação de filtros de Spam;
Sistema de plugins.
Cyberpanel

CyberPanel

O CyberPanel é um painel de controle desenvolvido pela LiteSpeed Technologies, a empresa responsável por criar o software LiteSpeed. O LiteSpeed é uma opção popular para quem procura um servidor web de alto desempenho, e o CyberPanel permite que você aproveite ao máximo essa tecnologia.

O painel de controle usa a tecnologia LSCache, que fornece um módulo integrado com plugins permitindo a criação dinâmica de conteúdo. Além disso, outras características do CyberPanel são:

Gerenciamento de contêineres;
Backups automatizados;
Gerenciamento de DNS;
Criação e gestão de e-mail;
Gestão de contas FTP;
Arquivos (logs) de visitantes e erros.

Como escolher o painel de hospedagem ideal?

Na realização dessa tarefa é importante levar em consideração alguns pontos-chave antes de tomar uma decisão final. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher o painel de controle ideal:

  • Avalie suas necessidades: alguns pontos a se considerar são a complexidade do seu site, o número de sites que você deseja hospedar, o orçamento e a experiência do usuário;
  • Considere a facilidade de uso: é importante escolher um painel de controle que seja fácil de usar e que tenha uma interface amigável;
  • Verifique a disponibilidade de recursos: certifique-se de que o painel de controle ofereça os recursos necessários para gerenciar um site. Isso inclui funcionalidades como backups automáticos, gerenciamento de arquivos, gerenciamento de bancos de dados e gerenciamento de e-mails;
  • Verifique a segurança: certifique-se de que o painel de controle ofereça recursos de segurança robustos, como firewalls, proteção contra vírus e malware e opções de backup e recuperação;
  • Verifique a disponibilidade de suporte: é importante escolher um painel de controle que ofereça suporte técnico confiável e responsivo. Isso ajuda a garantir que você tenha auxílio quando precisar solucionar problemas ou fazer perguntas.

Quais são os painéis disponíveis no mercado?

Ao escolher hospedar seu site, por meio de uma provedora, você irá se deparar com alguns painéis de controle diferentes. Algumas empresas optam por disponibilizar para os seus clientes interfaces mais fáceis e intuitivas como o cPanel, por exemplo. Outras optam por desenvolver sua própria plataforma. Separamos abaixo as principais provedoras de hospedagem e identificamos qual painel cada uma delas utiliza, confira:

Locaweb

Painel de hospedagem Locaweb

Fundada em 1998, a Locaweb oferece planos de hospedagem a partir de R$24,90 por mês. Em todos os seus pacotes a empresa optou por oferecer seu próprio dashboard como painel de controle. Entretanto, alguns processos simples como backup, gerenciamento de arquivos e banco de dados são difíceis de executar pelo painel de controle.

KingHost

Painel de controle da KingHost

A empresa brasileira KingHost também optou por desenvolver seu próprio painel de controle. Conforme a provedora, uma das vantagens de utilizá-lo é o fato dele ser totalmente em português e totalmente compatível com seus pacotes de hospedagem. Vale destacar que o painel da KingHost não possui todos os recursos que um painel de controle precisa.

Link Nacional
Hostinger

Painel de controle Hostinger

Assim como a Locaweb, a Hostinger também escolheu incluir em todos os seus planos o seu próprio painel de controle. Nomeado de hPanel, a interface da Hostinger foi desenvolvida em nuvem, com o objetivo de diminuir o custo da hospedagem e poupar recursos do servidor.

Hostgator

Painel controle Hostgator

Já a HostGator, empresa internacional de hospedagem de sites fundada em 2002, optou por incluir em seus planos o cPanel. Segundo a empresa, o painel de controle simplifica a gestão de sites e domínios.

Como acessar o Painel de controle?

Como dito anteriormente, o acesso a um painel de controle, é, normalmente, realizado por meio da área do cliente do provedor. Na Link Nacional, ambos os planos: DirectAdmin e cPanel, podem ser acessados na Área do cliente do nosso site. Confira nos próximos tópicos o tutorial para acessar cada plano:

Como acessar o DirectAdmin pela área do cliente

  1. Entre no site da Link Nacional e acesse a área do cliente. Para isso, clique no botão Login, localizado no canto superior direito e informe seu e-mail e senha;
  2. Na área do cliente, clique em Serviços;
  3. Na tela seguinte, aparecerá uma lista de todos os seus planos contratados com a Link Nacional. Visualize a caixa com título de DirectAdmin e clique no botão Detalhes;
  4. Esse botão dá acesso à página de administração do plano DirectAdmin. Role a página até encontrar o campo Informações de hospedagem, abaixo dos dados sobre a hospedagem há o botão Login no DirectAdmin, clique nele e seja redirecionado ao seu painel de controle.

Como acessar o cPanel pela área do cliente

  1. Entre no site da Link Nacional e acesse a área do cliente. Para isso, clique no botão Login, localizado no canto superior direito e informe seu e-mail e senha;
  2. Ao entrar na área do cliente, clique na aba Serviços;
  3. A página seguinte terá uma lista com todos os seus planos contratados na Link Nacional. Clique no campo referente ao cPanel;
  4. Na página do cPanel, visualize o menu esquerdo chamado Ações e clique no botão Login no Painel de Controle cPanel;
  5. Pronto! Você será redirecionado ao cPanel.

Soluções de hospedagem de sites

A hospedagem é um serviço primordial para o bom funcionamento de um site e como vimos durante o texto. Por meio do painel controle é possível facilitar diversas demandas ligadas à administração de um site. Se você procura por uma hospedagem que lhe garanta um painel de controle fácil e intuitivo, conte com a Link Nacional.

Temos diversos planos de hospedagem de sites que se encaixam com diferentes propósitos. Além disso, há a possibilidade de escolher entre três painéis: cPanel, DirectAdmin e CyberPanel. Clique no banner abaixo para saber mais sobre o nosso serviço!

Hospedagem de Site

Cuidamos da infraestrutura para que você possa ficar tranquilo com seu negócio

Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
5 1 vote
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

DirectAdmin ou cPanel?

DirectAdmin ou cPanel?

Estratégia de conteúdo

Estratégias de conteúdo: domine as técnicas para crescer

Como evitar Spam no WordPress

Saiba como evitar comentários spam no WordPress
Como acessar um site fora do ar
Saiba como recuperar um site que saiu do ar

Como recuperar Instagram

Como restaurar Instagram hackeado em poucos passos

Como migrar site de hospedagem

Como migrar site de hospedagem

Últimas postagens

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...