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O que você vai ler
- Sobre o PageRank
- Como funciona o PageRank
- Exemplos de como PageRank é aplicado
- Como saber meu PageRank?
- O que analisar no lugar do PageRank?
- Fatores do PageRank que ainda importam
- Como rankear no Google atualmente?
- Escrever conteúdo de qualidade
- Construa uma estratégia de link building
- Ofereça uma experiência do usuário positiva
- Soluções para Guest Post
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Sobre o PageRank?
PageRank é um conjunto de métricas utilizadas no algoritmo do Google. Sua função é medir a autoridade de uma página e posicioná-la na SERP, conforme sua relevância. Seu nome vem do sobrenome de seu criador, Larry Page, cofundador do Google.
A métrica é utilizada desde a criação do Google, em 1998. No entanto, ela foi criada antes mesmo do Google existir. Em 1996, na Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin desenvolveram um projeto de investigação sobre um novo tipo de motor de busca.
Então, Brin teve a ideia de organizar as páginas de resultados a partir de uma hierarquia, com base em popularidade de ligações, ou seja, uma página é mais importante se tiver mais hiperligações apontadas para si. A técnica foi inspirada no método de citações acadêmicas, no qual um artigo ou publicação científica possui mais relevância quando é citado por demais cientistas em suas respectivas publicações.
Em 1998, Page e Brin publicaram o primeiro artigo sobre o projeto, descrevendo a métrica PageRank e o protótipo do Google. No mesmo ano, ambos fundaram a empresa Google Inc.
Como funciona o PageRank?
O que Page e Brin chamaram nos anos 90 de hiperligações, atualmente nós conhecemos como links. E é através deles que o PageRank funciona. Isso quer dizer que a principal forma de metrificar a excelência de uma página é avaliando a qualidade, quantidade e contexto dos links.
Esses critérios são analisados e ilustrados em uma escala de 0 a 10, sendo 0 uma página com nenhuma autoridade e relevância e 10 uma página com extrema autoridade e relevância. Sendo assim, para que um site aumente seu PageRank, ele precisa que outras páginas citem seus conteúdos por meio de backlinks.
É importante que os links venham de páginas que tenham uma boa autoridade, pois parte dessa autoridade é transmitida pelo link.
Exemplos de como PageRank é aplicado
A função de um algoritmo é elaborar sequências de ações executáveis que buscam solucionar um problema. No caso do Google, o problema a ser resolvido é responder às dúvidas dos usuários com resultados confiáveis. Para isso, o algoritmo precisa ler os conteúdos das páginas da internet, indexá-las, verificar quais são as mais relevantes e apresentá-las na página de resultados do buscador (SERP).Na indexação o buscador identifica o termo de busca e processa no banco de dados todo o material que possa ser útil para essa dúvida, é aqui que o PageRank entra em ação. Ele auxilia o algoritmo a classificar quais são as páginas com mais relevância. Por fim, é feita a classificação de resultados, com base na qualidade do conteúdo, PageRank, autoridade de domínio, entre outros fatores.
Como saber meu PageRank?
Depois de saber como funciona essa métrica e em que momento ela é usada pelo algoritmo do Google, pode ser que você esteja se perguntando: como eu faço para ter acesso ao meu PageRank?Infelizmente, essa métrica não está mais disponível para o público. Em uma atualização em 2016, o Google restringiu o PageRank e o deixou disponível somente para o próprio buscador. Contudo, atualmente essa métrica não tem mais tanta importância, pois o Google analisa outros fatores para ranquear uma página.O que analisar no lugar do PageRank?
No lugar do PageRank, é possível analisar outros dados mais palpáveis. Veja a seguir algumas métricas que são interessantes:Page Authority da Moz: a Moz, uma ferramenta paga focada em SEO, possui uma métrica muito parecida com o PageRank, a Page Authority. Assim como o PageRank, o Page Authority também mede a relevância de uma página, porém ele leva em consideração outros fatores além dos links. Além disso, sua escala vai de 0 a 100;
Trust Flow e Citation Flow da Majestic SEO: essas métricas, da Majestic SEO, conseguem traduzir a autoridade dos links que um site recebe;
Ahrefs: essa não é uma métrica e sim uma ferramenta. A Ahrefs possui uma funcionalidade que identifica quais são as páginas mais fortes de um site.
Fatores do PageRank que ainda importam
Apesar de não ser mais uma métrica disponível, alguns conceitos que o PageRank analisava ainda são parâmetros na distribuição de links. Veja quais são:Texto âncora
O texto em que um link é inserido deve estar relacionado com a página linkada, pois muitas vezes o texto fornece descrições sobre a página e ajuda o Google entender o conteúdo;
Links internos
Manter uma estrutura de links internos é importante, pois ajuda o PageRank a fluir pelo site de forma sólida;
Links nofollow
Ao usar a tag nofollow em um link, ele não transmite autoridade para outra página.
Como rankear no Google atualmente?
Para oferecer informações úteis, além do PageRank, o Google usa outras métricas combinadas em seu algoritmo. As métricas de busca examinam vários fatores e sinais como as palavras de consulta, velocidade do site, nível de segurança, qualidade do conteúdo, autoridade do domínio, usabilidade das páginas e especialidades das fontes.Sendo assim, para ter uma página ranqueada na SERP é preciso ter um conteúdo que se saia bem em todos esses aspectos. Algumas dicas para atingir esse resultado são:Escrever conteúdo de qualidade
Um dos critérios para uma página aparecer na SERP é possuir um conteúdo útil e de qualidade. Para fazer isso busque fontes diversificadas e seguras como livros, pesquisas e reportagens ou notícias.
Mas não se esqueça de explicar todas as informações em texto claro e fluido. Para isso use frases curtas em ordem direta, palavras de transição, intertítulos e imagens para ilustrar.
Construa uma estratégia de link building
Como dito anteriormente, uma das formas do Google verificar se um conteúdo é útil é analisar se outros sites apontam um link para a página. Por isso, elaborar uma estratégia de Link Building é importante. Algumas dicas para conseguir backlinks são:
- Conseguir backlinks em páginas com links quebrados;
- Monitorar menções à marca e oferecer backlinks;
- Realizar assessoria de imprensa para conseguir links em portais de notícias.
Ofereça uma experiência do usuário positiva
Por último, outro recurso que o Google considera na hora posicionar as páginas na SERP é a experiência do usuário. Segundo a plataforma, “quando todos os resultados são muito parecidos, um conteúdo mais acessível pode ter um melhor desempenho.”
Desta forma, páginas que possuem exibição de conteúdo adaptada para dispositivos móveis (responsividade) e carregam mais rápido têm mais chances de ranquear. Outros aspectos importantes para uma boa experiência do usuário são:
- Imagens otimizadas;
- Interface intuitiva e fácil de navegar;
- Conteúdos organizados em categorias.
Soluções para Guest Post
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