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O que é PLR e como é utilizado no registro de produtos digitais?

Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

por | 23/07/23 20:06 | Notícias

Vivemos na sociedade da informação. Mais do que um slogan de efeito, essa célebre frase talvez seja a ideia que melhor traduz o mundo do nosso tempo, no qual a informação tornou-se um produto tão valioso que já é possível transformá-lo em um INFOPRODUTO, ou seja, um produto baseado no conhecimento de alguém. Esse infoproduto pode ser comercializado com direitos de marca própria, o chamado PLR. Nesse post vamos explicar o que é PLR e a sua importância para o marketing digital.

Continue a leitura aqui com a gente e saiba como é possível adquirir um infoproduto através da modalidade PLR (Private Label Rights) e comercializá-lo na web de forma totalmente personalizada, como se tivesse sido criado por você, saindo-se muito bem nesse marketing de guerrilha.

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O que é PLR

O que significa PLR?

PLR (Private Label Rights) significa Direitos de Marca Própria, ou seja, o criador de um produto ou uma marca vende uma licença que permite ao comprador utilizar, de forma parcial ou total, esse infoproduto.

De maneira geral, um produto PLR permite que o comprador edite, personalize e até altere algumas partes do material adquirido para torná-lo mais adaptado para o seu próprio negócio.
O que é PLR

O que é PLR?

“Tenho uma ideia excelente, mas não tenho tempo para desenvolver esse produto e vende-lo”. Se você já ouviu essa frase ou se a repetiu para si mesmo na frente do espelho, bem-vindo ao clube!

O conceito de PLR foi pensado por empresas e por empreendedores que dominam o conhecimento de um determinado negócio ou produto e que, numa sacada bacana, entenderam que valia mais a pena ganhar com isso compartilhando seu conhecimento com todo o mundo através da internet do que ficar guardando-o só para si.

Na prática, funciona assim: imagine uma maquiadora de sucesso, que desenvolveu uma técnica super prática de como criar looks arrasadores, e decide então criar um material com essas vídeo aulas ensinando todo o passo-a-passo, com dicas exclusivas, e disponibiliza todo esse conhecimento na forma de um infoproduto.

A sacada interessante nesse processo é que o infoproduto da maquiadora pode ser adquirido por qualquer pessoa através dessa licença chamada PLR (Direitos de Marca Própria).

Um detalhe muito importante sobre esse tipo de licença é que o comprador pode anunciar esse produto como se tivesse sido criado por ele, sem infringir nenhuma lei de direitos autorais.

O que significa produto com direito de revenda?

Produtos no formato PLR são os mais utilizados no mercado de licenças digitais. Isso porque eles permitem que o adquirente tenha muita liberdade para editar o conteúdo, traduzir para outro idioma (se for necessário), acrescentar algum conteúdo autoral ou até mesmo mesclar com outro produto PLR.

Direito de revenda PRL
Por fim, o adquirente pode colocar o seu nome ou a sua logomarca no produto final, vendê-lo como se fosse criação sua e ainda permitir que o comprador também possa, se assim desejar, revender esse produto. Além do PLR, existem também outros tipos de produtos digitais licenciáveis:

Quais os tipos?

  • Licença RR (Resale Rights): um infoproduto RR (Direitos de Venda) é todo aquele que pode ser comprado e utilizado sem limites. Entretanto, esse produto não pode ser editado, alterado ou revendido;
  • Licença MRR (Master Resale Rights): já um infoproduto MRR (Direito Mestre de Revenda, em português) permite que o adquirente possa utilizar e também revender o produto, ganhando em todas as etapas do processo. Entretanto, esse tipo de licença não permite edição ou alteração do conteúdo.

O que é PLR marketing digital?

Quem trabalha com marketing digital encontra nos produtos PLR uma excelente oportunidade para atender à demanda do seu público de maneira rápida, justamente por ser um produto que já vem pronto, bastando apenas algumas revisões e alterações para que ele fique sob medida.

PLR marketing digital

O PLR marketing digital é uma oportunidade de incrementar o portfólio de produtos digitais da sua carteira, todos personalizados e com a sua marca própria, sobretudo quando se tem em conta os mecanismos de sucesso do marketing de conteúdo para empresas.

Como registrar produtos digitais em um PLR?

Registro de produtos PLR

Se você tem uma ideia incrível e tem condições para reunir todo o seu conhecimento em um material bem bacana, saiba que pode tornar-se um infoprodutor e, assim, disponibilizar seus produtos para serem comprados por outras pessoas no mundo todo.

Escolha um nicho de mercado que pode ser impactado com a sua ideia, registre o domínio do seu produto em um website confiável e, em seguida, procure por um site que transforma o seu produto digital em um produto licenciável PLR.

O que são infoprodutos PLR?

Para aguçar o seu espírito empreendedor, dê uma olhada em alguns infoprodutos que podem ser licenciados no formato PLR:

e-books:

os livros digitais estão bombando na web. Ideal para quem lê com frequência, por razões profissionais ou por puro deleite, ou que está sempre procurando por novidades. Graças à mobilidade dos smartphones e tablets, os e-books tornaram-se muito acessíveis.

i

e-magazines:

as revistas eletrônicas têm um apelo similar ao e-book, mas o conteúdo traz outro perfil de variedades e atualidades, com notas editoriais e textos de colunistas, blogueiros e influencers.

videoaulas:

outro produto bastante requisitado atualmente, as videoaulas contêm um tutorial completo sobre os mais variados temas, no melhor estilo “faça você mesmo!”.

webinários:

com essa ferramenta, um consultor ou palestrante pode fornecer mentoria sobre assuntos de sua especialidade, reunindo um grande número de pessoas em tempo real, com vários recursos interativos.

audiobooks:

a diferença para o e-book é que um audiolivro ou livro falado é a narração do conteúdo de um livro, geralmente produzido em um estúdio de gravação, incluindo efeitos especiais e trilha sonora.

gráficos para apresentações:

seja para incrementar apresentações de resultado, campanhas de vendas ou análise de investimentos, esse recurso é muito procurado pelos mais diversos tipos de profissionais no mundo todo.

apps para smartphones:

o que seria dos smartphones sem os apps, não é mesmo? A lista é imensa e vai de apps para troca de mensagens e fotos, streaming de áudio e vídeo, joguinhos, editores de fotos e muito mais.

plugins para WordPress:

até mesmo os plugins, aquelas extensões que melhoram a performance do seu site baseado em WP, podem transformar-se num infoproduto licenciado e ser vendidos em escala global.

Como ganhar dinheiro com PLR?

Todas as estatísticas na web dão conta de uma verdadeira fortuna movimentada com a compra e a venda de infoprodutos licenciados no formato PLR. Portanto, estamos diante de um mar de oportunidade para empreendedores criativos.

Dá pra ganhar dinheiro sendo um infoprodutor e licenciando a sua criação no formato PLR, para que milhões de pessoas possam adquiri-lo através das plataformas digitais que vendem esse conteúdo.

Mas se o seu lance não é criar conteúdo, e sim ter uma grande rede de networking profissional, dá para ganhar muito dinheiro também revendendo esse conteúdo. Pesquise e mapeie os diversos nichos da sua rede de contatos, escolha as soluções mais atraentes e seja um revendedor de sucesso, com produtos que levam a sua marca.

Vantagens e desvantagens PLR

Conclusão

Vamos fazer um balanço entre os prós e os contras dessa nova tendência?

Entre os pontos positivos, podemos destacar a rapidez com que você terá um produto digital com a sua marca e pronto para venda; a possibilidade de se ganhar na revenda do produto, criando uma cadeia de valor e também usá-lo como um bônus para ser oferecido aos seus clientes.

Mas há contrapontos: como é uma licença sem exclusividade, várias pessoas podem comprar o mesmo produto, ofuscando o seu brilho de “produtor original”; por ser um produto novo no mercado, a maioria ainda está em inglês e, por conta disso, carece de tradução para o português.

Lembre-se: se você não fizer uma edição bastante original, ainda corre o risco de um concorrente lançar um produto igualzinho ao seu.

O saldo final, apesar dos pontos negativos, ainda é muito positivo, e infoprodutos PLR parecem ser uma tendência que veio pra ficar. Conte com a Link Nacional para a criação de soluções por meio de total consultoria e orientação. Tudo para você empreender e se destacar com muita criatividade!

Nós temos a solução

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Redação: Juliana Mello
Juliana Mello: Redatora, editora de conteúdo e produtora especializada nas palavras desde 2003.Doutora em Linguagens e Práticas Sociais pela Universidade de Coimbra, em Portugal; jornalista pela Universidade Estadual de Londrina.Atuo paralelamente com escrita criativa, conteúdo web e WordPress, linguagem SEO, mídia digital e publicitária/OFF.
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4 Comentários
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Bruno Marks
Bruno Marks
2 de janeiro de 2022 21:50

Excelente conteúdo, Juliana!
Que boa nova! Muito boa!

Tenho uma empresa voltada para gestão em Social Media que estou tornando exclusiva para tradução português/inglês e lançamentos.

Gostaria de saber melhor como formatar o negócio com PLR…

E… Vc gostaria de conversar melhor sobre essa oportunidade?
Quem sabe não traçamos propósitos semelhantes, não é verdade?

(Sigo o lema que: “Se quero ir rápido vou sozinho, mas se quero ir mais longe vou com pessoas.”)

Me chame no WhatsApp se acreditar que pode ser interessante para vc também.

Um grande abraço!
Até mais!!!

Renato
Renato
12 de maio de 2022 20:29

Muito bom o artigo, eu trabalho com ebooks plr já tem algum tempo, sempre adquiri na Lojaplr ou na RevendaPLR já em português, é muito útil pra dar como isca digital quando se faz captação de leads.

João Pedro Medeiros Guimarães
João Pedro Medeiros Guimarães
8 de fevereiro de 2023 11:07

O PLR precisa ser registrado pelo revendedor, para proteger de plágio, ou a própria plataforma de infoprodutos faz essa proteção?

Última edição 1 ano atrás por João Pedro Medeiros Guimarães
Pablo Gomes
Pablo Gomes
Admin
Responder para  João Pedro Medeiros Guimarães
14 de abril de 2023 16:05

Olá, João, essa é uma boa pergunta. Se você comprou o produto com uma licença PLR e o modificou para revendê-lo, então o que você tem, na verdade, é um novo produto criado, em parte, por você. Por isso, nesse caso, é necessário, sim, registrar os direitos autorais dele para protegê-lo contra cópias não autorizadas. E esse registro, em geral, precisa ser feito pelo dono do infoproduto; as plataformas de infoprodutos, em sua maioria, não fazem esse registro.

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