O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet.
Lançada em 2005 nos Estados Unidos, a plataforma só chegou ao Brasil em 2007. Na época, a maioria das pessoas que postavam seus conteúdos na rede não faziam ideia de que era possível ganhar dinheiro com os vídeos.
Atualmente, o YouTube conta com diferentes formas de monetização. Seus criadores de conteúdo, muitas vezes, conseguem ter uma renda considerável com a rede social. Se você também deseja saber como monetizar o seu canal no YouTube, acompanhe o post!
Continue lendo
O que você vai ler
- O que é monetizar um canal no YouTube?
- Quando o YouTube monetiza?
- Quais são as regras para monetizar um canal no YouTube?
- Como funciona a monetização no YouTube
- Receita de publicidade
- Clube dos canais
- YouTube Shopping
- Super Chat e Super Stickers
- Receita do YouTube Premium
- Recompensas do YouTube Shorts
- Botão Valeu Demais
- Como ativar a monetização
- Como funciona o pagamento
- O que não é possível monetizar?
- Dicas para criar um canal rentável
- Soluções para canais no Youtube
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O que é monetizar um canal no YouTube?
Monetizar um canal no YouTube significa que ao preencher alguns requisitos da plataforma, o canal receberá uma quantia em dinheiro conforme o número de visualizações em anúncios.
Desde 2007, quando o YouTube começou a gerar receita, ele também iniciou a remuneração de seus criadores de conteúdo. Na época, foi feita uma parceria com o Content ID, que passou a inserir anúncios dentro da plataforma e com isso também iniciou o pagamento dos produtores de vídeos.
Hoje em dia, depois de algumas atualizações, o pagamento é feito por meio do Google Ads.
Quando o YouTube monetiza?
Os canais do YouTube estão aptos para serem monetizados quando já alcançaram 4 mil horas em visualizações, válidas nos últimos 12 meses. Além disso, também é necessário ter no mínimo 1.000 inscritos.
Vale ressaltar que para receber o pagamento, é preciso residir em um país que permita a monetização, como o Brasil, e ter uma conta no Google AdSense.
Quais são as regras para monetizar um canal no YouTube?
Além do número de inscritos e horas de exibição, outros requisitos para ter acesso aos recursos de monetização são:Ter pelo menos 18 anos ou um responsável para gerenciar os pagamentos no Google AdSense;
Ter uma conta no Google AdSenses vinculada ao canal;
Produzir conteúdo conforme as diretrizes da plataforma;
Possuir autenticação de dois fatores ativa;
Não ter nenhum aviso das diretrizes da comunidade ativo;
Para receber dos recursos: Clube dos canais e YouTube Shopping o canal não pode estar marcado como Conteúdo para crianças;
Por fim, os recursos Valeu Demais e Clube dos Canais não podem ser ativados por canais de música sob o domínio de um contrato SRAV.
Como funciona a monetização no YouTube
Agora, que você já sabe quais são os requisitos para monetizar o canal, pode estar se perguntando: como fazer a monetização? O que são estes recursos?Começando pela monetização, ela funciona por meio do Programa de parceiros do YouTube. Para participar do programa, é só enviar uma solicitação de monetização para análise, através do painel YouTube Studio. Já os recursos de monetização são os diferentes meios através dos quais as pessoas que criam conteúdo na plataforma são pagas. Veja quais são:Receita de publicidade
Uma das principais formas de conseguir dinheiro na plataforma é por meio da veiculação de anúncios. Para usar as receitas de publicidade como fonte de renda, é preciso ativar os anúncios para serem exibidos no seu vídeo. Isso pode ser feito em vídeos específicos ou em todo o canal.Clube dos canais
Outra forma de ganhar dinheiro com o YouTube, é ativando o Clube dos canais, com ele o produtor de vídeos pode criar benefícios exclusivos para os seus membros. Esses benefícios ficam disponíveis apenas para os assinantes que pagam mensalidade.Para utilizar esse recurso da melhor forma é importante analisar as condições oferecidas por outros produtores e as características do seu público-alvo. Desta forma, é possível criar vantagens atrativas.YouTube Shopping
Com esse recurso ativado, os criadores de conteúdo conseguem promover produtos de suas próprias lojas no YouTube. É possível:- Conectar a loja ao canal e mostrar os produtos em vídeos e transmissões ao vivo (lives);
- Acessar métricas relacionadas a performance dos produtos em vídeos, shorts e lives;
- Fixar produtos em chats;
- Marcar produtos em vídeos lives;
- Exibir produtos nos finais dos vídeos.
Super Chat e Super Stickers
Ao ativar o Super Chat e Super Stickers, os produtores oferecem aos fãs a possibilidade de pagar para que suas mensagens ou imagens animadas fiquem em destaque no chat de lives.Recompensas do YouTube Shorts
Recentemente, o YouTube criou o formato de publicação YouTube Shorts, nele são postados vídeos de curta duração no formato vertical. E, para incentivar os produtores, a plataforma também lançou o fundo de recompensa do Shorts.A iniciativa pretende distribuir US$ 100 milhões entre os criadores de conteúdo para recompensar a dedicação, originalidade e criatividade deles. Todo mês, a plataforma entra em contato com os produtores que se destacaram para informar sobre o recebimento do bônus.Botão Valeu Demais
O botão Valeu Demais é um recurso que, mediante o pagamento do espectador, disponibiliza uma animação especial acima dos vídeos e possibilita o envio de uma mensagem colorida e personalizável que ficará em destaque na seção de comentários.
Como ativar a monetização
Como dito anteriormente, para ativar a monetização por meio dos anúncios, basta acessar o YouTube Studio. A seguir, veja o passo a passo para ativar anúncios em vários vídeos:- Faça login no YouTube;
- Acesse o YouTube Studio;
- No menu à esquerda, selecione o campo Conteúdo;
- Selecione os vídeos que você deseja inserir anúncios;
- Clique no menu Editar, que fica na barra preta acima da lista de vídeos, e clique em Monetização;
- Clique em Ativada na lista suspensa de monetização;
- Por fim, clique em Atualizar vídeos, aceite os termos de ação e clique em Atualizar.
Como funciona o pagamento
Os valores são pagos conforme a quantidade de visualizações, cliques e tempo que os anúncios são assistidos.
No geral, a cada mil visualizações é pago um valor que corresponde entre US$ 0,60 e US$ 5,00. No entanto, vale ressaltar que os valores podem variar conforme o tempo e as diretrizes da plataforma.
Os ganhos se acumulam em um mês, e os produtores recebem o dinheiro no mês seguinte, normalmente entre os dias 21 e 26. A remuneração é feita pelo Google AdSense e pode ser recebida de duas maneiras: cheque e transferência eletrônica internacional.
O que não é possível monetizar?
A maioria dos vídeos e canais no YouTube estão aptos para serem monetizados, no entanto, antes de ativar os recursos de remuneração é importante se atentar se o conteúdo do vídeo não viola as diretrizes da plataforma.O YouTube não monetiza vídeos que contenham os seguintes aspectos:- Linguagem imprópria: vídeos que apresentem linguagem obscena ou vulgar, como palavrões, durante a maior parte do conteúdo;
- Violência: conteúdos violentos sem um contexto adicional como a utilização para fins jornalísticos, educativos, artísticos ou documentais;
- Conteúdo adulto: vídeos que apresentam conteúdo altamente erótico no título ou na miniatura;
- Conteúdo chocante: conteúdos que causam incômodo, repulsa ou choque, como vídeos de acidentes, machucados, etc.;
- Atos perigosos ou nocivos: vídeos que promovem comportamentos perigosos e nocivos;
- Conteúdo de ódio e depreciativo: vídeos com discursos que incitam o ódio e promovem discriminação;
- Drogas recreativas e conteúdo relacionado a drogas: conteúdos que apresentem ou promovam o uso de drogas ilícitas, medicamentos/substâncias controladas ou outros produtos perigosos;
- Conteúdo relacionado a armas de fogo: vídeos que apresentam ou vendam o uso de armas;
- Questões polêmicas: trata-se de temas perturbadores para as pessoas como consequências de tragédias humanas, acidentes, entre outros;
- Eventos sensíveis: conteúdos que apresentem eventos como emergências civis, desastres naturais, emergências de saúde pública, terrorismo, conflitos ou atos de violência em massa sem algum contexto;
- Permissão de comportamento desonesto: conteúdos que aprovem ou promovam comportamentos como fraudes, trapaças ou invasões a sistemas web;
- Conteúdo inadequado para crianças e famílias: os canais denominados como conteúdo infantil precisam ser adequados ao público familiar.
Dicas para criar um canal rentável
Agora que você já sabe como monetizar um canal no YouTube, é importante compreender como elaborar conteúdos que deem engajamento e consequentemente sejam rentáveis. Para te ajudar, nos próximos tópicos separamos algumas dicas, acompanhe!Mantenha frequência
Ao manter uma frequência de vídeos, com datas pré-determinadas, os inscritos sabem quando esperar uma nova publicação. Desta forma, postar com regularidade ajuda a criar uma relação com o público.
Invista em thumbnails
As thumbnails são as capas dos vídeos, elas servem para ilustrar e informar o conteúdo dos vídeos. Sendo assim, a imagem deve ser trabalhada demonstrando o que usuário irá assistir. Além disso, também é interessante colocar mensagens curtas. Algumas características de uma boa capa são:- Bom contraste de cores;
- Imagem bem preenchida;
- Pouco texto, mas informativo;
- Imagem com qualidade alta.
Faça conteúdos assertivos
Os conteúdos dos vídeos devem estar alinhados às características do seu público, por isso, analisar os dados dos inscritos é um importante indicativo na hora de criar o planejamento de vídeos.Invista em SEO
Para que seus vídeos sejam encontrados quando um usuário fizer uma busca, utilize técnicas de SEO:
- Pesquisa de palavras-chave: além de levar em conta os interesses do seu público, para ter ideias de novos vídeos considere o que o público pesquisa na plataforma. Para fazer isso, é possível usar a sugestão automática do YouTube ou o Google Trends, basta pesquisar por um termo e verificar as demais dúvidas dos internautas sobre o tema;
- Otimize o título e descrição do vídeo: após pesquisar as palavras-chave, escolha um termo e o utilize no título do vídeo e na sua descrição;
- Adicione legendas: além de propiciarem acessibilidade às pessoas com pouca ou nenhuma audição, as legendas podem ser rastreadas por mecanismos de pesquisa. Portanto, habilitar essa configuração é muito útil em termos de SEO;
- Facilite a vida do usuário: para isso, organize seu canal. Faça playlists, separando os conteúdos por tópicos.
Acompanhe métricas
Por último, para estar em constante evolução, é preciso acompanhar alguns dados essenciais do canal, para assim identificar oportunidades e validar estratégias. Leve em consideração métricas de comportamento, como:
Tempo de exibição:
Porcentagem assistida:
Taxa de click-through:
Soluções para canais no Youtube
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