FB
Domínio Grátis

Cartão de crédito para o WHMCS: Módulo de pagamento transparente

por | 13/12/23 10:24 | Notícias

No universo em constante evolução da prestação de serviços online e hospedagem na web, o WHMCS é uma ferramenta indispensável para muitos empreendedores e empresas. E, quando se trata de oferecer opções de pagamento flexíveis e seguras, a integração de um módulo de cartão de crédito se apresenta como uma ótima opção, segura e eficaz.

Neste artigo, exploraremos a importância de escolher o módulo de cartão de crédito certo para o WHMCS, destacando os benefícios e explicando como adquirir uma solução por crédito.

O que é o WHMCS ?

O WHMCS (WebHost Manager Complete Solution) é uma plataforma de automação e gerenciamento para empresas de hospedagem de sites, licença de softwares e provedores de serviços web. Ele fornece uma variedade de ferramentas e recursos para administrar os aspectos administrativos e financeiros desse tipo de negócio.

Continue lendo

Pagamento com cartão de crédito

Por que aceitar pagamentos com cartão de crédito no WHMCS?

Usar o cartão de crédito é uma boa estratégia de negócio, porque esse método de pagamento é um dos mais usados pelos usuários. Além disso, o cartão de crédito simplifica o processo de pagamento e oferece uma boa segurança na realização das transações.

Muitas outras motivações existem para se oferecer o cartão de crédito como opção de pagamento no WHMCS. Abaixo, estão mais alguns motivos, importantes para o sucesso de qualquer negócio:

Flexibilidade de pagamento

os clientes têm a possibilidade de parcelar as suas compras, ou seja, ao invés de evitar a compra, o cliente pode dividir o pagamento em parcelas apropriadas. Isso é recurso de venda;

Fluxo de receita recorrente:

o cartão de crédito possibilita a configuração dos chamados pagamentos recorrentes. Isso significa uma entrada periódica de receita no caixa da empresa;

Segurança

o uso do cartão de crédito oferece uma camada adicional de segurança tanto para os clientes quanto para os comerciantes. Transações com cartão envolvem geralmente medidas de autenticação, como senhas ou códigos de segurança, proporcionando uma proteção adicional contra transações não autorizadas.

 

 

Redução de erros manuais

aceitar pagamentos com cartão de crédito reduz a necessidade de entrada manual de dados. Isso torna os pagamentos mais rápidos, minimiza erros de digitação e aumenta a precisão nos registros financeiros;

Rapidez nas transações

as transações com cartão de crédito são processadas rapidamente, o que significa que os clientes têm acesso imediato aos serviços após a aprovação do pagamento. Isso é particularmente importante para empresas que oferecem hospedagem na web, onde os clientes esperam acesso instantâneo aos recursos;

Portanto, o cartão de crédito é uma opção de pagamento conveniente para os clientes e, principalmente, para as empresas, que se beneficiam com clientes mais fiéis e com uma receita que entra no caixa de forma mais constante e em maior volume.

Como receber por cartão de crédito no sistema WHMCS?

Para conseguir receber por cartão de crédito é preciso integrar o sistema WHMCS do site a um módulo de cartão de crédito, que funciona com base numa tecnologia de pagamento de empresas especializadas em processar transações financeiras (gateways).

Site (WHMCS)

$

Módulo de cartão de crédito

$

Empresa de processamento das transações

O processo para se adquirir um módulo funciona da seguinte forma:

  1. Escolha um gateway de pagamento compatível: primeiro, escolha uma empresa de processamento que seja compatível com cartões de crédito e que atenda às suas necessidades;
  2. Adquira e instale o módulo de pagamento: após a escolha do gateway, adquira o módulo correspondente para o WHMCS, geralmente disponível por meio de desenvolvedores terceirizados.
    Portanto, será preciso procurar uma empresa ou desenvolvedor especialista em WHMCS que tenha desenvolvido um módulo de cartão de crédito via o seu gateway de preferência. Após adquirir o módulo, siga as instruções fornecidas pelo desenvolvedor para instalar o módulo em seu sistema;
  3. Teste as transações: antes de disponibilizar o método de pagamento aos clientes, faça testes com transações de exemplo para garantir que tudo funcione conforme o esperado. Muitos módulos oferecem ambientes de teste para essa finalidade.
  4. Disponibilize aos clientes: após testar com sucesso, torne o método de pagamento disponível para seus clientes durante o processo de compra.

Opções de gateways

Como dito anteriormente, há no mercado várias empresas especializadas em fazer o processamento de transações financeiras.

Ao mesmo tempo, existem as empresas de desenvolvimento responsáveis por criar os módulos de pagamentos para o WHMCS, que funcionam com base na tecnologia dos gateways.

Então, escolha um gateway e depois procure pela empresa de desenvolvimento que tenha o módulo correspondente.

Atualmente no mercado, os principais gateways de processamento com opções de módulos para o WHMCS são:

Stripe

O Stripe é uma opção popular que possui diversos módulos para o WHMCS, inclusive para cartão de crédito.

Uma das vantagens da empresa é o recurso de armazenamento tokenizado, essa função protege as informações do cartão de crédito dos usuários, pois os dados são enviados e armazenados pela Stripe, reduzindo a exposição da sua empresa a dados sensíveis dos clientes.

Além disso, normalmente os módulos da Stripe também contam com os seguintes recursos:

  • Tecnologia 3DS;
  • Personalização de checkout;
  • Opção de pagamento por crédito de diversas bandeiras;
  • Reembolso automatizado;
  • Pagamento recorrente.
Stripe
Paypal

Paypal

O PayPal é uma empresa confiável que também possui módulos de cartão de crédito para o WHMCS desenvolvidos por programadores terceirizados. Geralmente, os módulos via PayPal possuem os seguintes recursos:

  • Botão PayPal;
  • Pagamento recorrente;
  • Pagamento via PayPal Credit.

Cielo 

A Cielo é um importante processador de pagamentos brasileiro e também tem diversos módulos para o WHMCS. Entre os melhores módulos de cartão de crédito, está o desenvolvido pela Link Nacional que possui diversos benefícios:

Cielo

Parcelamento:

configuração opcional para habilitar pagamento parcelado de faturas em até 12x;

Pagamento recorrente automático:

a cobrança automática de faturas acontece direto no cartão de crédito do usuário;

Valor parcial:

habilita a opção de pagamento parcial da fatura, ou seja, o usuário tem opção de pagar a fatura com outros cartões ou até mesmo em outra forma de pagamento disponível na fatura;

Opção de salvar o cartão:

caso o usuário deseje é possível deixar seus dados salvos no checkout do site;

Checkout transparente:

os clientes inserem suas informações de pagamento diretamente na página do vendedor, sem redirecionamentos, proporcionando uma experiência de compra mais suave e conveniente.

Como receber por cartão de crédito e débito no sistema WHMCS?

Para cada método de pagamento que se deseja aceitar, é preciso adicionar um módulo referente ao método no WHMCS. Desta forma, existe a possibilidade de adicionar um módulo de cartão crédito separadamente, caso já aceite pagamentos por débitos ou não deseje essa função. Como também há a possibilidade de se adicionar ao sistema um módulo de cartão de débito e crédito.

Caso você queira receber por meio dos dois tipos de cartões, uma das melhores formas de fazer isso é adquirindo o Módulo Cartão 3DS da Link Nacional.

Ao integrar esse módulo ao sistema os usuários poderão contar com:

  • Opção de pagamento via cartão de crédito;
  • Opção de pagamento via cartão de débito; 
  • Checkout transparente;
  • Autenticação 3DS (o usuário recebe uma notificação via SMS ou App do banco para aprovar o pagamento).
Contar com a tecnologia 3DS oferece diversos benefícios tanto para o empreendedor quanto para o usuário. Para o empreendedor, ter esse método de pagamento proporciona redução de chargebacks, pois oferece evidências de que o titular do cartão autorizou a transação.

Já para o usuário a vantagem consiste na segurança, isso porque é mais fácil contestar compras indevidas que não foram autenticadas pelo usuário.

Vantagens de ter um módulo de pagamento por cartão de crédito

A implementação de módulos de pagamento por cartão de crédito ou débito no WHMCS oferece várias vantagens para as empresas. Alguns dos principais benefícios são:

  • Aumento das taxas de conversão: os pagamentos com cartão de crédito ou débito são métodos de pagamento populares e amplamente utilizados. Ao oferecer essas opções, as empresas podem aumentar as taxas de conversão, pois muitos clientes preferem essas formas de pagamento;
  • Facilidade de pagamentos recorrentes: para empresas que oferecem serviços de assinatura ou recorrentes, como hospedagem web, o pagamento com cartão de crédito é uma forma eficaz de automatizar pagamentos recorrentes. Isso simplifica a vida dos clientes e garante que os serviços sejam pagos pontualmente;
  • Redução de riscos de inadimplência: os pagamentos com cartão de crédito são geralmente acompanhados de verificação de fundos e autorização. Isso reduz os riscos de inadimplência, uma vez que as empresas têm uma maior garantia de que o pagamento será efetuado;
  • Expansão de mercados internacionais: aceitar cartões de crédito facilita a expansão para mercados internacionais, pois os clientes podem pagar em suas moedas locais usando seus cartões de crédito internacionais;
  • Facilidade de gerenciamento financeiro: a integração de pagamentos por cartão de crédito ou débito no WHMCS geralmente fornece recursos de gerenciamento financeiro integrados, permitindo o acompanhamento fácil de transações, reembolsos e relatórios financeiros;
  • Competitividade: muitos concorrentes no mercado de serviços online já oferecem pagamentos com cartão de crédito e débito. Ter essa opção pode ser um fator competitivo importante para atrair e reter clientes.

Dicas para melhorar a conversão com cartões de crédito

Depois de adquirir um módulo é importante melhorar a conversão de pagamentos com cartão de crédito para aumentar a receita e o sucesso do seu negócio online. Aqui estão algumas dicas para melhorar a conversão com cartões de crédito:

Z

Simplicidade no checkout: torne o processo de pagamento o mais simples possível. Minimize o número de etapas necessárias para concluir a compra e evite solicitar informações desnecessárias. Use um design limpo e intuitivo para os formulários de pagamento;

Z

Simplicidade no checkout: torne o processo de pagamento o mais simples possível. Minimize o número de etapas necessárias para concluir a compra e evite solicitar informações desnecessárias. Use um design limpo e intuitivo para os formulários de pagamento;

Z

Pagamentos recorrentes: se você oferece serviços ou produtos que podem ser vendidos como assinaturas ou planos recorrentes, considere essa opção. Isso pode aumentar a retenção de clientes e garantir uma fonte constante de receita;

Z

Transparência de preços: torne os preços e as políticas de pagamento claros e transparentes. Evite surpresas desagradáveis ​​na finalização da compra, como taxas adicionais não informadas anteriormente;

Z

Mobile-Friendly: certifique-se de que o processo de pagamento seja otimizado para dispositivos móveis, uma vez que muitos clientes realizam compras por meio de smartphones e tablets;

Z

Segurança e confiança: exiba selos de segurança, como o ícone de cadeado SSL, para indicar que o pagamento é seguro e as informações do cartão de crédito estão protegidas. Isso ajuda a construir confiança com os clientes;

Z

Reduza o abandono do carrinho: implemente estratégias para reduzir o abandono do carrinho, como lembretes por e-mail para clientes que deixaram itens no carrinho ou a opção de salvar o carrinho para uma compra posterior;

Z

Testes A/B: realize testes A/B para otimizar os formulários de pagamento e as páginas de checkout. Experimente diferentes elementos como cores de botões, texto e design para determinar o que funciona melhor;

Z

Suporte ao cliente: ofereça suporte ao cliente acessível e eficaz para auxiliar os clientes com dúvidas ou problemas relacionados ao pagamento. O suporte rápido pode salvar vendas.

Vale ressaltar que essas dicas também se aplicam a pagamentos por débito, caso você tenha optado por utilizar um módulo para pagamentos por crédito e débito.

Soluções para o WHMCS

A Link Nacional é parceira oficial do WHMCS, desenvolvemos diversos módulos de pagamentos rápidos, seguros e eficientes para os sites gerenciados via WHMCS. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados prontos para desenvolver soluções de crédito para o WHMCS. Clique no banner abaixo para saber mais!

Nós temos a solução!
Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 2 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
CARLOS ROGERIO ALVES
CARLOS ROGERIO ALVES
18 de janeiro de 2019 09:26

os campos de cobrança de juros devem ser cobrados do cliente! fica a dica e sugestão!

CARLOS ROGERIO ALVES
CARLOS ROGERIO ALVES
Reply to  Link Nacional
18 de janeiro de 2019 16:37

Outra sugestão, que pode valorizar mais o módulo é colocar sistema de reembolso, ou seja, devolução do valor pago caso haja um cancelamento da venda do serviço ou produto caso tenha sido pago por cartão de crédito, como tem no PAYPAL!

Reginaldo
Reginaldo
22 de janeiro de 2019 14:00

Quando a transação nao é aceita mostrar o motivo.

Reginaldo
Reginaldo
22 de janeiro de 2019 14:00

Quando o cliente escolher a bandeira errada, ou informar isso com erro, ou o sistema corrigir automaticamente a bandeira na hora de salvar os dados, pois esta salvando com bandeira errada.

CARLOS ROGERIO ALVES
CARLOS ROGERIO ALVES
26 de janeiro de 2019 07:13

Olá amigos, adorei a atualização, porem verifiquei que criou um Hook para substituir o padrão do WHMCS com questão das bandeiras aceitas, e ficou faltando 2 bandeiras o Maestro e Visa Eletron, que são aceitas na API 3 da Cielo, ou podem acrescentar na próxima atualização uma forma de nós mesmos escolher as bandeiras que queremos aceitar!

Abraços e Sucessos!

CARLOS ROGERIO ALVES
CARLOS ROGERIO ALVES
Reply to  Link Nacional
29 de janeiro de 2019 10:24

Pelo email que eles me enviaram: como aqui não tem como anexar um print, vou colar as bandeiras:

>>>>>>>
Prezado Cliente,

A homologação da API Cielo e-Commerce foi realizada com sucesso! Agora você já pode realizar as vendas no seu site de forma rápida, simples e segura.

Endereço Virtual: (não informado)
Nome Fantasia: CARLOS ROGERIO ALVES
Número de Estabelecimento:
Bandeiras disponíveis: Visa, MasterCard, American Express, Aura, Diners, Discover, Elo, JCB, Visa Electron e Mastercard Débito

CARLOS ROGERIO ALVES
CARLOS ROGERIO ALVES
Reply to  Link Nacional
15 de fevereiro de 2019 11:55

Qual valor para modulo de pagamento por cartão de débito?

CARLOS ROGERIO ALVES
CARLOS ROGERIO ALVES
Reply to  Link Nacional
30 de janeiro de 2019 08:17

Não necessariamente, mas caso desejam, podem incluir em futuras atualizações, 🙂

Jucelio Silva Santos
Jucelio Silva Santos
3 de agosto de 2019 00:28

Amigo…. o modulo cielo credito está apresentando erro nas compras parceladas…. aceitando somente em 1x…

Richardson Douglas
Richardson Douglas
5 de agosto de 2019 14:53

o WHMCS Recentemente lançou uma atualização que permite armazenar vários cartões de crédito e também de debito.
Vocês vão atualizar o modulo para cartão de credito e de débito?
Sei que ele é um modulo diferente deste, mas agora é possível salvar vários cartões diferentes.
Sendo possível utilizar um sistema hibrido para salvar os 2 metodos de pagamento em um sistema de pagamento.

Max
Max
7 de setembro de 2020 01:16

Ola estou com este erro voce poderia me ajudar ?

UserID => 1

Andrade
Andrade
12 de dezembro de 2020 01:30

No cartão de crédito e débito o módulo consegue armazenar o cartão do meu cliente e na determinada data fazer o débito automático?

Maicon
Maicon
21 de maio de 2022 11:06

Olá.
Estamos com problemas no módulo. Basicamente ele tá chamando a api da cielo sem passar a bandeira e isso tá dando erro.

Alguma sugestão?

Captar recursos para ONGs
Captar recursos para ONGs
Como construir site para eventos?
Como criar sites para eventos?

Modelos de landing pages

Exemplos de landing page de sucesso

Por que investir em um site?

Por que ter um site: uma presença online é essencial?

A trajetória do bitcoin

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Tempestade solar 2024 é verdade?

Tempestade solar 2024 é verdade?

Últimas postagens

Como criar site para eventos?

Como criar site para eventos?

Anda se perguntando como criar site para eventos? Atualmente, com a crescente importância da presença online, ter um site dedicado ao seu evento é essencial...