Muitas vezes temos preconceitos de alguns sistemas, principalmente softwares livres (open source). O WordPress passa por essa situação, porém esse conceito esta se invertendo nos últimos anos.

Talvez sua ideia esteja errada sobre o que o WordPress possa oferecer….

Milhares de desenvolvedores por todo o mundo estão trabalhando para deixar o WordPress cada vez melhor para o futuro da web. É um pouco difícil gerenciar diretórios de 20.000 páginas mantendo-as segura, rápida e com facilidade em editar. Muitas vezes alguns usuários comentam: ” WordPress não é apenas para Blog?”.

O intuito desse texto é demonstrar alguns recursos e dizer o que é verdade ou mito sobre a plataforma que esta em 1/3 dos sites publicados na web.

01. WordPress é apenas para Blog?

MITO. WordPress não é apenas para Blog, apesar de que algumas mensagens não ajudam para que esse mito de que wordpress é apenas para blog seja desfeito. Recentemente o WordPress.org esta iniciando uma campanha definindo como “sistema web para criar lindos websites ou blog”. Ainda é possível obter referencia que o WordPress é um software para Blog. Na biografia de Matt Mullenweg para o WordCamp em São Francisco e 2012 diz:

O conceito de blog é erro de marketing e isso irá ser arrumando com o tempo. O principal é que o poder do WOrdpress esta limitado apenas para desenvolvedores. Existe uma grande piada sobre desenvolvedores de WordPress quando o cliente ou novatos perguntam: “Com o WordPress é possível fazer…” e a resposta “SIM” vem antes da questão ser concluída.

O motivo é que o WordPress pode ser facilmente extendido. Mesmo antes das versões 2.9 e 3.0 (que trouxe grande avanços para torna-lo um completo sistema de gerenciador de conteúdo, CMS), o desenvolvimento ainda esta sendo feito para sites complexos, diretórios, loja virtual e muito mais. Essencialmente, tudo que é preciso saber é que o WordPress é rápido, confiável, seguro e muito poderoso, e não existe razão em não acreditar que o ele pode tornar seu sonho em realidade.

 

02. WordPress não é para grande organizações e investimentos?

MITO. Grande companhias estão utilizando WordPress.

Seguindo as premissas de que WordPress é essencialmente para uma plataforma de blog, esse mito já esta ficando para trás. Atualmente o WordPress vem crescendo de uma forma espetacular, possui várias ferramentas e uma API que impressiona transformando o desenvolvimento em algo rápido e escalonável que deve ser considerado para grande projetos.

É possível verifica no WordPress VIP uma lista com algumas das grandes companhias no mundo que estão utilizando WordPress. Outra área que vem crescendo muito é a utilização de WordPress em universidades. Isso é fantástico porque escolas precisam de uma funcionalidade complexa e precisa gerenciar e organizar todo o conteúdo integrado.

 

03. WordPress não possui suporte?

MITO. O WordPress é um programa de software aberto, como pode prover suporte? Bem, se está procurando um número 0800, talvez tenha razão, isso não existe. Porém a ideia de que não irá conseguir um suporte para um probemas, bug ou erro não é verdade. Não importa qual usuário seja ou o nível de desenvolvedor, existe sempre uma forma de obter respostas para suas perguntas.

O fórum em WordPress.org é incrível, a documentação do codex é fantástica e as redes sociais fazer seu papel importante também! Um interessante meio de suporte são as listas de emails. Lá se encontram os hackers, plugins e outras listas de emails no qual é possível se inscrever.

Normalmente é possível obter respostas não importando qual a complexidade em minutos! E também é um excelente local para compartilhar suas ideias, experiências com os outros da comunidade.

A Link Nacional oferece suporte gratuito para todos seus clientes. Entre em contato.

 

04. É muito difícil gerenciar várias instalações de WordPress.

VERDADE. Não existe uma forma fácil de gerenciar todos as instalações de WordPress.

Agora é bem mais fácil gerenciar todos seus sites em WordPress. Se tem vários clientes utilizando uma hospedagem de WordPress em vários locais, isso pode se tornar algo bem difícil para gerenciar todas atualizações de plugins, temas e o próprio sistema do WordPress. Existe duas soluções para isso: uma delas é a utilização da Instalação de Multisites do WordPress ou da rede. Isso irá permitir gerenciar e hospedar todos os seus sites em WordPress em um mesmo local.

Isso pode se tornar desastroso caso não tenha um planejamento para tudo, não é necessário que todos os sites estejam no mesmo servidor pois alguns clientes talvez não desejam mover.

Se essas duas formas não funciona para o seu negócio, existe um maravilhoso plugin chamado ManageWP que listas todas as instalações de WordPress e mostra as manutenções que é preciso em apenas um local.

 

05. WordPress não é utilizado para loja virtual?

MITO. Entendo toda vontade em transformar o WordPress em um sistema de e-commerce. WordPress não foi desenhado para gerenciar produtos e lojas. Mas existe um segredo por ai: talvez outros CMS desenvolvidos especialmente para loja virtual não são assim tão bons!

Se estivéssemos em 2010, provavelmente não seria interessante a utilização do WordPress para lojas online, ao não ser que seria utilizado para alguns produtos ou ingressos de eventos. Mas hoje esse cenário mudou, existe vários plugins que transformam o WordPress em um confiável e fácil utilização para uma solução de loja virtual em WordPress. Veja o Jigoshop, WP e-Commerce ou Woocommerce, acredito que irá se surpreender com os recursos.

 

06. WordPress não é responsivo

MITO. Temas e plugins do WordPress poderá te ajudar a transformar o seu site em responsivo. Muitas vezes escutamos que o WordPress não suporta funções avançada mas isso não faz sentido. Se desenvolver o tema em responsivo ele será responsivo. A Link Nacional faz um excelente trabalho em desenvolvimento de temas responsivos para WordPress, veja alguns dos temas para ser instalados no seu WordPress.

 

07. WordPress não é seguro

MITO. WordPress não é menos seguro que outros sistemas, segurança é um termo relativo, pois nenhum sistema é perfeito. Aqui uma surpresa, WordPress é 10x mais poderoso que muitos sites e CMS combinados. Se é um hacker, irá utilizar seu tempo para aprender sobre as vulnerabilidades dos CMS mais comuns da internet ou em algo que irá trazer mais resultados. Isso não significa que o WordPress é menos seguro, mas pode ser considerado que é o mais atacado, devido a sua popularidade.

Na minha experiência na grande parte dos motivos o ataque ocorre devido a utilização de uma senha fraca. WordPress pode ser o CMS mais seguro do planeta mas se seus dados de login são fracos, provavelmente você será crackeado! Se os dados de login for mais difíceis de adivinhar e seu WordPress e plugins estiverem atualizados, provavelmente não terá problemas com ataques. Abaixo segue alguns recursos para evitar ataques:

Várias dicas de segurança em WordPress

Proteja os sites em WordPress com .htaccess

 

08. WordPress não tem suporte

MITO. Esse é um dos maiores mitos, pois o WordPress possui uma vasta comunidade na web. Fóruns especializados sobre o assunto e diversos desenvolvedores disponíveis para ajudar. A companhia Link Nacional também oferece o suporte para desenvolvimento e instalação de sites em WordPress o suporte pode ser gratuito ou pago. Basta abrir um ticket de suporte e o pessoal irá te ajudar.

 

09. Plugins inativos podem deixar seu site lento.

MITO. Os plugins inativos não alteram a velocidade do seu site, pois como o próprio nome diz, esta inativo. Mas vale lembrar que os plugins inativos, devem ser mantidos atualizados. Plugins desatualizados, mesmo que inativos, podem causar risco de segurança. É aconselhavel que se não utiliza o plugin, simplesmente exclua ele dos seus plugins dentro do wordpress.

 

10.As revisões dos post e páginas deixam o site lento?

MITO. As revisões não afetam a velocidade do seu site. Em fevereiro do ano passado Mike disse em uma de suas palestras:

“O WordPress é inteligente o suficiente para ignorar as revisões no “front-end” e o MySQL é inteligente o suficiente para fazer com que várias revisões não façam diferença para a velocidade de consulta.”

Porém revisões ocupam espaço no banco de dados. É possível desativar as revisões, basta inserir o seguinte comando nono arquivo wp-config.php:

define(‘WP_POST_REVISIONS’, false);

Ou seja mais prudente e defina o número máximo de revisões:

define(‘WP_POST_REVISIONS’, 10); //defina o número que desejar.

Dessa forma esta definindo que o wordpress irá manter 10 revisões para cada página ou post dentro do seu banco de dados do WordPress.

 

11. Deixar sua lixeira cheia afeta a performance do WordPress?

MITO. A lixeira cheia não afeta a velocidade do site, porém utiliza um espaço em seu servidor de hospedagem de site desnecessário, ocupando espaço no banco de dados.

Adicione um comando no arquivo wp-config.php para automatiza a limpeza da lixeira.

define(‘EMPTY_TRASH_DAYS’, 30); //defina a quantidade de dias que quiser

Ainda de quebra, você pode querer otimizar o banco de dados, que tal? Basta adicionar o comando abaixo, também no arquivo wp-config.php:

É possível definir um comando para otimizar o banco de dados, basta inserir o comando abaixo no arquivo wp-config.php

define(‘WP_ALLOW_REPAIR’, true);

Referências:

http://www.creativebloq.com

http://wpmidia.com.br

12. Código Livre não é adaptado para grande empresas

MITO. Grandes companhias tem uma certa preocupação com isso. Apesar de entender isso é um posicionamento que não acredito.

Grande maioria das empresas que possuem esse pensamento acreditam que devem investir dinheiro em um sistema para utilizar isso:

“Se é gratuito, isso não será bom o bastante e não existe suporte”.

Porém se imaginar que o dinheiro que será utilizado para licenças em sistemas proprietários poderá utilizar essa quantia para obter um desenvolvedor ou uma empresa especializada em WordPress para oferecer suporte e criar seu próprio sistema.

O maior benefício do código aberto é que existe uma comunidade de pessoas trabalhando, melhorando e corrigindo o produto ao invés de ter que esperar para que um time de pessoas faça isso. Sem contar que é possível você mesmo efetuar esses ajustes.

WhatsApp chat