Continue lendo

O que é o Blogger?
O Blogger foi desenvolvido pela empresa Pyra Labs, que por sua vez pertence à gigante Google, e é um sistema online que serve precisamente para a criação de blogs. A plataforma atende sobretudo o público que dá os seus primeiros passos na criação de conteúdo web.
Os blogs criados são hospedados em servidores Google. Em geral, eles recebem um domínio do tipo blogspot.com, mas também podem utilizar um domínio próprio, personalizado.
Inicialmente, ele atende às demandas de criação de conteúdo. Contudo, como fizemos menção na introdução, conforme a necessidade de conteúdo em larga escala aumenta e novas páginas precisam ser criadas, as suas limitações começam a aparecer.
Nessas situações é que surge a necessidade de continuar o trabalho em uma plataforma, mais robusta e que ofereça até mais recursos do que o exigido. Quando o cenário é este, a primeira solução a aparecer é o sistema WordPress: pois é gratuito e o mais popular dentre os sistemas de gerenciamento de conteúdos do mercado. Portanto, vamos entender exatamente como se dá essa migração; ou seja, como migrar blogger para WordPress.
Como migrar Blogger para WordPress?
Seguindo então com o passo a passo, chegou o momento de aprender a exportar o conteúdo do site da plataforma Blogger e, em seguida, instalá-lo no WordPress.Mas escolher o WordPress é apenas a primeira decisão. Depois, é necessário também solicitar um plano de hospedagem; ou seja, criar uma parceria com uma empresa que possa hospedar em seus servidores o novo site WordPress.
Como exportar o site Blogger?
Para começar, acesse o sistema Blogger e faça a exportação do conteúdo do site. Esta exportação consiste na verdade em criar uma cópia, um Backup de tudo que há de conteúdo (e por conteúdo nos referimos a: posts, páginas, imagens, vídeos, comentários e afins), armazenando tudo em um arquivo no formato .xml e, depois, fazer o Download deste arquivo em um dispositivo de armazenamento.
Observe agora as etapas de realização deste Backup dentro de uma conta Blogger:
O primeiro passo é acessar a sua conta Blogger, a conta que administra o site a ser migrado para o WordPress;
No painel de gerenciamento da plataforma Blogger, há um menu lateral. Vá até o item Configurações desse menu e clique no subitem Outro (que leva a uma página chamada Outras configurações);
Dentro da página Outras configurações, acesse a primeira seção chamada Importar e fazer backup;
Ao clicar no botão Salvar no meu computador, o conteúdo inteiro será copiado e baixado para o computador em um arquivo no formato .xml;
Clicando em Fazer backup do conteúdo, aparecerá uma pequena janela explicando que todo o conteúdo do site será copiado. Nessa janela, você deve clicar no botão Salvar no meu computador.
Nessa seção Importar e fazer backup, clique no botão Fazer backup do conteúdo;
Como instalar o site no WordPress?
Uma vez que o conteúdo do seu site esteja salvo em um arquivo .xml, então você deve ir ao WordPress e entrar no seu painel administrativo, onde se dará a segunda etapa da transferência do site. Por isso, leia e execute as instruções abaixo, que explicam o deve ser feito:
Passo 04: Clicando em Rodar importador, você será direcionado a uma página de upload. Nela, você deve clicar no botão Escolher arquivo;
Passo 05: Imediatamente, será aberta uma janela do seu computador para que você localize o arquivo .xml e o envie (faça o seu upload) no WordPress;
Depois disso a migração estará concluída. Você pode acessar o item Posts no menu lateral, clicar no subitem Todos os posts e visualizar as postagens do seu blog.
Blogger vs WordPress
Entre o sistema Blogger e o WordPress há semelhanças; na verdade, este último tem as mesmas qualidades do primeiro e ainda muitos outros recursos técnicos, que o diferenciam e o fazem superior. O Blogger, como inclusive já comentamos, é uma ótima porta de entrada na produção de conteúdo para a internet; ou seja, para quem deseja começar e ainda não tem um site, este sistema serve como meio para a criação rápida de um canal e início das primeiras publicações.
Mas a tendência é que com o tempo o volume do seu conteúdo cresça e você precise ter, além de um blog, um site com páginas de vendas, páginas de pagamentos, integração com as redes sociais e assim por diante. Nessa situação, o Blogger já não será mais suficiente e por tanto o WordPress se fará necessário, essa é a diferença entre as duas plataformas.
O Blogger é uma plataforma apenas para a publicação de conteúdo e ele serve apenas enquanto essa é a sua necessidade única. Mas à medida que o seu trabalho começa a avançar para tornar-se um negócio, uma empresa, o WordPress vira a plataforma ideal por oferecer uma estrutura que atende as exigências da nova realidade.
Eis um quadro comparativo entre as duas plataformas:
Por que trazer o seu site para a Link Nacional?
Administrar uma ONG, uma empresa ou uma loja, tendo que mostrar resultados e garantir o seu desenvolvimento, já é em si mesmo um grande desafio; algo que impõe dificuldades. E se tiver que cuidar diretamente de questões operacionais, esse serviço fica ainda mais árduo.Mas as coisas podem ser diferentes, ao menos na parte que envolve os cuidados com o seu site. Pois essas responsabilidades de garantir a segurança e o bom funcionamento do site podem ser delegadas a quem entende do assunto. E, agora que o seu site profissional está em WordPress, você pode contar com a estrutura, com as soluções e com a eficiência da Link Nacional.Trazer o seu site para os nossos servidores é a garantia de:Que a navegação do site estará segura e funcionando perfeitamente em qualquer dispositivo (computadores, tablets e smartphones);