FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Como migrar site do Blogger para o WordPress?

por | 27/04/23 14:29 | WordPress

Administrar um site profissional é uma atividade que exige certas habilidades e conforme o tempo passa e a empresa cresce, habilidades novas, recursos mais poderosos e, às vezes, até uma mudança na identidade visual são necessárias. Outro exemplo de mudança que pode ser exigida é a troca de plataforma; migrar Blogger para WordPress, por exemplo, é algo mais frequente do que pode parecer. Isso porque o site é a plataforma da sua empresa na internet, é o local onde as pessoas encontram os seus serviços. Por isso, à medida que o seu negócio cresce, o site precisa também responder às demandas dessa nova realidade, seja com novas páginas, com um layout responsivo, com um banco de dados mais otimizado ou novos recursos.Se o seu site foi construído em uma plataforma mais modesta, então essa necessidade de crescimento implicará também em uma migração, em uma mudança para outra plataforma de maior recursos. Foi com base nesse raciocínio que criamos este pequeno post para mostrar como migrar um site do Blogger para o WordPress.Atualmente o WordPress é o mais completo sistema para a criação de sites do mercado; em síntese, ele é uma plataforma poderosa com milhares de plugins. A migração para ele é, na prática, o destino inevitável da maioria dos sites inicialmente criados em plataformas restritas. Então acompanhe este tutorial e entenda como migrar Blogger para WordPress.

Continue lendo

Como migrar site do Blogger para o WordPress?

O que é o Blogger?

O Blogger foi desenvolvido pela empresa Pyra Labs, que por sua vez pertence à gigante Google, e é um sistema online que serve precisamente para a criação de blogs. A plataforma atende sobretudo o público que dá os seus primeiros passos na criação de conteúdo web.

Os blogs criados são hospedados em servidores Google. Em geral, eles recebem um domínio do tipo blogspot.com, mas também podem utilizar um domínio próprio, personalizado.

Inicialmente, ele atende às demandas de criação de conteúdo. Contudo, como fizemos menção na introdução, conforme a necessidade de conteúdo em larga escala aumenta e novas páginas precisam ser criadas, as suas limitações começam a aparecer.

Nessas situações é que surge a necessidade de continuar o trabalho em uma plataforma, mais robusta e que ofereça até mais recursos do que o exigido. Quando o cenário é este, a primeira solução a aparecer é o sistema WordPress: pois é gratuito e o mais popular dentre os sistemas de gerenciamento de conteúdos do mercado. Portanto, vamos entender exatamente como se dá essa migração; ou seja, como migrar blogger para WordPress.

Como migrar Blogger para WordPress?

Seguindo então com o passo a passo, chegou o momento de aprender a exportar o conteúdo do site da plataforma Blogger e, em seguida, instalá-lo no WordPress.Mas escolher o WordPress é apenas a primeira decisão. Depois, é necessário também solicitar um plano de hospedagem; ou seja, criar uma parceria com uma empresa que possa hospedar em seus servidores o novo site WordPress.
WordPress
E é aqui que entram as nossas soluções: a Link Nacional é especialista em WordPress. De maneira que tendo o seu site em nossos servidores, você garante além de uma hospedagem segura, serviços de suporte e manutenção certos, feitos por quem tem anos e anos de experiência com esse sistema.Vamos, então, aos passos que deverá executar para transferir o seu site, para realizar o procedimento de migrar Blogger para WordPress, utilizando a nossa estrutura.

Como exportar o site Blogger?

Para começar, acesse o sistema Blogger e faça a exportação do conteúdo do site. Esta exportação consiste na verdade em criar uma cópia, um Backup de tudo que há de conteúdo (e por conteúdo nos referimos a: posts, páginas, imagens, vídeos, comentários e afins), armazenando tudo em um arquivo no formato .xml e, depois, fazer o Download deste arquivo em um dispositivo de armazenamento.

Observe agora as etapas de realização deste Backup dentro de uma conta Blogger:

=

O primeiro passo é acessar a sua conta Blogger, a conta que administra o site a ser migrado para o WordPress;

=

No painel de gerenciamento da plataforma Blogger, há um menu lateral. Vá até o item Configurações desse menu e clique no subitem Outro (que leva a uma página chamada Outras configurações);

;

Dentro da página Outras configurações, acesse a primeira seção chamada Importar e fazer backup;

<

Ao clicar no botão Salvar no meu computador, o conteúdo inteiro será copiado e baixado para o computador em um arquivo no formato .xml;

<

Clicando em Fazer backup do conteúdo, aparecerá uma pequena janela explicando que todo o conteúdo do site será copiado. Nessa janela, você deve clicar no botão Salvar no meu computador.

<

Nessa seção Importar e fazer backup, clique no botão Fazer backup do conteúdo;

Esse, portanto, é o passo a passo para exportar o conteúdo da plataforma Blogger. Mas essa é apenas a primeira parte do processo de migração. Agora, de posse do arquivo .xml no qual estão as páginas, posts e os arquivos de mídia do site, você precisa inserir esse conteúdo no WordPress.

Como instalar o site no WordPress?

Uma vez que o conteúdo do seu site esteja salvo em um arquivo .xml, então você deve ir ao WordPress e entrar no seu painel administrativo, onde se dará a segunda etapa da transferência do site. Por isso, leia e execute as instruções abaixo, que explicam o deve ser feito:

Passo 01: Dentro do painel WordPress vá até o menu lateral, acesse o item Ferramentas e clique no subitem Importar (página que serve justamente como ferramenta de importação de posts e conteúdos similares para o site WordPress);
Passo 02: Na página Importar o primeiro recurso de importação oferecido é o da plataforma Blogger. No entanto, ele inicialmente aparece desinstalado. Por isso, para usá-lo, você precisa clicar no botão Instalar agora;
Passo 03: Ao clicar em Instalar agora, o recurso para a importação do conteúdo estará habilitado. Para realizar clique no botão Rodar importador;

Passo 04: Clicando em Rodar importador, você será direcionado a uma página de upload. Nela, você deve clicar no botão Escolher arquivo;

Passo 05: Imediatamente, será aberta uma janela do seu computador para que você localize o arquivo .xml e o envie (faça o seu upload) no WordPress;

Passo 06: Depois de localizar no seu computador o arquivo .xml e o selecionar, clique primeiro no botão Abrir e, logo em seguida, dentro do WordPress, clique no botão Enviar arquivo e importar;
Passo 07: Logo após clicar em Enviar arquivo e importar, conclua a migração definindo o nome do autor, que em regra já vem como administrador. Basta inserir o nome e clicar em Enviar;

Depois disso a migração estará concluída. Você pode acessar o item Posts no menu lateral, clicar no subitem Todos os posts e visualizar as postagens do seu blog.

Blogger vs WordPress

Entre o sistema Blogger e o WordPress há semelhanças; na verdade, este último tem as mesmas qualidades do primeiro e ainda muitos outros recursos técnicos, que o diferenciam e o fazem superior. O Blogger, como inclusive já comentamos, é uma ótima porta de entrada na produção de conteúdo para a internet; ou seja, para quem deseja começar e ainda não tem um site, este sistema serve como meio para a criação rápida de um canal e início das primeiras publicações.

Mas a tendência é que com o tempo o volume do seu conteúdo cresça e você precise ter, além de um blog, um site com páginas de vendas, páginas de pagamentos, integração com as redes sociais e assim por diante. Nessa situação, o Blogger já não será mais suficiente e por tanto o WordPress se fará necessário, essa é a diferença entre as duas plataformas.

O Blogger é uma plataforma apenas para a publicação de conteúdo e ele serve apenas enquanto essa é a sua necessidade única. Mas à medida que o seu trabalho começa a avançar para tornar-se um negócio, uma empresa, o WordPress vira a plataforma ideal por oferecer uma estrutura que atende as exigências da nova realidade.

Eis um quadro comparativo entre as duas plataformas:

Blogger
Plataforma gratuita
Interface simples de usar
Sistema seguro
Serve principalmente para a criação de conteúdo em texto
Comparado ao WordPress, o Blogger oferece poucas opções para a personalização do layout
WordPress
Plataforma gratuita
Interface fácil de usar
Sistema seguro
Usado na produção de conteúdo e na criação de sites para ONGs, lojas virtuais, empresas e sistemas EAD
Várias opções de temas para personalização do Layout
Uma infinidade de opções de plugins
Possibilidade de integração com plataformas de pagamento online
Possibilidade de integração do site com as redes sociais, WhatsApp e YouTube
Trabalhar com quem conhece o WordPress como ninguém;
Obter os cuidados necessários de profissionais capacitados;

Que a navegação do site estará segura e funcionando perfeitamente em qualquer dispositivo (computadores, tablets e smartphones);

Não precisar mais preocupar-se com as questões operacionais do website, pois haverá uma equipe de especialistas assegurando que tudo ocorra como deve ocorrer.

Soluções de migração de site

Como é possível notar por este post, migrar um site Blogger para o WordPress, embora seja uma atividade simples de ser feita, exige certos conhecimentos técnicos de quem se aventura a realizá-la O mais seguro é sempre recorrer a quem já tem experiência nesse assunto e, desse modo, evitar contratempos. Por isso, conte com as nossas soluções de migração de site para a realização dessa tarefa. Clique no banner abaixo e confie a um especialista a migração rápida e segura do seu site para o WordPress.

Migração de site

Venha para a Link Nacional e aumente a eficiência e a segurança do seu site.

Redação: Pablo Gomes
Redator e produtor de conteúdo, escrevendo e editando textos sobre ferramentas, sistemas web, para o blog e para as redes sociais. Também ajuda a preparar os vídeos postados no canal da Link Nacional no YouTube.
5 2 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Como descobrir o dono de um domínio?

Como descobrir o dono de um domínio?

Descobrir o dono por trás de um domínio é muito útil quando se está interessado em comprá-lo ou fazer uma parceria com um site. Por isso, a fim de trazer mais...

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Cidadão letrado da era da escrita, c-u-i-d-a-d-o! Você está correndo um enorme risco de se tornar de novo analfabeto ou "analfabyte"! Impossível? Claro que...