Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

LiteSpeed: melhore o desempenho do seu site WordPress

por | Atualizado em 14 de junho de 2022 | cPanel, Criar site, WordPress

Os servidores estão, sem dúvidas, entre os principais componentes na estrutura de transmissão de arquivos e dados na internet. Na verdade, a importância deles supera a de todos os outros, pois é no servidor que ficam armazenadas as páginas, os vídeos, sites e os conteúdos de forma geral. E hoje falaremos sobre um deles em específico, o LiteSpeed, um dos mais populares atualmente, dentre as muitas opções de servidores de internet existentes no mercado.

Esse web server traz consigo uma série de recursos, aos quais daremos o devido destaque. Entretanto, não vamos ficar apenas nisso, este post pretende ir mais a fundo e de forma mais abrangente a respeito do LifeSpeed. Começaremos com o seu conceito, trataremos sobre como usá-lo e também destacaremos suas funcionalidades. Além disso, faremos comparações e seguiremos em frente. Por isso, se você quer ter um conhecimento avançado sobre o servidor web LiteSpeed, aproveite essa chance e siga adiante neste texto.

O que é LiteSpeed?

Quando falamos do LiteSpeed, estamos nos referindo a um web server, ou servidor web. Tal como o Apache ou o NGINX o LiteSpeed é mais um exemplo de servidor, hoje bastante utilizado. A grande popularidade alcançada se deve às suas características, aos benefícios que ele oferece, tais como a fácil usabilidade, segurança e alta performance.

Continue lendo

Hospedagem de site

Hospedagem de Site

Cuidamos da infraestrutura para que você possa ficar tranquilo com seu negócio

LiteSpeed: melhore o desempenho do seu site WordPress

Para que serve

A função de um servidor na Internet é servir, como já sugere o próprio nome. Os servidores de Internet são os responsáveis por armazenar os arquivos – vídeos, áudios, textos, sites, etc – e disponibilizá-los, ou servi-los, aos usuários que os solicitarem por meio de um browser. Aliás, essa estrutura também é conhecida como modelo cliente-servidor.

Portanto, sendo o LiteSpeed um servidor de Internet, a sua função é também responder às solicitações que são feitas pelos clientes através de um navegador. No entanto, ele não apenas manda o conteúdo solicitado como, em todo esse processo, apresenta outras características que o colocam em uma posição de destaque e o fazem, por exemplo, substituto direto do Apache. Vejamos aqui a principais vantagens do LiteSpeed:

Segurança

Ele é compatível com os mesmos recursos de segurança do Apache, fornece proteção contra ataques Dos e DDos, limitação por conexão IP, entre outras medidas.

Melhora no desempenho do Hardware

O LiteSpeed tem a capacidade de diminuir o server load e, assim, ele aumenta a performance do processador da máquina em que está instalado.

Melhores resultados

Sendo mais seguro e entregando mais rapidamente os conteúdos aos usuários, o tráfego do site tende, por consequência, a ser cada vez maior.

Alto desempenho

O LiteSpeed tem uma velocidade de entrega dos conteúdos bem superior, em comparação com os outros servidores. Além disso, ele suporta muito bem aplicações que recebem em grandes volumes e simultâneos.

Como contratar

A contratação dos serviços LiteSpeed, pode ser feita através do site da empresa. Na opção preços, ficam as categorias de licenças disponíveis. E você apenas precisa escolher a que melhor se adapta ao seu negócio e a periodicidade de pagamento. As licenças se dividem em 3 tipos:

  • Free starter (iniciante gratuito): voltada para quem deseja apenas experimentar o LiteSpeed ou para aqueles que possuem pequenos sites próprios.
  • Site Owner e Site Owner plus: São licenças recomendadas para as pessoas (proprietários) que já possuem muitos sites ou que têm apenas um grande site.
  • Web Host: Esta licença é destinada às empresas de hospedagem. E ela se subdivide em mais cinco opções:

Lite

Essencial

Professional

Enterprise

Elite

Esses diferentes subtipos existem para servir de alternativa aos vários tamanhos e modelos de negócios.

Quanto custa

Na seção acima, vimos como você pode adquirir uma das licenças LiteSpeed acessando diretamente o site da empresa. Entretanto, se a sua finalidade é apenas usar o servidor para armazenar as páginas do seu site WordPress, você pode contratar os serviços de uma empresa de hospedagem de sites. Ela se encarregará de realizar todo o trabalho para você e cobrará um preço bem mais em conta.

A Link Nacional, por exemplo, companhia especialista em hospedagem de sites, trabalha com o servidor LiteSpeed e possui vários planos para aqueles que desejam instalar este web server no WordPress. Conferindo a nossa tabela de planos, você encontra muitas opções, com diferentes preços, e pode escolher aquela que mais estiver de acordo com a realidade do seu negócio.

Recursos do LiteSpeed

Neste tópico vamos abordar mais profundamente o LiteSpeed. Trataremos aqui sobre as ferramentas que ele oferece, sobre as tecnologias com as quais ele é compatível e passaremos, também, pela sua relação com o Apache. Para iniciar, vamos falar sobre um de seus mais famosos atributos; trataremos sobre a rapidez que ele oferece ao carregamento das páginas; ou seja, conheceremos melhor o seu recurso de cache.

LiteSpeed cache

Cache é um artifício usado para recuperar mais rapidamente um dado ou uma informação.
Na Internet, as páginas dos sites costumam ficar armazenadas em servidores. Estes são responsáveis por fornecê-las aos usuários. E nesse processo, quem faz a mediação entre o servidor, que envia a página, e o usuário, que a recebe, é o navegador ou browser. O papel do navegador é interpretar a página que vem do servidor e exibi-la às pessoas.

Essa é a ação normal, que acontece quando tentamos visitar uma página web. No entanto, ela pode ser um pouco demorada, sobretudo se o servidor estiver recebendo vários acessos simultâneos. E aqui é que o recurso de cache demonstra sua importância. Pois ele tem o papel de acelerar a exibição do conteúdo.

E isso é realizado, armazenando-se uma cópia da página já visitada para que, em caso de outras solicitações futuras por ela, a cópia seja exibida no lugar da página original que está no servidor. Isso deixa o processo bem mais rápido e contribui de maneira positiva com a experiência do usuário.

Então, o LS Cache é uma função do servidor LiteSpeed responsável exatamente pela atividade descrita acima. Em outras palavras, o seu trabalho é realizar uma cópia das páginas web visitadas. A finalidade é que, em um novo acesso, não seja necessária também uma nova solicitação ao servidor; mas, ao contrário, que seja mostrada uma cópia do conteúdo original, guardada por essa ferramenta LS Cache. Desse modo, o usuário, em vez de aguardar todo o processo de carregamento, recebe a página rapidamente, disponível para a utilização.

LiteSpeed Web Server

O LiteSpeed Web Server é o servidor web propriamente dito. Ou seja, é o responsável por armazenar o conteúdo do site e disponibilizá-lo conforme as solicitações. Podemos destacar aqui muitas de suas características: velocidade, alto desempenho, melhoramento do hardware, entre outras. Todas são bem importantes, tornam ainda melhor o produto e são lembradas em outras partes deste texto. Contudo, agora vamos nos deter rapidamente em um ponto, até bastante falado, desse servidor que é a sua grande compatibilidade com outros programas. Na verdade, isso acontece até mesmo com outros servidores.

É o caso por exemplo do Apache; pois muitas das ferramentas usadas nele funcionam muito bem no LiteSpeed como a mod_rewrite, .htaccess e ModSecurity. Além disso, o LiteSpeed trabalha muito bem com os painéis de controle, tais como o Plesk, DirectAdmin e o cPanel, etc. E Entre as linguagens de programação, o ponto de destaque para o nosso servidor é o seu ótimo desempenho em relação ao PHP.

Como configurar o LiteSpeed pelo cPanel?

O cPanel é mais uma tecnologia essencial do processo de hospedagem de sites. Ele é um painel de controle por meio do qual é possível gerenciar (instalar e desinstalar, configurar, atualizar, etc) as atividades relacionadas à hospedagem de sites. Entre outros serviços possíveis de se executar com essa ferramenta, um deles é a instalação e configuração do LiteSpeed web server, que depois armazenará o seu site WordPress.

Por isso, nesse momento veremos como funciona a configuração do LiteSpeed pelo cPanel. Mais especificamente, detalharemos como deve ser realizada a configuração de cache do LiteSpeed neste painel de controle.

Com o servidor já instalado, dentro do menu Plugin do cPanel, o primeiro passo é a criação de pastas no sistema de arquivos. Pois é dentro dessas pastas que ficarão armazenadas as cópias dos conteúdos dos sites; ou seja, os conteúdos de cache. O caminho para realizar este procedimento é clicar em Configuração do LiteSpeed e, em seguida, ir na configuração da raíz do cache.

Dentro das configurações da raiz do cache, clique em Set Missing Cache Roots e imediatamente o cPanel criará as pastas raiz de cache, tanto para o servidor, como para hosts virtuais.

Depois, na página do plugin, basta ir até a opção Gerenciar instalações de cache e, logo em seguida, clicar no botão Scan. Nesse momento o cPanel apresentará uma tabela com a lista dos sites hospedados no servidor; e na coluna Ações (Actions) da tabela é possível fazer a ativação de cache individualmente em cada um dos sites.

LiteSpeed vs Nginx

Nesta seção faremos uma breve comparação entre LiteSpeed e o Nginx. A finalidade aqui não será cravar a superioridade de um sobre o outro, pois, apesar de os dois serem servidores web, eles possuem especialidades bem distintas. O que faremos é destacar as principais características positivas e, se houver, negativas das duas tecnologias.

Sobre o Nginx

O servidor Nginx foi lançado em 2004 e desenvolvido com o objetivo explícito de superar a tecnologia Apache. Sua popularidade vem crescendo bastante e hoje sua participação no mercado já representa cerca de 32,5%.

A respeito das suas qualidades, ele é conhecido por rodar muito bem aplicações feitas em Python e Ruby. Além disso, esse servidor ainda se destaca por funcionar como um balanceador de cargas e também pela capacidade de suportar várias conexões simultâneas. Pelo lado negativo, conta-se a dificuldade de configuração que ele costuma apresentar.

LiteSpeed

Sobre o LiteSpeed

O servidor LiteSpeed, por sua vez, é o substituto imediato do Apache. Ele se destaca pela capacidade de suportar grandes volumes de hospedagens, oferece um poderoso serviço de cache, tem um alto desempenho ao rodar aplicações feitas em PHP e, por último, oferece suporte HTTP/3. Aliás, esta última vantagem é uma exclusividade do servidor LiteSpeed.

O que é o OpenLiteSpeed

O OpenLiteSpeed é uma das opções de servidor web LiteSpeed. Há duas alternativas de uso do servidor LiteSpeed: o LiteSpeed Web Server (LSWS) e o OpenLiteSpeed (OLS). O primeiro trata-se de um produto pago, enquanto este último é o servidor gratuito e de código aberto.

Ao contrário do que normalmente acontece, o fato do OLS ser um produto gratuito não o deixa extremamente limitado. Na verdade, esse servidor, ainda que não tenha o mesmo poder da versão paga, pode ser uma ótima alternativa em virtude dos inúmeros recursos com os quais ele conta. São alguns exemplos:

  • Arquitetura orientada a eventos;
  • Recurso de cache;
  • Alta disponibilidade;
  • Suporte a protocolos de internet: HTTP, HTTP/2, HTTP/3, SPDY, etc;
  • Boa segurança;
  • Suporte a IPV4 e IPV6.

Diferenças entre o LiteSpeed e o OpenLiteSpeed

A primeira e mais marcante diferença entre esses dois servidores já foi citada há pouco: um é um produto pago e de código fechado e o outro é de código aberto e gratuito. Entretanto é possível elencar ainda outros pontos que os distinguem e que podem ajudar na decisão no momento de aderir a uma das versões.

  • O OLS é compatível com os painéis de controle DirectAdmin e cPanel, no entanto, o LSWS possui compatibilidade com qualquer painel de Controle escrito para Apache.
  •  

  • Ambos possuem recursos de cache, mas no LiteSpeed Web Server o serviço é bem mais completo; pois há, por exemplo, suporte ESI e outras possibilidades.
  •  

  • Outra distinção entre os dois servidores está na parte da segurança. Pois, apesar de o OpenLiteSpeed contar com amplos recursos para assegurar a integridade e inviolabilidade dos dados, o LiteSpeed Web Server vai além porque também possui uma proteção contra ataques WordPress Brute Force.

Soluções para o LiteSpeed

Na conclusão deste post, indicaremos um bom caminho para aqueles que querem já se beneficiar com os serviços do LiteSpeed. Se você leu todo o texto, conheceu melhor este web server, chegou até aqui e agora deseja saber como hospedar seu site WordPress em um servidor LiteSpeed, não se preocupe; pois nós temos a solução. Entre em contato com a equipe de atendimento da Link Nacional e você receberá todo o suporte necessário para armazenar seu site em um LiteSpeed Web Server.

Somos uma companhia especializada na criação e hospedagem de sites e já atuamos há mais de 15 anos nesse mercado, atendendo milhares de clientes. Portanto temos a experiência e a competência técnica de um time de profissionais capacitados para resolver da melhor maneira o seu problema.

Hospedagem de site

Hospedagem de Site

Cuidamos da infraestrutura para que você possa ficar tranquilo com seu negócio

Redação: Pablo Gomes
Redator e produtor de conteúdo da Link Nacional.
5 3 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos Web Stories

Últimas postagens

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto é um misterioso codinome do criador do Bitcoin, existem muitas especulações sobre a sua identidade, afinal, quem é Satoshi Nakamoto?