Criar um infoproduto é um dos caminhos mais fáceis para quem quer começar a empreender na internet. Eles são efeito da popularização da internet e, desde a última década (2011/2020), o seu mercado vem ano após ano desenvolvendo-se e atraindo mais gente.
Atualmente, empresas de todos os tamanhos investem nesse ramo. Contudo, além das organizações, é cada vez mais comum pessoas físicas começarem também a empreender, criando os seus próprios infoprodutos. E não precisa ser algo muito complexo: basta que alguém tenha uma habilidade, um conhecimento, e que haja outras pessoas desejosas de aprender o que aquele indivíduo tem a ensinar.
Assim, pessoas de diferentes profissões (de donas de casa a grandes empresários) podem elaborar e começar a vender os seus produtos digitais. Usando como plataforma a própria internet e, mais especificamente, as redes sociais, que são grandes meios para comunicação e criação de relacionamentos entre pessoas.
Preparamos este post para explicar melhor o conceito de infoprodutos e detalhar o caminho que leva às etapas de vendas, lucro e crescimento neste mercado. Leia o texto para entender o que fazer para dar os primeiros passos como um infoprodutor.
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O que é infoproduto?
A palavra infoproduto se refere a produtos ofertados (vendidos ou distribuídos gratuitamente) através da internet e que só existem no formato digital. Esta última característica é importante, pois ela marca a distinção fundamental entre aquilo que se classifica como infoproduto e os demais produtos comercializados na web.
Para reforçar essa diferença, ilustrá-la melhor e facilitar a compreensão, vamos citar alguns exemplos daquilo que classificamos como infoprodutos e, em seguida, dos outros produtos que não se encaixam nessa categoria:
São infoprodutos:
Cursos online
Mentorias online
E-books
Podcast
Masterclass online
Não são infoprodutos:
Eletrônicos (notebook, tablets, smartphones)
Livros físicos
Roupas
Joias
Principais tipos de infoprodutos
Os produtos digitais, como visto anteriormente, assumem e podem ser oferecidos através de diferentes modelos. Por isso, vamos listar aqui alguns tipos de infoprodutos, os mais trabalhados, e descrevê-los um pouco, apresentando as características mais marcantes de cada um.
E-books
A palavra e-book é um termo da língua inglesa, que se traduz por livro eletrônico. Os e-books podem ser lidos em aparelhos como tablets, smartphones e notebooks. Eles são usados no marketing para a disponibilização de conteúdos e, também, servem como uma outra opção de compra e venda de livros; já bastante comum em sites como a Amazon, que oferece versões digitais através do Kindle.
Podcasts
Os podcasts se caracterizam por serem conteúdos em áudio, que podem ser consumidos de forma online, através de sites ou plataformas específicas (Spotify, Anchor, Deezer). Mas também podem ser disponibilizados em arquivos e baixados para serem ouvidos de forma offline.


Audiobooks
Um audiobook é uma gravação (um áudio) do conteúdo de um livro. Este produto digital é útil principalmente a quem não consegue dedicar tempo à leitura.Screencasts
É uma forma de criação de conteúdo digital, que consiste em fazer vídeos da tela do computador. Os screencasts podem ser usados como tutoriais para ensinar a utilização ou instalação de programas ou como forma de entretenimento nos Gamers.

Vídeo aula
As videoaulas são aulas disponibilizadas em forma de vídeos. As videoaulas estão entre as mais famosas modalidades de infoprodutos. E quando ofertadas em um conjunto, composto também por outros produtos, formam um outro tipo de produto digital: os cursos online.Mentoria online
Uma mentoria online é um tipo de produto digital em que uma pessoa, que se apresenta como especialista ou autoridade em um assunto, realiza como que consultas, atendimentos no sentido de orientar, ajudar o seu cliente em uma questão específica.


Cursos online
Os cursos online são um dos principais símbolos da educação à distância (EAD). Eles já existiam antes no período pré-internet, mas foi com a popularização da rede mundial de computadores que eles começaram a fazer sucesso.
Entenda como esse mercado funciona
O mercado de infoprodutos, embora recente, já é bastante desenvolvido; de maneira que qualquer pessoa consegue criar e começar a vender seu produto digital rapidamente. Para entender melhor a respeito da dinâmica deste mercado, tão ativo atualmente, vamos conhecer as partes, ou seja, as figuras que o compõem; bem como o papel desempenhado por cada uma delas:- Infoprodutor: o indivíduo ou empresa que cria o produto digital e o oferece na internet.
- Infoproduto: é o produto digital propriamente dito, aquilo que é vendido: um curso online, um e-book, uma masterclass.
- Cliente: são as pessoas estão no pólo oposto ao do infoprodutor. Elas compram o produto digital ofertado através da internet.
- Plataformas de pagamento: São sites de empresas que gerenciam todo o processo de compra e venda e oferecem ao infoprodutor a estrutura para a melhor comercialização do produto digital: páginas de vendas, métodos de pagamento, áreas de membros assinantes e recursos para rastrear a origem dos clientes (se chegaram ao infoproduto vindos de um site, das redes sociais, do canal do YouTube );São exemplos de plataformas de pagamentos a Hotmart, a Eduzz, e a Monetizze.
- Afiliados: são figuras facilitadoras das vendas. Eles conseguem novos clientes para o infoprodutor e vendem o produto digital.
- Prestadores de serviços: são outros profissionais, sobretudo do marketing, cujos os serviços também são importantes para a venda do infoproduto: designers, copywriters, gestores de tráfego e Coprodutores.
A inter-relação entre todas essas partes se dá da seguinte forma: o infoprodutor fica em um dos extremos vendendo o produto digital. No extremo oposto, está a figura do cliente. Envolvendo ambos, está a plataforma de pagamento, que inclusive recebe uma comissão pelas vendas realizadas.
A figura do afiliado, que funciona como um intermediário entre o infoprodutor e o cliente, também recebe comissão pelas vendas que ajuda a concretizar. E não esqueçamos dos prestadores de serviços, que ajudam a fazer tudo isso acontecer, criando layouts, textos e atraindo as pessoas.

Como criar um infoproduto?
Os infoprodutos já foram conceituados, também falamos sobre os seus vários tipos e explicamos como o mercado funciona. Então, chegou o momento de conhecer o processo de criação de um produto digital. Para isso, a seguir, organizamos um passo a passo, com as etapas deste processo.01. Definir um nicho:
Ter algo a dizer é o passo inicial da criação de um produto a ser comercializado na internet. Mas ninguém pode falar sobre tudo com igual excelência em todas as áreas. Por isso, tente escolher uma área cujo conteúdo você domine.Optar por um nicho, além de ajudá-lo a trabalhar com competência na elaboração e venda do infoproduto, o faz, aos olhos do seu público, um especialista e, portanto, alguém com autoridade no assunto.
- A educação literária de jovens adultos,
- A educação de pais que desejam alfabetizar os seus filhos;
- O ensino de música;
- O ensino de um idioma.
02. Conhecer a persona:
A segunda etapa é a definição da persona. Se no primeiro passo foi estabelecido sobre o que falar, agora é necessário entender quem vai consumir este conteúdo.
A persona é a construção de uma figura fictícia que representa o conjunto de pessoas do seu público-alvo. Este trabalho é feito por meio de pesquisas, análise de dados e métricas.
Alguns dos atributos usados para a montagem de uma persona são: faixa etária, região geográfica (cidade, estado), interesses em geral, situação atual (financeira, amorosa, etc), nível de escolaridade e as aspirações.
O produto digital deve ser construído como se ele fosse destinado a essa persona. Na verdade, é a partir da elaboração da sua persona que o infoprodutor terá algum embasamento real para criar um produto que sirva para atender a alguma necessidade do seu público.
03. Criação do Produto:
O produto está diretamente relacionado às duas etapas anteriores. Na verdade, podemos dizer que elas são os pilares que sustentam um produto de sucesso. Primeiro, porque ele precisa ser direcionado a um nicho específico.Em segundo lugar, é necessário conhecer os atributos gerais das pessoas que compõem este nicho para então entender os seus problemas, as suas insatisfações e os seus desejos. A partir daí, entendendo quais são as dificuldades da sua persona, o próximo passo é oferecer um produto que seja a solução para elas.

Em outras palavras, o produto deve ser criado para atacar aquilo que é uma causa de sofrimento para a sua persona, para o seu público-alvo. Desta maneira, conhecendo o seu público e apresentando para ele um produto que resolva um de seus problemas, você tem maiores chances de atrair pessoas desejosas de comprá-lo.
04. Preparar a oferta:
Após a criação do produto, você deve preparar a oferta, ou seja, planejar a maneira pela qual ele será apresentado ao seu público-alvo. Por isso, é aqui que são criados os argumentos para vencer as possíveis objeções e mostrar que o infoproduto ofertado é a solução a um dos problemas, comum à maioria das pessoas daquele nicho.
Além disso, na fase da oferta também são adicionadas ao produto outras vantagens, que o valorizem, de modo a provocar nos clientes um maior desejo pelo que está sendo oferecido.
Imagine que você está vendendo um curso online, por exemplo. Então você pode usar como bônus, para melhorar a oferta e gerar mais desejo no seu público, um e-book gratuito, aulas extras com outros professores, um tempo maior de acesso à plataforma e assim por diante. Tudo isso faz parte da criação do infoproduto e ajuda no processo de vendas.
Principais plataformas para infoprodutos
As plataformas são locais por meio dos quais os infoprodutos podem ser acessados e fruídos. Geralmente, nesse segmento dos infoprodutos, essas plataformas são empresas cuja atividade principal é apenas essa: fornecer a estrutura necessária para que os infoprodutores criem e hospedem seus produtos. Em troca, elas cobram pequenas taxas a cada venda realizada. Nesta seção vamos conhecer algumas das principais plataformas para infoprodutos.

Hotmart
A Hotmart é uma empresa criada em Belo Horizonte, Minas Gerais, e que hoje funciona como uma das principais plataformas para os criadores de conteúdo do país. A adesão à plataforma é totalmente gratuita e também não há cobranças de mensalidades pela hospedagem de um infoproduto. Além disso, a Hotmart possibilita aos produtores de conteúdo digital a realização de vendas internacionais, ficando a própria plataforma responsável por realizar a conversão automática da moeda.
Eduzz
A Eduzz foi criada em 2014 e funciona como um ambiente para a criação e venda de infoprodutos. Além disso, a plataforma ainda abre espaço para quem deseja trabalhar como afiliado. Outro ponto de destaque é que na Eduzz também é possível trabalhar com a venda de produtos físicos.


Monetizze
Semelhante à Eduzz, a Monetizze também funciona como uma plataforma para as vendas de produtos digitais e físicos. O ambiente Monetizze oferece toda a estrutura a quem deseja iniciar suas vendas online, com páginas de vendas prontas e usando os próprios sistemas de pagamentos da plataforma. Além disso, a Monetizze ainda oferece cursos para quem deseja aprender os primeiros passos antes de iniciar as vendas online.
Site profissional
Os sites profissionais são uma alternativa (uma forma de independência em relação) às conhecidas plataformas de infoprodutos. Vender um produto digital através do seu próprio site é dar um passo além em relação à concorrência.
Um site profissional dá a você uma autonomia bem maior em relação às plataformas tradicionais: você fica livre para vender quantos produtos quiser, sem ter que pagar taxas às plataformas por cada venda feita.

Como vender um infoproduto?
Os infoprodutos podem ser vendidos de duas maneiras: através de um método chamado lançamento ou por meio de outro chamado perpétuo. A diferença entre as duas modalidades está na forma como a oferta é trabalhada. Veja, em separado, a explicação sobre cada uma delas:
Lançamento
O lançamento consiste em trabalhar a oferta do infoproduto somente durante um tempo determinado (dias ou semanas). Nesta forma de venda, há um evento que inaugura o lançamento do produto digital; no entanto ele fica disponível para compra apenas até a data estabelecida pelo criador de conteúdo.Dessa maneira, surge no público um sentimento de urgência ante o produto, que logo ficará indisponível.Perpétuo
Este nome se justifica porque nessa modalidade o produto fica disponível perpetuamente para a aquisição pelos clientes. Ou seja, a qualquer momento, uma pessoa pode acessar o site ou a plataforma onde se encontra o infoproduto e comprá-lo. No perpétuo, o infoprodutor opta por não trabalhar com prazos e por não gerar sentimento de urgência no seu público-alvo.
Ferramentas de marketing para produtos digitais
Vender um produto digital exige, além da criação e do lançamento do infoproduto, todo um trabalho de marketing, que deve ser bem feito de modo a atrair o público certo e conduzi-lo à compra. Para realizar este serviço hoje existem muitas ferramentas que, se trabalhadas com a estratégia correta, geram muitos bons frutos.
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