Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Conheça o plugin Google Web Stories para WordPress

por | Atualizado em 29 de julho de 2021 | Notícias

Os stories se tornaram uma febre entre os jovens e frequentadores de redes sociais como Instagram e Facebook. A sua característica de instantaneidade e visual criativo, impulsionou a produção e o seu compartilhamento mundo afora. Quem não produziu o seu ou curtiu o storie da sua celebridade favorita?

Pensando no sucesso desse formato de conteúdo e o impacto que ele gerou nos usuários das redes sociais, a gigante Google resolveu investir pesado em um tipo de postagem parecido com o que vemos nas redes sociais, mas chamado de web stories. Que nada mais é que um stories publicado na web por meio de um site ou blog.

Para que fosse possível produzir conteúdo nesse novo formato, o Google criou um plugin do WordPress específico para produção de web stories com diversos recursos de design e de animação. Qual a vantagem em produzir conteúdo nesse formato? Além de um imenso mercado consumidor de conteúdo em forma de stories, o Google está exibindo os web stories com grande destaque em seu App para celular. O que é uma grande oportunidade para portais, sites de notícias e agências de conteúdo mostrarem a sua produção de web stories.

Ficou interessado em saber como funciona a ferramenta do Google para criação de web stories no WordPress? Então acompanhe o nosso post, que vamos falar tudo sobre essa grande novidade.

Continue lendo

Web stories Google

O que é o Web Stories?

Para quem não conhece, os web stories são páginas clicáveis, feitas para celular, em formato de tela cheia e utiliza tecnologia AMP. Esses stories permitem que você crie narrativas visuais interativas que são ótimas para compartilhar informações, memes e imagens. Os stories são imersivos, rastreáveis e compartilháveis e agora podem ser adicionados ao seu site graças a um plugin criado pelo Google e conhecido como Web Stories. Nesse tutorial, você vai aprender como instalar essa nova ferramenta e tudo mais o que ela pode fazer.

Formalmente conhecida como AMP Stories (Accelerated Mobile Pages / Páginas Móveis Aceleradas), são páginas do tamanho de uma tela de celular com layouts de revistas. Contendo pequenos textos com links que o direcionam para textos mais explicativos, imagens e vídeos de até 15 segundos em modo retrato, todos com legenda. O Web Stories é um sistema de código aberto e totalmente gratuito.

Foram criados para serem usados em dispositivos móveis. Normalmente contém de 4 a 30 páginas com 10 palavras por página, que é o ideal para produção de conteúdo em menor proporção. São uma excelente forma de conteúdo interativo que seja fácil de usar enquanto almoça, pega o metrô, etc.

Por que usar Web Stories com WordPress?

O design simples do Web Stories é perfeito para o conteúdo de blogs em sites produzidos no WordPress. O plugin integra os stories ao site WordPress, auxiliando no tráfego por meio dos Web Stories.

Eles até ajudam a melhorar o seu SEO e sua classificação nas buscas do Google, Google imagens, Google Discover e o Google App, tornando o web stories uma ótima ferramenta para melhorar o tráfego do site.

Instalando o plugin do Google Web Stories para WordPress

Existem duas maneiras de instalar o plugin do Google Web Stories para WordPress: a primeira é pelo marketplace de plugins do seu painel administrativo ou fazer o download do plugin beta gratuito. Este é um plugin beta público, então a maior parte das configurações principais estarão lá.

A versão completa será lançada até o final do ano (2021). Ela vai ter uma estabilização melhor, correção de bugs e de performance e incluirão animações e suporte para anexos de páginas. Sendo uma versão beta, é preciso instalar o arquivo manualmente, siga os passos a seguir:

  1. No painel de controle do WordPress, vá em Plugins > adicionar novo;
  2. Procure o plugin Web Stories feito pelo Google;
  3. Clique em “Instalar” agora;
  4. Quando aparecer a mensagem “Plugin instalado com sucesso”, clique em “Ativar Plugin”;
Web Stories instalação

Criando os Stories

Clicando em “criar novo storie” um editor é aberto onde você pode acessar as ferramentas de edição. Não é possível alterar o tamanho dos stories. Se isso te lembra o Canva, você não está sozinho. Funciona quase da mesma forma e é tão intuitivo quanto.

À esquerda está o conteúdo que você pode adicionar ao criador da página. Inclui imagens, textos e formas. As imagens também incluem vídeos. No meio está o criador da página que contém ferramentas para editar e publicar o storie. À direita estão as ferramentas de edição de texto e design, cada elemento que você adiciona na página é uma camada diferente.

Criando web stories

Conteúdo

As imagens e outros conteúdos vêm de sua pasta de mídia. Passar o mouse sobre eles revela 3 pontos. Ao clicar nesses pontos é possível editar ou deletar a imagem. Você também pode classificar, procurar ou fazer upload de imagens e vídeos. Ao clicar no conteúdo, você o adiciona à página da história.

Você pode clicar duas vezes para adicionar o conteúdo ou arrastar e soltar o conteúdo na página do storie. Nesse exemplo a imagem está sendo arrastada até a página do storie.

Conteúdo web stories

Texto

A guia de texto inclui botões predefinidos para adicionar cabeçalho, rodapés e corpo do texto. Clique em um deles ou em “adicionar novo texto” para adicionar um texto predefinido à imagem.
Adicionando texto ao web stories
Clique no texto para abrir a ferramenta de redimensionamento. Arraste para redimensionar ou clique no meio para mover o texto para um novo local. Isso também abre suas ferramentas à direita, onde você pode alterar o alinhamento, cores, tamanho, posição, camada, estilo, etc.

Você também pode selecionar vários itens de uma vez para redimensionar ou realocar o conteúdo.

Editando texto do web stories

Forma

A guia de formas inclui um quadrado, círculo, triângulo, coração, estrela, pentágono, hexágono e bolha. Arraste e solte-os na página, altere suas cores, opacidade, tamanhos, etc.
Formas no Web stories

Página

A área da tela inclui o título, opções de publicação, lixo, copiar, adicionar nova página, desfazer, refazer, uma visualização e uma visualização em grade para ver várias páginas de uma vez. Clicar no conteúdo oferece algumas ferramentas de arrastar e soltar para redimensionar e mover o conteúdo. Também abre as opções para as ferramentas de design à direita.
Página web stories
Arraste o conteúdo para ver as opções de alinhamento.
Clique duas vezes no conteúdo para ver a imagem inteira e abrir ferramentas para ajustar o zoom e o alinhamento. Você pode redimensionar o conteúdo e movê-lo para obter a formatação exata que deseja.

Design

Os ajustes de design exibem controles para o elemento em que você clicou. Selecione o plano de fundo da página e clique na cor. Isso abre um seletor de cores para que você possa definir a cor do plano de fundo.

Para imagens, isso inclui o alinhamento, tamanho e posição, opacidade, links, acessibilidade e camadas.

Com o texto, isso inclui a família da fonte, estilo, alinhamento, cor, cor de fundo, preenchimento e link.

Para formas, isso inclui o alinhamento, tamanho, posição e cor.

A guia “Documento” inclui as opções de publicação padrão do WordPress e adiciona mais algumas. Salve como rascunho ou publique como público ou privado. Ajuste a data, o logotipo do editor e a imagem da capa. Ajuste o link permanente e o avanço da página. Escolha entre automático e manual e defina o tempo de avanço automático.

Design web stories

Templates

A guia “Explorar modelos” exibe os modelos que você pode usar em suas histórias. Existem atualmente 8 modelos para ajudá-lo a começar. Os modelos incluem várias páginas, portanto, há muitos designs para ajudar.

Clique em um para abrir o modelo, onde você pode ver todas as páginas que estão dentro dele. Todas as páginas são selecionáveis ​​e ajustáveis. Selecione qualquer elemento para alterá-lo.

Templates web stories

Publicando um storie

Ao clicar para publicar a história, você verá opções para visualizar a história ou adicioná-la a uma nova postagem.

Ver storie

A exibição da história abre a página no front end. Cada uma das páginas é visível, mas apenas a do centro é totalmente legível. A página exibe controles deslizantes com setas nas laterais, barra de navegação sob a página, um botão de reprodução ou pausa no canto superior direito e um botão de compartilhamento para tornar mais fácil para os visitantes compartilharem sua história na web. Clicar no botão permite que os visitantes copiem o URL.

Pré visualização web stories

Adicionar uma nova postagem

Selecionar “Adicionar a nova postagem” cria automaticamente uma postagem de blog padrão com o código da história já colocado na postagem. Esta é uma postagem de blog padrão, portanto, ela aparece no fluxo do blog. Este é um link que abre a página da história. Adicione qualquer outro conteúdo à postagem que você deseja. Este código pode ser colocado em qualquer postagem ou página, para que você possa usá-lo com postagens de blog, layouts Divi, etc. Estou usando o editor clássico, mas funciona de forma semelhante em Gutenberg.

Com Gutenberg, ele pede para converter o código para HTML. A história funciona neste modo, então você pode ver as páginas virando enquanto escreve a postagem.

Mais maneiras de usar o tipo de postagem de histórias

Você também pode adicionar o tipo de postagem ao seu menu de navegação, usá-los com o módulo de blog Divi, o Divi Theme Builder, etc.

Publicidade nas histórias da web do Google

A monetização é limitada à plataforma do Google e às vendas de afiliados. Os anúncios de história são fornecidos pelo Google Ad Manager e Google DV360 (atualmente em versão beta). Suporte adicional ao servidor de anúncios será adicionado no futuro. Eles podem incluir histórias patrocinadas e afiliados.

Os anúncios do Google são de página inteira e aparecem nas histórias da web. Eles podem incluir links para páginas da Web, páginas AMP ou um aplicativo. Eles podem incluir texto, imagens, botões, vídeos, animações e qualquer combinação. Os anúncios são marcados como um anúncio no canto superior esquerdo. O objetivo dos anúncios é ter um design coeso que combine com a experiência do usuário do Web Stories.

Conclusão

Google Web Stories WordPress é uma maneira interessante de publicar conteúdo para o seu site. As histórias parecem páginas de revistas e funcionam como um controle deslizante. Eles até se integram bem com a estrutura de navegação do WordPress e com os layouts e módulos do Divi. São feitos especificamente para dispositivos móveis.

O plugin WordPress do Google Web Stories se parece com ferramentas de edição de imagens como o Canva. É simples e fácil de usar. Se você estiver interessado em uma maneira fácil de criar conteúdo simples que tenha uma ótima aparência e melhore seu SEO, entre em contato com os especialistas da Link Nacional e comece a produzir conteúdo para Web Stories no seu site;

Referência: Google Web Stories WordPress Plugin Overview and Review

Tradução e adaptação: Giuliana Lima

Nós temos a solução!
Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 3 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Os analfabytes são os analfabetos digitais que estão à margem da evolução tecnológica, dos benefícios da internet, da cibercultura e do ciberespaço.