Pensando no sucesso desse formato de conteúdo e o impacto que ele gerou nos usuários das redes sociais, a gigante Google resolveu investir pesado em um tipo de postagem parecido com o que vemos nas redes sociais, mas chamado de web stories. Que nada mais é que um stories publicado na web por meio de um site ou blog.
Para que fosse possível produzir conteúdo nesse novo formato, o Google criou um plugin do WordPress específico para produção de web stories com diversos recursos de design e de animação. Qual a vantagem em produzir conteúdo nesse formato? Além de um imenso mercado consumidor de conteúdo em forma de stories, o Google está exibindo os web stories com grande destaque em seu App para celular. O que é uma grande oportunidade para portais, sites de notícias e agências de conteúdo mostrarem a sua produção de web stories.
Ficou interessado em saber como funciona a ferramenta do Google para criação de web stories no WordPress? Então acompanhe o nosso post, que vamos falar tudo sobre essa grande novidade.
Continue lendo
O que você vai ler
- O que é o Web Stories?
- Por que usar Web Stories com WordPress?
- Instalando o plugin do Google Web Stories para WordPress
- Menu Web Stories
- Criando os Stories
- Publicando um storie
- Ver storie
- Adicionar uma nova postagem
- Mais maneiras de usar o tipo de postagem de histórias
- Publicidade nas histórias da web do Google
- Conclusão
O que é o Web Stories?
Para quem não conhece, os web stories são páginas clicáveis, feitas para celular, em formato de tela cheia e utiliza tecnologia AMP. Esses stories permitem que você crie narrativas visuais interativas que são ótimas para compartilhar informações, memes e imagens. Os stories são imersivos, rastreáveis e compartilháveis e agora podem ser adicionados ao seu site graças a um plugin criado pelo Google e conhecido como Web Stories. Nesse tutorial, você vai aprender como instalar essa nova ferramenta e tudo mais o que ela pode fazer.
Formalmente conhecida como AMP Stories (Accelerated Mobile Pages / Páginas Móveis Aceleradas), são páginas do tamanho de uma tela de celular com layouts de revistas. Contendo pequenos textos com links que o direcionam para textos mais explicativos, imagens e vídeos de até 15 segundos em modo retrato, todos com legenda. O Web Stories é um sistema de código aberto e totalmente gratuito.
Foram criados para serem usados em dispositivos móveis. Normalmente contém de 4 a 30 páginas com 10 palavras por página, que é o ideal para produção de conteúdo em menor proporção. São uma excelente forma de conteúdo interativo que seja fácil de usar enquanto almoça, pega o metrô, etc.
Por que usar Web Stories com WordPress?
O design simples do Web Stories é perfeito para o conteúdo de blogs em sites produzidos no WordPress. O plugin integra os stories ao site WordPress, auxiliando no tráfego por meio dos Web Stories.
Eles até ajudam a melhorar o seu SEO e sua classificação nas buscas do Google, Google imagens, Google Discover e o Google App, tornando o web stories uma ótima ferramenta para melhorar o tráfego do site.
Instalando o plugin do Google Web Stories para WordPress
Existem duas maneiras de instalar o plugin do Google Web Stories para WordPress: a primeira é pelo marketplace de plugins do seu painel administrativo ou fazer o download do plugin beta gratuito. Este é um plugin beta público, então a maior parte das configurações principais estarão lá.
A versão completa será lançada até o final do ano (2021). Ela vai ter uma estabilização melhor, correção de bugs e de performance e incluirão animações e suporte para anexos de páginas. Sendo uma versão beta, é preciso instalar o arquivo manualmente, siga os passos a seguir:
- No painel de controle do WordPress, vá em Plugins > adicionar novo;
- Procure o plugin Web Stories feito pelo Google;
- Clique em “Instalar” agora;
- Quando aparecer a mensagem “Plugin instalado com sucesso”, clique em “Ativar Plugin”;
Criando os Stories
Clicando em “criar novo storie” um editor é aberto onde você pode acessar as ferramentas de edição. Não é possível alterar o tamanho dos stories. Se isso te lembra o Canva, você não está sozinho. Funciona quase da mesma forma e é tão intuitivo quanto.
À esquerda está o conteúdo que você pode adicionar ao criador da página. Inclui imagens, textos e formas. As imagens também incluem vídeos. No meio está o criador da página que contém ferramentas para editar e publicar o storie. À direita estão as ferramentas de edição de texto e design, cada elemento que você adiciona na página é uma camada diferente.
Conteúdo
Você pode clicar duas vezes para adicionar o conteúdo ou arrastar e soltar o conteúdo na página do storie. Nesse exemplo a imagem está sendo arrastada até a página do storie.
Texto
Você também pode selecionar vários itens de uma vez para redimensionar ou realocar o conteúdo.
Forma
Página
Design
Os ajustes de design exibem controles para o elemento em que você clicou. Selecione o plano de fundo da página e clique na cor. Isso abre um seletor de cores para que você possa definir a cor do plano de fundo.
Para imagens, isso inclui o alinhamento, tamanho e posição, opacidade, links, acessibilidade e camadas.
Com o texto, isso inclui a família da fonte, estilo, alinhamento, cor, cor de fundo, preenchimento e link.
Para formas, isso inclui o alinhamento, tamanho, posição e cor.
A guia “Documento” inclui as opções de publicação padrão do WordPress e adiciona mais algumas. Salve como rascunho ou publique como público ou privado. Ajuste a data, o logotipo do editor e a imagem da capa. Ajuste o link permanente e o avanço da página. Escolha entre automático e manual e defina o tempo de avanço automático.
Templates
Clique em um para abrir o modelo, onde você pode ver todas as páginas que estão dentro dele. Todas as páginas são selecionáveis e ajustáveis. Selecione qualquer elemento para alterá-lo.
Publicando um storie
Ao clicar para publicar a história, você verá opções para visualizar a história ou adicioná-la a uma nova postagem.
Ver storie
A exibição da história abre a página no front end. Cada uma das páginas é visível, mas apenas a do centro é totalmente legível. A página exibe controles deslizantes com setas nas laterais, barra de navegação sob a página, um botão de reprodução ou pausa no canto superior direito e um botão de compartilhamento para tornar mais fácil para os visitantes compartilharem sua história na web. Clicar no botão permite que os visitantes copiem o URL.
Adicionar uma nova postagem
Selecionar “Adicionar a nova postagem” cria automaticamente uma postagem de blog padrão com o código da história já colocado na postagem. Esta é uma postagem de blog padrão, portanto, ela aparece no fluxo do blog. Este é um link que abre a página da história. Adicione qualquer outro conteúdo à postagem que você deseja. Este código pode ser colocado em qualquer postagem ou página, para que você possa usá-lo com postagens de blog, layouts Divi, etc. Estou usando o editor clássico, mas funciona de forma semelhante em Gutenberg.
Com Gutenberg, ele pede para converter o código para HTML. A história funciona neste modo, então você pode ver as páginas virando enquanto escreve a postagem.
Mais maneiras de usar o tipo de postagem de histórias
Você também pode adicionar o tipo de postagem ao seu menu de navegação, usá-los com o módulo de blog Divi, o Divi Theme Builder, etc.
Publicidade nas histórias da web do Google
A monetização é limitada à plataforma do Google e às vendas de afiliados. Os anúncios de história são fornecidos pelo Google Ad Manager e Google DV360 (atualmente em versão beta). Suporte adicional ao servidor de anúncios será adicionado no futuro. Eles podem incluir histórias patrocinadas e afiliados.
Os anúncios do Google são de página inteira e aparecem nas histórias da web. Eles podem incluir links para páginas da Web, páginas AMP ou um aplicativo. Eles podem incluir texto, imagens, botões, vídeos, animações e qualquer combinação. Os anúncios são marcados como um anúncio no canto superior esquerdo. O objetivo dos anúncios é ter um design coeso que combine com a experiência do usuário do Web Stories.
Conclusão
Google Web Stories WordPress é uma maneira interessante de publicar conteúdo para o seu site. As histórias parecem páginas de revistas e funcionam como um controle deslizante. Eles até se integram bem com a estrutura de navegação do WordPress e com os layouts e módulos do Divi. São feitos especificamente para dispositivos móveis.
O plugin WordPress do Google Web Stories se parece com ferramentas de edição de imagens como o Canva. É simples e fácil de usar. Se você estiver interessado em uma maneira fácil de criar conteúdo simples que tenha uma ótima aparência e melhore seu SEO, entre em contato com os especialistas da Link Nacional e comece a produzir conteúdo para Web Stories no seu site;
Referência: Google Web Stories WordPress Plugin Overview and Review
Tradução e adaptação: Giuliana Lima
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente