Há 10 anos, o Google lançava uma ferramenta que prometia facilitar a vida dos analistas de marketing e desenvolvedores web: o Google Tag Manager ou apenas GTM.
Mesmo depois de tanto tempo, ainda hoje existem muitas dúvidas sobre o funcionamento desta extensão, alguns ainda nem sabem exatamente sobre o que se trata. Para resolver todas essas dúvidas, nós preparamos este post. Hoje, finalmente você vai entender o que é o Google Tag Manager e como utilizá-lo. Acompanhe!
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O que é Google Tag Manager?
Como o Google ressalta em alguns ambientes, democratizar o acesso às suas APIs (Interface de Programação de Aplicação) faz parte de um processo para melhorar as estratégias dos produtos, tornando-os mais leves e em constante aprimoramento. APIs são mecanismos que permitem que dois componentes de software se comuniquem usando um conjunto de definições.
Tendo isto em mente, foi assim que nasceu a ideia de um aplicativo que facilitasse a inserção e administração de tags nos sites. A plataforma é inovadora por si só, pois o GTM é um gerenciador de tags que o Google disponibiliza para publicar certos códigos de rastreamento dentro de um website de maneira rápida, simples e com efeito em massa, trazendo uma maior referência e escalabilidade.
Ou seja, além de inovar, a ferramenta também oferece uma otimização de tempo para aqueles que precisam constantemente instalar Tags.
Google Tag Manager para que serve
A proposta da ferramenta é facilitar a inserção de código e tags no seu site. Com o Google Tag Manager, é preciso fazer isso apenas uma vez, para que o sistema encontre seu website e aplique o gerenciador a todas as suas páginas.
Resumindo: ao invés de ter que fazer a instalação página por página, você fará o processo uma única vez. Automaticamente, o GTM irá replicar o código em maior escala.
Como funciona o Google Tag Manager
De maneira mais concreta, o gerenciador de tags do google trabalha da seguinte forma: primeiro, você deve adicionar o script (o código dessa ferramenta) no HTML do seu site; e isso nós mostramos como fazer nos tópicos que vêm depois deste.
Uma vez que essa tarefa foi feita, você passa a ter um caminho mais simples, mais prático para adicionar outros scripts no seu site (como o pixel do facebook, do Google Analytics, Google Ads, etc). Esta é a ideia geral sobre o funcionamento.

Por isso, o Google Tag Manager é importante. Ele lhe dá mais autonomia, mais liberdade para trabalhar o marketing digital da sua empresa. E, portanto, as suas chances de bons resultados passam a ser maiores.
Como instalar o Google Tag Manager
Agora, você verá como é fácil instalar o Google Tag Manager, veja nosso passo a passo:
Passo 01: Acesse www.google.com.br/tagmanager e faça login com a conta Google desejada;
Passo 02: Ao carregar a página, o Google vai pedir para você criar uma conta no GTM, clique no botão Criar conta;

Passo 03: Coloque o nome da sua empresa e role a página para baixo;

Passo 04: Depois, será preciso criar o contêiner, onde será configurado e hospedado todos os outros códigos que estarão no seu Tag Manager, para isso, nomeie como desejar;

Passo 05: Selecione a opção Web, pois é onde ele será usado e crie no botão Criar;

Passo 06: Em seguida, após aceitar os termos, você já irá se deparar com o código que deverá ser instalado onde você desejar;

Passo 07: Se você é o próprio desenvolvedor do seu site, insira o código logo após a abertura das tagseno HTML, em todas as páginas que você desejar;
Passo 08: Agora, se existe um desenvolvedor responsável por seu website, envie o código a ele, para que faça a inserção.
Google Tag Manager WordPress
Por ser o WordPress, um dos ‘’queridinhos’’ na hora de criar e hospedar sites, vamos ensinar como vincular o Google Tag Manager a esta plataforma. Antes de tudo, você precisa ter um site em WordPress e também uma conta Google. Com o código de ativação do GTM, que já vimos acima como obter, você precisará incluí-lo no seu site. Veja agora como fazer isso:
- No painel de administração do WordPress, vá até o item Plugins do menu lateral e clique no subitem Adicionar novo;
- Em seguida, no campo de busca procure pelo plugin GTM4WP, clique no botão Instalar Agora e depois em Ativar;
- Após ativar o plugin, acesse o item Configurações do menu lateral e vá em Google Tag Manager;
- Localize o campo Google Tag Manager ID e insira o código de ativação, finalize clicando no botão Salvar alterações.
Google Tag Manager Wix
Como uma das plataformas mais utilizadas, o Wix também permite a integração com o GTM. Por isso, vamos mostrar agora como realizar esta configuração:
O passo inicial é obter o código identificador da sua conta no Gerenciador de tags do Google. Para isso, entre na sua conta, acesse a página Contas e copie o identificador no campo Código do contêiner.

- Acesse a seção Integrações de marketing no painel do seu site Wix;
- Clique na opção Conectar
Em seguida, clique em Gerenciador de tags do Google; - Insira o código identificador no campo Adicionar Gerenciador de tags do Google;
Por último, clique no botão Salvar.
Google tag manager curso
O Google disponibiliza um curso gratuito, em inglês (mas que pode ser traduzido) para quem quer aprender todas as funcionalidades do seu gerenciador de tags. Essa iniciativa é de grande ajuda para os profissionais da área e para aqueles que possuem empresas web.
Pois, além de ajudar a compreender melhor o poder dessa ferramenta e a melhor forma de usá-la, também fornece um conhecimento teórico; e essa teoria ajuda bastante a assimilar assuntos que na prática são mais difíceis de aprender.

Por que usar o Google Tag Manager?
Se você ainda resiste a usar esta ferramenta; se, mesmo com tudo que foi dito até agora sobre essa ferramenta, você tem dúvidas quanto a necessidade de usá-la; nós separamos aqui uma lista com as principais vantagens que ela oferece. Assim, esperamos ajudá-lo a entender mais sobre ela e a tomar essa decisão. Conheça abaixo alguns dos seus pontos positivos:
- Implementação rápida de códigos de rastreamento;
- Gerenciamento de Tags em um só lugar;
- Atualização recorrente das funcionalidades;
- Modelos de personalizáveis e reutilizáveis;
- Gratuidade da ferramenta;
- Rastreamento de eventos simples ou específicos;
- Facilidade de integração em modelos de tags;
- Atualização de versões e ambientes em tempo real;
- Segurança contra malwares e sites desconhecidos;
- Permissões de usuários para outras contas;
- Popularização da ferramenta, devido a uma comunidade curiosa e interessada.
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