O podcast é um novo formato de exibição de conteúdo que vem conquistanto adeptos a cada dia. No corre corre do dia a dia, muitas pessoas já optam por ouvir o seu notícário favorito ou programa de variedades no formato de áudio.
O que é Google Podcasts?
A Google mais uma vez deu o seu passo de gigante e, desde 2018, colocou o seu motor de busca para funcionar além do seu Workspace: disponibilizar conteúdos de áudio, em formato de podcasts. O Google Podcasts veio para organizar e personalizar esse acesso.
A tecnologia do podcasting já existe há um bom tempo no circuito das novas plataformas midiáticas de comunicação, mas somente de alguns anos para cá é que ganhou adeptos, ouvintes e gente disposta a fazer disso um canal inovador, atualizado e mais próximo do seu público-alvo.
Uma das ferramentas mais interessantes de suporte ao cast dessa modalidade do Google Podcasts são as recomendações personalizadas (e também gratuitas): à medida que o utilizador pesquisa as suas preferências, algoritmicamente, o Google Podcasts seleciona e organiza o que poderia te agradar: novos episódios, programas favoritos etc.
Como usar?
Para que o seu podcast apareça no Google, basta optar por um dos caminhos de reprodução:
2) ou acessando conteúdo a partir de um provedor de hospedagem de podcasts.
Para que serve o Google Podcasts?
Embora o Google Podcasts esteja disponível como um aplicativo independente, ele continua a ser um recurso do Google, portanto, é operacional a partir das diretrizes de funcionamento do motor de busca.
Diferentemente do que pode parecer, o Google Podcasts não armazena conteúdos, tampouco músicas. O aplicativo tem apenas a função de rastrear (pesquisar), disponibilizar e “rodar” o conteúdo de áudio onde e quando quiser. Ou seja, um organizador e player de áudio pra chamar de seu!
De onde vem o Podcast
A sua origem é curiosa e nos ajuda a entender quão vinculada essa ferramenta está das últimas mudanças de vanguarda: podcasting vem da junção dos termos iPod (do aparelho da Apple + personal on demand, em inglês) e broadcasting (radiodifusão). E a chave do sucesso dos podcasts é justamente essa: a autonomia sobre o consumo do conteúdo.
Escolher o que ouvir e quando ouvir tornou-se o fio condutor dessa nova ferramenta midiática, desconstruindo a ideia até então linear de emissor e receptor (passivo) ligado às mídias tradicionais de massa.
O que talvez nos ajude a explicar o sucesso, a visibilidade e a difusão desse formato.
Podcast no Brasil
A internet é o segundo meio de comunicação usado mais frequentemente pelos brasileiros, atrás somente da TV e à frente do rádio. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2014, os hábitos de consumo de mídia da população brasileira, muito embora heterogêneos, têm se consolidado cada vez mais nas relações sociais, econômicas e cotidianas.
Não apenas os sites de notícias, mas também as redes sociais têm crescido vertiginosamente na formação de opinião pública dos brasileiros. Um dos aspectos que têm consolidado é a acessibilidade on demand, que permite aceder conteúdos a qualquer hora, de qualquer lugar.
E mesmo que essa mídia seja relativamente recente no Brasil, os números já começam a trazer um bom panorama: segundo levantamento de 2018 do Portal Comunique-se, 74,6% optam pelos podcasts porque têm liberdade para ouvir a qualquer hora e lugar; e 75,3% acompanham pela qualidade e diversidade de conteúdo. E isso ajuda a explicar a necessidade de se criar conteúdos cada vez mais originais e interessantes.
Como integrar o Google Podcasts ao meu site WordPress?
Para ouvir o que o mundo tem a dizer e também dizer ao mundo o que se tem a dizer, é necessário conectar-se a ele. Se a sua marca ou empresa tem esse vanguardismo correndo pelas veias, nem pense em ficar de fora desse cenário.
Quais os melhores plugins de podcast para o WordPress?
Neste universo de apps, plugins e afins, opções de podcasts para WordPress é que não faltam. A equipe da Link Nacional selecionou os três melhores de 2020:
2. Libsyn Podcasting: disponível apenas para assinantes, essa renomada solução de hospedagem oferece uma organização bem personalizada das gravações, além de estatísticas de estudos;
Por que postar um podcast no meu site
A Podesfera vem então conquistando grande espaço na web convencional (computador e tablets), mas principalmente, nos celulares, já que a portabilidade desse aparelho contribui para a autonomia tão fundamental no uso dos podcasts.
A partir de uma origem fortemente tecnológica, o podcast foi pensado para facilitar a produção e a distribuição dos conteúdos, permitindo, assim, que qualquer pessoa seja potencialmente produtor e ouvinte, tornando a difusão de informações mais democrática de uma certa maneira. As atrações em áudio são distribuídas por sites ou aplicativos para celular.
Conclusão
Por mais simples que essa ação possa parecer, soltar a voz da sua marca ajuda a consolidar a sua identidade, dizer para o que veio e manter-se atualizado com uma comunidade de ouvintes que não para de crescer.
Comece a considerar o podcast como um aliado e explore as suas ondas comunicacionais com o Google Podcasts. Considere integrar o podcast ao seu site e conte com a ajuda dos especialistas da Link Nacional.
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