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Google Podcasts: como colocar no meu site?

Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

por | 18/11/22 13:03 | Notícias

Conteúdo de áudio simples, gratuito e personalizado, inclusive para integração de informação no WordPress. Eis mais uma grande sacada da gigante californiana: Google Podcasts.

O podcast é um novo formato de exibição de conteúdo que vem conquistanto adeptos a cada dia. No corre corre do dia a dia, muitas pessoas já optam por ouvir o seu notícário favorito ou programa de variedades no formato de áudio.

O que é Google Podcasts?

A Google mais uma vez deu o seu passo de gigante e, desde 2018, colocou o seu motor de busca para funcionar além do seu Workspace: disponibilizar conteúdos de áudio, em formato de podcasts. O Google Podcasts veio para organizar e personalizar esse acesso.

A tecnologia do podcasting já existe há um bom tempo no circuito das novas plataformas midiáticas de comunicação, mas somente de alguns anos para cá é que ganhou adeptos, ouvintes e gente disposta a fazer disso um canal inovador, atualizado e mais próximo do seu público-alvo.

Uma das ferramentas mais interessantes de suporte ao cast dessa modalidade do Google Podcasts são as recomendações personalizadas (e também gratuitas): à medida que o utilizador pesquisa as suas preferências, algoritmicamente, o Google Podcasts seleciona e organiza o que poderia te agradar: novos episódios, programas favoritos etc.

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Pessoa usando Google Podcast

Como usar?

Baixar o app
O primeiro passo, como para a maioria dos aplicativos, é fazer o download do app do Google Podcasts na Google Play Store.
Faça login
A partir de qualquer navegador, computador ou dispositivo móvel, basta conectar-se à sua conta Google e sincronizar, pelo aplicativo, tanto a busca como a reprodução dos seus programas preferidos.
Escolher os podcasts
E como o céu é o limite para o Google, os programas disponíveis vão desde de entretenimento a notícias de última hora. Tudo pré-organizado, por assunto, provedor ou localidade, pelo Google Assistente.
Por ter essa característica personalizada do serviço de on demand, as configurações permitem facilidades super inteligentes, como, por exemplo, episódios de programas serem retomados a partir de onde o ouvinte parou.

Para que o seu podcast apareça no Google, basta optar por um dos caminhos de reprodução:

1) via RSS, gerenciando os seus próprios arquivos;

2) ou acessando conteúdo a partir de um provedor de hospedagem de podcasts.

Para que serve o Google Podcasts?

Embora o Google Podcasts esteja disponível como um aplicativo independente, ele continua a ser um recurso do Google, portanto, é operacional a partir das diretrizes de funcionamento do motor de busca.

Diferentemente do que pode parecer, o Google Podcasts não armazena conteúdos, tampouco músicas. O aplicativo tem apenas a função de rastrear (pesquisar), disponibilizar e “rodar” o conteúdo de áudio onde e quando quiser. Ou seja, um organizador e player de áudio pra chamar de seu!

De onde vem o Podcast

A sua origem é curiosa e nos ajuda a entender quão vinculada essa ferramenta está das últimas mudanças de vanguarda: podcasting vem da junção dos termos iPod (do aparelho da Apple + personal on demand, em inglês) e broadcasting (radiodifusão). E a chave do sucesso dos podcasts é justamente essa: a autonomia sobre o consumo do conteúdo.

Escolher o que ouvir e quando ouvir tornou-se o fio condutor dessa nova ferramenta midiática, desconstruindo a ideia até então linear de emissor e receptor (passivo) ligado às mídias tradicionais de massa.

O que talvez nos ajude a explicar o sucesso, a visibilidade e a difusão desse formato.

Podcast no Brasil

A internet é o segundo meio de comunicação usado mais frequentemente pelos brasileiros, atrás somente da TV e à frente do rádio. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2014, os hábitos de consumo de mídia da população brasileira, muito embora heterogêneos, têm se consolidado cada vez mais nas relações sociais, econômicas e cotidianas.

Não apenas os sites de notícias, mas também as redes sociais têm crescido vertiginosamente na formação de opinião pública dos brasileiros. Um dos aspectos que têm consolidado é a acessibilidade on demand, que permite aceder conteúdos a qualquer hora, de qualquer lugar.

E mesmo que essa mídia seja relativamente recente no Brasil, os números já começam a trazer um bom panorama: segundo levantamento de 2018 do Portal Comunique-se, 74,6% optam pelos podcasts porque têm liberdade para ouvir a qualquer hora e lugar; e 75,3% acompanham pela qualidade e diversidade de conteúdo. E isso ajuda a explicar a necessidade de se criar conteúdos cada vez mais originais e interessantes.

Google Podcast para desktop

Como integrar o Google Podcasts ao meu site WordPress?

Para ouvir o que o mundo tem a dizer e também dizer ao mundo o que se tem a dizer, é necessário conectar-se a ele. Se a sua marca ou empresa tem esse vanguardismo correndo pelas veias, nem pense em ficar de fora desse cenário.

#FicaADica: não basta a sua empresa ser trending topics no Google ou anunciar neste motor de busca. É fundamental que você tenha um canal próprio para o seu conteúdo de áudio.
Para integrar o Google Podcasts ao seu material em WordPress, é necessário plugins que integrem conteúdos de podcasts e alcancem milhões de ouvintes mundo afora. A maioria é gratuita e bem intuitiva para se configurar e usar.

Quais os melhores plugins de podcast para o WordPress?

Neste universo de apps, plugins e afins, opções de podcasts para WordPress é que não faltam. A equipe da Link Nacional selecionou os três melhores de 2020:

1. Seriously Simple Podcasting: simplicidade na funcionalidade é o lema. Ideal para iniciantes, a sua configuração é tão intuitiva que vai sobrar tempo apenas para o essencial: gravar o seu podcasts;

2. Libsyn Podcasting: disponível apenas para assinantes, essa renomada solução de hospedagem oferece uma organização bem personalizada das gravações, além de estatísticas de estudos;

Com tamanha procura e ascensão, ganhando conceito e status de veículo de comunicação, o podcasts é uma realidade que não pode ser ignorada. Se a sua marca tem ideias criativas, alie tudo isso às melhores tecnologias, e solte a voz!

Por que postar um podcast no meu site

A Podesfera vem então conquistando grande espaço na web convencional (computador e tablets), mas principalmente, nos celulares, já que a portabilidade desse aparelho contribui para a autonomia tão fundamental no uso dos podcasts.

A partir de uma origem fortemente tecnológica, o podcast foi pensado para facilitar a produção e a distribuição dos conteúdos, permitindo, assim, que qualquer pessoa seja potencialmente produtor e ouvinte, tornando a difusão de informações mais democrática de uma certa maneira. As atrações em áudio são distribuídas por sites ou aplicativos para celular.

Por que postar um podcast no meu site
E como uma empresa ou uma marca deve se comportar com essa nova tecnologia (que, de uma certa forma, resgata a cultura do rádio), tendo em mente proximidade e conteúdo criativo e atrativo? Disponibilizando o conteúdo de áudio no seu próprio site WordPress.

Conclusão

Por mais simples que essa ação possa parecer, soltar a voz da sua marca ajuda a consolidar a sua identidade, dizer para o que veio e manter-se atualizado com uma comunidade de ouvintes que não para de crescer.

Comece a considerar o podcast como um aliado e explore as suas ondas comunicacionais com o Google Podcasts. Considere integrar o podcast ao seu site e conte com a ajuda dos especialistas da Link Nacional.

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Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
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