O que é Google Podcasts?
A Google mais uma vez deu o seu passo de gigante e, desde 2018, colocou o seu motor de busca para funcionar além do seu Workspace: disponibilizar conteúdos de áudio, em formato de podcasts. O Google Podcasts veio para organizar e personalizar esse acesso. A tecnologia do podcasting já existe há um bom tempo no circuito das novas plataformas midiáticas de comunicação, mas somente de alguns anos para cá é que ganhou adeptos, ouvintes e gente disposta a fazer disso um canal inovador, atualizado e mais próximo do seu público-alvo. Uma das ferramentas mais interessantes de suporte ao cast dessa modalidade do Google Podcasts são as recomendações personalizadas (e também gratuitas): à medida que o utilizador pesquisa as suas preferências, algoritmicamente, o Google Podcasts seleciona e organiza o que poderia te agradar: novos episódios, programas favoritos etc.
Como usar?



Para que serve o Google Podcasts?
Embora o Google Podcasts esteja disponível como um aplicativo independente, ele continua a ser um recurso do Google, portanto, é operacional a partir das diretrizes de funcionamento do motor de busca. Diferentemente do que pode parecer, o Google Podcasts não armazena conteúdos, tampouco músicas. O aplicativo tem apenas a função de rastrear (pesquisar), disponibilizar e “rodar” o conteúdo de áudio onde e quando quiser. Ou seja, um organizador e player de áudio pra chamar de seu!De onde vem o Podcast
A sua origem é curiosa e nos ajuda a entender quão vinculada essa ferramenta está das últimas mudanças de vanguarda: podcasting vem da junção dos termos iPod (do aparelho da Apple + personal on demand, em inglês) e broadcasting (radiodifusão). E a chave do sucesso dos podcasts é justamente essa: a autonomia sobre o consumo do conteúdo. Escolher o que ouvir e quando ouvir tornou-se o fio condutor dessa nova ferramenta midiática, desconstruindo a ideia até então linear de emissor e receptor (passivo) ligado às mídias tradicionais de massa. O que talvez nos ajude a explicar o sucesso, a visibilidade e a difusão desse formato.Podcast no Brasil
A internet é o segundo meio de comunicação usado mais frequentemente pelos brasileiros, atrás somente da TV e à frente do rádio. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2014, os hábitos de consumo de mídia da população brasileira, muito embora heterogêneos, têm se consolidado cada vez mais nas relações sociais, econômicas e cotidianas. Não apenas os sites de notícias, mas também as redes sociais têm crescido vertiginosamente na formação de opinião pública dos brasileiros. Um dos aspectos que têm consolidado é a acessibilidade on demand, que permite aceder conteúdos a qualquer hora, de qualquer lugar. E mesmo que essa mídia seja relativamente recente no Brasil, os números já começam a trazer um bom panorama: segundo levantamento de 2018 do Portal Comunique-se, 74,6% optam pelos podcasts porque têm liberdade para ouvir a qualquer hora e lugar; e 75,3% acompanham pela qualidade e diversidade de conteúdo. E isso ajuda a explicar a necessidade de se criar conteúdos cada vez mais originais e interessantes.Como integrar o Google Podcasts ao meu site WordPress?
Para ouvir o que o mundo tem a dizer e também dizer ao mundo o que se tem a dizer, é necessário conectar-se a ele. Se a sua marca ou empresa tem esse vanguardismo correndo pelas veias, nem pense em ficar de fora desse cenário.Quais os melhores plugins de podcast para o WordPress?
Neste universo de apps, plugins e afins, opções de podcasts para WordPress é que não faltam. A equipe da Link Nacional selecionou os três melhores de 2020:Por que postar um podcast no meu site
A Podesfera vem então conquistando grande espaço na web convencional (computador e tablets), mas principalmente, nos celulares, já que a portabilidade desse aparelho contribui para a autonomia tão fundamental no uso dos podcasts. A partir de uma origem fortemente tecnológica, o podcast foi pensado para facilitar a produção e a distribuição dos conteúdos, permitindo, assim, que qualquer pessoa seja potencialmente produtor e ouvinte, tornando a difusão de informações mais democrática de uma certa maneira. As atrações em áudio são distribuídas por sites ou aplicativos para celular.