Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Google Discover: o que é e como otimizar conteúdo para ele?

por | Atualizado em 11 de junho de 2021 | Notícias

Já sabe como o Google Discover pode turbinar a sua estratégia de marketing digital? A mestre da tecnologia inova mais uma vez e traz aos usuários a comodidade de mostrar os conteúdos de seu interesse direto pelo celular. Para as empresas, abre-se um espaço para a divulgação de conteúdos e para o aumento da audiência, além de incentivar a otimização do conteúdo em SEO.

Segundo pesquisa divulgada pela FGV em 2020, o Brasil possui 424 milhões de dispositivos digitais ativos, dentre notebooks, tablets e smartphones. A tendência é que este número aumente ainda mais nos próximos anos.

Você vai descobrir, junto com a Link Nacional, tudo sobre o Google Discover, como funciona e como fazer para que as suas páginas alcancem o público de maneira ainda mais veloz. Com ampla experiência no mercado de tecnologia e marketing digital, a Link Nacional sai na frente nesta competição para que a sua empresa chegue ao pódio no Google Discover, a vitrine digital que está mudando a forma como as pessoas acessam conteúdos na web. Venha com a gente também!

O que é Google Discover?

Pensando em melhorar a experiência do usuário (UX), a gigante Google criou o Google Discover para personalizar a forma em que os conteúdos aparecem para o usuário. Em vez de usar a tradicional pesquisa Google, como já estamos habituados, agora é a própria plataforma que filtra nossos interesses e nos mostra qual conteúdo se relaciona ao que desejamos realmente acessar. Assim, a partir da atividade na web e do uso de aplicativos, o usuário tem conteúdo personalizado à sua disposição. Nossos desejos estão cada vez mais próximos, sem que precisemos percorrer o caminho das pedras no labirinto da internet!

Continue lendo

Google Discover

Como ele funciona?

Diferente das buscas convencionais do Google, o Google Discover funciona como um filtro de tudo o que circula na web e exibe para os usuários exatamente aquilo que possa ser do seu interesse. Antes do Discover, os usuários precisavam fazer uma pesquisa por meio de palavras-chave para só depois visualizar o que buscavam.

Agora a gigante da tecnologia se antecipou e passou a oferecer aos usuários os conteúdos que tenham a ver com o seu perfil. Assim, evita-se a perda de tempo em acessar o campo de pesquisa. Para acessar o Discover, é necessário ter um smartphone e entrar no app do Google, disponível tanto para Android quanto para IOS, ou no navegador mobile. Você também pode deslizar a tela inicial do seu aparelho para a direita e o Google Discover vai estar ao alcance das suas mãos!

Diferenças entre o Google Discover e o Google Notícias

O Google Discover é diferente do Google Notícias, pois as informações que mais podem interessar aos usuários são mostradas sem que seja preciso executar a famosa busca na plataforma Google. O usuário ainda tem a opção de configurar qual conteúdo deseja seguir.

Já o Google Notícias envolve conteúdos relacionados ao que ocorre em escala global, tendo por base as notícias consultadas pelo usuário. Nem todos os resultados podem conter as configurações que o usuário estipulou. Também é importante não confundir o Google Discover com as campanhas do Google Discovery, plataforma para que as empresas possam compartilhar a história da marca no feed do Google, o que pode gerar novos leads.

Google

Como criar conteúdo otimizado para o Google Discover?

Para que o seu texto possa ser contemplado como conteúdo de interesse a ser exibido no Google Discover, é preciso suar a camisa e produzir conteúdo otimizado. Mas não se preocupe, a gigante dá dicas especiais sobre como fazer. Confira!

Utilize títulos atraentes

Os títulos de página devem focar a natureza do conteúdo, mas atenção! Nada de usar o indutor de cliques! Quanto mais natural e menos artificial você for, maiores as chances de ter seu conteúdo entre as páginas do Discover.
Título Discover
Imagens de qualidade alta

Imagens de alta qualidade

As imagens precisam ser atraentes, com alta qualidade. E, principalmente ser grandes, com pelo menos 1.200 pixels de largura. Também devem ser ativadas pela configuração max-image-preview:large ou ainda pelo AMP. Evite usar o logotipo de site como imagem, já que seu tamanho é reduzido.

Imagens de qualidade alta

Evite táticas artificiais de engajamento

Táticas artificiais de engajamento só vão impedir que seu conteúdo figure em uma página do Google Discover. Afinal, ninguém gostaria de ser surpreendido com um clique em uma postagem que anunciava informações sobre alimentos e se deparar com um post sobre aumento da virilidade. Assim, evite o uso de elementos que gerem engano ou apelem para o exagero. Conteúdo de qualidade sempre!
Conteúdo Artificial
Conteúdo Relevante

Criar conteúdo relevante

É importante produzir conteúdos relevantes, com informações exclusivas ou histórias envolventes. Por isso não apele para a curiosidade, produza conteúdo que possa interessar o leitor sem ser fútil. Também deixe explícitas as informações essenciais do seu conteúdo, para que os usuários não tenham que decifrar o tema do seu artigo. Desse modo, a indexação da sua página vai melhorando a cada nova publicação!
Conteúdo Relevante

Página otimizada para mobile

O Google Discover é otimizado para uso nas plataformas mobile. Com isso, a chance de o seu conteúdo crescer no engajamento do público é alta, visto o aumento exponencial do uso de aparelhos móveis atualmente.
Mobile

Política de conteúdo do Discover, o que devo evitar?

Para evitar que seu conteúdo seja barrado pelas políticas de conteúdo do Discover, é importante seguir as recomendações da página de suporte do Google. Veja como você pode fazer para se manter em dia com as orientações da gigante:

  • Evite “disfarçar” o conteúdo patrocinado, divulgue claramente aos usuários o patrocinador;
  • Conteúdos com conotação sexual também não são permitidos, a não ser que estejam em contextos educativos ou relacionados a cuidados com a saúde;
  • Não utilize conteúdos que violem os direitos de propriedade intelectual não são aceitos;
  • Conteúdos que possam gerar danos graves e imediatos a pessoas ou animais também são passíveis de bloqueio na plataforma do Discover;
  • Sites ou contas com a divulgação de identidade falsa, da mesma forma que de comportamentos fraudulentos não são permitidos;
  • Não promova conteúdos envolvendo assédio, bullying ou intimidação;
  • Não incite a violência ou o ódio em seus conteúdos;
  • Procure não incitar a prática de atos terroristas ou extremistas;
  • Não exiba conteúdos violentos ou sangrentos;
  • A publicação de conteúdo manipulado em formato de áudio, vídeo ou imagem com o intuito de enganar os usuários será proibida;
  • Também é proibido o uso de malware, vírus ou softwares nocivos;
  • Linguagem obscena? Esqueça!
  • O compartilhamento de informações privadas ou confidenciais é proibido;
  • Também não divulgue conteúdo que discorde do saber científico já comprovado, como aquele relacionado a práticas médicas.
Google Discover

Como personalizar o seu Discover?

Para personalizar o seu Discover e receber os conteúdos que mais te interessam sem ter que pesquisar, é possível atualizar os seus temas favoritos. Seja no Google app ou pelo smartphone, você pode acessar as configurações do Discover, e em poucos passos, você recebe o conteúdo que você quer do seu jeito!

Como desativar o Google Discover?

Se você não quer ver o Google Discover no seu smartphone, veja como você pode desativar o serviço:

No Google app

  • Abra o Google app
  • Pelo canto inferior direito, acesse Mais
  • Acesse Configurações
  • Acesse Geral
  • Desative o Discover

    No navegador

    • Acesse a página Google.com.br pelo smartphone ou tablet
    • Acesse Menu
    • Acesse Configurações
    • Acesse Discover
    • Clique em “Não mostrar na página inicial”
      Lembrando que, para alguns idiomas, não é possível desativar o Discover pelo navegador

      Como monitorar o meu desempenho no Google Discover?

      Monitorar o desempenho da sua página no Google Discover nunca foi tão fácil! A gigante disponibiliza o relatório de desempenho com as suas métricas. Para isso, basta alcançar um limite mínimo de impressões no Discover. Além disso, com o Google Search Console você pode aprimorar seus conteúdos a partir dos dados de tráfego, corrigindo eventuais problemas e otimizando o destaque do seu site nos resultados de pesquisa. Esta é uma das fases cruciais para quem quer realmente brilhar na web, por isso não deixe as suas métricas sem análise!

      Google Discover - Banner

      Soluções para conteúdo otimizado

      Se o que você precisa é de soluções para conteúdo otimizado, você chegou ao lugar certo! A Link Nacional conta com uma equipe de redatores especializados em produção de conteúdo otimizado para o Google, que estão só esperando para atender a sua demanda! Fale agora mesmo com um consultor e veja como é fácil otimizar seus conteúdos!

      Viu como o Google Discover pode ser uma boa ideia para os seus conteúdos bombarem na web? A Link Nacional pode ajudar a sua empresa a obter mais visibilidade no universo digital. Contamos com especialistas que vão deixar seu site mais turbinado e com conteúdos super atrativos para o seu público. Não deixe para depois, faça a revolução da sua página na web agora mesmo!

      Nós temos a solução!
      Redação: Angélica Campos
      Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
      3.7 3 votes
      Vote no Artigo
      guest
      Por favor entre com seu nome completo
      Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
      Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments

      Últimas postagens

      Os novos “ANALFABYTES”

      Os novos “ANALFABYTES”

      Os analfabytes são os analfabetos digitais que estão à margem da evolução tecnológica, dos benefícios da internet, da cibercultura e do ciberespaço.