Se você trabalha com internet, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a mudança do Google Universal Analytics para o Google Analytics 4. Depois de mais de 10 anos, o Google decidiu atualizar a ferramenta.
No momento, estão disponíveis três versões do Analytics: o GA3 (também chamado de Universal Analytics), o Universal 360 (que é uma versão premium do GA3) e o GA4 ( Google Analytics 4). No entanto, a partir de 2023, somente o GA4 continuará fornecendo informações.
Em razão desta mudança, nós fizemos esse post para que você se prepare o máximo possível para trabalhar com a nova plataforma de análise de dados. Leia o texto até o final para saber tudo sobre o GA4. Boa leitura!
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O que você vai ler
- O que é o google analytics 4?
- Google Analytics 4: como funciona?
- Limites do Google Analytics 4
- Google Analytics 4 vs Google Universal?
- Como instalar o Google Analytics 4 em um site WordPress?
- Como migrar sua conta Google Universal Analytics para GA4?
- O que vai acontecer com o Google Universal Analytics?
- Por que usar o Google Analytics?
- Solução para análise de dados
Impulsione Suas Decisões com Análise Avançada
Descubra oportunidades de crescimento e otimize a experiência do usuário com dados valiosos
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita da Google que permite o monitoramento e análise dos dados dos sites. Desde sua criação, a plataforma teve diferentes versões. Em 2020, a Google lançou uma nova versão da ferramenta, o Google Analytics 4 ou GA4.
O GA4 foi pensado para acompanhar as transformações que o meio digital vem sofrendo. A nova versão dessa plataforma traz importantes novidades. Entre as principais, estão:
- Segurança e privacidade dos dados: atualmente, há legislações que protegem o uso de dados pessoais para fins comerciais. No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) delimita que o cidadão é o único proprietário dos seus dados pessoais, portanto, sua coleta e uso só devem acontecer mediante autorização prévia. As empresas também são responsáveis por garantir a privacidade e a segurança dessas informações, sob o risco de serem penalizadas. Por isso, a nova versão do Analytics terá maior controle de privacidade.
- Fim dos cookies por terceiro: uma das maneiras de respeitar a privacidade do usuário encontrada pelo Google foi anunciar o fim dos cookies, pois estes são pequenos arquivos hospedados no navegador do internauta e através deles são captados dados do visitante. Agora, o GA4 irá utilizar recursos de Machine Learning (Aprendizado da Máquina), ou seja, será usada uma série de mecanismos e técnicas estatísticas para gerar informações confiáveis sem depender tanto dos cookies.
- Comportamento multiplataformas: trata-se do GA4 se adaptando aos avanços tecnológicos e digitais, pois antigamente a maioria dos usuários usavam apenas o desktop para acessar a internet. Hoje em dia, os internautas fazem buscas em diversas plataformas de maneira muito mais fluida. Por esse motivo, agora; o GA4 permite coletar dados de sites e aplicativos de forma simultânea.
Google Analytics 4: como funciona?
Para explicar o funcionamento do Google Analytics 4, vamos tomar como ponto de partida a versão anterior da ferramenta: o Universal Analytics, que funciona por meio de código de acompanhamento e de page views (que são os números totais das visitas às páginas dos sites).
No Universal Analytics, cada vez que uma página do seu site carrega, o código de acompanhamento instalado nele carrega junto e, normalmente, instala um cookie no navegador do usuário, e por meio do cookie é possível capturar informações sobre o visitante.
O GA4 trabalha diferente, pois nele o que ocorre são análises baseadas em eventos. Os eventos são interações que o usuário executa no site ou aplicativo, como, por exemplo, clicar em um link, rolar uma página ou concluir uma compra. Para coletar essas informações, o GA4 também utiliza um código de acompanhamento, porém ele não depende dos cookies, porque são usados recursos de Machine Learning.
Métricas exclusivas
Além das mudanças na forma de obter os dados, o GA4 também tem novidades nas suas métricas. Veja abaixo quais são as novas métricas do Google Analytics 4:
- Sessões engajadas: diferente do GA3, que só contabiliza uma sessão engajada quando o usuário navega por pelo menos duas páginas internas. No GA4 o engajamento é contabilizado quando o internauta permanece por mais de 10 segundos com o site ou aplicativo aberto em primeiro plano;
- Sessões engajadas por usuário: é uma média de quantas sessões um usuário engaja;
- Tempo médio de engajamento: agora, também é possível ver por quanto tempo um usuário ficou com o site ou aplicativo aberto;
- Taxa de engajamento: por fim, a taxa de engajamento é encontrada por meio de uma operação matemática: a razão entre o número de sessões engajadas e o total de sessões.
Limites do Google Analytics 4
Como nem tudo são flores, apesar de trazer muitas inovações, o GA4 também possui algumas limitações.
O principal limite continua igual ao Universal Analytics. Trata-se do limite de hits (dados) coletados durante 30 dias, ambas as plataformas só conseguem processar até 10 milhões de dados. Quando esse número é atingido, todos os relatórios passam a ser feitos com base em amostragem.
Entretanto, além deste limite principal, o GA4 também tem outras limitações. Confira quais são:
Propriedade
As propriedades estão relacionadas ao sistema operacional que você deseja analisar. No Analytics 4, cada conta pode ter até 100 propriedades. Caso você tenha as propriedades Web, IOS e Web+app, por exemplo, você pode monitorar mais 97 propriedades.
Contas
Cada conta do Gmail cadastrada no GA4 pode analisar até 1.000 contas.
Eventos
No GA4, toda a mensuração de dados é baseada em eventos. Um evento é a interação do usuário com o site, o que pode ser um clique, uma rolagem na página, um play no vídeo, etc. Desta forma, ele serve para medir comportamentos das pessoas que acessam o site e com esses dados é possível pensar em estratégias, com base na tomada de decisão do cliente. Porém, a nova ferramenta permite analisar e configurar apenas 500 eventos por propriedade.
Eventos de conversão
No Analytics 4, existem eventos que são coletados de forma automática e outros eventos que podem ser configurados como os eventos de conversão. Na nova plataforma, é possível configurar até 30 interações como evento de conversão.
Retenção de dados
Por fim, no GA4 há a possibilidade de personalizar relatórios, porém eles só conseguem puxar informações de até 14 meses.
Google Analytics 4 vs Google Universal?
Agora que você já sabe as novidades e limitações do Analytics 4, deve estar pensando:
“Qual é a melhor plataforma?”. Para te ajudar nós fizemos um resumo das principais diferenças entre as duas versões. Confira!
Resumidamente, a principal mudança entre o Google Analytics 4 e o Google Universal é o modelo de análise de dados. A ferramenta parte de um modelo baseado em sessão para uma análise voltada ao usuário.
Veja um exemplo: ao verificar as ações de diferentes clientes em seu site, você percebe um padrão, vários usuários não finalizam a compra, por conta de determinado botão. Com esses dados, é possível otimizar sua página de compra e alterar o botão para fazer mais vendas.
No Analytics Universal, quando um usuário acessa um site é contabilizada uma sessão, e são registrados os dados dessa visita, como pagamentos, exibições de página, etc. Cada sessão dura 30 minutos. Nesse modelo, a análise é muito mais voltada para os acessos do que para os usuários.
Já no Analytics 4, os dados são voltados para o usuário, é possível identificá-lo e quantificar suas ações dentro do site. Agora, os dados são baseados nos eventos que o usuário realiza dentro do site, em vez de sessões. Sendo assim, com a nova plataforma é possível identificar a jornada do cliente, descobrir padrões e otimizar suas estratégias.
E para você que já importou seus para o GA4, é importante ainda continuar acessando o Universal Analytics e fazer o que especialistas chamam de dual tagging, que é basicamente manter o acesso às duas plataformas, isso porque como o GA4 ainda é uma plataforma relativamente nova, ainda podem ocorrer alguns bugs.
Como instalar o Google Analytics 4 em um site WordPress?
Se você possui um site WordPress, o processo de instalação do Google Analytics 4 é um dos mais fáceis que existem, mesmo que você ainda não tenha uma conta ou uma propriedade já criada.
Aqui, você não precisará percorrer todo aquele caminho de criação de uma conta no Analytics e depois inserção do código gerado no HTML do seu site. Nem mesmo o Google Tag Manager será necessário. Pois, por meio do WordPress, a instalação é feita de forma bem mais rápida. Por isso, trouxemos um passo a passo de instalação para te ajudar:
Começaremos, dentro do painel administrativo do WordPress do seu site. Nele deve ser instalado o plugin Site Kit by Google.
- Logo após a instalação do plugin, clique no botão Iniciar Configuração.
- No processo de configuração, o primeiro procedimento solicitado é que você entre na sua conta do Google. Caso você ainda não a possua, é necessário criá-la.
- Depois de Logado, você deve conceder as permissões para que o plugin consiga gerenciar a sua conta Google.
- Durante este processo, se você ainda não possui uma conta no Google Analytics, ela será criada automaticamente. Em todo caso, você deve clicar em Permitir (Allow).
- Em seguida, você deve adicionar o seu site ao Google Analytics da conta Google em questão. Para fazer isso, clique no botão Adicionar site (Add site).
- Por fim, ao clicar no botão Adicionar site, a instalação do Site Kit by Google estará concluída. Clique em Voltar ao Painel administrativo (Dashboard).
Passo 01: para isso, vá até o Google Analytics e clique em Conectar Serviço.
Passo 02: logo em seguida, você deve dar as permissões necessárias à conexão com a sua conta Google.
Passo 03: se você ainda não tiver uma conta ou uma propriedade criadas, esta será a primeira coisa a se fazer. Aparecerá um formulário solicitando que você insira um nome para a conta e outro para a propriedade.
Passo 04: entretanto, se você já possui uma conta criada, será solicitada apenas a propriedade. Insira o nome da propriedade e clique em Configurar Analytics.
Passo 05: após clicar em Configurar Analytics, todo o procedimento estará concluído e você retornará ao painel administrativo do WordPress. Então, para acessar as métricas do seu site basta logar na sua conta do Google Analytics.
Como migrar sua conta Google Universal Analytics para GA4?
Se você já utilizava o Google Analytics através do plugin Site Kit by Google, mas utilizava na versão Universal Analytics; agora é preciso criar uma nova propriedade no Google Analytics 4. Veja abaixo como fazer isso:
Passo 01:
no painel administrativo do WordPress do seu site, acesse o plugin Site Kit by Google, vá em Configurações > Serviços conectados > Analytics.
Passo 02:
ao abrir o painel da sua conta, vá até a parte inferior e clique no botão Editar/Edit.
Passo 03:
Insira o nome da nova propriedade no campo Propriedade Google Analytics/ Google Analytics Property. Depois, ative a opção Colocar código do Google Analytics/ Place Google Analytics 4 code (que permitirá ao plugin adicionar código do Google Analytics 4 no seu site)
Passo 04:
por último, clique em Confirmar Alterações/Confirm Changes e sua nova propriedade do Google Analytics 4 aparecerá no painel da tela de configurações.
O que vai acontecer com o Google Universal Analytics?
Provavelmente, depois de tanta informação você deve estar se perguntando, o que acontecerá com a sua conta do Universal Analytics?
O Google já anunciou que em junho de 2023, o GA3 não processará mais dados, ou seja, não será mais possível visualizar nenhum acesso por meio da ferramenta. Desta forma, é muito importante se preparar para a mudança e fazer uma conta no GA4.
Outra dúvida que pode acontecer é em relação ao histórico dos dados, por enquanto o que se sabe é que mesmo com o fim da análise de informações, ainda será possível acessar os dados que já foram registrados.
Por que usar o Google Analytics?
Quando se tem um site e se pretende usá-lo para alavancar um negócio, é muito importante ter uma forma de analisar seus dados, pois, por meio deles é possível identificar melhorias a serem feitas.
Neste sentido, é fundamental para a estratégia do seu negócio ter uma ferramenta que te auxilie na coleta de informações e é aí que entra o Google Analytics. Por meio dele, é possível ter vários insights valiosos para otimizar seu site e assim levar seu empreendimento para o próximo nível.
Solução para análise de dados
Caso você ainda esteja começando nesse meio e precise de ajuda para analisar seus dados de maneira assertiva, nós temos uma solução para você!
A Link Nacional tem uma equipe qualificada para analisar seus dados e potencializar seus clientes. Ao visualizar seus relatórios, conseguimos identificar melhorias, corrigir possíveis erros e aumentar seu tráfego em até 300%. Venha conhecer nossas soluções para análise de dados.
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Olá, tudo bem?
Excelente conteúdo, parabéns!
Tenho uma dúviada: Tenho 5 sites com WordPress instalado, no caso, eu consigo instalar o Kit Google em cada um deles, certo?. Com uma conta no analytics eu consigo colocar os 5 sites como “Propriedade”, certo? No caso, a instalação do Kit em cada site, sempre vai me pedir o email cadastrado no analytics, tem algum problema nisso colocar sem o mesmo email? Ou é melhor criar 5 contas no google analytics com emails diferente? Nem sem se minha pergunta faz sentido. Pode me ajudar?
Olá, Alexandre, tudo bom?
A sua pergunta é bastante pertinente e tem total sentido. Se Você tem 5 site em WordPress, as métricas de cada um deles podem ser acompanhadas via Google Analitycs. E como você bem disse, com uma única conta “gmail” é possível criar 5 propriedade distintas para os seus 5 websites. Ou seja, você pode usar o mesmo e-mail (gmail); não é necessário criar 5 e-mails diferentes.
Para confirmar essa informação, você pode também ler este documento do próprio Google: https://support.google.com/analytics/answer/1102152?hl=pt-BR#zippy=,neste-artigo