Você tem interesse em tocar seu projeto em um site de financiamento coletivo? Então você está no lugar certo! Hoje a Link Nacional traz para você as principais plataformas de financiamento coletivo, como funcionam e quais as taxas e custos associados. Tudo o que você precisa para dar um passo à frente na sua iniciativa! O financiamento coletivo atua com diferentes tipos de projetos. Você pode desenvolver desde uma campanha assistencial até a promoção de lançamento de um livro, ou ainda arrecadar recursos financeiros para uma vaquinha online.
Hoje existem inúmeros projetos no ar, muitos deles já conseguiram atingir a meta e estão saindo do papel a todo vapor. Por isso, se você tem um projeto em que é possível receber doação online, não deixe para depois, as plataformas de crowdfunding estão sempre de portas abertas!
Seja qual for o seu objetivo, as plataformas em financiamento coletivo oferecem uma gama de opções, com certeza uma delas vai dar match com a sua proposta! Então se prepare para entrar em outra dimensão, a Link Nacional vai levar você para transformar o seu sonho em realidade!
Continue lendo
O que você vai ler
Receba Doações do Mundo Todo com Facilidade
Um site é uma ótima ferramenta para receber doações financeiras nacionais e internacionais
O que é financiamento coletivo?
O financiamento coletivo, ou crowdfunding, é uma forma de captação de recursos financeiros a partir da ação em conjunto de um grupo de pessoas. O objetivo é contribuir para a realização de projetos de diferentes tipos, desde aqueles de cunho social, como o auxílio para uma comunidade em situação de emergência, até projetos de iniciativa cultural, como produção de mídias e livros. Outra iniciativa de interesse para o financiamento coletivo é a ação das ONGs. Quem contribui também é recompensado, seja pelo fato de ajudar alguém ou ainda com a obtenção de algum retorno gerado pela própria causa que apoiou.
Quais os tipos de financiamento coletivo?
Existem vários tipos de financiamento coletivo, confira a seguir alguns deles:
- Financiamento Coletivo Pontual – é o tipo mais conhecido, com orçamento estipulado e data de encerramento para a arrecadação de fundos. Pode se dividir em:
- Financiamento Coletivo Pontual de Meta Livre – todo o dinheiro arrecadado vai para o projeto, ainda que não alcance a meta definida.
- Financiamento Coletivo Pontual Tudo ou Nada – é necessário atingir 100% da meta para que o valor arrecadado seja liberado. Se a meta não se concretizar, o dinheiro é devolvido aos apoiadores.
- Financiamento Coletivo Recorrente – também chamado de Financiamento Coletivo Contínuo, é ideal para arrecadações mensais, em apoio a projetos de longo prazo. Há o desenvolvimento do coletivo em apoio ao criador do projeto.
Taxas e custos do financiamento coletivo
O financiamento coletivo possui taxas e custos que podem variar, dependendo do tipo do projeto, do modelo de financiamento e do site que vai abrigar a campanha. Veja agora as principais plataformas disponíveis no mercado:
Link Nacional
A Link Nacional é uma startup brasileira, que atua no meio digital desde 2004 e é destaque no mercado de doação online. Desenvolve sistemas e plataformas voltados para doações para ONGs e possibilita a integração de diversos meios de pagamentos. O seu grande diferencial competitivo é em relação às taxas e custos, a Link Nacional possui taxa 0% em relação ao sistema, mais uma taxa variável dependendo do gateway de pagamento.
No caso das operações por meio da Cielo, a taxa varia entre 2 a 3,25% nas doações via cartão de débito e de crédito. Já nas doações via Pix a taxa é de 0,99% por transação. Quem preferir doar por boleto bancário vai pagar R$2,65 por boleto. O que acaba sendo bem mais vantajoso do que os sistemas concorrentes.
Catarse
O Catarse surgiu em 2011, e atualmente cobra uma taxa de 13% sobre o valor do projeto hospedado. Deste total, 4% são destinados à remuneração de serviços de pagamento e anti-fraude. Os 9% restantes dividem-se entre o pagamento de salários, manutenção e impostos.
Patreon
O Patreon é gratuito para quem vai iniciar um projeto, e a cobrança de taxas ocorre somente após o projeto receber doações. Possui planos para cada tipo de projeto, que incluem benefícios para as campanhas chegarem ainda mais longe. Confira quais são eles:
- Leve – inclui ferramentas simples de suporte, taxa de 5% da renda mensal e processamento de pagamento;
- Pró – oferece a chance de prosperar a associação entre o dono do projeto e seus apoiadores, com taxa de 8% da renda mensal, analytics e insights e processamento de pagamento;
- Prêmio – possui treinamento e suporte para criadores já estabelecidos e empresas criativas, com taxa de 12% da renda mensal, gerente de parceiro dedicado, mercadoria para membros e processamento de pagamento.
Apoia.se
O Apoia.se possui taxa de 13% sobre o valor arrecadado, com 5% para a cobertura das operações financeiras, como cobrança e repasse do dinheiro, mais 8% destinados à manutenção da plataforma. Devido ao contexto de crise financeira em nível global, as campanhas Pontuais podem definir a própria taxa de contribuição ao Apoia.se. Uma iniciativa que ajuda a impulsionar os projetos, até mesmo em momentos mais difíceis!
Kickante
Na Kickante, somente após a campanha arrecadar recursos a taxa administrativa é cobrada. As taxas são definidas com base no alcance ou não da meta. Confira:
- Campanha Flexível – 10% sobre o valor arrecadado, ao cumprir a meta ou
10% e repasse do valor que arrecadar, ao não cumprir a meta; - Campanha Tudo ou Nada – 10% sobre o valor arrecadado, ao cumprir a meta ou
0% e devolução de todo o valor arrecadado, ao não cumprir a meta.
Benfeitoria
A Benfeitoria oferece o curso gratuito sobre crowdfunding, em videoaulas da Universidade do Financiamento Coletivo. A plataforma trabalha com o conceito de comissão livre, ou seja, é o idealizador do projeto que define a porcentagem do valor arrecadado que será destinada à Benfeitoria. Não há, portanto, uma taxa específica estipulada pela plataforma.
Compare os preços
Acompanhe cada uma das plataformas na tabela comparativa, preparada especialmente para você!
Qual a melhor opção para financiamento coletivo
Como podemos perceber, as soluções para financiamento coletivo são bastante variadas. São uma excelente estratégia para quem quer fazer marketing para um projeto e não tem como arcar com altos custos. Fatores como o tempo de duração do projeto ou a sua finalidade acabam influenciando na forma como as plataformas definem as taxas de contribuição
.
A que mais beneficia o autor do projeto é a comissão livre, pois deixa a cargo do idealizador o percentual do valor arrecadado para a cobertura da taxa. Mas a maior parte das plataformas estipulam o percentual a ser pago em forma de taxa, para cobrir custos fixos e também variáveis.
Em meio a tantas opções, a taxa flexível é uma mão na roda para quem pretende ingressar no financiamento coletivo. Isso porque as taxas podem variar, dependendo do valor arrecadado pelo projeto, o que estimula os realizadores a optar por esta modalidade. Já o modelo Tudo ou Nada, como o próprio nome indica, é enfático: ou o projeto atinge a meta e recebe o valor arrecadado ou, se não atingir, o valor é devolvido integralmente aos doadores.
A lógica por trás do Tudo ou Nada é explícita, já que o projeto só vai poder ser realizado se conseguir a meta para que o plano saia do papel. E você, qual é o seu plano de financiamento coletivo preferido?
Soluções para financiamento coletivo
Que o financiamento coletivo é uma boa opção para arrecadar fundos, você já sabe. Mas, já parou para pensar qual o sistema mais vantajoso para o seu projeto? Então venha conhecer as soluções para financiamento coletivo da Link Nacional e consiga as melhores taxas do mercado. O sistema permite diversos tipos de doação em um sistema moderno e eficiente. Entre em contato com os consultores e veja como funciona.
Lance seu Site de Doação Internacional
Facilite doações em todo o mundo com os 15 métodos de pagamento mais seguros