Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Fim do G Suite gratuito: veja como migrar suas contas de e-mail

por | Atualizado em 13 de abril de 2022 | E-mails, Notícias

Gente, para tudo! A gigante Google anunciou o fim do G Suite gratuito e agora os usuários da versão legada vão ter que migrar para a versão paga do Workspace. Mas você não precisa se preocupar, a Link Nacional está aqui para ajudar! O comunicado está sendo enviado por e-mail a todos os clientes que possuem contas do G Suite. Quem optar pela migração para o Google Workspace, que só está disponível em versão paga, tem até o dia 1º de maio de 2022 para assinar. A partir de 1º de julho de 2022, o usuário que não confirmar a assinatura vai ter a sua conta suspensa.

A Google já vinha em processo de desenvolvimento de uma plataforma mais integrada, com acesso rápido às aplicações. Assim, surgiu o Google Workspace, proposta que oferece mais segurança e praticidade aos usuários. Neste sentido, o fim do G Suite poderia ocorrer mais cedo ou mais tarde. O que nem todos esperavam é que o Google Workspace só opera em versões por assinatura, mediante pagamento.

Mas se a sua empresa quer manter a produtividade da equipe sem ter que pagar muito mais caro, existem opções de migração para outros servidores. Os especialistas da Link Nacional, por exemplo, possuem todo o know-how para deixar a sua plataforma de trabalho mais funcional e eficaz. Confira como fazer para contratar agora mesmo!

O que é o G Suite?

O G Suite é a plataforma desenvolvida pela gigante Google para empresas acessarem dados, realizarem reuniões e conferências em modo remoto. Engloba desde o famoso Gmail, para o envio e recebimento de e-mails, como também o Google Drive, para acesso e arquivamento de documentos, vídeos, planilhas e apresentações. Recentemente a Google anunciou o fim do G Suite, cuja versão legada e gratuita vai permanecer no ar até o dia 1º de julho de 2022. A notícia pegou muitos clientes de surpresa, mas a gigante está orientando como proceder para evitar o cancelamento da conta até o prazo limite.

Continue lendo

Fim do G Suite gratuito

Por que o G Suite vai acabar?

Segundo o comunicado expedido pela Google, o fim da gratuidade do G Suite se deve ao lançamento do Google Workspace em 2020. A plataforma de trabalho é ainda mais funcional, por meio da integração entre diferentes aplicativos, como Google Docs, Google Meet e Gmail. O Workspace também oferece maior capacidade de armazenamento e segurança, turbinando a dinâmica de operação em muitas empresas ao redor do mundo. Mas é fato que o G Suite vai deixar saudades em muitos usuários, que já estavam habituados à plataforma e a sua utilização de forma gratuita.

Quais as opções de migração?

Com o fim do G Suite gratuito, as empresas vão ter de realizar a migração para outro sistema ou para planos pagos da Google. Para quem já usa uma conta grátis das versões Google Workspace for Education Fundamentals ou Google Workspace for Nonprofits, a migração não se faz necessária. Confira as opções para a sua empresa:

Serviço de migração

Migrar o G Suite para o Google Workspace

A Google solicita aos usuários do G Suite que façam o upgrade para o Workspace até a data de 1º de maio de 2022. Após este período, as empresas têm até o dia 1º de julho de 2022 para acessar de modo gratuito a assinatura do Google Workspace. Quando encerrar o acesso grátis, o serviço passará a ser cobrado em modo de assinatura mensal, que hoje está em R$ 24,30 por usuário, no plano Business Starter, e R$ 81,00 por usuário, no plano Business Plus.

Quando o serviço do G Suite será suspenso?

A data estipulada pela Google para marcar o fim do G Suite, com a suspensão do serviço, é 1º de maio de 2022, data em que se comemora o Dia do Trabalho. Mesmo se o usuário ignorar o comunicado e deixar de efetuar a assinatura do Workspace, não será mais possível acessar a plataforma do G Suite. Para evitar que as suas contas de e-mail fiquem prejudicadas, faça a migração com antecedência.

Quando o serviço será suspenso?

O que as empresas prejudicadas pelo fim do G Suite gratuito podem fazer?

Pelo visto, a notícia do fim do G Suite gratuito desagradou a muitos usuários, já que não será possível fazer a transferência de assinaturas ou compras para o Gmail. A polêmica foi levantada por um escritório de advocacia dos Estados Unidos, que pretende abrir uma ação judicial coletiva contra a Google. Se o usuário realizou alguma assinatura no YouTube a partir do G Suite, perderá o acesso, caso não migrar para o Workspace.

Até o momento, a Google declarou que não é possível migrar assinaturas ou compras usando a conta gratuita do Gmail. Assim como nos Estados Unidos, a alternativa judicial deve ser acionada em outros países, já que existem várias empresas na mesma condição.

Qual a justificativa do Google para o fim do G Suite gratuito?

A Google justificou o fim do G Suite gratuito com o lançamento do Workspace, que desde 2020 oferece uma suíte de aplicativos mais completa e produtiva. Nas palavras da empresa, chegou a hora de fazer “a transição dos usuários restantes (do G Suite) para uma assinatura paga do Google Workspace com base no uso”. Com o amplo uso do G Suite, a Google garantiu uma consistente carteira de clientes no mundo todo. Resta saber quantos deles vão se dispor a migrar para o Workspace.

Google Workspace

Diferenças entre o G Suite e o Google Workspace

O G Suite oferece diferentes aplicativos para as empresas trabalharem remotamente, desde o Gmail personalizado ao Google Meet e Google Drive. Seja para a produção de documentos e planilhas ou para armazenamento em nuvem, o G Suite é uma plataforma que atende a variados perfis de clientes, e o fato de ser gratuito atraiu muitos usuários ao redor do mundo. O Google Workspace é uma versão otimizada do G Suite, com mais vantagens. Entre elas, e-mail personalizado e seguro, espaço maior de armazenamento, mais segurança para proteção de dados, suporte a todo o tempo, em todo lugar.

Qual a diferença entre o Google Workspace e o Google One

O Google Workspace tem o diferencial de ser mais seguro e oferecer mais espaço de arquivamento, além da suíte de aplicativos, por exemplo para a confecção de documentos e chat. O Google One é uma plataforma voltada apenas para o armazenamento em nuvem. Assim como o G Suite, existe uma versão gratuita, com 15 GB de espaço de armazenamento. Para as versões pagas, o usuário tem acesso ao suporte com os especialistas da Google e pode partilhar o uso do Google One com outras pessoas. O Google One tem seu espaço compartilhado entre o Google Drive, o Gmail e o Google Fotos.

Soluções para substituir o G Suite gratuito

Se você quer uma solução eficaz para manter a sua equipe integrada após o fim da gratuidade do G Suite, fale com a Link Nacional. Nossa equipe de especialistas está a postos para migrar as suas contas de e-mail do G Suite para os nossos servidores. Conte com a expertise de quem possui mais de 15 anos de experiência em tecnologia para internet. Não deixe para depois, entre em contato com os nossos especialistas!

E-mail

Criar conta de
e-mail profissional

Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
5 3 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos Web Stories

Últimas postagens

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto é um misterioso codinome do criador do Bitcoin, existem muitas especulações sobre a sua identidade, afinal, quem é Satoshi Nakamoto?