Gente, para tudo! A gigante Google anunciou o fim do G Suite gratuito e agora os usuários da versão legada vão ter que migrar para a versão paga do Workspace. Mas você não precisa se preocupar, a Link Nacional está aqui para ajudar! O comunicado está sendo enviado por e-mail a todos os clientes que possuem contas do G Suite. Quem optar pela migração para o Google Workspace, que só está disponível em versão paga, tem até o dia 1º de maio de 2022 para assinar. A partir de 1º de julho de 2022, o usuário que não confirmar a assinatura vai ter a sua conta suspensa.
A Google já vinha em processo de desenvolvimento de uma plataforma mais integrada, com acesso rápido às aplicações. Assim, surgiu o Google Workspace, proposta que oferece mais segurança e praticidade aos usuários. Neste sentido, o fim do G Suite poderia ocorrer mais cedo ou mais tarde. O que nem todos esperavam é que o Google Workspace só opera em versões por assinatura, mediante pagamento.
Mas se a sua empresa quer manter a produtividade da equipe sem ter que pagar muito mais caro, existem opções de migração para outros servidores. Os especialistas da Link Nacional, por exemplo, possuem todo o know-how para deixar a sua plataforma de trabalho mais funcional e eficaz. Confira como fazer para contratar agora mesmo!
O que é o G Suite?
O G Suite é a plataforma desenvolvida pela gigante Google para empresas acessarem dados, realizarem reuniões e conferências em modo remoto. Engloba desde o famoso Gmail, para o envio e recebimento de e-mails, como também o Google Drive, para acesso e arquivamento de documentos, vídeos, planilhas e apresentações. Recentemente a Google anunciou o fim do G Suite, cuja versão legada e gratuita vai permanecer no ar até o dia 1º de julho de 2022. A notícia pegou muitos clientes de surpresa, mas a gigante está orientando como proceder para evitar o cancelamento da conta até o prazo limite.
Continue lendo
O que você vai ler
- O que é o G Suite?
- Por que o G Suite vai acabar?
- Quais as opções de migração?
- Quando o serviço do G Suite será suspenso?
- O que as empresas prejudicadas pelo fim do G Suite gratuito podem fazer?
- Qual a justificativa do Google para o fim do G Suite gratuito?
- Diferenças entre o G Suite e o Google Workspace
- Qual a diferença entre o Google Workspace e o Google One
- Soluções para substituir o G Suite gratuito
Comece a usar um e-mail profissional hoje
Um passo simples para uma comunicação mais profissional
Por que o G Suite vai acabar?
Segundo o comunicado expedido pela Google, o fim da gratuidade do G Suite se deve ao lançamento do Google Workspace em 2020. A plataforma de trabalho é ainda mais funcional, por meio da integração entre diferentes aplicativos, como Google Docs, Google Meet e Gmail. O Workspace também oferece maior capacidade de armazenamento e segurança, turbinando a dinâmica de operação em muitas empresas ao redor do mundo. Mas é fato que o G Suite vai deixar saudades em muitos usuários, que já estavam habituados à plataforma e a sua utilização de forma gratuita.
Quais as opções de migração?
Com o fim do G Suite gratuito, as empresas vão ter de realizar a migração para outro sistema ou para planos pagos da Google. Para quem já usa uma conta grátis das versões Google Workspace for Education Fundamentals ou Google Workspace for Nonprofits, a migração não se faz necessária. Confira as opções para a sua empresa:
Migrar o G Suite para o Google Workspace
A Google solicita aos usuários do G Suite que façam o upgrade para o Workspace até a data de 1º de maio de 2022. Após este período, as empresas têm até o dia 1º de julho de 2022 para acessar de modo gratuito a assinatura do Google Workspace. Quando encerrar o acesso grátis, o serviço passará a ser cobrado em modo de assinatura mensal, que hoje está em R$ 24,30 por usuário, no plano Business Starter, e R$ 81,00 por usuário, no plano Business Plus.
Migrar o G Suite para a Link Nacional
O fim do G Suite gratuito não precisa ser um problema. Se você quer um sistema que atenda às necessidades da sua empresa, com recursos especiais, tais como webmail e filtros de spam, pode contar com a Link Nacional! Aqui você vai migrar as contas de e-mail com o suporte técnico da nossa equipe, especialista em tecnologia para web. Você vai falar diretamente com os nossos especialistas e encontrar as melhores soluções para a sua plataforma de trabalho. E o melhor de tudo é que o preço não pesa o seu orçamento! Obtenha a melhor solução para a migração do G Suite com a qualidade e a garantia de melhor preço!
Quando o serviço do G Suite será suspenso?
A data estipulada pela Google para marcar o fim do G Suite, com a suspensão do serviço, é 1º de maio de 2022, data em que se comemora o Dia do Trabalho. Mesmo se o usuário ignorar o comunicado e deixar de efetuar a assinatura do Workspace, não será mais possível acessar a plataforma do G Suite. Para evitar que as suas contas de e-mail fiquem prejudicadas, faça a migração com antecedência.
O que as empresas prejudicadas pelo fim do G Suite gratuito podem fazer?
Pelo visto, a notícia do fim do G Suite gratuito desagradou a muitos usuários, já que não será possível fazer a transferência de assinaturas ou compras para o Gmail. A polêmica foi levantada por um escritório de advocacia dos Estados Unidos, que pretende abrir uma ação judicial coletiva contra a Google. Se o usuário realizou alguma assinatura no YouTube a partir do G Suite, perderá o acesso, caso não migrar para o Workspace.
Até o momento, a Google declarou que não é possível migrar assinaturas ou compras usando a conta gratuita do Gmail. Assim como nos Estados Unidos, a alternativa judicial deve ser acionada em outros países, já que existem várias empresas na mesma condição.
Qual a justificativa do Google para o fim do G Suite gratuito?
A Google justificou o fim do G Suite gratuito com o lançamento do Workspace, que desde 2020 oferece uma suíte de aplicativos mais completa e produtiva. Nas palavras da empresa, chegou a hora de fazer “a transição dos usuários restantes (do G Suite) para uma assinatura paga do Google Workspace com base no uso”. Com o amplo uso do G Suite, a Google garantiu uma consistente carteira de clientes no mundo todo. Resta saber quantos deles vão se dispor a migrar para o Workspace.
Diferenças entre o G Suite e o Google Workspace
O G Suite oferece diferentes aplicativos para as empresas trabalharem remotamente, desde o Gmail personalizado ao Google Meet e Google Drive. Seja para a produção de documentos e planilhas ou para armazenamento em nuvem, o G Suite é uma plataforma que atende a variados perfis de clientes, e o fato de ser gratuito atraiu muitos usuários ao redor do mundo. O Google Workspace é uma versão otimizada do G Suite, com mais vantagens. Entre elas, e-mail personalizado e seguro, espaço maior de armazenamento, mais segurança para proteção de dados, suporte a todo o tempo, em todo lugar.
Qual a diferença entre o Google Workspace e o Google One
O Google Workspace tem o diferencial de ser mais seguro e oferecer mais espaço de arquivamento, além da suíte de aplicativos, por exemplo para a confecção de documentos e chat. O Google One é uma plataforma voltada apenas para o armazenamento em nuvem. Assim como o G Suite, existe uma versão gratuita, com 15 GB de espaço de armazenamento. Para as versões pagas, o usuário tem acesso ao suporte com os especialistas da Google e pode partilhar o uso do Google One com outras pessoas. O Google One tem seu espaço compartilhado entre o Google Drive, o Gmail e o Google Fotos.
Soluções para substituir o G Suite gratuito
Se você quer uma solução eficaz para manter a sua equipe integrada após o fim da gratuidade do G Suite, fale com a Link Nacional. Nossa equipe de especialistas está a postos para migrar as suas contas de e-mail do G Suite para os nossos servidores. Conte com a expertise de quem possui mais de 15 anos de experiência em tecnologia para internet. Não deixe para depois, entre em contato com os nossos especialistas!
Aumente sua Credibilidade com E-mail Profissional
Descubra como nossos planos de e-mail profissional podem melhorar sua imagem