FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Doação de criptomoedas: como receber e usar

por | 12/07/23 11:38 | Criptomoedas, Terceiro setor

As criptomoedas estão se tornando cada vez mais populares como forma de investimento e de pagamento em todo o mundo. Mas, além disso, elas também estão sendo utilizadas como um meio de doação para instituições filantrópicas. A possibilidade de enviar criptomoedas como doação tem chamado a atenção de muitas pessoas, por ser uma maneira rápida, fácil e segura de ajudar as causas sociais que apoiam.

Neste texto, exploraremos mais sobre as doações de criptomoedas, suas implicações legais e fiscais, bem como as vantagens e desvantagens desse tipo de doação. Acompanhe!

O que é doação de criptomoedas?

Basicamente, a expressão “doação de criptomoedas” se refere às contribuições feitas às instituições sem finalidades lucrativas. Nesse caso, as moedas, usadas nessas doações, ao invés das tradicionais (vigentes na economia da maioria dos países: dólar, euro, libra, reais), são as moedas digitais, criptomoedas: Bitcoin, Etherium, Ada Cardano e assim por diante.

Uma das principais vantagens da doação de criptomoedas é a possibilidade de ajudar instituições e projetos de forma global, sem fronteiras. Isso porque, na maioria das vezes, as criptomoedas não possuem necessidade de conversões de moedas e outras complicações.

Segundo um estudo da Fidely Charitable (instituição americana de caridade) divulgado em 2021, investidores de criptomoedas tendem a fazer mais doações que contribuintes convencionais. No ano de 2020, por exemplo, aproximadamente 45% dos investidores em criptomoedas realizaram doações para organizações sociais, enquanto apenas 33% dos investidores tradicionais fizeram o mesmo.

Continue lendo

Doação de criptomoedas: como receber e usar

Tipos de criptomoedas

Investidores de criptomoedas normalmente costumam possuir mais de um tipo delas. Por isso, o interessante é que as instituições tenham, em seus sites de doação, meios de arrecadação para cada uma dessas.

Uma criptomoeda é uma forma de dinheiro digital que utiliza a criptografia (prática de codificar e decodificar informações, tornando-as inacessíveis a qualquer pessoa que não tenha a chave de decodificação correta) para garantir a segurança das transações e controlar a criação de novas unidades.

Ao contrário das moedas tradicionais, as criptomoedas são descentralizadas, ou seja, não são emitidas por um banco central ou outra autoridade governamental.

Vamos uma rápida apresentação das principais criptomoeda do mercado:

BNB

Criada em 2017 pela exchange Binance;

Tem uma blockchain própria: a BNB Chain;

Trabalha com descontos nas taxas e ofertas exclusivas aos usuários.
Ela pode ser usada para pagar taxas de negociação, participar de vendas de tokens e obter descontos na Binance;
A Binance continua a desenvolver e atualizar sua plataforma, introduzindo novos recursos.

Ethereum

Plataforma descentralizada que utiliza uma tecnologia similar ao Bitcoin;
Criptomoeda Ether (ETH),
Introduziu os contratos inteligentes, que são acordos escritos em código e que se executam automaticamente;
Permite o desenvolvimento de DApps, que são aplicativos que rodam na blockchain sem a necessidade de intermediários ou controle centralizado.

USD Coin

Criptomoeda criada em 2018 pelas empresas Circle e Coinbase;

Seu valor é lastreado em dólares americanos mantidos em contas bancárias, e cada unidade de USD Coin representa um dólar;
É uma forma conveniente de realizar transferências internacionais com baixo custo e rapidez, sem depender de intermediários.

Bitcoin

Criptomoeda mais usada;

Seu valor de mercado é determinado pela oferta e demanda;

Criada em 2009 por uma pessoa (ou grupo) sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto;

Tem um limite máximo de 21 milhões de unidades.
Como receber doação de criptomoeadas

Como receber doações de criptomoedas?

Pode parecer complicado receber doações de criptomoedas, mas realizando os procedimentos com calma é bem simples.No geral, podemos dizer que o processo para receber contribuições em criptomoedas envolve três etapas: obter uma carteira de criptomoedas; integrar a carteira ao site e recolher informações dos doadores. Confira nos próximos tópicos o que fazer em cada uma delas!

Ter uma carteira digital de criptomoedas

Uma carteira de criptomoedas é uma espécie de conta bancária digital, que permite o armazenamento seguro das criptomoedas, com a diferença de que o dono da carteira é responsável pela posse e segurança de seus ativos.

Assim que uma carteira é criada, gera-se uma seed (semente, em português). Trata-se de uma sequência de 12 a 24 palavras (em inglês) que servirá como uma senha de recuperação do sistema. Além disso, o administrador da carteira também terá acesso a uma chave privada, uma chave pública e um endereço.

A chave privada é como a senha de uma conta bancária, por meio dela que se tem acesso às criptomoedas.
A chave pública é usada para criptografar informações e pode ser compartilhada publicamente. Ela é usada para verificar a autenticidade de uma assinatura digital e permite que outras pessoas enviem criptomoedas para a carteira associada a essa chave pública.
Por último, o endereço é uma representação derivada da chave pública. É uma sequência alfanumérica mais longa e complexa, que serve para o envio de criptomoedas. Desta forma, para receber doações ou pagamentos o endereço da carteira deve ser compartilhado, assim como uma chave Pix, por exemplo.
Carteira digital
Existem diferentes opções para adquirir uma carteira digital e conseguir receber doações de criptomoedas. Algumas delas são:

Utilizar uma exchange:

Muitas exchanges (plataformas digitais que permitem a compra, venda e negociação de criptomoedas) oferecem carteiras digitais aos seus usuários, para que eles armazenem e movimentem suas criptomoedas. Alguns exemplos de exchanges são: Binance, Coinbase e Kraken;

Utilizar uma carteira de criptomoeda específica:

Existem várias carteiras de criptomoedas digitais. Entre os exemplos mais famosos, estão a Blockchain.com e a Exodus. Para receber criptomoedas nelas, é preciso criar uma conta e adicionar fundos à carteira;

Utilizar uma carteira física:

Também chamada de cold wallet (carteira fria, em português), as carteiras digitais físicas são dispositivos USB criptografados que armazenam as chaves privadas necessárias para acessar e movimentar as criptomoedas. Elas são projetadas para serem resistentes a vírus e a invasões maliciosas, o que garante maior segurança em relação às carteiras digitais online. Alguns exemplos são Ledger e a Trezor.

Colocar a opção de doação no site

A plataforma de doações é, hoje, a melhor ferramenta do mercado, quando o assunto é receber doações online. E para quem busca arrecadar criptomoedas, ela também não deixa a desejar: há um plugin WordPress próprio para receber contribuições feitas com as principais criptomoedas.O doador faz com rapidez, simplicidade e segurança as contribuições aos projetos sociais. Veja como ele funciona:
Doar criptomoedas
Fora a plataforma de doações, é possível também divulgar uma carteira digital em um site. Aprenda como se faz isso:Primeiro é necessário considerar se ela é uma carteira de criptomoeda online, ou uma carteira fornecida por uma exchange, ou uma carteira cold wallet.No primeiro caso, é possível gerar um link de pagamento personalizado que pode ser compartilhado nas redes sociais ou em um site. O usuário deve acessar a carteira de criptomoeda online e selecionar a opção receber ou enviar para gerar um QR code ou um endereço específico de sua carteira.Esse código ou endereço pode ser copiado e colado em um site, ou um botão de doação pode ser criado com o código ou o endereço incorporado. Dessa forma, os doadores podem escanear o código QR ou copiar o endereço para fazer a doação, que cai diretamente na carteira da instituição.
Para as carteiras digitais fornecidas por uma exchange, o processo pode variar de acordo com cada plataforma. Normalmente, é possível gerar um endereço de depósito exclusivo para a carteira da ONG e compartilhá-lo no site ou nas redes sociais. Além disso, a exchange pode fornecer códigos de integração ou botões de doação personalizados para facilitar o processo de doação diretamente na plataforma.É importante lembrar que a exchange pode cobrar taxas de transação e conversão de criptomoedas, por isso, é importante considerar esses custos ao utilizar essa opção.Por último, no caso de cold wallets, também é possível gerar um QR Code para compartilhá-lo. Basta utilizar um gerador de QR code e incluir o endereço da sua carteira, depois disso é só compartilhar o código.

Recolher informações

Por mais que o envio de criptomoedas possa ser feito de forma anônima, em algumas situações é importante obter algumas informações dos doadores (nome, e-mail, telefone e CPF) para compreender de onde vêm suas contribuições e certificar-se de que não há nenhuma ilegalidade.

Na plataforma de doações, por exemplo, isso pode ser pré-configurado; de maneira que o doador preencha campos de formulários com esse dados e isso fique disponível ao administrador do site.

Além de solicitar as informações, é importante esclarecer aos contribuintes que esses dados são necessários por motivos legais e para que sua instituição possa enviar-lhe um recibo da doação.

Como promover doações

Como promover doações de criptomoedas?

Chegou a hora de comunicar ao seu público que a organização já aceita doações de criptomoedas!

Algumas formas de fazer isso são por meio das mídias sociais, é possível enviar e-mails a sua base de contatos; escrever artigos para o blog; fazer posts sobre o assunto no Instagram e Facebook, etc.

Também é interessante fazer networking com pessoas que têm criptomoedas. Para isso, você pode se cadastrar em plataformas como The Giving Block e Binance Charity ou apresentar a sua organização a investidores de criptomoedas e convertê-los em possíveis doadores.

Implicações fiscais e legais das doações de criptomoedas

Conforme a legislação que regulamenta o setor de criptomoedas no Brasil, o Bitcoin e as demais criptomoedas são considerados ativos virtuais e devem ter suas transações registradas pelas empresas que utilizam esses ativos; a fim de repassar informações aos órgãos de fiscalização e combater o crime organizado e a lavagem de dinheiro.Isso porque alguns criminosos podem se aproveitar do anonimato para financiar ações ilegais desse tipo. Portanto, de acordo com a lei, as doações de criptomoedas devem estar devidamente registradas pelas instituições sociais.
Implicações fiscais e legais das doações

Quando declarar criptomoedas?

Normalmente, instituições do terceiro setor não necessitam declarar imposto de renda de forma convencional, isto é, declarar toda a sua renda. Apenas é necessário assinar um documento admitindo que o rendimento da organização não é utilizado para obter lucro.

Sendo assim, geralmente, o registro de criptomoedas deve constar apenas em documentos como a escrituração contábil financeira da instituição, pois se trata do registro sistemático de todas as operações financeiras da organização.

Vale ressaltar que para se inteirar completamente em quais documentos devem conter os registros de criptomoedas e demais doações é preciso consultar um profissional da área contábil ou tributária.

Quais são as diferenças entre doações de criptomoedas e doações tradicionais?

DOAÇÃO TRADICIONAL

O doador geralmente faz a transferência diretamente para a conta bancária da instituição beneficiada.

São reguladas por órgãos governamentais
Possuem mediadores que podem tornar o processo mais demorado.

DOAÇÃO DE CRIPTOMOEDA

O doador deve transferir para a carteira de criptomoedas da instituição beneficiada.

Não são reguladas por órgãos governamentais específicos.

Acontecem de forma mais rápida e barata.
Segurança das criptomoedas

Criptomoedas são seguras?

Se, ao chegar até aqui, você ficou interessado em receber doações de criptomoedas, mas ainda tem inseguranças, saiba que a tecnologia blockchain que sustenta as criptomoedas é altamente segura e descentralizada. O que significa que as transações são registradas e validadas por uma rede de computadores em vez de uma única entidade centralizada. Isso torna muito difícil para um hacker ou fraudador adulterar as transações.

No entanto, as criptomoedas também têm vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers. Por exemplo, as carteiras digitais que armazenam criptomoedas são vulneráveis a ataques cibernéticos. Além disso, as transações de criptomoedas são irreversíveis, o que significa que se uma transação for enviada para o endereço errado ou para um golpista, a transação não pode ser desfeita.

Portanto, é importante tomar medidas de segurança para proteger suas criptomoedas, como usar carteiras de hardware, manter senhas seguras e atualizadas, verificar a autenticidade das exchanges e usar autenticação de dois fatores.

Soluções para doações online

A Link Nacional é especialista em WordPress e responsável pela maior plataforma de doações online do país. A plataforma comporta mais de 15 métodos de arrecadação (nacionais e internacionais), entre os quais está a possibilidade de receber as doações em criptomoedas. Para conhecer mais sobre o melhor sistema de doações online do país, clique no banner abaixo.

Criar Site de Doação

Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
5 3 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Saiba como comprar Bitcoin

Saiba como comprar Bitcoin

À medida que o assunto criptomoedas se populariza, cresce mais e mais o interesse nelas, sobretudo no Bitcoin, a moeda mais famosa. Para uns o interesse...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...