Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Guia: 6 passos para criar um blog grátis

por | Atualizado em 21 de outubro de 2020 | Notícias

Se você chegou até este artigo procurando por informações sobre como criar um blog grátis, já deve ter percebido que ter um espaço na internet, seja para divulgar ideias pessoais, seja para aumentar a visibilidade de seu negócio, é uma estratégia cada vez mais adotada hoje em dia.

Felizmente, existem muitas opções gratuitas de plataformas e ferramentas para montar o seu próprio canal de comunicação com o público no ambiente virtual. Contudo, em meio a tantas alternativas, a tarefa de escolher os recursos certos pode ser um tanto trabalhoso e, exatamente por isso, preparamos este conteúdo. Continue a leitura para conferir um passo a passo sobre como criar blog grátis!

Criar blog grátis

Criar um blog grátis
Como criar um blog grátis
criar blog para sua empresa

Como criar um blog para sua empresa?

Em meio a tanta tecnologia e tantos conteúdos disponíveis na Internet, não se desespere se você ainda sabe como criar um blog. No entanto, é bom se apressar, pois eles são uma… Saiba mais!
Blog Corporativo

4 motivos para apostar em um blog corporativo

O Marketing de Conteúdo é a estratégia que está dando uma nova cara ao mercado publicitário. Com a ascensão das redes sociais e dos mecanismos de busca, tornou-se quase… Saiba mais!
Dicas Blog

7 dicas imperdíveis para quem quer criar um blog

Criar um blog não é mais uma mera tendência, muito menos uma estratégia restrita a empresas de comunicação e tecnologia. O mundo mudou, as pessoas respiram internet, e basta… Saiba mais!
Astronauta

Criar site

Guia completo

  • Empresas
  • ONG´s
  • Loja virtual

Por que é importante criar um blog de qualidade

Você sabia que mais da metade das empresas brasileiras fazem postagens em blogs porque acreditam que essa estratégia realmente pode trazer mais clientes e aumentar as vendas? De acordo com a Content Trends de 2016, cerca de 61,7% dos empreendedores já criaram seu próprio site e blog para promover conteúdos, devido ao fato desta prática — em comparação às empresas que não possuem blog — aumentar em até 3,7 vezes o número de visita no site. Se você ainda tem dúvida se realmente vale a pena criar blog grátis, mostraremos alguns motivos pelos quais considerar essa alternativa:
  • aumenta a visibilidade de seu negócio;
  • melhora o posicionamento nas buscas orgânicas do Google;
  • integra todos os seus canais de contato em um único lugar;
  • investimento baixo para iniciar o projeto — muitas ferramentas, plugins e plataformas para criar blogs são gratuitas;
  • consolida a empresa em seu mercado de atuação;
  • aumenta a cartela de seguidores e de clientes;
  • possibilidade de gerar renda — um blog bastante acessado pode atrair anunciantes ou ser monetizado;
  • melhora o relacionamento e o engajamento com o público.

Passo a passo para criar blog grátis

Nos próximos tópicos você verá que criar um blog é mais fácil do que se pode imaginar. Não é preciso ter conhecimento técnico avançado e tampouco gastar dinheiro com mão de obra especializada.

1. Defina por que criar um blog

Por se tratar de um veículo de informação que oferece uma vasta gama de utilidades, é muito importante que você tenha uma estratégia bem definida para que possa atingir seus objetivos.

Portanto, pergunte-se: o que você deseja alcançar com o blog? Se a resposta for “aumentar a visibilidade”, é preciso então destrinchar o questionamento um pouco mais para saber ao certo o que precisa ser feito para que essa meta seja atingida.

No caso de uma empresa, o blog pode ser muito útil para instruir seu público e gerar novas oportunidades de negócio. Por exemplo, se você atua no ramo de educação online e quer vender cursos — que é um mercado competitivo — pode focar em produzir conteúdos de qualidade para se tornar uma autoridade no assunto.

Ter uma estratégia bem definida logo nas primeiras etapas da construção do blog gerará impactos significativos, em especial no que abordaremos no próximo passo.

2. Planeje a produção de conteúdo

Durante muitos anos, o marketing era fundamentado na ideia de “quanto mais, melhor”. Isto é, não importava para quem as estratégias eram direcionadas, desde que atingissem a maior quantidade de pessoas que fosse possível.

Com o decorrer do tempo, principalmente por conta das mudanças no comportamento de consumo devido à popularização da internet e evolução tecnológica, ficou mais do que claro que essa ideia é pouco eficiente e ainda prejudica a imagem da empresa por “importunar” quem não faz parte do público-alvo da marca.

A premissa da produção de conteúdo, que é uma das pedras angulares do inbound marketing, é oferecer informação útil e relevante para os seus consumidores potenciais. Dessa forma, são eles que virão até a sua empresa, em vez do contrário.

O blog é a ferramenta pela qual o conteúdo é veiculado. Além disso, toda a estrutura dos posts deve ser otimizada em SEO para que o blog seja melhor posicionado organicamente nos mecanismos de busca e a empresa seja vista como relevante em seu mercado.

3. Escolha o nome e domínio do blog

O domínio do blog é uma das partes mais importantes de toda a estratégia. Ele é literalmente o nome que os usuários digitarão para encontrar o blog. Portanto, é muito importante que ele seja criativo e minimalista. Ou seja, sem exageros e fácil de decorar. Uma questão importante sobre SEO em relação ao domínio: o Google mudou seu algoritmo e hoje em dia não é preciso mais que sua principal palavra-chave esteja no domínio. Isso abre uma grande margem para que você tenha ideias fluídas e focadas na experiência do usuário. Algumas dicas rápidas para criar um bom domínio para o blog:
  • busque combinações de palavras que façam sentido e sejam fáceis de memorizar;
  • evite termos confusos, difíceis de escrever e pronunciar, pulando vogais e consoantes em sequência;
  • o título do blog e o domínio não precisam ser iguais, mas devem ter uma relação;
  • mantenha o objetivo sempre em vista.
Lembre-se de que a ideia aqui é fazer com que os usuários identifiquem seu blog com facilidade.
Registro de domínios grátis

4. Registre o domínio

Após decidir o nome do domínio é a hora de registrá-lo. Para isso, existem diversos sites para registrar domínios que fazem buscas em diversos países a fim de verificar a disponibilidade do nome escolhido. A Link Nacional oferece o serviço de registro de domínio tanto nacionais como internacionais. Possui um preço competitivo e conta com uma equipe de especialistas para te auxiliar no processo de  registro de domínio e de hospedagem do blog.

5. Escolha a plataforma para criar blog grátis

Agora que você já tem uma base de planejamento para produzir os conteúdos do blog e um bom domínio definido, é a hora de escolher a plataforma na qual toda a estrutura dele irá funcionar.

Estamos falando sobre Content Management System ou CMS, como também é conhecido. De forma simplificada, é o Gerenciamento de Conteúdo. É nele que todos os bastidores do blog estão, isto é, o software usado para criar as páginas, gerar links, otimizar o conteúdo em SEO, tornar o design responsivo e a experiência de usuário positiva.

Em outras palavras, é por onde você poderá gerenciar as páginas, posts, comentários, imagens, entre tantos outros recursos do blog.

Veja a seguir as principais plataformas para criar blog grátis.

WordPress plugin

WordPress

Sem dúvida, o WordPress é uma das principais alternativas do mundo quando o assunto é criar um blog ou site gratuito. Ele é conhecido por oferecer uma infinidade de recursos e opções de personalização. Perfeito para quem quer ter controle total não apenas do conteúdo que é postado, mas também dos comentários, estatísticas de acesso, suporte widgets, plugins e muito mais. Ele também conta com muitas ferramentas avançadas para que você possa fazer o que desejar, não importa qual o seu nicho de atuação no mercado ou o que deseje fazer com o blog, já que sua biblioteca de temas é praticamente infinita, atendendo aos mais variados perfis e segmentos.

WordPress.org ou WordPress.com

Porém, é importante destacar que existem diferenças pontuais entre o WordPress.org e o WordPress.com. Para não ter confusões, lembre-se de que na primeira alternativa você precisa organizar a hospedagem por conta própria. Já na segunda, é possível obter um site completo, incluindo hospedagem. Na opção “.com”, a plataforma oferece um plano gratuito no qual é possível começar a criar o blog na hora. A hospedagem já está inclusa e o software pré-instalado, o que é muito útil porque não é preciso configurar nada. É claro que a opção gratuita tem algumas limitações se for comparada ao plano pago. Veja a seguir os prós de criar um blog grátis no WordPress:
  • templates bonitos e responsivos — adaptados para os dispositivos móveis;
  • editor rápido e intuitivo;
  • boa gestão de mídias e textos;
  • agendamento de posts;
  • uploads de posts diretamente de aplicativos em dispositivos móveis;
  • Jetpack — proteção contra spams, SEO básico e posts automáticos nas redes sociais;
  • ótimas funcionalidades de importação e exportação.

Agora mostraremos algumas desvantagens do WordPress.com:

  • exibe anúncios do WordPress;
  • apenas 3 GB de espaço de armazenamento;
  • variedade restrita de temas;
  • não permite a instalação de plugins;
  • opções básicas de personalização de temas.

Existem aproximadamente 80 temas do WordPress.com que podem ser utilizados sem qualquer custo. Todos são responsivos, bonitos e rápidos. Porém, saiba que eles não oferecem as mesmas opções de personalização HTML e CSS, a menos que você migre para um plano pago.

Wix

Certamente, um dos construtores de sites e blogs gratuitos mais utilizados do Brasil. O Wix se destaca por ser altamente intuitivo, já que é possível criar no formato simples e intuitivo do “segura e arrasta”.

Se comparado ao WordPress, em termos de opções gratuitas, o Wix é muito mais limitado, porém ainda sim é uma ótima alternativa para quem pretende iniciar a sua presença no ambiente digital e não pode investir muito.

Veja a seguir os prós de criar blog grátis no Wix:

wix
  • e-mail marketing básico e recursos de redes sociais;
  • acesso a uma vasta biblioteca de imagens sem royalties;
  • ótimo para blogs com fotos e imagens;
  • uma grande variedade de templates;
  • opções de personalização completas do SEO;
  • suporte em português;
  • acesso total a uma enorme app stores para desenvolvedores de sites;
  • aplicativo Wix para postar conteúdos no blog pelo dispositivo móvel.

Desvantagens de utilizar o plano gratuito do Wix:

  • nome de domínio muito longo — “nomedoseublog.wix”/nomepersonalizado;
  • apenas 500 MB de espaço de armazenamento;
  • anúncio estático que prejudica a experiência de navegação do usuário, principalmente no computador.

Blogger

É claro que a plataforma de criação de blogs da empresa mais conhecida do mundo não poderia ficar de fora da lista. O Blogger é o serviço do Google para desenvolver blogs e conta com uma grande variedade de recursos avançados.

No Blogger você pode personalizar seu site manualmente e deixá-lo com a estrutura que desejar, o que é ótimo para facilitar a compreensão dos leitores e proporcionar uma experiência positiva para quem navega pelas postagens.

Assim como nas alternativas anteriores, a sua versão gratuita pode ser um pouco limitada se comparada ao que os planos pagos oferecem. Porém, o Blogger tem tudo e mais um pouco do que você precisa para tirar as ideias do seu blog do papel e começar a colocá-las em prática.

CriarSite.online

O CriarSite.online é uma palataforma de criação de sites e de blogs que vem se destacando no mercado nacional e internacional pela gama de recursos que oferece no desenvolvimento do seu projeto. nele é possível criar um blog grátis no melhor estilo faça você mesmo.

A equipe de suporte técnico do CriarSite.online está sempre a postos para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos pertinentes a criação do seu blog. Dessa forma, você poderá contar com todos os recursos disponibilizados na plataforma de forma rápida e fácil.

Criarsite.Online

6. Escolha um bom construtor de blogs e sites

Por fim, mas não menos importante, você precisará de uma boa ferramenta gratuita para criação de sites. Caso você escolha a plataforma WordPress, nossa maior indicação é o construtor de sites Divi, uma tecnologia robusta para desenvolver blogs e sites com muitos recursos de personalização e edição de layout. Ele funciona como uma espécie de tema, ao mesmo tempo que também é um plugin, já que agrega muitas outras funções ao WordPress. O Divi substitui praticamente qualquer editor padrão do WP. Com isso, ele proporciona uma ambiente totalmente novo com muitos recursos úteis para quem gosta de trabalhar com edição visual. O grande diferencial do Divi é que ele proporciona uma edição eficiente e muito mais ágil, que pode ser realizada intuitivamente para melhorar o visual do site, sem que seja preciso entrar no administrativo do WP a cada vez que você quiser alterar algo no layout ou em algum conteúdo. Para finalizarmos, vale destacar que uma das grandes vantagens do Divi é que ele aumenta significativamente as opções para o WordPress, incluindo diferentes alternativas para a home, landing pages, páginas de contato, loja virtual e muito mais.
Como você pôde conferir neste artigo sobre como criar blog grátis, o processo é bem simples e intuitivo. Basta ter planejamento, saber onde se quer chegar com a produção de conteúdo para internet e qual o perfil de seu público-alvo. Além disso, mostramos quais são as melhores ferramentas e onde criar um blog com muito mais praticidade e o melhor, sem precisar gastar nada com isso. As informações que abordamos neste conteúdo sobre como criar blog grátis foram úteis para você? Acha que suas estratégias de marketing digital poderiam gerar muito mais resultados com o suporte das ferramentas certas? Então aproveite para conferir os nossos planos para criar sites!

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Link Nacional é confiável?

Link Nacional é confiável?

Você já ouviu falar na Link Nacional, mas ainda tem dúvidas se o serviço é confiável? Preparamos este post especialmente para você, mostrando toda a nossa expertise no mercado.

ler mais
WhatsApp chat