FB
Domínio Grátis

cPanel Jupiter Theme: conheça a nova interface do cPanel

por | 28/07/22 15:28 | cPanel, Hospedagem de sites

Realizar a hospedagem de um site é um processo um tanto quanto complexo. Pois não se trata apenas de criar o site, armazená-lo em um servidor e esperar que tudo se desenvolva bem. Esta é uma ideia simplificada, útil apenas para fins didáticos. Pois, na realidade, existem muitas outras ferramentas de bastidores fundamentais para que um único site possa estar disponível a um usuário que tentar acessá-lo. E o cPanel com certeza é uma dessas ferramentas. Por isso, neste post ele será o nosso assunto principal. Na verdade, trataremos do seu mais novo visual: o cPanel Jupiter Theme.

Se você ainda não conhece o novo tema do cPanel, confira este post até o fim; porque aqui vamos entrar nos detalhes do Jupiter Theme. Ensinaremos como utilizá-lo, destacaremos aquilo que melhorou em relação à versão anterior, falaremos sobre as novidades e sobre outros pontos importantes. Portanto, confira agora tudo sobre o novo tema do cPanel.

O que é o cPanel?

O cPanel é um painel de controle, ele funciona como uma plataforma. Dito de outro modo, é uma ferramenta dentro da qual é possível colocar (instalar) várias outras ferramentas (ou softwares), que fazem parte do processo de hospedagem de sites, e gerenciá-las. Nele você consegue, por exemplo, instalar um programa para a construção e edição do site (como o WordPress), consegue inserir o banco de dados, fazer o registro dos domínios, e muitas outras coisas.

Além disso, a plataforma ainda oferece o controle estatístico em relação aos visitantes do site, e outros recursos para garantir a segurança tanto ao seu site quanto aos usuários, como os protocolos SSH e SSl/TLS.É, então, por esses e outros motivos que o cPanel é considerado a melhor tecnologia para gerenciar a hospedagem de sites.

Continue lendo

Como atualizar o tema do cPanel para o Jupiter?

A atualização do tema do cPanel pode ser realizada de duas maneiras:

  • Utilizando a ferramenta WHM; é possível inclusive tornar o Júpiter o tema padrão do cPanel.
  •  
  • Através da interface do cPanel: na seção Informações gerais que fica na barra lateral direita do painel de controle. Basta ir no botão Tema e realizar a alteração.
Para os nossos clientes, aqueles que possuem os planos de hospedagem da Link Nacional, não há necessidade de realizar qualquer procedimento para usar o Jupiter Theme no cPanel. Pois a atualização ocorrerá de forma automática até o final do primeiro semestre; ou seja, até o fim de junho de 2022.

Quais as melhorias do cPanel Jupiter Theme?

Ao começar a utilizar o novo tema do cPanel, o usuário percebe de imediato alguns pontos de melhora. Isso porque o Júpiter apresenta não apenas um novo layout, mas também traz consigo possibilidades novas dentro da ferramenta, que facilitam a experiência do usuário, pois o ajudam a organizar melhor as informações, os dados, e a acessá-los mais rapidamente.

Para exemplificar essas melhorias, podemos primeiro citar aqui o WordPress Toolkit. Esta é uma ferramenta da qual ainda trataremos neste post, mas a mencionamos nesta seção por ser ela uma novidade própria do tema Júpiter; e, sem dúvidas, uma ferramenta facilitadora – devido a sua interface que rapidamente permite ao usuário o acesso a todos os seus sites em WordPress; inclusive com a possibilidade de configurá-los.

Também não podemos deixar de falar sobre a possibilidade de customização da página inicial do painel de controle. Em outras palavras, se você já está usando o Júpiter na sua conta cPanel, você pode personalizar a ordem das categorias de ferramentas; apenas clicando e arrastando. Então, por exemplo, se as suas categorias usadas com mais frequência são as de Arquivo, Domínios e Banco de dados, você pode arrastá-las e colocá-las como as três primeiras, na sequência que você desejar.

[dsm_embed_twitter_timeline twitter_username=”cPanel” limit_tweet=”on” header=”off” footer=”off” borders=”off” disabled_on=”on|on|off” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” width=”90%” module_alignment=”right” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”][/dsm_embed_twitter_timeline]

Quais as principais diferenças entre o cPanel Jupiter Theme e o Theme Paper Lantern?

A respeito das diferenças entre o tema Júpiter e o anterior, Paper Lantern, não há tantas mudanças do ponto de vista das ferramentas. Por outro lado, várias outras modificações aconteceram em outras partes do cPanel e podem ser apontadas. Por isso, destacamos aqui algumas delas.

Design

Começaremos falando do design; talvez a mais marcante das mudanças de um tema para o outro. Com Júpiter, o cPanel ficou mais assemelhado a um site. Isso se deve ao encaixe entre as divisões da página (barras laterais, menu principal, campo de pesquisa e seções das ferramentas), que ficou mais sutil e harmônico; e as cores escolhidas deixaram a experiência visual mais agradável. Coisa que não acontece no Paper Lantern, cujas as mesmas divisões parecem mais engessadas e com as cores contrastando entre si. Por essa razão, com esse tema o cPanel fica mais com a aparência de um terminal de controle, um centro de gerenciamento de ferramentas, como ele de fato é.

Campo de pesquisas

Outra mudança que podemos citar é a do campo de pesquisas: no tema Paper Lantern há um campo no menu principal e outro na seção das categorias de ferramentas. Isso mudou no Júpiter; onde há apenas um campo de pesquisa, que fica no menu principal.

Barra lateral

Também vale mencionar as diferenças entre as barras laterais dos dois temas. No Paper Lantern a barra lateral esquerda é estreita e possui dois botões: “ir para a página de ferramentas e gerenciar usuários”. No tema Júpiter, essa mesma barra fica bem mais larga, contendo os botões “Gerenciar WordPress” e, a novidade, “WordPress Toolkit”. A barra lateral direita possui a seção Informações gerais (onde há opção de alterar o tema cPanel) e a seção Estatística. A diferença aparece nesta última seção, que no Paper Lantern vem ilustrada com gráficos e, no tema Júpiter, esses gráficos foram substituídos por porcentagens.

Ferramentas

Por último, vamos mencionar a distinção no design nas seções das ferramentas. A formatação dessas seções no Paper Lantern é a mais simples possível: uma barra horizontal com o título da categoria e um botão “+”, que ao ser clicado abre um menu contendo todas as ferramentas daquela seção. No tema Júpiter, tudo ficou visualmente mais agradável. Pois o título de cada categoria ganhou a ilustração de uma figura e os menus abrem de forma bem mais sutil.

Principais ferramentas do cPanel Jupiter Theme

Vamos abordar agora algumas ferramentas do cPanel. No novo tema Júpiter as ferramentas continuam sendo organizadas por categorias, tal como acontecia no Paper Lantern. Aliás, as categorias seguem ainda a mesma ordem de disposição do tema anterior. Na verdade, podemos afirmar que as mudanças mais significativas dessa parte de exibição das ferramentas aconteceram no layout da página e na sua própria nomenclatura, que de “Página principal” passou a se chamar Tools.

Ainda sobre as ferramentas do cPanel, separamos aqui as principais e fizemos um breve comentário sobre cada uma. Tentamos destacar as suas funções e em qual categorias elas se localizam na página Tools do cPanel. Confira as informações sobre as ferramentas.

Domínios

A ferramenta Domínios se localiza dentro da categoria Domínios e nela você consegue ver e gerenciar os domínios principais registrados na conta de hospedagem. Além disso, também é possível criar novos domínios de acordo com a quantidade permitida.

Estatísticas

Na página de ferramentas (Tools) do cPanel, podemos encontrar dois tipos de estatísticas:

    Estatísticas das ferramentas do cPanel:

    Informa quanto já foi utilizado em relação à capacidade total das ferramentas do cPanel. Dito de outra maneira, essa seção mostra, por exemplo, quantos domínios estão registrados e qual o total permitido, quanto da capacidade total do banco de dados foi consumida, etc.

    Estatística do Analog

    Ferramenta útil porque ajuda a conhecer o público que costuma acessar o site. A Estatística do Analog elabora um pequeno resumo das pessoas que visitaram o site no último mês.

    Largura de banda

    Por esta função você tem acesso à largura de banda que o seu site utiliza. As informações sobre essa transmissão de dados se referem ao presente; ou seja, quanto de dados são transmitidos no momento, ou nas últimas 24 horas; e também se referem ao passado. Pois você encontra a quantidade transmitida em meses e até anos anteriores.Em relação aos dados transmitidos, falamos aqui de todos aqueles que passam pelas portas HTTP, POP, SMTP, IMAP e FTP. Ao entrar na página, você encontra gráficos ilustrando as transmissões, o período, o tipo e a quantidade de dados envolvidos.

    Uso do Disco

    A opção Uso de Disco está localizada na categoria Arquivos. Dentro dela encontram-se informações sobre a quantidade de espaço do disco usada pelos conteúdos dos diretórios.

    Contas de e-mail

    A página Contas de e-mail você a encontra já como a primeira ferramenta da categoria Contas de e-mail. Nela você consegue verificar as contas de e-mail já ativas, bem como criar e gerenciar novas contas

    Contas FTP

    Essa ferramenta é bem importante para que o site funcione normalmente na Internet. Pois ela permite a manipulação dos protocolos de FTP para a transferência de arquivo. Ou seja, dentro da ferramenta Contas FTP você tem acesso às contas FTP já criadas, consegue configurá-las, e também é possível criar novas contas; inclusive um tipo particular deles chamado Conta FTP especial – que é ligado à parte administrativa do servidor de hospedagem e não pode por isso ser excluído.

    Banco de dados MySQL

    Como já mencionado anteriormente, pelo cPanel você consegue ter acesso ao seu banco de dados. E nessa opção Banco de dados MySQL, que fica dentro da categoria Banco de Dados, você consegue gerenciar completamente o seu banco de dados: seja adicionar um novo banco, editar um banco de dados já criado, inserir usuários ou visualizar os bancos de dados já existentes.

    WordPress Toolkit

    Entre as novidades que surgiram no cPanel com o tema Júpiter, está o WordPress Toolkit. Agora, basta ir ao menu principal e clicar nesta opção e você tem imediatamente acesso a todos seus sites WordPress da sua conta de hospedagem e consegue, mesmo sem abrir o site, ter total controle sobre ele; devido às ferramentas que o WordPress Toolkit disponibiliza.
    WordPress

    O que é?

    O WordPress Toolkit é uma interface que vem integrada ao cPanel e que possui várias ferramentas que auxiliam no gerenciamento dos sites em WordPress presentes na conta de hospedagem. Aliás, além da própria configuração, também há a opção de instalação do WordPress em novos sites.

    Para que serve?

    Dentro do WordPress Toolkit você tem acesso e controle de todos os sites em WordPress. Isso significa que você consegue, por exemplo, instalar e desinstalar temas e plugins dos sites, gerenciar arquivos, acessar o banco de dados, etc.

    Em outras palavras, o WordPress Toolkit é mais um exemplo de ferramenta facilitadora. Pois, basta acessá-lo, selecionar um site e uma gama de ferramentas estarão disponíveis para que as devidas alterações possam ser feitas.

    Soluções para hospedagem de sites com o cPanel Jupiter Theme

    E se você quer usar o cPanel com o seu novo tema, Júpiter, para gerenciar a hospedagem do seu site, conte com os serviços da Link Nacional. Somos uma companhia que já atua há mais de uma década na criação e hospedagem de sites e já ajudamos centenas de clientes. Por isso, contamos com a nossa experiência e com uma equipe de profissionais capacitados para encontrarmos a melhor solução para o seu problema.

    Então, não perca tempo! Fale agora com a nossa equipe de atendimento. Você receberá todo o suporte necessário a fim de realizar a hospedagem do seu site e utilizar o cPanel, com o tema Júpiter, como o painel de controle da sua conta de hospedagem.

    Hospedagem de Site

    Cuidamos da infraestrutura para que você possa ficar tranquilo com seu negócio

    Redação: Pablo Gomes
    Redator e produtor de conteúdo, escrevendo e editando textos sobre ferramentas, sistemas web, para o blog e para as redes sociais. Também ajuda a preparar os vídeos postados no canal da Link Nacional no YouTube.
    5 3 votes
    Vote no Artigo
    Subscribe
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

    Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

    Sistema de doação: entenda como receber doação online

    Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

    UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

    UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

    Como descobrir o dono de um domínio ?

    Como descobrir o dono de um domínio

    Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

    Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

    Como abrir uma conta bancária no exterior?

    Como abrir uma conta bancária no exterior

    Últimas postagens