É praticamente senso comum que os internautas esperam uma resposta instantânea às suas perguntas. Não ter as expectativas atendidas quando interagimos com páginas na web pode ser frustrante e, pensando nisso, o Google lançou um conjunto de métricas que devem ser observadas para melhorar a experiência dos usuários, as Core Web Vitals.
O nível de satisfação dos navegantes agora será medido por aspectos como tempo de carregamento da página, tempo de resposta à interação e estabilidade visual dos elementos gráficos. Esse conjunto de fatores vai impactar em como o Google enxerga o seu site e isso reflete no ranqueamento em mecanismos de buscas, por exemplo.
As Core Web Vitals do Google surgiram para orientar os sites para que, de uma forma unificada, melhorem a qualidade e, consequentemente, a experiência dos usuários. Acompanhe o post e descubra como esse conjunto de métricas vai impactar seu site e como é possível usá-las para melhorar o desempenho da sua página.
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O que são as Core Web Vitals?
As Core Web Vitals reúnem um conjunto de três fatores específicos que o Google considera relevantes para avaliar a experiência dos usuários ao acessar uma página na web. Esses indicadores se relacionam ao desempenho de carregamento de página, facilidade de interação e a estabilidade visual do site sob a perspectiva do usuário.
Considerar as Core Web Vitals é, portanto, observar os elementos vitais para uma ótima experiência de navegação e uso de sites por parte dos visitantes. Veja a seguir quais são os fatores analisados pelo Google.
Largest Contentful Paint (LCP)
A LCP verifica o tempo que a página leva para ser carregada, ou seja, analisa a relação de tempo entre o momento em que o usuário clica no link do seu site até o conteúdo mais pesado ser renderizado e aparecer na tela.
Como hoje as informações e o acesso são praticamente instantâneos, ter um site que carrega rapidamente é essencial para que a experiência do usuário seja satisfatória, por isso, a LCP é uma métrica tão importante na hora de avaliar o engajamento e conversões da página.
First Input Delay (FID)
A FID mede o tempo que um usuário leva para realmente interagir com o seu site. São ações como escolher uma opção no menu, clicar em um hyperlink ou botão, inserir dados em algum campo e fazer login.
O Google considera essa métrica relevante porque analisa como os usuários interagem com as páginas na vida real, observando se há empecilhos que prejudicam a experiência de interação. Neste sentido, a FID se concentra em verificar o tempo de processamento e resposta de ações realizadas pelos usuários.
Cumulative Layout Shift (CLS)
Por fim, a métrica CLS verifica o grau de estabilidade da página à medida que carrega, ou seja, se dedica à análise da estabilidade visual do site. A CLS identifica links, botões ou layouts que mudam depois que a página é carregada e reflete o nível de dificuldade que os usuários terão ao tentar interagir com os elementos após renderizações.
Neste sentido, não é difícil imaginar a frustração do usuário se os elementos visuais da página ficarem mudando enquanto ele está lendo, certo? A CLS ajuda a verificar a estabilidade visual dos elementos da página para que seja possível melhorar a usabilidade, aumentar as taxas de cliques e otimizar as vendas online.
Como testar as Core Web Vitals no seu site?
É possível mensurar o desempenho do seu site em relação às Core Web Vitals por meio de diversas ferramentas do próprio Google.
O relatório do Google Search Console indica quais grupos de páginas merecem a atenção dos proprietários e desenvolvedores em relação à otimização dos indicadores que compõem o conjunto Core Web Vitals. A ferramenta se baseia em dados do Chrome UX Report e as URLs vão sendo agrupadas de acordo com status de “ruim”, “precisa de melhorias” ou “bom”.
O PageSpeed Insights se diferencia por ser uma ferramenta que analisa o conteúdo das páginas web e realiza sugestões de otimização. A plataforma é alimentada pelo Google Lighthouse e o Chrome UX Report para fornecer dados que proporcionam uma visão geral da experiência de usuários.
Além disso, existem outras ferramentas para testar as Core Web Vitals como WebPageTest e a extensão do Chrome Web Vitals.
Como corrigir os problemas das Core Web Vitals
As ferramentas citadas anteriormente para testar as Core Web Vitals irão indicar algumas otimizações que devem ser aplicadas. No entanto, essas sugestões podem ser muito técnicas e você poderá precisar do auxílio de desenvolvedores para realizá-las. Conte com o time de especialistas da Link Nacional, estamos preparados para te ajudar!
Como corrigir problema de LCP?
A LCP se refere ao tempo de carregamento da página e isso está diretamente relacionado ao tempo que o navegador demora para receber o conteúdo pelo servidor. Isso significa que é importante ajustar o servidor, investir em otimizações AMP, redimensionar imagens e vídeos e minimizar códigos CSS e Javascript.
O Google recomenda que, para que os usuários tenham uma boa experiência, os sites devem trabalhar para que a LCP ocorra nos primeiros 2,5 segundos do momento em que a página começou a carregar.
Como corrigir problema de FID?
Um dos principais problemas que afeta o tempo de carregamento e execução de scripts está relacionado ao JavaScript, por isso, a recomendação é reduzi-lo para que ele não fique muito pesado. Uma forma de otimizar o tempo de resposta à ação do usuário é dividindo as tarefas do JavaScript transformando-as em tarefas menores e assíncronas.
O Google recomenda que o tempo de resposta às interações dos usuários não ultrapasse 100 milissegundos.
Como corrigir problema de CLS?
Mudanças inesperadas de layout no site podem ser evitadas incluindo atributos de tamanho nas imagens e vídeos, ou seja, definindo medidas do tamanho da largura e altura. Assim, o navegador reservará o espaço exato para inserir esse conteúdo.
Além disso, tenha dimensões adequadas para incorporações, como ao inserir um vídeo do Youtube em seu site. Se você tem ativos diferentes, como imagens de banner ou imagens responsivas, defina um espaço adequado para todos os ativos na página.
Segundo as recomendações do Google, o CLS com pontuação de até 0.1 proporciona uma boa experiência de navegação.
Core Web Vitals e a experiência do usuário (UX)
De uma perspectiva abrangente, o UX implica em pensar ações que melhoram a experiência dos usuários em relação a maior quantidade de aspectos possíveis, por exemplo, usabilidade e acessibilidade dos sites com design atrativo e responsivo, conteúdo de qualidade e satisfação com o desempenho técnico da página.
O conjunto de métricas elaborado pelo Google por meio das Core Web Vitals faz parte de uma tendência para incorporar os sinais que traduzem como está sendo a experiência dos usuários através de algoritmos, fazendo com que os sites se concentrem em criar páginas atentas a boas práticas de UX.
O que vai mudar no SEO com as Core Web Vitals
As Core Web Vitals passaram a fazer parte dos critérios observados pelo Google para um bom ranqueamento em mecanismos de pesquisa e isso tem tudo a ver com estratégias de SEO.
Ter conteúdo de qualidade, usar palavras-chave adequadas e implantar estratégias de backlinks e SEO on page ainda são boas práticas para um bom ranqueamento em sites de busca como o Google, mas agora os sites devem estar ainda mais atentos na qualidade da experiência que estão proporcionando a seus usuários, considerando cada métrica das Core Web Vitals: carregamento, interatividade e estabilidade visual.
Soluções para otimização das Core Web Vitals
Diante de tantas novidades tecnológicas, se manter atualizado é essencial para o sucesso do seu site. Agora que você já sabe da importância das Core Web Vitals no ambiente digital, é importante se preparar para realizar otimizações que vão melhorar a experiência dos usuários com a sua página.
A Link Nacional está preparada para te ajudar nessa empreitada. Oferecemos soluções como ajustes no servidor, otimização de imagens, inclusão da tecnologia AMP e otimização WordPress. Ente em contato e fale com um de nossos especialistas.
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