A velocidade na internet, hoje, é, talvez, um dos elementos de maior valor, maior importância para os usuários. De modo que os sites precisam carregar suas páginas cada vez mais rápido. E o impacto dessa performance se manifesta em diferentes aspectos: rankeamento SEO, experiência do usuário, acesso às páginas, etc. Nesse cenário, um bom artifício é utilizar a compressão dos arquivos, ou seja, a compactação; que facilita o transporte e melhora a velocidade de carregamento das páginas. Por isso elaboramos este post. Pois ele é um tutorial, criado para mostrar o processo de ativação do compactador Gzip dentro do arquivo .htaccess de um site WordPress. Então, se você precisa melhorar a velocidade do seu web site, entenda aqui o passo a passo sobre como realizar este procedimento.
Continue lendo
O que é o compactador Gzip?
O compactador Gzip é um programa, próprio para servidores de plataforma Linux, que faz a compressão dos arquivos dos sites, dentro do servidor de hospedagem. Estes arquivos, sobre os quais falamos, são aqueles escritos em HTML, CSS, JavaScript, etc. Esta compactação aumenta a velocidade de carregamento do site, isto é, torna bem mais rápido o transporte dos arquivos, desde o servidor até o computador do usuário que acessa o seu o web site.
Como realizar a ativação do Gzip no arquivo htaccess?
A ativação do compactador Gzip é feita no arquivo .htaccess, que é talvez o principal arquivo para configuração de qualquer site em WordPress. Então, se tão grande é a importância deste arquivo, faz todo sentido que ele não seja de fácil acesso, mas ao contrário, que fique armazenado em pastas seguras, onde poucas pessoas possam acessá-lo.
E o acesso ao arquivo htaccess é realizado através do painel de controle dos planos de hospedagem do site. Seja ele o cPanel ou o DirectAdmin. Por isso, aqui vamos criar duas seções, mostrando como acessar o arquivo .htaccess e ativar o compactador em cada um dos painéis, confira:
Como acessar o .htaccess no cPanel?
Em primeiro lugar, você precisa entrar no cPanel do seu plano de hospedagem e, a partir daí, nós iremos percorrer o caminho até chegar ao arquivo .htaccess e, enfim, ativar o compactador Gzip.- Uma vez dentro do cPanel, acesse a seção de arquivos da ferramenta. Nela, clique na opção Gerenciador de arquivos.
- Dentro do Gerenciador de arquivos, há algumas pastas próprias do cPanel. Dentre elas você deve entrar na pasta Public_html. Pois ela contém os arquivos do seu site, inclusive o arquivo .htaccess. Entretanto, este arquivo (.htaccess) é um arquivo oculto e, por isso, ele costuma não aparecer logo que entramos na pasta.
- Portanto, para visualizar o .htaccess e, em seguida, acessá-lo, vá até a região superior direita da pasta e clique no botão Configurações.
- Ao clicar em Configurações, aparecerá uma pequena janela, como vários campos a serem marcados. Mas para conseguir visualizar o .htaccess, marque o campo Mostrar arquivos ocultos (dotfiles) e clique no botão Save.
- Ao fazer este procedimento, o arquivo .htaccess ficará visível na lista de arquivos.
Como acessar o .htaccess no DirectAdmin?
No DirectAdmin, o processo é bastante parecido com o que se faz no cPanel. O primeiro passo é logar no painel DirectAdmin e, então, seguir os passos do tutorial abaixo para realizar a ativação do Gzip.- Dentro do DirectAdmin, acesse primeiro a opção Gerenciador de arquivos;
- Na página de gerenciamento dos arquivo, entre na pasta Public_HTM, que é pasta em que ficam armazenados os arquivos de instalação do site;
- Em seguida, dentro de Public_HTML, entre no arquivo .htaccess.
- Para entrar no arquivo. htaccess, basta clicar nele com o botão direito do mouse e escolher a opçãoEditar;
- Dentro do .htaccess é feita a ativação do Gzip. Isso se faz através de um código, que habilita o compactador. Para isso, salte duas linha abaixo do conteúdo já existente e insira o código a seguir:
- Caso este arquivo não apareça, é necessário criá-lo. Para isso vá até o menu lateral, clique no item Criar arquivo texto, na escolha do tipo de arquivo selecione a opção Outro e o nomeie como “.htaccess”
Como adicionar o código de instalação do compactador Gzip no .htaccess?
A instalação do compactador acontece pela inserção de algumas linhas de código no arquivo .htaccess. Para isso, dentro do arquivo, salte duas linhas , abaixo do conteúdo já existente, e adicione o código abaixo:<IfModule mod_deflate.c>
AddOutputFilterByType DEFLATE text/html
AddOutputFilterByType DEFLATE text/css
AddOutputFilterByType DEFLATE text/javascript
AddOutputFilterByType DEFLATE text/xml
AddOutputFilterByType DEFLATE text/plain
AddOutputFilterByType DEFLATE image/x-icon
AddOutputFilterByType DEFLATE image/svg+xml
AddOutputFilterByType DEFLATE application/rss+xml
AddOutputFilterByType DEFLATE application/javascript
AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-javascript
AddOutputFilterByType DEFLATE application/xml
AddOutputFilterByType DEFLATE application/xhtml+xml
AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font
AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font-truetype
AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font-ttf
AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font-otf
AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-font-opentype
AddOutputFilterByType DEFLATE application/vnd.ms-fontobject
AddOutputFilterByType DEFLATE font/ttf
AddOutputFilterByType DEFLATE font/otf
AddOutputFilterByType DEFLATE font/opentype
# For Older Browsers Which Can’t Handle Compression
BrowserMatch ^Mozilla/4 gzip-only-text/html
BrowserMatch ^Mozilla/4\.0[678] no-gzip
BrowserMatch \bMSIE !no-gzip !gzip-only-text/html
</IfModule>
Por fim, na região superior direita do arquivo, clique no botão Salvar alterações.
De modo que ao fim deste processo, os arquivos do site passarão a ser compactados, durante o transporte de dados do servidor ao usuário.
Este, portanto, é o passo a passo para que você acesse o arquivo .htaccess e ative o compactador Gzip no seu site. Porém, se você quer entender com mais detalhes este procedimento, assista ao vídeo do nosso canal do YouTube, que deixamos abaixo. Nele mostramos na prática tudo que foi descrito nesse tutorial.
Soluções para sistemas web
Sabemos que muitos são os problemas que costumam aparecer e impactar no funcionamento geral de um site. Por isso, nós dispomos de um conjunto de soluções para atacar cada um desses contratempos. Então, se você pretende aumentar a performance do seu site WordPress, alterar o design ou realizar qualquer outro serviço deste gênero, conte com as nossas soluções. Clique no banner abaixo e venha conhecer tudo que podemos oferecer para melhorar a performance dos sistemas web.
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente