FB
Domínio Grátis

Como lidar bem com dinheiro?

por | 06/01/23 14:30 | Notícias

Lidar com o dinheiro é uma missão difícil para a maioria das pessoas, afinal organizar a renda, pagar as contas e fazer uma reserva de emergência, realmente não é nada fácil. Segundo uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), 58% dos brasileiros não têm costume de organizar as finanças. Em contrapartida, 17% dos consumidores, sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês.Para evitar situações como estas, é muito importante aprender a lidar bem com o dinheiro. Por isso, nós preparamos este post com várias dicas para organizar suas finanças. Acompanhe!

Continue lendo

Como lidar bem com o dinheiro?

O que são finanças pessoais?

Antes de começarmos, primeiro precisamos entender do que se trata finanças. O conceito de finanças pessoais está ligado à ideia de trazer técnicas financeiras e empresariais para lidar com decisões financeiras pessoais ou familiares.

Como organizar as finanças pessoais?

O primeiro passo para organizar suas finanças é realizar um diagnóstico com toda a sua renda e todos os seus gastos. Ao verificar qual é a sua renda, considere os seguintes pontos:

Renda fixa

O seu salário, caso você trabalhe no modelo CLT, ou quanto está ganhando por mês com seus clientes, caso você seja MEI;

Renda variável

Aqui entram valores como comissões, participação nos lucros (PL), bonificações, adicionais noturno, insalubridade, entre outros;

Renda passiva

Recursos em que não há esforço direto, como investimentos, por exemplo.

Para visualizar seus gastos, liste os seguintes tópicos:

Despesas fixas

Contas que devem ser pagas mensalmente e possuem valores fixos como aluguel, condomínio, mensalidade escolar, pacote de internet, etc;

Despesas variáveis

São despesas com valores variáveis como supermercado, combustíveis, água, entre outros;

Tributos

Por fim, considere os impostos como IR, IPVA, IPTU, licenciamento, etc.

Depois de fazer isso, você terá uma noção de quanto sobra do seu dinheiro ou o quanto é preciso ter para cobrir todas as suas despesas. Algumas outras dicas são: guardar parte da sua renda, entre 10% e 30% de tudo o que você ganha; evitar compras parceladas e ter uma reserva para emergências.

Como lidar bem com o dinheiro?

Além de organizar suas finanças, há outros aspectos importantes para considerar quando pensamos no relacionamento com o dinheiro. Antes das finanças, muitas vezes é necessário trabalhar nosso comportamento.Nesse sentido, é importante possuir objetivos atingíveis em curto, médio e longo prazo e também equilibrar sua economia com o bem-estar. Pensando nos seus objetivos, estabeleça metas e coloque prazos, mas não se esqueça de separar uma parte do seu orçamento para lazer, curtir também é essencial. Outras dicas para lidar bem com o dinheiro são:
  • Ter cuidado com as taxas: uma taxa de 1% pode parecer pouco, mas ao acumular diferentes taxas o resultado pode sair caro, por isso, é bom conferir todas as suas contas, investimentos e cartões para saber quanto eles cobram de taxas de juros, serviço e atraso;
  • Seja simples: não precisa seguir um guru de finanças e aplicar tudo o que ele falar, comece do básico, há investimentos de baixo custo em fundos de investimentos que podem lhe dar o retorno que você precisa.

Entenda como investir bem o seu dinheiro

Depois de elaborar seu planejamento financeiro, caso o orçamento permita, é interessante fazer investimentos com parte do dinheiro. Com as contas em dia, uma reserva de emergência e controle de gastos, você pode definir quais serão suas metas com os investimentos, podem ser objetivos como economizar para aposentadoria, morar sozinho, comprar uma casa, etc.

Depois de decidir iniciar os investimentos, a próxima etapa é definir qual será o seu perfil de investidor, que pode variar entre conservador, moderado e arrojado. Cada um deles varia de acordo entre o risco que se está disposto a correr, conservadores costumam investir em aplicações de baixo risco como o Tesouro Direto, por exemplo.

O próximo passo é abrir uma conta em uma corretora de valores, pois é por meio dela que você terá acesso aos investimentos. Por fim, entenda as suas fases de investimento. Normalmente, a jornada de investimento é dividida em três fases:

  1. Fase de acumulação: nesta fase o objetivo é acumular riqueza;
  2. Fase da multiplicação: já com algum patrimônio acumulado, esta fase dedica-se a encontrar um meio de multiplicá-lo e também pensa em maneiras de preservar o que foi investido até então;
  3. Fase da preservação e fruição: por fim, na última fase o objetivo é alcançar a independência financeira e conseguir ter uma renda passiva.

Dicas de conteúdos sobre finanças

Agora que você já tem várias dicas sobre como lidar com dinheiro, nós separamos algumas indicações de conteúdos para se aprofundar neste assunto. Confira!

Podcast

Podcasts são uma excelente opção de aprendizagem e entretenimento, principalmente para quem não tem muito tempo, pois é possível fazer outras tarefas enquanto se escuta o conteúdo. Estas são excelentes opções para aprofundar seu conhecimento em finanças:

Podcast
Dinheirama Cast: o programa debate conceitos de finanças e investimentos com ajuda de especialistas na área, está disponível nas plataformas Soundcloud, iTunes e Stitcher.CBN Dinheiro: comandado por Marcelo d’Agosto, economista especializado em administração de investimentos, o conteúdo desse podcast se propõe a ser um guia de finanças pessoais e investimentos. Está disponível no aplicativo da Rádio CBN.CBN Economia: também disponível no aplicativo da Rádio CBN, esse programa reúne um time de jornalistas e especialistas para analisar a economia mundial.
Leitura

Livros

Leitura também é ótima forma de aprendizagem, por isso listamos alguns livros para você ter por perto na sua jornada de aprendizagem, veja:

Psicologia financeira – Morgan Housel
Este livro aborda e relaciona as finanças aos acontecimentos da vida. Housel apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças.

Decisões Econômicas – Vera Rita de Mello Ferreira
Neste livro, você não encontrará dicas de como economizar. Escrito por uma psicanalista e psicóloga econômica, o foco do livro é compreender como a cabeça das pessoas funcionam quando têm que tomar decisões sobre seu dinheiro.

Me Poupe: 10 passos para nunca mais faltar no seu bolso – Nathalia Arcuri
Ao contrário do livro anterior, neste Nathalia Arcuri aborda e dá dicas sobre temas importantes no mundo financeiro como investimentos, aposentadoria, independência financeira, etc.

Cursos

Por fim, também há conteúdos mais completos e com exercícios para praticar, como os cursos. Confira algumas opções abaixo:

Cursos Online

Ágora Academy
A Ágora Investimentos possui uma plataforma em que oferece diversos cursos sobre educação financeira de forma online e gratuita.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A FGV disponibiliza vários cursos online e gratuitos, entre eles está o “Como fazer investimentos”, que ensina conceitos e métodos de como aplicar seu dinheiro com inteligência e previsão de riscos.

Fundação Bradesco
O Bradesco possui uma plataforma com diversos cursos, na área de desenvolvimento pessoal e profissional há alguns cursos sobre finanças como educação financeira e finanças pessoais.

Soluções para sistemas web

Venha conhecer melhor o nosso trabalho. Se você está iniciando um negócio online ou se precisa de alternativas que resolvam os problemas do seu site, conte com as nossas soluções! Somos especialistas na criação e hospedagem de sites em WordPress, trabalhamos também com registros de domínios, e-mails profissionais, plataformas para doações online e com uma infinidade de outras soluções. Por isso, clique no link do banner abaixo e conheça tudo que podemos oferecer de solução aos sistemas web.

Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
5 1 vote
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Sistema de doação: entenda como receber doação online

Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Últimas postagens