Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Como criar um site? Um passo a passo para você

por | Atualizado em 18 de agosto de 2020 | Notícias

Se você chegou até este conteúdo enquanto procurava saber como criar um site, é provável que entenda a importância de ter o próprio espaço virtual hoje em dia. Principalmente, por causa das mudanças no comportamento de consumo de informações, entretenimento e produtos.

Antes de seguirmos com as dicas sobre como criar um site, é importante destacar que existentes grandes diferenças entre sites pagos e gratuitos. Por exemplo, as alternativas gratuitas podem não exigir um investimento inicial, porém, são bastante limitadas no que diz respeito à personalização da página, recursos e até mesmo estabilidade, sem mencionar os aspectos ligados ao design e à hospedagem.

Veja a seguir um passo a passo prático e intuitivo sobre como criar um site!

Criar site profissional

Criar site Profissional
Como criar um site
Suporte gratuito WordPress

Criar site no WordPress: conheça o passo a passo

O CMS WordPress é uma ótima ferramenta para quem pretende divulgar o seu negócio na internet. Ele é uma plataforma para criação de blogs e sites conhecida por ser a mais… Saiba mais!

Criar site para classificados

Como criar site de classificados

Se você está pensando em criar site de classificados, é importante saber que esse tipo de página é muito promissor, principalmente pelo fato de que cada vez mais pessoas passam a… Saiba mais!

Como criar site com o WC Marketplace

Marketplace: veja como criar um site

As plataformas de marketplace são vistas por muitas pessoas como sistemas altamente complexos que requerem grandes estruturas de TI, o que não é verdade. Neste artigo, ensinamos… Saiba mais!

Astronauta

Criar site

Guia completo

  • Empresas
  • ONG´s
  • Loja virtual

Registre o domínio

O primeiro passo na criação de sites é registrar o domínio na Link Nacional. Nesse link, você pode escolher o nome que pretende dar ao seu site, verificar se ele está disponível e registrá-lo, pagando uma pequena taxa que tem validade de um ano. Essa etapa, embora seja simples, é muito importante porque evita que outras pessoas físicas ou jurídicas utilizem o mesmo nome que você.

Contrate um serviço de hospedagem

Após registrar o domínio de seu site é a hora de contratar um serviço de hospedagem, pois é isso que fará com ele seja colocado no ar e se mantenha funcionando. Felizmente, há uma grande variedade de fornecedores de hospedagem disponíveis, tanto gratuitas quanto pagas.

Lembrando de que as opções gratuitas são sempre bastante restritas, principalmente se comparadas com as versões pagas. Além disso, hospedagens gratuitas podem não ser tão estáveis, o que prejudica a credibilidade do seu site e até mesmo afeta negativamente o SEO.

Contrate sempre um serviço de hospedagem confiável, como o da Link Nacional, verifique se  está incluso o painel de controle, contas de e-mail, certificado de segurança SLL e outros. Além disso, a empresa oferece o serviço de migração gratuita e todo o suporte técnico de quem é especialista em WordPress.

Escolha um bom construtor de sites

Após concluir as etapas anteriores, o próximo passo é começar a construir o site. Assim como já mencionamos, também existem opções de construtores de sites pagas e gratuitas. Na hora de tomar a decisão, verifique a disponibilidade de recursos de cada uma para saber qual atende melhor às suas necessidades.

O CMS(Content Managemente System) WordPress é o mais popular construtor de sites do mundo. Além disso é um sistema de código aberto(Open Source) que permite a colaboração de diversos desenvolvedores e programadores. Com isso, atualmente, a sua gama de plugins e temas lhe permite uma infinidade de customizações para que você construa um site bastante profissional, funcional e estável. 

Já a plataforma Wix é muito conhecida por permitir que os usuários construam seus sites gratuitamente e no formato “segura e arrasta”, ou seja, de maneira bem simples e que não exige conhecimentos técnicos aprofundados. Contudo, ela é bastante limitada, em especial a versão não paga.

Como criar um site seguro por meio de plugins

Por fim, é muito importante destacar que não basta saber como construir um site. É preciso também garantir que ele ofereça uma experiência de navegação positiva aos visitantes e tenha todos os recursos necessários para que os usuários realizem o que é proposto por sua marca.

Mais uma vez, o WordPress é uma ótima alternativa, pois conta com uma vasta biblioteca de extensões e plugins que podem ser instalados separadamente, tornando o site profissional e rico em conteúdos. Para que você tenha uma ideia, até mesmo botões de pagamento para lojas virtuais podem ser implementados nas páginas.

Além disso, o WordPress tem uma infinidade de temas prontos gratuitos que podem ser personalizados. Seja qual for a sua ideia de design, não tenha dúvida de que você encontrará no WordPress. Afinal, são milhares de opções.

Como você pôde conferir neste artigo sobre como criar um site, com criatividade, paciência e empenho, é possível desenvolver uma página oficial para o seu negócio ou ideia sem ter muito trabalho. Vale mencionar, também, que existem empresas especializadas que podem cuidar de todo o processo para você, como a Link Nacional.

Agora, aproveite para conferir também o nosso post sobre como fazer o planejamento de um site!

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Link Nacional é confiável?

Link Nacional é confiável?

Você já ouviu falar na Link Nacional, mas ainda tem dúvidas se o serviço é confiável? Preparamos este post especialmente para você, mostrando toda a nossa expertise no mercado.

ler mais
WhatsApp chat