FB

Saiba como comprar Bitcoin

Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

por | 06/06/24 09:32 | Criptomoedas

À medida que o assunto criptomoedas se populariza, cresce mais e mais o interesse nelas, sobretudo no Bitcoin, a moeda mais famosa. Para uns o interesse primeiro consiste em entender o que é e como funciona uma criptomoeda. Outros, já passaram por essa etapa e buscam os meios de aquisição dessas moedas virtuais.Nesse segundo estágio, existem dois caminhos: o da mineração e o da compra direta. Sobre o primeiro, chamamos a atenção para a necessidade de um planejamento e um investimento inicial bem feitos. O segundo será o tema deste texto, que busca explicar como comprar bitcoin.Explicaremos o passo a passo da compra de Bitcoins, falaremos sobre as diferentes plataformas de realização dessa atividade e traremos algumas dicas para que você possa entrar nesse mercado com segurança. Então, avance agora na leitura do texto e venha compreender como adquirir bitcoins.

Continue lendo

Saiba como comprar Bitcoins

O que é Bitcoin?

O Bitcoin, explicando de maneira simples e direta, é um dos tipos de criptomoedas existentes. O Bitcoin é a moeda mais popular dentre as modalidades de moedas virtuais; isso de algum modo está relacionado ao fato de ele ter sido o pioneiro nesse campo, ou seja, o Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser lançada e a funcionar nos moldes que conhecemos hoje.

Falando rapidamente sobre a sua história, devemos considerar que antes dele (nas décadas de 1980 e 1990) já havia projetos e tentativas de criação de um dinheiro eletrônico. Mas, num primeiro momento, nenhum deles chegou a desenvolver-se e tornar-se algo real, possível de ser usado em transações comerciais.

Isso somente viria a acontecer no ano de 2009 quando foi lançada a primeira blockchain. Ela teve um primeiro bloco, chamado Bloco Gênesis, que rendeu 50 bitcoins de recompensa ao minerador vencedor. O criador dessa primeira blockchain (do bitcoin) atende pelo nome de Satoshi Nakamoto; alguém que vive sob o véu do anonimato e sobre o qual não se sabe muita coisa; nem mesmo se ele é uma pessoa física, um grupo de pessoas (cientistas da computação) ou uma empresa.

Como comprar bitcoin?

Há duas maneiras de comprar Bitcoins: existe a forma direta ou descentralizada, que era como inicialmente ocorriam as negociações; e existe também a maneira centralizada, mais conhecida e, portanto, mais praticada atualmente.

Compra centralizada de Bitcoins

A negociação dita centralizada acontece quando a transação é controlada por um intermediário. Ou seja, nesse modelo de compra e venda há um mediador, que são empresas especializadas nesse serviço.

Essas empresas recebem o nome de corretoras de criptomoedas ou Exchanges e elas controlam todo o processo de transação dos ativos, além de ter a total custódia dos dados do usuário.

A compra de Bitcoin de maneira centralizada, então, funciona da seguinte forma:

Primeiro é necessário criar uma conta na plataforma de uma Exchange;
Durante a criação da conta, além da definição de senha e nome de usuário, são solicitados também dados cadastrais e fotos de documentos;

Com a conta criada, é necessário a realização de um depósito nela em moeda fiduciária (Dólar, Real, Euro);

O dinheiro depositado é aquele que deve ser usado na compra dos Bitcoins. Basta selecionar o valor a ser negociado que a plataforma se encarrega de informar a quantidade em Bitcoins que ele rende.

É necessário salientar que as plataformas de negociação (Exchanges) costumam cobrar uma taxa para cada transação realizada.

Descontado o valor da taxa, você recebe os seus Bitcoins e pode transferi-los para as suas Wallets.

Assim acontece, então, a compra de bitcoins centralizada. Hoje, essa modalidade é a mais comum entre os compradores da criptomoeda. E alguns dos exemplos mais famosos de Exchanges centralizadas são a Binance, o Mercado Bitcoin, a Coinbase e a FTX Exchange.

Mas a compra centralizada não é a única opção e nem foi a primeira. Pois existe também o tipo de negociação mais direta, que acontece sem a necessidade de uma Exchange; e por isso é chamada de descentralizada.

Compra descentralizada de Bitcoins

Antes do surgimento das Exchanges a liquidez do Bitcoin se dava de uma maneira que hoje recebe o adjetivo “descentralizada”; em oposição à liquidez centralizada. Em poucas palavras, comprar Bitcoin de forma descentralizada significa negociar diretamente com o vendedor, sem a necessidade de um mediador na negociação.Por funcionar dessa maneira, a negociação recebe também o nome ponto a ponto ou Peer to Peer (P2P) no inglês. É bastante comum que as pessoas contatem os vendedores através de aplicativos como WhatsApp ou Telegram e por lá aconteça toda a negociação.A compra descentralizada acontece da seguinte forma:O comprador informa quanto quer investir, o vendedor responde informando a quantidade de Bitcoins que rende aquele investimento. O primeiro faz o pagamento: seja por PIX, transferência bancária ou qualquer outro meio; e o segundo, ao receber o comprovante de pagamento, envia as criptomoedas à carteira da pessoa compradora. Bastante simples. Como comprar qualquer outro produto. Contudo, é necessária sempre uma grande cautela nesse tipo de negociação para diminuir as chances de fraudes, de golpes; por isso, certifique-se de conhecer bem o vendedor antes de realizar a compra.Esses vendedores podem ser encontrados em plataformas de transação Peer to Peer para Bitcoins. Podemos citar aqui alguns exemplos dessas plataformas: PAXFUL, Catálogo P2P e a BisqHá também, em vez do contato pessoal, softwares, sistemas onde essas negociações podem acontecer. Estes programas são, inclusive, também chamados de corretoras ou Exchange descentralizadas (DEX), mas não realizam nenhuma interferência nas transações. Na verdade elas funcionam como ferramentas, ambientes, meios para que as negociações aconteçam.
Paxful

Como comprar Bitcoin no Brasil?

Aqui no Brasil há muitas alternativas de compras de Bitcoins; seja pelo intermédio das corretoras centralizadas, seja diretamente, através das DEXs.Se você prefere usar os serviços de uma corretora centralizada, nós podemos listar alguns nomes, como o já citado Mercado Bitcoin, a Foxbit, a FlowBTC, Negocie Coins, Bitcointrade e várias outras.O passo a passo de compra segue as mesmas etapas descritas anteriormente (quando foi apresentada a compra centralizada):
  • É necessário criar uma conta na corretora;
  • Realizar um depósito;
  • E realizar a compra, sabendo que há ainda uma taxa a ser aplicada nessa transação.
Para quem prefere realizar a liquidez de forma descentralizada, existem outras tantas boas opções:
Bisq

Bisq:

A Bisq não é um exemplo de corretora brasileira, mas é um exemplo de software Peer to Peer, que pode ser usado no Brasil para o investimento em Bitcoins sem problemas. Para usá-la, você deve fazer o Download do programa no seu computador e depois cadastrar-se, informando o endereço da sua carteira de criptomoedas.

Bipa app:

Essa sim, uma opção 100% brasileira. A Bipa é um aplicativo criado para quem deseja fazer compras de pequeno vulto de forma rápida e descomplicada. Esse app está disponível nas lojas de aplicativos do Google e da Apple e possibilita a compra de Bitcoins, em minutos, gerenciada apenas por um smartphone. Além disso, as transferências acontecem rapidamente e com taxas quase irrelevantes graças ao uso de uma tecnologia de rede chamada Lightning.

Bipa

Dicas para comprar Bitcoin com segurança

Considerando que estamos tratando de uma atividade financeira e, além disso, uma atividade que envolve informações confidenciais, certos cuidados devem sempre receber a atenção de quem decide comprar Bitcoins. Aliás, alguns deles são absolutamente indispensáveis nessa atividade.Veja aqui alguns dos pontos que você deve ter em mente em qualquer negociação de Bitcoin:
Wallets

Proteção à carteira de criptomoedas:

As carteiras de criptomoedas ou Wallets são os locais de armazenamento dos bitcoins e, portanto, necessitam do máximo de cuidado possível tanto para evitar situações de perda, como para se proteger contra invasões e ataques. Lembremos que uma Wallet pode ser um software, um espaço na nuvem, um HD externo ou mesmo um Pen Drive.

O ideal é possuir cópias, várias cópias da carteira de modo que elas sirvam como Backup nos casos de quaisquer emergências.

Sigilo dos dados de acesso às plataformas de transação

Este alerta serve sobretudo a quem utiliza as Exchanges centralizadas. Pois nelas ficam vários dos seus dados pessoais, além do saldo depositado para a compra de criptomoedas. Por isso, mantenha sempre em sigilo seus dados de acesso a essas plataformas e, se possível, opte por aquelas que oferecem mais segurança no momento do acesso, como, por exemplo, o recurso de autenticação em dois fatores (2FA).
Mais acima deixamos alguns exemplos de boas Exchanges que oferecem a segurança necessária neste ponto.

Avaliar o vendedor

Essa dica vale para quem realiza a compra de Bitcoins de maneira descentralizada. Mais precisamente, ela se dirige a quem entra em contato direto com o vendedor; tal como mencionamos anteriormente ao citarmos plataformas como PAXFUL e Catálogo P2P.

Procure conhecer um pouco sobre o histórico, sobre a reputação da pessoa que se apresenta como vendedora antes de realizar qualquer pagamento. Pois, essa negociação, embora mais rápida e livre de taxas, por ser uma transação direta entre dois pontos, ou seja, sem um intermediário que garanta a sua realização segura, contém sempre alguma probabilidade de golpes ou fraudes.

Conhecer a plataforma utilizada

Ainda sobre a compra descentralizada de bitcoins, se você vai utilizar uma plataforma, procure também certificar-se da segurança que ela oferece à realização das transações.

Neste texto, já deixamos alguns exemplos de plataformas confiáveis e você pode aproveitar essas sugestões. Mas todos os dias aparecem novas opções e, se a sua intenção é utilizar uma outra, não mencionada aqui, tenha a precaução de pesquisar um pouco sobre a confiabilidade desse sistema.

Soluções de tecnologias web

Agora que você já entendeu mais a fundo como funciona a liquidez do Bitcoin, venha entender um pouco mais sobre o nosso trabalho. Clicando no link do banner abaixo, você será direcionado a uma página que lista todos os nossos serviços. Dentre os quais, está a plataforma de doação online, que possibilita o recebimento de doações em criptomoedas. Conte com as nossas soluções! Venha conhecer os nossos serviços de tecnologia web.

Nós temos a solução

Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 3 votos
Vote no Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas postagens

Onde comprar um domínio?

Onde comprar um domínio?

Comprar um domínio é um passo muito importante para qualquer pessoa ou empresa que deseja estabelecer uma presença online.  Um domínio não é apenas um...