FB

Como colocar site no Google de forma gratuita?

Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

por | 02/02/24 16:22 | Notícias

Se a sua empresa ainda não está cadastrada no Google, não deixe para depois! Hoje a Link Nacional vai mostrar as diversas maneiras de colocar site no Google na faixa! Isso mesmo, você não vai pagar nada para usufruir uma das maiores vitrines virtuais do planeta! A Google é mais que uma empresa, é a oportunidade de alavancar negócios mais influente do mundo!

Se você quer dar um up na sua audiência e conquistar mais clientes, precisa colocar seu site no Google o quanto antes. Sabemos da importância em manter a sua empresa no universo digital, por isso trazemos conteúdos relevantes em tecnologia e marketing. Tudo para você fazer a diferença na hora de otimizar as suas estatísticas de ranqueamento. A Link Nacional tem sempre uma novidade que vai turbinar a sua presença na web! Vem com a gente e descubra como dar um salto ornamental na sua audiência com o Google!

Continue lendo

Colocar site no Google

Por que colocar o meu site no Google?

Porque o Google é um dos principais canais da internet no que se refere a acessos e a busca por informações. Dentre os motores de busca da web, o do Google é o mais usado no mundo inteiro. Portanto, num tempo em que quase tudo se pode encontrar, adquirir ou ter acesso pela internet, isso significa que um site que esteja no Google e, principalmente, que apareça na sua primeira página de resultados tem um nível de exposição gigantesco.

Se, por exemplo, um site vende determinados produtos cujas páginas aparecem entre os primeiros resultados da pesquisa, sempre que os nomes dos produtos são buscados, então este site tem um potencial de vendas enorme.
Portanto, é importantíssimo colocar o site no Google porque ele é a principal, ou uma das principais, vitrines da internet.

Ao colocar o seu site no Google, você pode obter vantagens como tornar o site mais fácil de encontrar pelos seus clientes, além de indexar melhor nos resultados de pesquisa. A conta do Google, também chamada de Meu Negócio (Google Business), permite o acesso dos seus clientes ao seu site, tanto por meio da Busca do Google quanto pelo Google Maps. E o que é melhor, tudo isso é totalmente grátis.

Ao criar o seu perfil no Meu Negócio, a sua empresa vai ganhar mais que um perfil online. Vai aparecer para uma infinidade de clientes que navegam na web todos os dias. Assim, você pode publicar fotos e ofertas que vão atrair mais clientes, ou mesmo se relacionar com os clientes já conquistados. A gigante nos surpreende mais uma vez e oferece uma vitrine virtual para todos os tipos de negócio. O que você está esperando para usufruir esta oportunidade?

Como o Google indexa um site?

Para deixar seu site disponível e aparente para os usuários no Google, antes de tudo, é preciso entender como o buscador funciona.

Quando o usuário busca por determinado serviço ou produto no Google, o navegador precisa ter uma maneira de encontrar os sites que correspondem à sua pesquisa. Isso é o que chamamos de indexação. O processo funciona assim:

  1. Rastreamento: o Google usa programas chamados robôs ou crawlers para rastrear a internet. Esses robôs percorrem a web visitando sites e seguindo links de página para página. Eles fazem isso para descobrir novos sites ou atualizações em sites existentes;
  2. Análise: quando um robô visita um site, ele lê o conteúdo da página, como texto, imagens e links. Ele também observa como as páginas estão estruturadas e quais palavras-chave são usadas. Tudo isso é analisado pelo Google;
  3. Indexação: com base na análise, o Google decide se o site deve ser incluído em seu índice. O índice é como uma enorme lista de todos os sites que o Google conhece. Se o Google considerar que o site é relevante e de boa qualidade, ele o incluirá no índice;
  4. Classificação: quando alguém faz uma pesquisa, o Google verifica seu índice para encontrar os sites que correspondem à consulta. Ele classifica os resultados com base em vários fatores, como relevância, qualidade e outros algoritmos secretos, para apresentar os resultados mais úteis para o usuário.
Como o Google indexa um site?

Formas de indexação

Portanto, o ato de colocar um site no Google consiste no processo de disponibilizar o site para análise dos robôs e crawlers da ferramenta. Ao fazer isso, você permite que o Google rastreie e analise o conteúdo do seu site, o que é um passo importante para que ele seja indexado nos resultados de pesquisa.

Existem algumas formas de facilitar que os crawlers encontrem um site, algumas delas são:

  • Cadastrar o site no Add URL: através da ferramenta Add URL do Google, você pode enviar diretamente a URL do seu site, notificando o Google sobre sua existência e acelerando o processo de indexação;
  • Utilizar o Google Search Console: o Google Search Console é uma ferramenta abrangente que oferece controle sobre como o Google interage com seu site. Além de enviar URLs, ele fornece relatórios de rastreamento e insights para melhorar a indexação e o desempenho nas buscas;
  • Linkar seu site em páginas já indexadas: conseguir links de sites já indexados pelo Google é uma estratégia eficaz para acelerar a indexação. Quando esses sites estabelecem links para o seu, os robôs do Google os seguem, encontrando e indexando seu site mais rapidamente.

Nos próximos tópicos explicaremos o passo a passo de como utilizar cada um desses métodos, acompanhe!

Como colocar site no Google cadastrando a URL?

Colocar o seu site no Google por meio do cadastro da sua URL é simples: basta acessar a página https://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html. Depois, é só digitar a sua URL completa. Não se esqueça de inserir o prefixo https://. Se preferir, você ainda pode tecer comentários ou acrescentar palavras-chave que resumem o conteúdo da sua página. Outra comodidade que a Google traz é que você precisa inserir somente a página inicial do servidor.

O Googlebot faz não só o rastreamento das páginas relacionadas à principal, como também atualiza o índice de URLs cadastradas. Com isso, você não precisa se preocupar em atualizar endereços desatualizados. A Google é mesmo uma mão na roda na vida das empresas, você não acha?

Ilustração Google

Adicionar site via Google Search Console?

Com o Google Search Console, você pode colocar o site no Google de forma rápida. Mas não é apenas isso. Com ele, você pode rastrear o desempenho do seu site nas pesquisas Google. Veja o que você precisa fazer para se familiarizar com a ferramenta e inserir o seu site no Google:

  1. Acesso ao Google Search Console:
    Primeiramente, faça login na sua conta do Gmail. Depois, acesse o site do Google Search Console em: https://search.google.com/search-console/.
  2. Escolha o tipo de propriedade:
    Assim que entrar no site, aparecerá duas opções de adicionar o seu site (propriedade) no Search Console.Há opção de domínio ou prefixo do URL. A opção Domínio é usada quando você deseja monitorar todo o domínio, incluindo todas as variantes de subdomínio e URLs associados a ele. É uma escolha apropriada se você deseja obter informações abrangentes sobre o desempenho do seu domínio em geral.Já a opção de Prefixo de URL é usada quando você deseja monitorar apenas uma parte específica do seu site, como um subdiretório ou uma seção do seu site. Isso é útil quando você deseja acessar dados detalhados sobre uma parte específica do seu site, como um blog ou uma loja online.Ao escolher entre Domínio e Prefixo de URL considere suas necessidades de monitoramento e análise.
  3. Verificação de domínio
    Caso você tenha escolhido a adição de domínio, você precisará adicionar um registro TXT no seu provedor de hospedagem ou sistema de gerenciamento de DNS. O Google fornecerá instruções detalhadas e uma sequência específica de caracteres que você deve adicionar. Essa etapa é fundamental para provar a posse do domínio. Caso a sua hospedagem tenha o cPanel como painel de controle, confira no vídeo abaixo como realizar esse processo:
Agora, se o painel de controle for o DirectAdmin veja o passo a passo neste vídeo:
Após adicionar o registro TXT conforme as instruções, aguarde algum tempo, geralmente algumas horas ou até mesmo um dia, para que o Google processe e confirme a verificação. O Google rastreará o registro TXT que você adicionou ao DNS do seu domínio e, assim que a verificação for concluída com êxito, seu domínio será adicionado ao Search Console.
  1. Verificação de URL
    Caso você tenha escolhido a adição de prefixo de URL, o Google fornecerá um arquivo HTML ou uma tag HTML específica que você deve adicionar à seção apropriada do seu site. Isso prova que você é o proprietário do site que deseja monitorar.Siga as instruções fornecidas pelo Google para fazer o upload do arquivo HTML ou inserir a tag HTML no cabeçalho da página da seção do site que você está verificando. Este é um passo fundamental para confirmar a posse do prefixo de URL.Vale lembrar que caso você possua já uma conta no Google Tag Manager ou Google Analytics também é possível fazer esse processo por meio dessas ferramentas. No entanto, a maneira mais fácil é adicionando a tag HTML no cabeçalho do site.
  2. Conclua a verificação
    Assim que a verificação for bem-sucedida, você verá a confirmação no Google Search Console.Agora, seu site estará adicionado ao Google Search Console, e você poderá acessar dados, relatórios e configurações específicas para o seu site.Lembre-se de que o processo de verificação pode variar dependendo do método escolhido e da plataforma que você está usando para hospedar seu site. Certifique-se de seguir as instruções detalhadas fornecidas pelo Google para garantir que a verificação seja bem-sucedida.Após verificar seu site, você poderá começar a usar o Google Search Console para monitorar o desempenho de pesquisa, corrigir problemas de indexação e otimizar seu site para mecanismos de busca.
Prontinho! Dentro de poucas horas, o seu site já vai ser indexado pelo Google!
Google

Criar um arquivo sitemap

Além das formas citadas anteriormente, o envio de um arquivo sitemap para o Search Console também auxilia na indexação do seu site.

O sitemap é também conhecido como “mapa do site”, e o seu objetivo principal é facilitar o processo de indexação e rastreamento de um site pelos mecanismos de busca, como o Google.

Ele fornece aos mecanismos de busca informações importantes e detalhadas a respeito da estrutura do site, das URLs, datas de modificação e tantas outras. Para que isso aconteça, após o processo de verificação de propriedade, é preciso enviar ao Search Console o mapa do site.

A criação de um arquivo sitemap é bastante rápida, além de ser gratuita. Você pode fazer através de plugins WordPress. Também pode fazê-la pelo Google Sitemap Generator, que faz o seu sitemap automaticamente e o monitoramento do servidor web. E Uma terceira opção é criar um documento no formato XML.

Seja qual for a sua escolha, o seu arquivo sitemap vai ficar pronto em poucos instantes. É a tecnologia a favor da praticidade!

Colocar a sua empresa no Google

Com a mãozinha da gigante, você pode colocar a sua empresa no Google Business e cadastrar o seu site na plataforma. Lembrando que você já deve possuir uma conta de e-mail do Google para se cadastrar. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o Google Meu Negócio;
  2. Digite o nome da sua empresa e selecione a categoria adequada do seu negócio
  3. Clique em Próxima;
  4. Responda se você tem um local que os clientes podem visitar. Se sim, será preciso informar o endereço, para aparecer para os usuários. Após concluir as respostas. Clique em Próxima;
  5. Insira a área de cobertura da sua empresa (você pode definir a área de cobertura de acordo com as cidades, CEPs ou outras regiões que atende. É possível adicionar até 20 áreas de cobertura). Clique em Próxima;
  6. Insira um telefone e o URL do site. Clique em Próxima;
  7. Selecione uma opção de verificação. Normalmente, a plataforma solicita que você informe um endereço para que eles enviem por correspondência um código de verificação.
Aqui podem surgir duas situações: se o nome da sua empresa já estiver cadastrado, então você deve selecionar a sua empresa na lista e atualizar os dados. Se por outro lado o nome não aparecer, então você deve começar a se cadastrar.
  1. Faça login no Google Maps; 
  2. No canto superior esquerdo, clique no menu e em Adicione sua empresa;
  3. Siga as instruções para concluir a inscrição no Perfil da Empresa.

 

Agora é só concluir o cadastro e seu site já está no Google!

ilustração google

Colocar o seu negócio no Google Maps

Por último, vamos terminar mostrando como o seu negócio pode aparecer no Google Maps. Veja como é simples e rápido realizar essa configuração:

 

  1. Faça login no Google Maps;
  2. No canto superior esquerdo, clique no menu e em Adicione sua empresa;
  3. Siga as instruções para concluir a inscrição no Perfil da Empresa.

Soluções para colocar o seu site no Google

Gostou de saber como colocar seu site no Google? Então venha explorar todo um universo de possibilidades que o mundo Google pode oferecer! A Link Nacional conta com uma equipe altamente especializada, com profissionais competentes para colocar o seu site nos primeiros lugares do Google. Não é imaginação, é a tecnologia a favor das melhores estratégias de ranqueamento do seu negócio! Fale agora mesmo com um dos nossos consultores, não perca esta oportunidade!

Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
5 5 votos
Vote no Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

5 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
anthony
anthony
22 de outubro de 2022 19:13

legal
obg

alisonfeke
alisonfeke
25 de abril de 2023 07:44

Publica pra mim o meu por favor website. valeu!

Camila Bueno
Camila Bueno
17 de setembro de 2023 13:38

Muito obrigada!

andre
andre
20 de setembro de 2023 22:12

Agradecido

andre gomes
andre gomes
20 de setembro de 2023 22:13

obg

Últimas postagens

Onde comprar um domínio?

Onde comprar um domínio?

Comprar um domínio é um passo muito importante para qualquer pessoa ou empresa que deseja estabelecer uma presença online.  Um domínio não é apenas um...