Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar do ChatGPT, uma tecnologia, lançada em novembro de 2022, que pode revolucionar a forma como pesquisamos e usamos a internet. Depois de apenas dois meses de seu lançamento, a ferramenta já havia alcançado 100 milhões de usuários, tornando- se o aplicativo com o crescimento mais rápido da história.
Para se ter uma ideia, o TikTok levou nove meses para atingir o mesmo número. Assim que chegou na internet, o ChatGPT impressionou diversos usuários e profissionais pela sua capacidade de gerar respostas detalhadas e articuladas, a ferramenta é capaz de criar até mesmo códigos de programação.
Agora, três meses depois do lançamento de sua primeira versão, a OpenAI (empresa responsável pelo ChatGPT), que possui Bill Gates em sua diretoria, lançou uma versão ainda mais potente da ferramenta. No dia 14 de março de 2023, chegou ao mercado o GPT-4, com essa atualização a inteligência artificial (IA) será capaz de fazer até mesmo leitura de imagens. Para saber mais sobre o ChatGPT, quais são os seus recursos e como utilizá-lo, leia este texto até o final!
Continue lendo
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um chatbot, ou seja, uma ferramenta conversacional online, na qual o usuário pode abrir um chat e dialogar com a plataforma. É possível fazer perguntas sobre diversos assuntos, questionar conceitos, demandar letras de música, entre outras possibilidades.
Trata-se de uma inteligência artificial desenvolvida a partir de um modelo treinado com dados de textos disponíveis na internet. A empresa responsável pela criação do ChatGPT, é a OpenAI, um laboratório de pesquisa em IA norte-americano, que teve como um dos seus fundadores o empresário Elon Musk. No entanto, Musk decidiu se afastar do projeto, alegando conflito de interesses entre a OpenAI e sua fabricante de carros, Tesla. O vídeo abaixo explica um pouco mais sobre o ChatGPT e o motivo do afastamento de Musk, confira:
Qual a diferença entre o ChatGPT e chatbot convencional?
Mas se o ChatGPT é um chatbot, por que ele é considerado revolucionário se já existem outros chatbots há alguns anos? Acontece que os chatbots, que já eram utilizados, funcionam a partir de um script pré-programado.
Por exemplo, quando um usuário acessa um site de um banco e pergunta ao chat do portal sobre cartões de crédito, é enviado para ele respostas que foram escritas previamente e programadas para aparecer a partir daquela questão. Dessa forma, se o cliente do banco quiser perguntar sobre outro assunto (como Física, por exemplo), o chat não compreenderá a dúvida e também não o responderá.
Já o ChatGPT se difere dos demais, pois é generativo, ou seja, ele gera respostas com base no contexto em que o usuário está: quem é o usuário, o que ele pesquisa, o que ele digitou antes, etc. Sendo assim, o ChatGPT consegue responder dúvidas sobre os mais diversos assuntos e até executar algumas ações como: criar cronograma de estudos, resumir textos, elaborar códigos de programação, etc.
GPT-4: saiba quais são as atualizações
Em 2022, a OpenAI liberou de forma gratuita para os usuários acessarem o ChatGPT, na versão GPT 3. Nela os internautas conseguem tirar dúvidas, elaborar textos, entre outras utilidades. No entanto, nessa versão a inteligência artificial só possui dados até 2021 e apresenta algumas inconsistências.
Agora em 2023, a OpenAI liberou uma nova versão o GPT 4. Nessa atualização, a ferramenta teve melhoria nos seguintes aspectos:
Faz leitura de imagens e fornece descrições sobre elas;
É mais próxima do ser humano, ou seja, tem maior capacidade de “aprender” e falar como o ser humano;
É mais criativa nas respostas e mais confiável, pois foi treinado novamente com uma base de informações mais detalhadas e atualizadas;
Tem aprendizado contínuo. Na versão antiga a IA conseguia se desenvolver a partir de novos dados inseridos pelos usuários, porém só até certo ponto. Nessa atualização, o aprendizado não tem nenhuma limitação e continua permanentemente.
Atualmente, o GPT-4 está disponível somente para os usuários do ChatGPT Plus.
No entanto, para aqueles que não possuem assinatura é possível usar a IA de outra forma, por meio do Bing, serviço de busca da Microsoft. Isso porque o Bing anunciou que está fazendo uso do GPT-4 em seu buscador.
“Temos o prazer de confirmar que o novo Bing está sendo executado em GPT-4, que personalizamos para pesquisa. Se você usou a nova visualização do Bing em qualquer momento nas últimas cinco semanas, já experimentou uma versão inicial desse poderoso modelo”, declarou o vice-presidente de Pesquisa e Dispositivos da Microsoft, Yusuf Mehdi.
Como o ChatGPT funciona?
O ChatGPT é formado por uma arquitetura de rede neural de transformadores. A arquitetura de rede neural de transformadores é um tipo de algoritmo (conjunto de instruções precisas para realizar uma tarefa) que ajuda as máquinas a entenderem o que as pessoas estão dizendo ou escrevendo. É como se fosse uma ferramenta para ensinar computadores a falar e escrever como as pessoas.
Além disso, a ferramenta é “treinada” a partir de uma base de dados. Nesse processo, o ChatGPT é alimentado com enormes quantidades de dados de texto de várias fontes, como livros, artigos de notícias, páginas da web e outras fontes disponíveis na internet.
Quando um usuário faz uma pergunta ou digita uma mensagem, o algoritmo processa a entrada do usuário e tenta gerar uma resposta relevante. Para fazer isso, o modelo usa o contexto da pergunta ou da mensagem anterior e compara com o conjunto de dados de treinamento para gerar uma resposta adequada. Em seguida, utiliza técnicas de processamento de linguagem natural (PLN) para gerar uma resposta adequada.
Técnicas de processamento de linguagem natural são um conjunto de ferramentas e técnicas usadas para ajudar os sistemas de computador a entender, interpretar e gerar linguagem natural, como a linguagem falada ou escrita pelos seres humanos.
No ChatGPT, são utilizados os seguintes métodos de PLN:
Tokenização:
Análise sintática:
Análise semântica:
ChatGPT: como usar?
Para usar o ChatGPT, basta acessar o link https://chat.openai.com/ e se cadastrar com um e-mail e senha. Posteriormente, faça o login.
Dentro da plataforma, para iniciar uma conversa, basta digitar suas perguntas ou mensagens na caixa de entrada e pressionar o botão de envio.
Para obter respostas mais específicas ou realizar atividades como montar um cronograma de postagens, por exemplo, existe um modo mais eficaz de usar o ChatGPT: prompts detalhados. Um prompt é uma entrada de texto que é adicionada ao início da solicitação para orientar o modelo a gerar uma resposta específica.
Desta forma, no contexto dentro do ChatGPT, prompts são as perguntas feitas a inteligência artificial. Para obter respostas mais completas, é recomendado seguir alguns parâmetros em seus prompts, confira:
- Persona: você pode pedir ao ChatGPT para emular uma persona como um escritor ou autor famoso. Um exemplo de prompt com uma persona seria: “eu quero que você escreva como um professor de pós-graduação promovendo seus próprios cursos”;
- Tarefa: outra forma de deixar um prompt mais completo é detalhando a tarefa o máximo possível. Você pode pedir, por exemplo, para que a ferramenta elabore um cronograma de estudos para 30 dias, com 30 minutos de estudos diários, partindo da matemática básica até equações de 2° grau;
- Contexto, restrições e objetivos: é possível detalhar ainda mais um prompt, informando o contexto, restrições e objetivo. Seguindo o exemplo anterior, poderia ser acrescentado no prompt o seguinte contexto: uma rotina de estudos para uma prova de matemática que terá dez questões com equações de 1° e 2° grau. Também daria para detalhar uma restrição como “não inclua o tópico frações no cronograma” e o objetivo principal poderia ser atingir uma boa nota na prova.
Além da opção de inserir prompts manualmente, também há a possibilidade de utilizar ferramentas para automatizar essa tarefa. Para criar e usar comandos com mais facilidade existe uma extensão chamada AIPRM, ao baixá-la no seu navegador ela aumenta consideravelmente as possibilidades do ChatGPT. Depois de instalar a extensão no navegador, o layout do seu ChatGPT ficará dessa forma:
Cada retângulo representa um prompt. Nas imagens acima há exemplos de alguns dos prompts disponíveis na extensão: construção de artigo humanizado e otimizado para SEO, gerador de avisos no meio da jornada, criação de artigos melhores que os da concorrência (ao digitar o link de um artigo, a partir do prompt, o ChatGPT produz um artigo melhor).e estratégia de palavras-chave.
Para usar um prompt, basta clicar naquele que deseja utilizar, selecionar o idioma de saída e inserir as informações que o prompt pede na barra de digitação do chat.
Vale ressaltar que alguns prompts só funcionam em inglês, dessa forma, é preciso selecionar o inglês como idioma de saída e depois traduzir a resposta.
Recursos e limitações
Como já falamos anteriormente, os recursos do ChatGPT são vários, a ferramenta é capaz de atividades como:
Agora falando sobre suas limitações, primeiramente é importante ressaltar que a versão GPT-3 funciona a partir de dados de eventos ocorridos somente até dezembro de 2021. Além disso, a OpenAI já reconheceu que o ChatGPT “às vezes escreve respostas que parecem plausíveis, mas incorretas ou sem sentido”. Desta forma, todo conteúdo gerado pela IA necessita de revisão.
Outro ponto de limitação, trata-se da linguagem, por ser uma ferramenta produzida por norte-americanos, o ChatGPT responde muito melhor em inglês.
Como foi a recepção do público?
Para entender melhor o impacto dessa ferramenta no dia a dia da população e no mercado de trabalho, é interessante analisar como foi a recepção do público e de especialistas. Houve críticas tanto positivas quanto negativas.
No cenário internacional, a jornalista do The Guardian, Samantha Lock observou que o ChatGPT foi capaz de desenvolver um texto impressionante e detalhado. Por outro lado, o redator de tecnologia, Dan Gillmor, opinou que “a academia tem alguns problemas muito sérios a enfrentar”.
No Brasil, professores observam que sem supervisão, o ChatGPT poderá atrapalhar o pensamento crítico dos alunos. Além disso, a Forbes publicou um artigo relatando que o Fórum Econômico Mundial prevê que, apesar de empregos serem substituídos pela IA, ela irá gerar novas profissões no longo prazo.
Como o ChatGPT pode ajudar?
O lançamento e uso da ferramenta ainda é recente, portanto, não tem como medir com precisão o seu impacto no mercado de trabalho e na educação. Contudo, ainda assim, o ChatGPT pode auxiliar em diversas demandas diárias, tanto no trabalho quanto nos estudos. Confira nos próximos tópicos como utilizar a IA em cada área!
Estudo
Paráfrase de fichamentos:
Explicação de conceito ou ideia:
Cronograma de estudos:
Simulados:
ABNT:
Só quem precisou correr para formatar um trabalho conforme as regras daABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sabe o perrengue que é. Uma das formas de deixar esse processo mais fácil é pedir ao chatbot para gerar referências no formato ABNT.
Insira na ferramenta os detalhes sobre as fontes consultadas, como nome do autor, título da obra, ano de lançamento, página consultada e número da edição. Depois, peça a IA para organizar os dados no formato da ABNT.
Trabalho
Escrever e-mail:
Redigir textos em outras línguas:
Planejar a rotina:
Explicar termos técnicos:
Busca por oportunidades:
o ChatGPT também pode ajudar na busca por emprego. Se você inserir no chat uma descrição de vaga para qual deseja se candidatar e depois perguntar quais prompts você deve solicitar para reunir melhor sua experiência. A IA te retorná uma lista de perguntas que devem ser respondidas no seu currículo;
Relatório:
O Google está ameaçado?
Durante anos o Google foi a principal ferramenta de pesquisa na internet. Ao chegar no mercado uma plataforma de pesquisas que, além de oferecer respostas mais objetivas, consegue realizar tarefas como desenvolvimento de códigos, listas e tabelas, com toda certeza essa plataforma oferece risco ao buscador.
Atualmente, o ChatGPT possui 100 milhões de usuários, enquanto o Google estima ter mais de 3 bilhões de usuários. O que quer dizer que os internautas ainda não substituíram por completo as pesquisas no Google. Até porque o ChatGPT ainda não apresenta informações 100% confiáveis e, além disso, não informa quais são suas fontes. Além disso, normalmente seus dados não são atualizados, até a data deste artigo, a base de dados para criação dos textos é de 2021.
Contudo, o ChatGPT ainda está em seu início e ao apresentar novas atualizações tem um grande potencial de desbancar o Google. Principalmente pelo fato da IA ter firmado uma parceria com a Microsoft e ser integrada ao Bing.
Nesse cenário, para não perder seus usuários, o Google também está investindo em inteligência artificial. A big tech trabalha na Bard, seu modelo de chatbot baseado em Modelo de linguagem para aplicações com diálogos. O chatbot ainda está em fase de teste, mas em comunicado oficial no blog do Google, o buscador destaca a preocupação com a qualidade, a segurança e a fundamentação das informações que serão dispostas na Bard.
Impactos no SEO
Com o surgimento do ChatGPT e de outras inteligências artificiais, como a que o Google pretende lançar, o comportamento do usuário e a forma como ele pesquisa tende a mudar, o que modifica diretamente o SEO.
Isso porque o SEO é um conjunto de estratégias que visa otimizar um site para motores de busca. Portanto, como o Google é a principal ferramenta de busca da internet, a maioria dos profissionais de SEO sempre concentram seus esforços para posicionar seus sites no Google.
Em relação aos impactos nos conteúdos produzidos com o objetivo de aparecer no Google, no início de 2023, alguns especialistas sobre SEO identificaram quedas em acessos de conteúdos produzidos 100% com inteligência artificial. Por incrível que pareça o texto do ChatGPT pode ser reconhecido por máquinas. E você consegue identificar quando um texto é criado por IA?
Agora, em relação ao futuro do SEO no que diz respeito ao hábito dos usuários e as plataformas que eles acessam, uma tendência da área é trabalhar de forma que as inteligências artificiais consumam seu conteúdo e o sugiram para os usuários. Pois, muitos dos internautas já adquiriram o costume de pesquisar em chatbots.
Por exemplo, a versão grátis do GPT só possui informações até o ano de 2021 e ainda oferece alguns dados defasados. No entanto, por ser uma ferramenta que evolui a partir da inserção de dados dos usuários, toda informação que ela recebe fica registrada. Dê uma olhada no bate-papo que tivemos abaixo:
Tendências
Diante de todos os tópicos discutidos ao longo do texto, observamos que o futuro da tecnologia da informação deve se concentrar na convergência de busca e linguagem, ou seja, a tendência das pesquisas é a utilização de modelos de linguagem artificial e buscadores para se chegar a uma resposta.
No mercado de trabalho, por enquanto, o uso de IA como o ChatGPT já faz parte do dia a dia de diversas empresas. Segundo pesquisa da plataforma Resume Builder, que entrevistou mil lideranças, entre os entrevistados quase metade dos profissionais já usam o chatbot na sua rotina.
Dentre os que usam o ChatGPT, 66% utilizam para escrever códigos, 58% para copywriting ou criação de conteúdo, 57% para atendimento aos consumidores e 52% para criar sumários e documentos.
Outro ponto para se observar, é que dentre as lideranças que utilizam a IA, metade disse que o ChatGPT substituiu alguns trabalhadores. Apesar disso, a tendência é que no futuro o mercado de trabalho precise de profissionais especializados em inteligência artificial.
Aliás, já que chegou até aqui, você está em busca de um emprego? A Jooble oferece oportunidades nas mais diferentes áreas e em todo o Brasil.
Soluções de tecnologia web
A Link Nacional é especialista em diversas tecnologias como hospedagem de sites, criação de sites, plugins para WordPress, entre muitas outras. Clique no banner abaixo para saber mais sobre os nossos serviços.
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente