FB
Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

Bitcoin Pizza Day: conheça a história dessa famosa data

por | 24/10/22 10:08 | Notícias, Criptomoedas

Dentre as centenas de datas comemorativas que possam hoje existir, uma das mais curiosas, e bastante conhecida, é o Bitcoin Pizza Day: um dia em que todo mundo decide trocar pizzas por Bitcoins. É isso mesmo; muitas pessoas acreditam e seguem rituais, mas quando são grupos ou movimentos que decidem perpetuar uma data, a proporção é imensuravelmente maior, como é o caso do Bitcoin Pizza Day. Quer saber mais sobre como tudo isso surgiu e como acontece até hoje? Então acompanhe nosso post!

Continue lendo

Bitcoin Pizza Day: conheça a história dessa famosa data

Bitcoin pizza day: a pizza mais cara da história

Os fãs e usuários de bitcoin festejam as criptomoedas com pizza sempre no dia 22 de maio. A homenagem é referente a uma ocasião em que Laszlo Hanyecz, um dos primeiros usuários da moeda digital, comprou duas pizzas e as pagou com Bitcoins, em 2010. Com este feito, o momento entrou para a história como a primeira vez em que o meio de pagamento foi utilizado para a compra física de algo.

Na época, havia alguns mineradores de Bitcoins que ganhavam 50 ativos a cada novo bloco, como era o caso de Laszlo, um programador na Flórida que também foi um dos primeiros mineradores de Bitcoin. Minerar 200 blocos significava ganhar 10.000 BTC, mas mesmo sendo fácil, não haviam tantos engajados.

No dia 18 de maio, Hanyecz fez um anúncio alegando que queria comprar duas pizzas grandes por 10.000 BTC, em um fórum chamado Bitcointalk.org e no dia 22, aceitaram a oferta. Com a marca original do Papa John’s, as pizzas foram revendidas para Hanyecz pelo jovem Jeremy Sturdivant. O evento originou, mais tarde, o movimento Bitcoin Pizza Day.
Com o Bitcoin avaliado hoje em US $19.747,30, as pizzas vendidas na época, hoje valeriam em torno de 197 milhões. Alguns eventos como o Exchange Bitget e a Bit Conf – conferência sobre as criptomoedas – participam ativamente da comemoração e fazem a distribuição de uma quantidade estimada de 5 mil pizzas.

Bitcoin: o que é e como funciona

Para quem não conhece, o Bitcoin é uma moeda virtual que pode ser usada como forma de pagamento online, de forma criptografada. E mesmo sendo uma moeda virtual, o Bitcoin é aceito como forma de pagamento em milhares de estabelecimentos, além de ser visto também como investimento.

Investimento em Cryptomoedas
Funciona da seguinte forma: uma pessoa pode minerar Bitcoin com um software específico e com um hardware potente, depois de minerar a moeda, ela fica em uma cadeia criptografada denominada de ‘’blockchain’’.

Assista ao vídeo para entender tudo sobre a criptomoeda:

Quando foi criado o bitcoin?

Desde 2009, a criação do Bitcoin é um mistério para todos que o acompanham.
A ideia de uma moeda virtual, sem regularização e que pode ser utilizada para diversos pagamentos assusta a muitos, no entanto, o que mais assusta é o fato de, até hoje, não haver um criador assumido.

É comum que haja teorias da conspiração em todo meio, e não é diferente quando se fala de Satoshi Sakamoto – o pseudônimo ‘’conhecido’’ por ser criador do Bitcoin. Se a figura realmente existe ou não, ninguém sabe, bem como não é identificável sua nacionalidade, sexo ou profissão.

A discussão voltou à tona quando, em maio de 2021, um anônimo movimentou 50 bitcoins parados há 11 anos, que renderam US$2 milhões. A suspeita de que fosse a personalidade perdida retornou, uma vez que Sakamoto possuía ativos desde os primórdios da mineração da moeda virtual.

Alguns nomes como Elon Musk, Dorian Nakamoto e Gavin Andresen são especulados para o cargo de criador do ativo, porém não há nenhum tipo de confirmação. O grande motivo tipificado pelos especialistas atuais para o anonimato de Sakamoto, é provavelmente o medo das consequências, como as autoridades e a prisão.

Valor do bitcoin: quem define o seu preço?

Mesmo tratando-se de uma moeda virtual, o Bitcoin também sofre variações diárias e segue a lei da oferta e demanda – ou seja, quanto mais pessoas competem, mais caro fica e o contrário também ocorre.

Investimento Cryptomoedas

Em um único dia, ele pode variar 20%, de acordo com a limitação e com a alta demanda dessa criptomoeda. E de fato, como não há regularização e fiscalização, é complicado quantificá-la, uma vez que a cotação segue a referência do dólar, isto é, qualquer oscilação nesta moeda impacta o valor do bitcoin no Brasil, e como a moeda norte-americana oscila por hora, é preciso atentar-se.

Como funciona o investimento?

Como já vimos, o bitcoin utiliza o blockchain para ser negociado, e as comercializações são feitas anonimamente, por um usuário.

Há 3 principais formas de comercializar Bitcoin, elas são:

  • Comprar a criptomoeda de empresas especializadas – exchanges ou corretoras -, que reúnem compradores e vendedores em um determinado ambiente digital;
  • Negociar com outros usuários a compra e venda, de um jeito mais informal;
  • Minerar Bitcoins, ou seja, utilizar computadores de alto desempenho para que a rede usada nas transações das criptomoedas funcione corretamente.
Para adquirir Bitcoins, é preciso investir dinheiro real em uma conta de corretora que esteja no ambiente blockchain, via transferência bancária ou pix. É possível comprar também de forma fracionada, o que garante um valor mais baixo de compra, sem precisar desembolsar muito.

Bitcoin pizza Twitter

Como você já sabe da repercussão da data comemorativa, há uma página no Twitter que publica, diariamente, o valor das mesmas pizzas compradas por Hanyecz, só que precificadas com o valor atual do Bitcoin.

A Bitcoin Pizza foi ao ar em janeiro de 2015 e desde então a conta publica um post padrão,em que altera-se apenas os valores. Ela conta com cerca de 11,7 mil seguidores e é seguida por alguns grandes nomes, como por exemplo, Joe Nakamoto – repórter e ativista pelo Bitcoin.

Da mesma forma como a comunidade inteira de bitcoiners, a página é movimentada e atualizada por um anônimo.

Bitcoin pizza twitter
Bitcoin pizza twitter

Por que o pizza day foi tão importante?

Você conseguiu entender a relevância do Pizza Day? Considere que, até então, o Bitcoin não possuía valor comercial e não havia uma cotação para o ativo, que era negociado experimentalmente e em frações de centavos. Na realidade, a criptomoeda valia aquilo que era comumente usado pelo grupo, que ainda era restrito na época.

Por isso, a iniciativa do programador foi fundamental para que a criptomoeda adquirisse um valor econômico real. Além disso, essa primeira transação ampliou sua quantidade de usuários e mostrou que o armazenamento do Bitcoin pode ser bastante lucrativo, como é o caso de muitas empresas que possuem um fundo de reserva em bitcoin, atualmente.

Isso, sem falar das surpresas que acompanham a data: algumas empresas como o Mercado Pago, BitPreço e Pizza Hut disponibilizam promoções e campanhas para os consumidores em comemoração a este dia.

Soluções para pagamentos com criptomoedas

Não só pizzas podem ser pagas com criptomoedas. Pois se você tem um sistema de doações no seu site ou possui um e-commerce, por exemplo, nós podemos ajudá-lo a também passar a receber os pagamentos ou contribuições feitas em criptomoedas.

Para isso, temos o plugin GiveWP Criptomoedas, um programa para WordPress que funciona como mais opção, aos seus clientes ou doadores, na hora de realizar uma transação financeira no seu site. Portanto, se você também quer começar a trabalhar com Bitcoin, Ethereum e Waves, conheça agora nossas soluções para pagamentos com criptomoedas.

Redação: Beatriz Mendes
Tenho 23 anos e sou jornalista de formação, redatora e revisora nas horas vagas. Minha paixão é escrever. Sou um profissional atuante em várias áreas da comunicação e gosto bastante de me arriscar. Além disso, adoro ler e assistir séries e animes.
5 1 vote
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

DirectAdmin ou cPanel?

DirectAdmin ou cPanel?

Estratégia de conteúdo

Estratégias de conteúdo: domine as técnicas para crescer

Como evitar Spam no WordPress

Saiba como evitar comentários spam no WordPress
Como acessar um site fora do ar
Saiba como recuperar um site que saiu do ar

Como recuperar Instagram

Como restaurar Instagram hackeado em poucos passos

Como migrar site de hospedagem

Como migrar site de hospedagem

Últimas postagens

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...