Por isso, neste artigo, exploraremos em detalhes o funcionamento da autenticação de dois fatores, os seus benefícios e mostraremos como implementá-la em diferentes dispositivos e serviços. Acompanhe!
Autenticação de 2 fatores
O que é a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores, também conhecida como autenticação de dois passos, é um método de segurança que requer a apresentação de dois elementos distintos para verificar a identidade do usuário.
Continue lendo
O que você vai ler
- O que é a autenticação de dois fatores?
- Entenda como a autenticação funciona
- Como fazer a autenticação de dois fatores?
- Autenticação de dois fatores Apple
- Autenticação de dois fatores Android
- Autenticação de dois fatores via aplicativos
- Ferramentas de autenticação
- Por que usar o Google Authenticator?
- Benefícios da autenticação de dois fatores
- Soluções para sistemas web
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente
Os elementos principais da autenticação de dois fatores são:
- Fator 1: geralmente é uma senha;
- Fator 2: normalmente, um código único enviado por SMS, um aplicativo autenticador ou uma chave de segurança física
Entenda como a autenticação funciona
O processo de autenticação de dois fatores geralmente ocorre da seguinte maneira: você ativa a autenticação no seu aparelho ou aplicativo e, consequentemente, toda vez que a sua senha for inserida em outro dispositivo ou quando você precisar fazer login novamente, será necessário inserir um código de verificação.
Esse código pode ser enviado por SMS para o número de telefone registrado, gerado por um aplicativo autenticador (como o Google Authenticator ou o Authy) ou fornecido por uma chave de segurança física, como um token USB.
Independentemente do método utilizado, o objetivo é garantir que somente o proprietário da conta, que possui acesso ao fator 2, possa fazer login com sucesso.
A autenticação de dois fatores previne principalmente os seguintes tipos de ataques hackers:
Ataques de força bruta:
Phishing:
Ataques de reutilização de senha:
Como fazer a autenticação de dois fatores?
Como dito anteriormente, a autenticação de dois fatores pode ser ativada tanto em sistemas de celulares quanto em aplicativos como Instagram, Facebook, etc.
A autenticação em sistemas de celulares, por exemplo, é feita através de suas contas de armazenamento como iCloud e Google Drive. Já em aplicativos, é preciso acessar suas configurações e ativar a proteção. Veja nos próximos tópicos o passo a passo detalhado de como fazer o processo de autenticação em sistemas Apple, Android e aplicativos.
Autenticação de dois fatores Apple
Para configurar a autenticação de dois fatores nos produtos Apple, siga estas etapas:
No iPhone ou iPad:
Acesse o aplicativo Ajustes e toque no seu nome, no topo das configurações;
Selecione Senha e Segurança;
Toque em Ativar Autenticação de Dois Fatores e siga as instruções na tela para concluir a configuração.
No Mac:
Clique no menu Apple no canto superior esquerdo da tela e escolha Ajustes do Sistema;
Clique no seu nome (ou ID Apple) e clique em Senha e Segurança;
Clique em Ativar Autenticação de Dois Fatores e siga as instruções na tela para concluir a configuração.
Apesar disso, lembre-se sempre de manter seus dispositivos atualizados com as versões mais recentes do sistema operacional e siga as práticas recomendadas de segurança para proteger suas contas e informações pessoais.
Autenticação de dois fatores Android
Para configurar a autenticação de dois fatores em celulares Android, basta seguir estes passos:
- Abra as Configurações no seu celular Android;
- Role para baixo e toque em Google;
- Em seguida, toque em Conta Google ou no nome da sua conta, se estiver logado;
- Toque em Segurança e role para baixo até encontrar a seção Como você faz login no Google;
- Então escolha uma das opções sugeridas como um segundo fator: códigos de segurança, chaves de acesso, senha, telefone de recuperação ou e-mail de recuperação.
Ela engloba a proteção da sua conta do Google, dados de aplicativos, compras na Google Play Store, informações de pagamento e dados de privacidade armazenados no celular.
Autenticação de dois fatores via aplicativos
Para configurar a autenticação de dois fatores nos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp, siga estas etapas:
Facebook:
Desça a tela e entre na opção de Configurações;
Entre na seção Central de Contas Meta;
Em seguida, toque em Senha e segurança;
Depois, selecione a opção Autenticação de dois fatores;
Clique em Continuar e escolha de qual forma deseja receber o código de verificação: por SMS, aplicativo autenticador ou chave física.
Instagram:
Clique em Configurações e Privacidade:
Acesse sua Central de contas Meta e clique no campo Senha e Segurança;
Na tela seguinte, clique na opção Autenticação de dois fatores;
Em seguida, selecione a conta do seu Instagram e configure como deseja receber o código de verificação.
WhatsApp:
Clique em Confirmação em duas etapas;
Toque em Ativar e insira um PIN de seis dígitos.
Opcionalmente, você pode adicionar um endereço de e-mail para recuperar o acesso caso esqueça o PIN.
Siga as instruções na tela para concluir a configuração.
Ferramentas de autenticação
Ao longo desse texto, você deve ter reparado que há três maneiras de receber o segundo código no processo de autenticação: é possível recebê-lo por SMS, aplicativo ou uma chave física.
Os aplicativos autenticadores fornecem vários códigos aleatórios que são modificados a cada 30 segundos. Como esses aplicativos não precisam de internet para funcionar e mudam constantemente os códigos, eles acabam sendo, portanto, mais seguros que os códigos enviados por SMS.
Para usar um aplicativo autenticador é preciso acessar o serviço que deseja proteger (como uma conta de YouTube, por exemplo), ir até suas configurações de login e segurança, ativar a autenticação de dois fatores e escolher receber o código via aplicativo.
Em seguida, o serviço deve gerar um QR Code e um código em números, a partir daí é só inserir o código em números no aplicativo autenticador que ele será o responsável por gerar o código de verificação daquele serviço.
Ela funciona gerando um código de autenticação único toda vez que é conectada ou pressionada pelo usuário. Para usá-la, o usuário precisa inseri-la ou pressioná-la no momento da autenticação, comprovando que ele é o detentor da chave e, portanto, a pessoa autorizada a acessar a conta. Isso torna a autenticação mais segura, pois mesmo que alguém conheça a senha, sem a posse física da chave, não poderá realizar o login.
Confira nos tópicos abaixo algumas boas opções de aplicativos e chave física!
Google Authenticator
O Google Authenticator é um dos aplicativos autenticadores de maior facilidade de uso; pois ele não limita a sua utilização somente a quem tem uma conta Google. Isto é, mesmo sem uma conta do Google, é possível instalar o aplicativo e aproveitá-lo normalmente.
Contudo, para quem faz uso dele através de uma conta Google (@Gmail), ele dá a possibilidade de salvar os códigos todos na nuvem, sincronizando-os sempre.
Em sua versão iOS é possível proteger seu acesso por meio do Touch ID ou Face ID, o que ainda não é possível em sistemas Android. O Google Authenticator tem uma interface simples e amigável e não necessita de muitas configurações.
Microsoft Authenticator
A Microsoft também tem um aplicativo de autenticação. De uma maneira geral, ele é muito semelhante ao Google Authenticator; mas também tem outras características próprias:
- A necessidade de uma conta Microsoft (o usuário precisa criar uma);
- O armazenamento na nuvem de todas as chaves de autenticação;
- A exigência de login e senha para entrar no aplicativo.
Authy
O aplicativo Authy realiza a mesma função que o Google Authenticator, porém para usá-lo é preciso vinculá-lo a um número de telefone. Sua interface também é diferente da do Google, em vez de apresentar os códigos em uma lista, ele apresenta os tokens em conjuntos de guias. Portanto, ele só apresenta um código por vez.
Entre suas vantagens estão:
- O backup/sincronização em nuvem;
- O suporte para Apple Watch;
- O acesso protegido (em todos os sistemas) por PIN, impressão digital ou Face ID.
Titan key
A Titan Key é uma chave de segurança física desenvolvida pelo Google para reforçar a autenticação de dois fatores e melhorar a segurança de contas online. Ela é uma chave USB que funciona como um dispositivo de autenticação adicional, ajudando a proteger contas contra acessos não autorizados.
Ela é protegida por um chip seguro que armazena as chaves de criptografia e realiza o processamento seguro dos dados de autenticação. A Titan Key pode ser usada para proteger o acesso a contas de e-mail, redes sociais, serviços de nuvem e muito mais.
Por que usar o Google Authenticator?
Em relação ao número de usuários, dada a superioridade dos serviços Google sobre as demais empresas, é uma consequência óbvia que o Google Authenticator seja também o aplicativo mais usado para realizar autenticação em dois fatores.
Contudo, para quem a ainda hesita em proteger-se com os recursos desse aplicativo, aqui vai uma série de motivos, que justificam a necessidade de usá-lo:
- A sua utilização não depende de uma conta Google; pode-se fazer a sua instalação sem nenhuma conta.
- Embora uma conta Google não seja um requisito obrigatório, quem passa a usar o app por uma conta do tipo Gmail.com, pode se beneficiar de ter os seus dados sincronizados com a nuvem.
- O Google Authenticator protege diversos aplicativos e até mesmo sites. Pois através do plugin para o WordPress Google Authenticator, toda vez que um usuário logar no painel administrativo do WordPress será necessário digitar o código disponível no aplicativo;
- O aplicativo possui interface fácil e amigável.
Por que evitar autenticação via SMS?
A autenticação de dois fatores via SMS é um método amplamente utilizado para aumentar a segurança das contas online, mas muitos especialistas em segurança advertem sobre suas vulnerabilidades. Evitar esse método pode ser prudente, dada a sua suscetibilidade a ataques cibernéticos.
Uma das principais preocupações é a vulnerabilidade ao ataque de troca de SIM (SIM swapping), no qual os hackers tentam transferir o número de telefone da vítima para um novo cartão SIM sob seu controle. Isso permite que os hackers interceptem os códigos de verificação enviados por SMS, comprometendo a segurança da conta.
Além disso, o SMS não oferece criptografia, o que torna os códigos de autenticação mais suscetíveis a interceptação por parte de terceiros mal-intencionados. Esse método também pode ser explorado em esquemas de phishing, no qual os hackers tentam enganar os usuários para que compartilhem os códigos de verificação.
Para aumentar a segurança, é recomendável utilizar métodos alternativos de autenticação de dois fatores, como aplicativos dedicados, tokens de segurança ou chaves físicas de autenticação. Essas opções oferecem uma camada adicional de proteção contra ataques cibernéticos, reduzindo assim o risco de comprometimento da conta.
Benefícios da autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores traz benefícios significativos para a segurança das contas online. Já que, uma vez implementado esse método adicional de autenticação, você obtém uma maior segurança, protegendo sua conta contra todo e qualquer acesso não autorizado.
Além disso, esse método é relativamente fácil de configurar e usar, com muitos serviços online oferecendo suporte a esse recurso. E, ao mesmo tempo, adotando a autenticação, você fortalece a segurança de suas informações pessoais e digitais, garantindo que apenas você tenha acesso às suas contas online.
Soluções para sistemas web
A Link Nacional é especialista em serviços web, contamos com uma equipe de profissionais qualificados na área da tecnologia da informação, seja na criação e desenvolvimento de sites, na hospedagem de sites ou na criação de plataformas de doações. Clique no banner abaixo para saber mais!
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente