Link Nacional

Atualização do Mautic: veja como fazer de forma segura

por | Atualizado em 10 de março de 2021 | Notícias

Todos os sistemas, softwares e aplicativos disponíveis na internet possuem diversas versões e precisam ser atualizados de tempos em tempos conforme os desenvolvedores vão lançando novas versões. Com o Mautic não é diferente, mas para você não ter problemas na atualização do Mautic, é importante ler esse post até o final e seguir o passo a passo para não sofrer com uma atualização incompleta.

É claro que tudo seria perfeito se você simplesmente clicasse no botão de atualização do Mautic e toda a mágica acontecesse de forma, simples, rápida e sem erros. Mas o problema é que não é tão simples assim e a atualização do Mautic pode acabar como incompleta ou parcial. Se isso acontecer, com certeza você terá problemas na execução das tarefas do Mautic e pode ter todo o seu trabalho comprometido.

A atualização do Mautic é uma das tarefas mais temidas pelos desenvolvedores e usuários, por isso, ela requer maior conhecimento técnico e é recomendado o acompanhamento ou a consultoria de um especialista. Então não vá com toda a sede ao pote quando ver o aviso “atualizar agora” dentro da área administrativa do Mautic. É claro que a maioria das pessoas quer manter os seus sistemas atualizados com a última versão, mas alguns cuidados devem ser observados antes de continuar com a sua atualização.

Abaixo vamos fazer um passo a passo para verificar a “saúde” do seu Mautic e prepará-lo para uma atualização bem sucedida e sem imprevistos, vamos lá?

Continue lendo

Mautic automacao

Etapas de pré-atualização do Mautic

Em primeiro lugar vamos executar 2 tarefas no seu Mautic, que não são obrigatórias na atualização do Mautic mas podem ajudar e prevenir futuros erros no sistema.

  1. Exclua o cache do seu Mautic;
  2. Faça backup dos diretórios de arquivos e do banco de dados do Mautic.
Recomendamos fazer backup de todos os sistemas que precisam ser atualizados, assim, se acontecer algum problema, você poderá restaurar o sistema como ele estava anteriormente.

Etapa 0: Não clique nesse botão!

Com certeza a maneira mais simples de atualizar o Mautic é clicar no botão laranja e brilhante escrito “atualizar agora”, essa mensagem aparece a cada atualização e parece uma tarefa simples de se fazer, mas, na maioria das vezes, não é. Infelizmente essa também é a maneira mais perigosa de se fazer uma atualização, já que em muitos casos a atualização pode ficar incompleta.

Então antes de fazer a atualização veja essas dicas que vamos dar para você se dar bem na atualização do seu Mautic.

Mautic update
Mas, se você já clicou no botão “atualizar agora” e teve problemas, não se preocupe, também vamos mostrar como resolver.

Mesmo se a sua atualização foi completa e o Mautic está funcionando sem problemas aparentes, pode haver problemas ocultos em seu banco de dados, que até então, você não sabia. Vamos mostrar como fazer uma varredura no seu banco, detectar possíveis erros e imperfeições.

Etapa 1: escolha a versão do seu Mautic com sabedoria

A primeira dúvida que aparece é sobre qual versão atualizar? A mais recente é a melhor escolha? Provavelmente não é uma boa ideia e vamos ver o porquê mais abaixo.

Os lançamentos das novas versões do Mautic além de trazer novidades, buscam melhorias e correções de bugs. Por isso as pessoas ficam tão ansiosas para instalar a versão mais recente e testar todas as novidades. O problema é que nem todas as atualizações estão estáveis e também não há certeza de que ela vai funcionar bem no seu Mautic. Por isso não é uma tarefa fácil escolher a versão correta para o seu sistema funcionar bem.

Antes de fazer a atualização do seu Mautic vá até o Github e analise os problemas existentes, os comentários de quem já testou a nova versão e fique atento aos problemas que podem aparecer. Você também pode acessar a seção de downloads do site oficial do Mautic para verificar as versões disponíveis e ler os comentários.

Regra de ouro

Toda versão do Mautic que termina em zero (0) contém novos recursos e também apresenta novos bugs que vão sendo corrigidos nas próximas versões. Portanto as versões subsequentes são criadas para oferecer maior estabilidade e procuram corrigir os erros apresentados na versão terminada em zero.

Etapa 2: Verifique a integridade da sua versão do Mautic

Se você já fez alguma atualização clicando no botão “atualizar agora” provavelmente está utilizando uma versão não tão saudável e acredite, as chances de você ter feito uma atualização incompleta são surpreendentemente altas.

Nota: Se você não tiver acesso a um console SSH para emitir esses comandos, pode tentar emitir comandos direto do seu navegador.

Antes de prosseguirmos com a atualização, vamos verificar a integridade do banco de dados.

php /var/www/html/app/console doctrine:migration:migrate

Esse comando verificará se há alguma migração no banco de dados pendente e executará caso a encontre.

Agora vamos verificar se há diferenças do seu banco de dados com um banco de dados ideal para o Mautic.

php /var/www/html/app/console doctrine:schema:update –force

Isso verificará se o esquema de dados está atualizado e, se não tiver, fará a atualização.

Por último, limpe o cache do Mautic.

php /var/www/html/app/console cache:clear

Agora vá até a interface do sistema (UI) e verifique se tudo está funcionando normal, verifique os logs do Apache e do PHP para ver se encontra algum erro.

Etapa 3: Instale o pacote de atualização do Mautic que você escolheu

Como explicamos anteriormente, nem sempre a versão mais atual é a melhor para o seu Mautic, então pesquise bem antes de escolher a versão que vai atualizar o seu Mautic. Para fazer a atualização execute o comando abaixo:

php /var/www/html/app/console mautic:update:apply –update-package=/path/to/updatepackage.zip

Etapa 4: repita a etapa 2

1. Primeiro vamos fazer a migração:

php /var/www/html/app/console doctrine:migration:migrate

2. Verifique o esquema do banco de dados:

php /var/www/html/app/console doctrine:schema:update –force

3. Limpe o cache do Mautic:

php /var/www/html/app/console cache:clear

Navegue pela a sua interface do usuário novamente para verificar se tudo está funcionando, verifique mais uma vez os logs do Apache e do PHP para ver se possui algum erro.

Pronto! Agora você já atualizou o seu Mautic de forma correta e já checou se está tudo funcionando perfeitamente. Espero que tenham gostado desse nosso tutorial e caso tenham mais alguma dúvida entre em contato com a equipe de especialistas da Link Nacional.

Automação Marketing

Mautic: automação
de marketing gratuita

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens