Todos os sistemas, softwares e aplicativos disponíveis na internet possuem diversas versões e precisam ser atualizados de tempos em tempos conforme os desenvolvedores vão lançando novas versões. Com o Mautic não é diferente, mas para você não ter problemas na atualização do Mautic, é importante ler esse post até o final e seguir o passo a passo para não sofrer com uma atualização incompleta.
É claro que tudo seria perfeito se você simplesmente clicasse no botão de atualização do Mautic e toda a mágica acontecesse de forma, simples, rápida e sem erros. Mas o problema é que não é tão simples assim e a atualização do Mautic pode acabar como incompleta ou parcial. Se isso acontecer, com certeza você terá problemas na execução das tarefas do Mautic e pode ter todo o seu trabalho comprometido.
A atualização do Mautic é uma das tarefas mais temidas pelos desenvolvedores e usuários, por isso, ela requer maior conhecimento técnico e é recomendado o acompanhamento ou a consultoria de um especialista. Então não vá com toda a sede ao pote quando ver o aviso “atualizar agora” dentro da área administrativa do Mautic. É claro que a maioria das pessoas quer manter os seus sistemas atualizados com a última versão, mas alguns cuidados devem ser observados antes de continuar com a sua atualização.
Abaixo vamos fazer um passo a passo para verificar a “saúde” do seu Mautic e prepará-lo para uma atualização bem sucedida e sem imprevistos, vamos lá?
Continue lendo
O que você vai ler
Mautic: A Solução Completa para Automação de Marketing
Utilize o Mautic para automatizar e escalar suas campanhas de marketing
Etapas de pré-atualização do Mautic
Em primeiro lugar vamos executar 2 tarefas no seu Mautic, que não são obrigatórias na atualização do Mautic mas podem ajudar e prevenir futuros erros no sistema.- Exclua o cache do seu Mautic;
- Faça backup dos diretórios de arquivos e do banco de dados do Mautic.
Etapa 0: Não clique nesse botão!
Com certeza a maneira mais simples de atualizar o Mautic é clicar no botão laranja e brilhante escrito “atualizar agora”, essa mensagem aparece a cada atualização e parece uma tarefa simples de se fazer, mas, na maioria das vezes, não é. Infelizmente essa também é a maneira mais perigosa de se fazer uma atualização, já que em muitos casos a atualização pode ficar incompleta.Então antes de fazer a atualização veja essas dicas que vamos dar para você se dar bem na atualização do seu Mautic.Etapa 1: escolha a versão do seu Mautic com sabedoria
A primeira dúvida que aparece é sobre qual versão atualizar? A mais recente é a melhor escolha? Provavelmente não é uma boa ideia e vamos ver o porquê mais abaixo.
Os lançamentos das novas versões do Mautic além de trazer novidades, buscam melhorias e correções de bugs. Por isso as pessoas ficam tão ansiosas para instalar a versão mais recente e testar todas as novidades. O problema é que nem todas as atualizações estão estáveis e também não há certeza de que ela vai funcionar bem no seu Mautic. Por isso não é uma tarefa fácil escolher a versão correta para o seu sistema funcionar bem.
Antes de fazer a atualização do seu Mautic vá até o Github e analise os problemas existentes, os comentários de quem já testou a nova versão e fique atento aos problemas que podem aparecer. Você também pode acessar a seção de downloads do site oficial do Mautic para verificar as versões disponíveis e ler os comentários.
Regra de ouro
Toda versão do Mautic que termina em zero (0) contém novos recursos e também apresenta novos bugs que vão sendo corrigidos nas próximas versões. Portanto as versões subsequentes são criadas para oferecer maior estabilidade e procuram corrigir os erros apresentados na versão terminada em zero.
Etapa 2: Verifique a integridade da sua versão do Mautic
Se você já fez alguma atualização clicando no botão “atualizar agora” provavelmente está utilizando uma versão não tão saudável e acredite, as chances de você ter feito uma atualização incompleta são surpreendentemente altas.
Nota: Se você não tiver acesso a um console SSH para emitir esses comandos, pode tentar emitir comandos direto do seu navegador.
Antes de prosseguirmos com a atualização, vamos verificar a integridade do banco de dados.
php /var/www/html/app/console doctrine:migration:migrate
Esse comando verificará se há alguma migração no banco de dados pendente e executará caso a encontre.
Agora vamos verificar se há diferenças do seu banco de dados com um banco de dados ideal para o Mautic.
php /var/www/html/app/console doctrine:schema:update –force
php /var/www/html/app/console cache:clear
Etapa 3: Instale o pacote de atualização do Mautic que você escolheu
Como explicamos anteriormente, nem sempre a versão mais atual é a melhor para o seu Mautic, então pesquise bem antes de escolher a versão que vai atualizar o seu Mautic. Para fazer a atualização execute o comando abaixo:
php /var/www/html/app/console mautic:update:apply –update-package=/path/to/updatepackage.zip
Etapa 4: repita a etapa 2
1. Primeiro vamos fazer a migração:
php /var/www/html/app/console doctrine:migration:migrate
php /var/www/html/app/console doctrine:schema:update –force
php /var/www/html/app/console cache:clear
Navegue pela a sua interface do usuário novamente para verificar se tudo está funcionando, verifique mais uma vez os logs do Apache e do PHP para ver se possui algum erro.
Pronto! Agora você já atualizou o seu Mautic de forma correta e já checou se está tudo funcionando perfeitamente. Espero que tenham gostado desse nosso tutorial e caso tenham mais alguma dúvida entre em contato com a equipe de especialistas da Link Nacional.
Mautic: A Solução Completa para Automação de Marketing
Utilize o Mautic para automatizar e escalar suas campanhas de marketing