Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Acessibilidade digital: veja como a internet pode ser mais inclusiva

por | Atualizado em 6 de setembro de 2021 | Notícias

Você já parou para pensar em como o mundo seria melhor com a acessibilidade digital? Este conceito faz parte das ações de inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais na internet. Sabemos que existe uma importante parcela da população mundial que precisa de algum tipo de auxílio para usufruir os recursos da web, tais como o tamanho da fonte, a alteração das cores do site, a tradução para a linguagem de sinais, ou mesmo a audiodescrição.

Segundo os dados do Censo 2010, produzido pelo IBGE, o Brasil possui nada menos que 46 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade, entre enxergar e ouvir, caminhar ou com questões de ordem intelectual. E as dificuldades enfrentadas por este público não se resumem à socialização e à locomoção nos espaços físicos. Elas ultrapassam as fronteiras do mundo real, chegando também ao universo virtual.

E a Link Nacional, que não mede esforços para manter você sempre mais informado sobre as novidades do mundo digital, não podia deixar de chamar a atenção para a questão da acessibilidade digital. Primeiro, porque milhões de pessoas ao redor do planeta querem fazer parte da revolução digital, seja lendo, ouvindo ou assistindo às variadas mídias. Segundo, porque a promoção da acessibilidade digital pode ser excelente para a sua marca se destacar no cenário da inclusão na web. Então venha conhecer tudo sobre como criar site acessível, e quais as melhores ferramentas e plugins do WordPress você deve usar!

Continue lendo

Acessibilidade digital

O que é acessibilidade digital?

A acessibilidade digital é a ação com foco em permitir o acesso das pessoas com necessidades especiais aos conteúdos disponíveis na Web. Dessa forma, as barreiras encontradas por este público são eliminadas, trazendo uma maior promoção de integração social e de qualidade de vida. A execução de tarefas simples, como ler um texto de blog, pode ser muito mais penosa para alguém que possui comprometimento da visão. Por isso é imprescindível que a internet seja um espaço de inclusão, já que a sua função é permitir que a informação flua livremente, sem obstáculos. Assim, muitas empresas, em especial as do terceiro setor, vêm concentrando esforços na melhoria do acesso às mídias digitais, além de oferecer melhor qualidade de vida a quem possui uma necessidade especial.

O que fala a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) sobre a web?

Em julho de 2015, foi publicada a Lei Brasileira de Inclusão – LBI, que passou a vigorar em janeiro de 2016. O Estatuto da Pessoa com Deficiência, como ficou conhecida, trata das disposições que favorecem a acessibilidade das pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial, seja para se locomover, se socializar ou mesmo para ter acesso a informações. E como não poderia deixar de ser, a lei traz artigos específicos sobre a acessibilidade digital.
Lei Brasileira de Inclusão
Um dos aspectos mais importantes torna obrigatória a acessibilidade digital em sites de empresas que possuem sede no Brasil. Assim, toda empresa deve adaptar seu site para que os portadores de necessidades especiais tenham pleno acesso a conteúdos, que vão desde a consulta de informações até a compra ou a solicitação de serviços. Para isso, a lei aborda melhorias como a implantação de linguagem de sinais e de legendas ocultas. A LBI foi idealizada com base nas melhores práticas de promoção da acessibilidade no cenário internacional. A internet é uma das ferramentas mais relevantes neste contexto. Você já se imaginou acessando um site sem conseguir entender nada?

Como tornar o site mais acessível?

Para tornar o site mais acessível, é importante considerar que há uma parcela significativa da população mundial que depende da acessibilidade para navegar na internet. Seu site pode ser um dos acessos para este público, que chega a 20% do total de habitantes do planeta. Além disso, há uma forte motivação, muito em voga atualmente, que se refere à inclusão.

Dificultar ou mesmo impedir o acesso de um percentual tão elevado de pessoas ao seu site pode acabar sendo mais prejudicial do que você possa imaginar. A sua marca pode ser relacionada a uma imagem excludente, bem como o faturamento pode sentir impactos por uma má escolha no quesito acessibilidade na web.

Acessibilidade digital

Ferramentas para tornar o site acessível

Você já tinha ouvido falar em ferramentas que tornam o site acessível? Pois é, elas existem e trouxemos algumas delas para você começar a implantar o movimento de acessibilidade no seu site. Confira algumas ferramentas:
  • BrowseAloud – torna o seu site mais acessível para usuários que apresentam deficiência de impressão, seja pela síndrome de Nagali ou pela perda das marcas da digital ao longo do tempo; dislexia, que é a dificuldade de aprendizagem da leitura; baixa escolaridade; deficiência visual leve; pessoas que não dominam o inglês. O BrowseAloud é uma plataforma que oferece fala, leitura e apoio à tradução.
  • Hand Talk – esta ferramenta se destina ao público surdo. Ela traduz o conteúdo do seu site em português para a Língua Brasileira de Sinais – Libras. O plugin é fácil de instalar e possui uma versão para o WordPress. Você pode selecionar o melhor plano de assinatura, assim os custos com o serviço podem ser menores do que você espera.
  • GoodBros – o foco da ferramenta é a consultoria em acessibilidade, tanto para sites quanto para empresas. O serviço possibilita a melhoria na comunicação entre instituições e o público que necessita de inclusão para se socializar, tais como portadores de cegueira e baixa visão, também de baixa audição. Ainda auxilia pessoas com necessidades específicas de aprendizagem ou com limitações cognitivas. É uma opção completa, já que não se limita a atender somente às necessidades de acessibilidade digital.
Quando falamos em acessibilidade, é difícil imaginar que existem tantas pessoas que precisam de auxílio na execução de tarefas consideradas simples por muitos de nós. Ainda bem que a web não deu bobeira e não ficou de fora desta iniciativa! Venha fazer parte você também!

Plugins do WordPress para acessibilidade

Confira a seguir uma lista de plugins do WordPress que vão dar aquela força para deixar o seu site mais acessível:

AccessiblyWP

O AccessibleWP Toolbar é um plugin em WordPress que tem o objetivo de tornar a internet mais acessível para pessoas com necessidades especiais. Ele permite uma navegação mais funcional usando o teclado, além de aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, trazendo melhor qualidade visual ao leitor.

Accessibly WP
Também é possível alterar as cores do site para tons de cinza, facilitando o acesso aos portadores de acromatopsia, que se traduz na dificuldade em enxergar as tonalidades de cor. A desvantagem é que o AccessibleWP Toolbar não foi testado nos três últimos lançamentos principais do WP, bem como pode ser incompatível com as versões mais recentes deste CMS.
Hand Talk

HandTalk

O WordPress Hand Talk é o plugin que funciona como tradutor automático do português para Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Com o auxílio do Hugo e da Maya, os tradutores virtuais do Hand Talk, a comunidade dos surdos e mudos pode ter acesso às mídias em áudio na internet, sem se preocupar em ficar de fora do mundo digital. É só clicar no botão de acessibilidade, bem ao lado direito da tela.

Pronto! Agora milhões de pessoas vão entrar em contato com os conteúdos da internet, com toda comodidade!

Soluções em acessibilidade digital para o seu site

E aí, gostou de saber sobre como o seu site pode fazer mais ao promover a acessibilidade digital na web? Então venha conhecer os serviços da Link Nacional! Com uma equipe de primeira linha e serviços em tecnologia e marketing digital, oferecemos uma ampla gama de serviços em WordPress, que vão deixar o seu site mais atrativo e muito mais acessível! Fale agora mesmo com um consultor e comprove!

Nós temos a solução!
Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
0 0 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Os analfabytes são os analfabetos digitais que estão à margem da evolução tecnológica, dos benefícios da internet, da cibercultura e do ciberespaço.