HTML é uma linguagem de marcação utilizada para o desenvolvimento de sites. Apesar de existir plataformas que facilita o desenvolvimento sem a necessidade de conhecimento de códigos, há quem se aventure em desenvolver sites escrevendo todo o código “na mão”, principalmente por quem está iniciando seus estudos na área de tecnologia.

Neste post é possível conferir como criar uma página HMTL e inserir dentro da sua hospedagem utilizando o Gerenciador de arquivos (recurso disponível no cPanel).

Como criar uma página HTML com o Sublime Text

Para criar a página, é necessário um editor de texto/código. O editor que recomendamos é o Sublime, por ser um editor simples, limpo e fácil de usar.

Faça o download do Sublime e execute o programa.

Com o editor aberto, aperte os botões Ctrl + S para salvar o arquivo. Esse passo é importante pois o editor possui comportamento diferentes de acordo com a liguagem utilizada.

No campo Nome coloque index.html. É importante colocar a extensão .html quando for salvar, para o editor entender com qual linguagem irá trabalhar.

Observação: O arquivo index é o primeiro arquivo que os navegadores buscam na hospedagem ao acessar o site.

Após salvar o arquivo, comece a escrever seu código. A principal vantagem do Sublime é que ele reconhece todas as palavras-chaves da linguagem, isso facilita e agiliza na edição do código.

Dica: Comece a escrever o código com a tag < html (sem espaço e sem o sinal > no final), quando aparecer a sugestão do editor, aperte o botão Enter em seu teclado. De forma automática ele irá preencher o código com as tags iniciais, como mostrado na imagem. Após isso, digite seu código.

Subir o arquivo na hospedagem

Após editar e salvar o arquivo, é necessário acessar o painel de controle da hospedagem (cPanel) para fazer o upload do arquivo criado.

Selecione o Gerenciador de arquivo no cPanel.

Dentro do Gerenciador de arquivos, cliquei duas vezes na pasta public_html. Nessa pasta fica todo o conteúdo do site.
Após acessar a pasta public_html, clique na opção Carregar no topo da página e selecione o arquivo a partir do seu computador e aguarde o upload do arquivo.

O arquivo foi adicionado com sucesso!

Dica: O Gerenciador de arquivos conta com uma ferramenta para editar os arquivos (HMTL, PHP e TXT) dentro da própria hospedagem. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e clique na opção Edit.

Se ainda estiver com dúvidas, deixe nos comentários abaixo que teremos o prazer de responder.